Mais uma das surpresas encontradas no estado de São Paulo, o Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira, carinhosamente chamado como Petar, é o reduto perfeito para os adeptos do ecoturismo.

Ao sul do território paulista, o parque concentra mais de 300 cavernas, sendo este um dos maiores conjuntos de todo o mundo. O lugar fica ainda mais admirável, quando descobrimos que faz parte de uma região intocada da Mata Atlântica, sobre montanhas e serras. Se não bastasse toda essa riqueza, o patrimônio natural de Petar é formado por sítios paleontológicos, arqueológicos e históricos, abrigando ainda inúmeras espécies de animais e plantas.

Criado em 1953 e reconhecido oficialmente em 1958, o parque só foi aberto para visitação nos anos 1980. De acordo com estudos feitos no local, é possível que primatas tenham-no descoberto há cerca de dez mil anos. Foram encontrados sítios ceramicistas e outros vestígios de calcários que podem ter 2 mil anos de idade. Ainda com relação à sua história, é muito provável que o território tenha servido como rota migratória de populações indígenas. Além disso, entre os séculos 17 e 18, a área foi alvo da colonização portuguesa, o que deu origem a muitos quilombos nos arredores.

Palco de importantes capítulos da História do Brasil, antes, durante e depois do período de colonização, hoje o parque serve como plano de fundo para várias expedições, trilhas e uma série de atividades ecoturísticas. Com muita disposição e uma dose de espírito aventureiro, a programação dentro do Petar é bem movimentada para os visitantes que querem explorá-lo. Veja como!

conheca-o-petar-parque-estadual-turistico-do-alto-ribeira
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cachoeira-do-sem-fim_1.JPG#/media/File:Cachoeira-do-sem-fim_1.JPG

O que fazer

No total, o Petar abrange uma área contínua de Mata Atlântica, com mais de 200 mil hectares, onde vive uma infinidade de animais, sendo possível encontrar rios, cachoeiras e as famosas cavernas. Graças à sua importância ecológica e ambiental, a região foi considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Toda essa grandiosidade territorial permite a prática de esportes como rapel, moutain bike, caminhada e boia-cross pelo rio Betari. Outra possibilidade é caminhar entre as diversas trilhas e explorar suas cavernas.

By Fabiano Ignacio – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33008478

Para que tudo seja feito de forma segura e proveitosa, o Parque conta com diferentes núcleos, responsáveis por agendar visitas, disponibilizar guias e informações úteis sobre toda a história e biodiversidade do lugar. Os quatro núcleos dividem responsabilidades e atividades e, por isso, cada um tem uma programação de atividades bem específicas.

O Núcleo de Santana é o mais famoso deles. Ao longo dos seus seis quilômetros de extensão, apenas uma área que compreende 800 metros pode ser visitada. Um dos passeios mais procurados tem duração de 1h30 e percorre estalactites, estalagmites e a curiosa “cabeça de cavalo”, uma das formações rochosas que encantam os turistas.

conheca-o-petar-parque-estadual-turistico-do-alto-ribeira
By Lillian Silva – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40536730

Dentre as cavernas, destaque para a Água Suja, que tem salões altos. Ao final da visita que pode durar até 2 horas, os aventureiros podem se banhar nas cachoeiras das Andorinhas, com 20 metros de altura. Outro ponto de interesse é a caverna Morro Preto, que tem acesso difícil, mas recompensa todo o esforço com as belas paisagens e os vestígios de ocupação pré-histórica encontrados pelo caminho.

Aumentando o nível de dificuldade, a Caverna Ouro Grosso é um verdadeiro desafio para os exploradores. Parte do Núcleo Ouro Grosso, o percurso inclui escaladas, cachoeiras e poças d’água. Outra caverna do Núcleo é a Alambari de Baixo, cuja travessia pode durar  1 hora. Depois de percorrer a tilha pela mata, a água toma conta do lugar, sendo necessário o uso de equipamentos de segurança.

O Núcleo Caboclos é bem isolado com relação aos demais, por ficar na parte mais alta do Parque. Abriga a Caverna do Chapéu, indicada para iniciantes em excursões como essas, por não ter maiores obstáculos pelo caminho. De acessos menos fáceis, as Cavernas Termina e Desmoronada garantem uma trilha de quase 3 horas e abrigam diversas cachoeiras. Ainda neste núcleo, vale a pena conhecer as Trilhas do Mirante e do Sete Reis, bem como as cachoeiras que tomam conta da paisagem.

Por fim, o Núcleo Casa de Pedra, onde fica Caverna de mesmo nome. Impressionante, a Casa de Pedra em um teto rochoso com 215 metros de altura, o equivalente a 72 andares de um prédio. Como não é um local muito seguro, é possível apenas visitar o pórtico, não sendo autorizada a entrada para expedição em seu interior.

Como chegar

Saindo de São Paulo, são dois caminhos. Pela BR-116/Régis Bittencourt por 230 km até Jacupiranga, mais 25 km pela SP-193 até Eldorado e finalmente outros 73 km pela SP-185 até o município de Iporanga; total: 323 km. Para chegar ao núcleo Santana há ainda 18 km em estrada de terra, em direção à cidade de Apiaí. O núcleo Ouro Grosso, localizado junto ao Bairro da Serra, fica a 14 km da cidade. O núcleo Casa de Pedra, fica a 10 km de Iporanga, todos acessíveis pela mesma estrada.

Pela SP-280/Castelo Branco até Tatuí. Saindo da Castelo, deve-se pegar a SP-127, passando por Itapetininga, até Capão Bonito; nesse trecho a mesma estrada muda de nome para SP-250, passa por Guapiara e por fim chega a Apiaí. Será necessário, então seguir em direção à Iporanga, por mais 21 km em estrada de terra, até chegar ao Núcleo Santana. Ou por mais 25 km até o Bairro da Serra e o Núcleo Ouro Grosso. 4 km adiante fica o Núcleo Casa de Pedra. Já para chegar ao Núcleo Caboclos, é possível seguir por outra rota: 30 km antes de Apiaí, na SP-250, há uma saída de terra à esquerda, que deve ser acessada nessa altura. O núcleo fica a 16 km dessa rodovia, pela estradinha.

Para conferir valores, horários e demais informações, basta acessar o site Petar Online. Lá, é possível saber um pouco mais sobre o parque. E então, é só se preparar para a viagem!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.



Attention! All efforts were made to validade the information published in this blog at the moment they were written, however, Rentcars.com does not take responsibility for inaccuracies or future adjustments that can happen as a result of different offers and conditions. The posts here published, as well as the eventual comments from its readers, are merely informative and it is the client's duty to confirm with Rentcars.com and/or suppliers any content that may affect their vacation plans.

Want the best deals and offers?

Subscribe to our newsletter and be part of our VIP list.
Up to 30% off, upgrades and more!



¡Atención! Se ha hecho todo lo posible para validar la información de los textos publicados en este blog en el momento de la redacción, pero Rentcars.com no se responsabiliza de las inexactitudes o cambios futuros que puedan producirse debido al dinamismo de las ofertas y condiciones del mercado turístico. Los artículos aquí publicados, así como los comentarios de sus lectores, son meramente informativos y corresponde al cliente validar de antemano con Rentcars.com y/o empresas de alquiler cualquier información que pueda afectar a sus planes de viaje.

¿Quieres las mejores ofertas?

Suscríbete a nuestra newsletter y forma parte de nuestra lista VIP.
Hasta un 30% de descuentos, upgrades y más!

Write A Comment