Vai para Salvador e está planejando alugar um carro? Saiba como dirigir no trânsito de Salvador, que áreas evitar em horários de pico e passeios turísticos que você pode fazer de carro em Salvador!

Salvador, na Bahia, tem ares nostálgicos, um certo romantismo que é visto na conservação de ruas de paralelepípedos, casarões antigos e costumes da cultura baiana. Os tambores ritmados no Pelourinho, quase abafando o som dos carros, o calor do sol escaldante, a energia da música local – estes temperos são sentido pelos motoristas que trafegam na capital do axé. E para saber do trânsito de uma cidade, nada melhor do que o relato de alguém que mora na cidade e sabe toda a rotina dela. Conversei com o meu amigo Luiz Arthur, que deu dicas ótimas para você dirigir em Salvador sem cair em nenhuma furada.

O Aeroporto de Salvador fica quase na zona limítrofe entre a cidade e o município de Lauro de Freitas. Para chegar ao centro, onde estão as principais atrações turísticas, o caminho é de mais ou menos 20 km e não é muito complicado, você só precisa entrar na Avenida Dorival Caymmi e seguir pela Luiz Viana Filho, sempre seguindo reto até chegar na Tancredo Neves e dar de encontro ao centro de Salvador.

A Avenida Tancredo Neves tem alto fluxo de carros, já que liga áreas importantes da cidade e tem em seu entorno prédios comerciais. A avenida é impactante, moderna e larga em boa parte de sua extensão. Porém, nos horários de pico, o trânsito pode ficar mais moroso. Para quem está apenas passeando, o melhor é deixar esse horário para outras atividades.

Chegando ao centro, você tem à sua frente a história viva da escravidão no Brasil. O Pelourinho, já conhecido por ser lugar de tortura de escravos, deixou o passado sangrento de lado e hoje é palco de festas, manifestações e até cenário de videoclipes, como aquele da música ‘They Don’t Care About Us’ do Michael Jackson.

como-dirigir-em-salvador
Pelourinho – Por Pixabay – pelourinho-salvador-bahia-market-973801/

Suas ruas ainda são de pedra e você vai ter que deixar o carro de lado para caminhar lentamente e desfrutar aos poucos a diversidade baiana e as estruturas – algumas conservadas – dos prédios históricos.

estacionamento nos arredores, mas cuidado para não estacionar em zonas proibidas. Prefira este passeio na semana, pois aos finais de semana não será fácil achar vaga.

Infelizmente, como acontece em outros grandes centros, é preciso evitar alguns pontos por causa do risco de assalto. Os locais mais arriscados são as ruas Guedes de Brito, Três de Maio e Das Flores. Prefira visitar estes trechos com mais turistas, não queira desbravar o entorno sozinho. O melhor horário para turismo é até às 17 horas.

Por causa das particularidades das ruas do centro, terreno íngreme com ladeiras, o asfalto não está bem preservado, sendo bem irregular; isso acaba virando um ponto negativo para o condutor. Os mais aventureiros podem discordar, pela dificuldade de se dirigir em vias desafiadoras.

A trajetória até o símbolo maior de Salvador é rápida – leva em média seis minutos para chegar ao Elevador Lacerda. O maior ponto positivo da cidade é a existência de placas informativas que levam ao seu destino de forma clara. Salvador pode parecer um enigma para alguns motoristas e as placas ajudam no roteiro entre o centro, orla e áreas nobres. Além disso, a sinalização em outros idiomas ajuda os turistas gringos que dirigem pela cidade.

como-dirigir-em-salvador
Elevador Lacerda – Por Pixabay – salvador-bahia-brazil-lift-lacerda-1197085/

O Elevador Lacerda é a união entre a cidade baixa e alta. Tenha paciência para achar estacionamento na área; em Salvador faltam muitas vagas, tanto pelo alto número de veículos quanto pelo fato de sempre haver algum show pelas redondezas.

Quem procura as melhores praias de Salvador precisa saber que o movimento é intenso nas areias metropolitanas e nos fins de semana elas ficam lotadas. Se mesmo assim você ainda prefere visitá-las a sair muito da cidade, as melhores são Porto da Barra e Farol da Barra.

Para chegar a Porto da Barra, dirija seguindo a orla, na saída do Elevador Lacerda pegue a Avenida Lafayete Coutinho, cruze algumas ruas que são indicadas pelas placas, passando pelo Largo dos Aflitos e contorne mais alguns cruzamentos para então chegar à Avenida Sete de Setembro; vá até quase o seu final e a Praia Porto da Barra estará ali.

Para chegar ao Farol da Barra, a famosíssima praia do circuito de Carnaval, continue até o final da Avenida Sete de Setembro. A continuação deste trecho é a Avenida Oceânica.

como-dirigir-em-salvador
Farol da Barra – Por Marcio Salata (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Aproveitando que você está perto da Avenida Oceânica, pegue esta via e siga ao norte, é lá que você encontra os lugares marcantes de Salvador. No caminho, todo o esplendor da baía de todos os santos, arrecifes e as fortalezas que apontam manchando o céu azul com suas torres.

como-dirigir-em-salvador
Itapuã – Por Alfredo Borba (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 4.0], undefined

Se você prefere mais sossego, as praias do litoral norte são as mais aconselhadas. Você pode passar uma tarde em Itapuã, ardendo no sol e ouvindo o mar desta praia que virou música na composição de Toquinho e Vinícius de Moraes. Pertinho dali estão Stella Maris (para os adeptos do surfe) e a Praia do Flamengo, outra favorita dos locais.

O que você precisa saber para dirigir em Salvador

Em dias de comemorações, o trânsito pode mudar completamente, principalmente no circuito Barra-Ondina. E não pense que isso só ocorre no carnaval, pois outros eventos podem ocasionar interdição das ruas. Geralmente guardas explicam no lugar interditado quais as vias alternativas para o seu trajeto.

Flanelinha é um indivíduo que você encontra no Brasil inteiro e uma cidade turística como Salvador tem mais de um para cada ponto da cidade. O Luiz Arthur aconselhou que os motoristas levem uns trocados para o pagamento. Com ele nunca aconteceu nada, mas ele também nunca deixou de dar o ‘agrado’.

Os engarrafamentos também acontecem em Salvador. Segundo o Luiz Arthur, isso se potencializa no centro, que mantém em sua maioria uma estrutura antiga, de preservação histórica e cultural, mas que tem dificuldades para comportar tantos veículos.

Sites úteis

Sabendo que há engarrafamentos na cidade, você pode entrar no site Ibahia e ver pelas câmeras, ao vivo, quais áreas estão mais congestionadas.

Se você chegar à cidade de avião, pode alugar um carro no aeroporto. Por ser destino internacional, há diversas operadoras que trabalham na cidade. Você pode também alugar na região central de Salvador. No site da Rentcars.com você encontra descontos exclusivos em categorias variadas de carros.

A Bahia tem uma energia poderosa que você sente ao pisar pela primeira vez em Salvador. Seja o poder dos orixás ou a forte história de liberdade e conquistas, dirigir por esta festiva cidade é algo relaxante. Caso aconteça algum imprevisto, faça como os baianos: deixe de se preocupar tanto e desfrute da vista!

Tem mais dicas sobre como dirigir na cidade? Use a nossa caixa de comentários e deixe a sua opinião!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Deixe um comentário

20 + sete =