Portugal pode ser um país pequeno, mas é cheio de lugares incríveis para conhecer! Veja nosso roteiro de carro por Portugal e conheça as cidades entre Lisboa e Porto!
Portugal, ao longo de seu pequeno território formado por pouco mais de 90 km de extensão, abriga belíssimas e incontáveis paisagens, cada uma servindo de lar para importantes atrações turísticas. Tudo isso pode ser visto de perto num roteiro de carro por Portugal, considerando uma viagem curta, com menos de 400 km rodados, e conhecendo as cidades entre Lisboa e Porto.

A dica é alugar em carro em Lisboa e de lá partir em direção à cidade do Porto, uma das mais famosas do país. Pelo caminho, paradas estratégicas podem ampliar as possibilidades para o visitante, que deve dedicar um tempinho para conhecer as principais cidades encontradas durante o percurso. Quer programar sua viagem? Dá uma olhada nas dicas de hoje.
Lisboa

A capital portuguesa é dona de algumas das construções históricas mais importantes da Europa. Dois dias na cidade podem garantir uma programação intensa, entre suas principais atrações. A dica é deixar para recorrer ao aluguel de carro apenas no dia de partida rumo aos outros destinos, já que o transporte público local é eficiente, levando os visitantes ate as maiores paradas obrigatórias.
Dentre os prédios centenários, destaque para o Mosteiro dos Jerónimos. O convite para um passeio mais demorado e para explorar suas belezas interiores é feito logo pela sua fachada em estilo clássico, que mescla ainda elementos góticos. Ainda na cidade velha de Lisboa, vale a pena visitar a Praça Rossio, cercada por palácios antigos que convivem harmonicamente com as avenidas modernas.
Para as compras, a Praça do Comércio é o lugar mais indicado. O local é facilmente identificado pelos turistas, que podem avistar de longe o enorme arco que serve como porta de entrada para as ruas cheias de lojinhas e diferentes estabelecimentos comerciais. Perto dali encontra-se o Castelo de São Jorge, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Depois de conhecer estes lugares, o próximo passo é reservar um dia para madrugar e cair na estrada em direção à primeira cidade a caminho de Porto.
Sintra

De Lisboa a Sintra são apenas 28 km de distância e esta charmosa cidade pode ser explorada em um único dia. Pela manhã, o Palácio Nacional da Pena é uma das surpresas encontradas no destino. No alto de um vale cercado pelo verde, o edifício é conhecido como um dos mais extravagantes do país.
No horário de almoço, a melhor experiência gastronômica na cidade acontece no pequeno centro, onde pastelarias com receitas exclusivas servem o pastel de nata ou, como chamamos por aqui, pastel de belém.
À tarde, os passeios podem se concentrar no Castelo dos Mouros. Sua estrutura medieval é toda talhada em pedras e recebe proteção de enormes muralhas. Suas torres, capela e demais divisões encantam os visitantes, garantindo momentos de contato mais íntimo com a paisagem e com as histórias que ali aconteceram.
Antes da próxima parada…
Entre Lisboa e Porto fica outro grande destino português, Coimbra. Antes chegar até lá, porém, algumas pequenas e charmosas cidades podem ser visitadas. Em Óbidos, por exemplo, é possível passar todo um dia perdido entre suas ruelas, igrejas e castelos mais afastados. Pitoresco, o lugar lembra aquelas vilas cinematográficas onde são gravados filmes românticos.
E não se preocupe: de Sintra até Óbidos são apenas 95 km a serem percorridos, aproximadamente uma hora de viagem.

De lá, percorrendo poucos quilômetros, a Praia de Nazaré se revela ao visitante, convidando-o para uma parada rápida. A cidadezinha banhada pelas águas azuis se iguala às demais encontradas pelo caminho, principalmente no que diz respeito ao charme de suas casinhas e prédios antigos.
A próxima parada é em Leiria, onde fica o Castelo de Leiria. A construção nos moldes do estilo medieval teve suas paredes erguidas com pequenos tijolos, responsáveis por colorir o cenário marcado pelo verde da mata.
Ali pertinho fica o Santuário de Fátima, local que atrai principalmente os católicos, mas capaz também de agradar até mesmo os menos ligados à religião. A torre alta da igreja, pintada de branco, faz parte de um conjunto arquitetônico considerado uma das joias da arquitetura portuguesa. Mais que conhecer os detalhes da obra, a possibilidade de momentos tranquilos e de paz é o que mais agrada os viajantes que chegam ao santuário todos os dias.
Antes de chegar a Coimbra, mais especificamente em Condeixa, os apaixonados por arqueologia e geologia encontram o lugar perfeito. As ruínas de Conímbriga são impressionantes, especialmente aos que se interessam pela riqueza de seus detalhes. O chão, parte praticamente intacta do local, é formado por mosaicos de diferentes cores e formatos, aguçando a curiosidade e a admiração dos turistas.
Coimbra

De Óbidos a Coimbra são apenas 135 km de distância, menos de uma hora e meia de viagem. Chegando lá, você encontra um dos cartões postais mais conhecidos de Portugal. A Universidade de Coimbra está entre os nomes de maior renome no meio acadêmico e é responsável pelo vai e vem dos estudantes que passam anos estudando na cidade.
Suas igrejas, casas e demais construções são muito antigas, motivo pelo qual o turista se sente viajando pelo tempo, percorrendo diferentes épocas sem precisar sair das imediações de Coimbra. O tempo destinado para conhecer suas atrações turísticas varia de acordo com o objetivo do visitante, que pode escolher conhecer todas as suas riquezas culturais ou passar apenas pelas principais.
Porto

De Coimbra à cidade do Porto são 122 km de distância, apenas 1h15 de viagem, e enfim chegamos à nossa última parada. Como é famosa no mundo todo pela produção de vinho, um tour entre suas vinícolas é atividade obrigatória. Voltar para casa sem participar de uma degustação entre as fazendas produtoras da bebida é imperdoável!
Porto ainda pode ser explorada de diferentes maneiras. Os edifícios erguidos em séculos passados reinam soberanos ao lado das edificações modernas, garantindo um contraste de beleza sem igual, além de render ótimas fotografias. A Igreja e Torre dos Clérigos é um dos pontos turísticos principais de Porto, juntamente com a Sé do Porto, os Jardins do Palácio de Cristal e a Livraria Lello & Irmão.
A viagem entre as rodovias portuguesas, suas belas cidades e construções singularmente belas, pode trazer muitas surpresas para quem decide desbravar Portugal de carro. Veja como ficou o nosso roteiro!