A capital mineira é uma das principais cidades brasileiras para fazer negócios. Belo Horizonte recebe diariamente uma grande quantidade de executivos que, além de cumprirem compromissos profissionais, também aproveitam a viagem para conhecer os principais pontos turísticos, a gastronomia local e atividades culturais da cidade.
Chamado de turismo de negócios, esse tipo de viagem geralmente é feita em um período curto, sobrando pouco tempo disponível para curtir a cidade. Por isso, o roteiro de viagem precisa ser estruturado para aproveitar ao máximo o que Belo Horizonte tem a oferecer. Uma forma de otimizar o roteiro é alugar um carro, diminuindo o tempo de deslocamento entre os locais visitados. Esta é uma alternativa prática, rápida e econômica para os profissionais de passagem por Belo Horizonte.
Como chegar em Belo Horizonte
A principal porta de entrada da cidade é o Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves (CNF), localizado a cerca de 40 km do centro de Belo Horizonte. Apesar ser mais distante, o terminal é o único que recebe voos de todas as regiões do Brasil, visto que a região também conta com o Aeroporto da Pampulha (PLU), que fica a 10 km do centro, mas que recebe pequenos voos locais e fretados.
Turismo de negócios em Belo Horizonte
Fora do circuito turístico tradicional mineiro, Belo Horizonte leva a fama de possuir poucas atrações para seus visitantes, porém, não se deixe enganar, pois a grande concentração de escritórios, indústrias e eventos foi responsável por um grande crescimento no turismo de negócios. Assim, a cidade oferece uma ampla rede de serviços para seus visitantes, além de possuir uma forte rede hoteleira e uma vasta quantidade de restaurantes e bares.
Expominas
Um dos maiores centros de exposições do Brasil está presente em Belo Horizonte: a Expominas – Centro de Feiras de Minas Gerais George Norman Kutova. Com uma área de 27 mil metros quadrados, o local fica próximo ao Parque de Exposições da Gameleira, um espaço utilizado para a realização de grandes festivais, assim como o Minascentro, outro importante local de eventos na cidade.
Mercado Central de Belo Horizonte
Saindo do Centro de Convenções, vá ao Mercado Central, onde é possível encontrar uma grande variedade de produtos mineiros, como queijos, temperos, artesanatos e cachaças. Perfeito para comprar lembrancinhas de viagem ou conhecer um pouco mais sobre a cultura local.
O Mercado Central possui diversos bares e restaurante, onde é possível provar pratos típicos mineiros. Não deixe de provar o famoso sanduíche de pão de queijo! Difícil mesmo será escolher onde comer, já que existem aproximadamente 40 bancas dedicadas ao quitute que é a cara de Minas Gerais.
Museu Pampulha
Caso surja uma brecha em sua agenda de compromissos profissionais em Belo Horizonte, aproveite para visitar o Museu Pampulha, uma das principais atrações locais. Situado a 30 minutos do centro da cidade, o prédio foi construído no início da década de 40 para ser um cassino, e hoje abriga um acervo de mais de 1.400 obras. Além disso, seu projeto original é de Oscar Niemeyer, o primeiro sob a influência de Le Corbusier, considerado um dos pioneiros da arquitetura moderna mundial e tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Situado à beira da Lagoa da Pampulha, o Museu também conta com uma sala multimídia, café e biblioteca que também podem ser utilizados como estações de trabalho. Por fim, no complexo arquitetônico é possível ainda visitar a Igreja de São Francisco de Assis e conferir obras de Portinari, a Casa de Baile e a Casa Kubitschek.
Happy Hour em Belo Horizonte
Quer aumentar sua rede de contatos fora do escritório? Chame os colegas para um happy hour, afinal, Belo Horizonte é também conhecida como a Capital dos Botecos! Como são muitas as possibilidades do que fazer, listamos aqui algumas das melhores casas e bares da cidade para você escolher:
O Max Savassi oferece happy hours no terraço do hotel. Já lugares como o Salumeria Central, na Rua Sapucaí, a menos de 30 minutos de carro do centro, e o Dorival Bar & Parilla, na Alameda da Serra, a 25 minutos, chamam a atenção por causa do cardápio. O primeiro oferece salames, petiscos e drinks com uma maravilhosa vista para o conjunto arquitetônico da Praça da Estação de bônus. Já o segundo conta com ótimos cortes de carnes, como o Vazio Angus e o Galeto com Ervas na Cerveja.
Reserve um carro para conhecer Belo Horizonte
Se você está planejando visitar a capital mineira, aproveite para reservar com antecedência um carro para conhecer as melhores atrações da cidade. Na Rentcars.com você pode pesquisar e comparar as ofertas de mais de 130 locadoras, em mais de 160 países, além de fazer a reserva dentro da mesma plataforma. Alugue agora mesmo!