Pensa em viajar para lugares incríveis? Conheça algumas dicas essenciais para uma viagem de carro para El Calafate e El Chaltén na Patagônia!

Se você é uma pessoa que gosta de se aventurar, viver novas experiências e conhecer lugares incríveis pelo mundo, você não pode deixar de fazer uma viagem de carro para El Calafate e El Chaltén.

Essas duas cidades ficam na região da Patagônia Argentina, que é sem dúvidas um dos lugares mais bonitos do mundo. Seja para visitar glaciares, fazer trilhas incríveis ou curtir a belíssima paisagem da Ruta 40 Argentina, não faltarão motivos para você incluir esses destinos em seu roteiro.

Viajar de carro para El Calafate e El Chaltén

estrada ruta 40 na argentina

Dirigir pela Ruta 40 argentina é simplesmente inesquecível. A longa estrada de mais de 5.000 km corta a Argentina de norte a sul, passando por paisagens espetaculares. E sem dúvidas, o trecho da Patagônia entre El Calafate e El Chaltén guarda um dos cenários mais lindos que essa estrada poderá te proporcionar.

Em outras palavras: além dos pontos de interesse que você encontrará em El Calafate e em El Chaltén, a própria estrada é uma atração em si – e das melhores!

Como se o visual não bastasse, vale ressaltar que em uma viagem de carro irá te permitir fazer paradas ao longo do caminho, seja para fotos ou para simplesmente para um momento contemplativo. E acredite: você vai querer parar muitas vezes – e sem pressa!

E por último, vale dizer que não há aeroporto em El Chaltén – a única maneira de chegar por lá é via terrestre. 

Sendo assim, viajar de carro para El Calafate e El Chaltén sempre será a melhor opção, pois você terá total liberdade para visitar os lugares que são do seu interesse e, assim, otimizar seu tempo.

Como chegar em El Calafate

Saindo do Brasil, a melhor maneira de chegar em El Calafate é de avião, em um voo com escala em Buenos Aires. Se tiver tempo sobrando, essa é uma ótima oportunidade para curtir uns dias na capital argentina antes de seguir para Patagônia.

A viagem de Buenos Aires para El Calafate dura aproximadamente 3h30 e você pode optar pelas companhias aéreas LATAM ou Aerolineas Argentinas.

Ao chegar em El Calafate, você poderá alugar um carro já no aeroporto. Você deverá reservar um tempo para explorar as belezas desse destino antes de seguir para El Chaltén.

O que fazer em El Calafate

Glaciar Perito Moreno

glaciar perito moreno em el calafate

A cidade de El Calafate é um dos centros turísticos que mais cresceu nos últimos anos. Ela está localizada às margens das águas azul-turquesa do Lago Argentino, mas a grande atração por aqui é mesmo o deslumbrante Glaciar Perito Moreno.

Para visitá-lo, você deve partir para o Parque Nacional Los Glaciares. Seguindo pela Rota 11, são cerca de 80km de El Calafate até o Glaciar Perito Moreno.

A forma mais tradicional de visitar essa atração é caminhando pelas passarelas de observação, que oferecem diferentes mirantes para você apreciar a geleira de diferentes ângulos.

Para quem busca uma experiência ainda mais marcante, há duas opções de passeio. Uma delas é fazer um passeio de barco, chamado “Safari Náutico”, que te permite chegar ainda mais perto da geleira e dura cerca de 1 hora.

barco em rio ao lado do glaciar perito moreno

Outra ótima pedida é fazer um trekking pela geleira, onde você vai poder caminhar literalmente pelo glaciar e poder apreciá-lo de ângulos inesquecíveis. Há duas opções de trekking: o Big Ice, que dura 3h30 e tem nível moderado; e o Mini Treeking, que dura 1h30 e tem nível de dificuldade baixo. Escolha a sua aventura!

Outras atrações de El Calafate

Vale ressaltar que El Calafate não se resume apenas ao Perito Moreno: há outras atrações por lá que valem a visita!

homem em glaciar na argentina

Um bom exemplo são os Glaciares Upsala e o Spegazzini, que são menos explorados mas igualmente encantadores. O acesso a eles é feito por navegação, em um passeio que dura cerca de 8 horas.

E embora El Calafate seja bem pequena, a cidade é bastante agradável. Aproveite para caminhar pela rua principal, visitando as lojinhas e conhecendo os restaurantes. Você também pode visitar o Glaciarium, um museu temático sobre os glaciais da Patagônia.

O que fazer em El Chaltén

placa de boas vindas em el chaltén

El Chaltén fica a aproximadamente 213 km de El Calafate e é conhecida como a “capital do trekking”. Esse é o destino perfeito para quem gosta de atividades ao ar livre, conhecer lugares com uma beleza natural incrível e praticar esportes em montanhas.

A cidade de El Chaltén é na verdade uma vila: são aproximadamente 500 moradores, mas o local recebe milhares de turistas que vêm em busca da beleza de suas montanhas e seus lagos.

As atrações mais conhecidas por aqui são o Cerro Torre e o Monte Fitz Roy. Mas El Chaltén conta com uma grande variedade de cenários e trilhas para todos os níveis de dificuldade.

Principais pontos turísticos de El Chaltén

Laguna de Los Tres (12,5 km – 4h30)

laguna de los tres em el chaltén

O passeio para a Laguna de Los Tres nos leva ao ponto de vista mais próximo da parte de granito do Monte Fitz Roy. O local é silencioso e você pode demorar cerca de 5 horas (só ida) para chegar ao local.

Lagoa de Capri (5 km – 2h)

Essa é uma rota mais simples que nos leva a uma lagoa cercada por uma mata nativa onde você pode contemplar o Monte Fitz Roy. Esse passeio pode demorar cerca de 2 horas (só ida).

Laguna Madre y Hija (7 km – 2h10)

Combina as duas trilhas em El Chaltén do Parque Nacional Los Glaciares (trilhas ao FitzRoy e ao Cerro Torre).

Mirador Glaciar Piedras Blancas (12 km – 3h30)

glaciar piedras blancas em el chaltén

O caminho para chegar até o local começa na ponte do Rio Branco na Rota 41 e, após 1 hora de caminhada, você chegará ao ponto principal para notar a beleza desse lugar incrível.

Mirador del Cerro Torre (5 km – 1h15)

cerro torre em el chaltén

Para chegar neste local você passará por um percurso de 1h30 (e fica no caminho do percurso da Laguna Torre).

Mirador Maestri (13 km – 4h)

A trilha para esse local é bem curta, mais possui uma continuação, por isso seu tempo e duração é mais longo.

Chorrillo del Salto

Este é um passeio bastante agradável no qual você irá ter mais contato com o ambiente natural da cidade El Chaltén. A trilha é bem fácil e ela finaliza em uma linda cachoeira.

Agora que você conhece os pontos turísticos que você pode visitar em sua viagem para El Calafate e El Chaltén, é hora de planejar sua viagem!

Feito em​ parceria​ com Em Algum Lugar do Mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment