A Autorização ETIAS, prevista para entrar em vigor ainda em 2022, regulamentará a entrada de visitantes na União Europeia
Você já deve ter ouvido falar sobre a Autorização ETIAS, não? Esse é um novo mecanismo de regulamentação de entrada de pessoas na União Europeia que visa reforçar a segurança dos países e a imigração ilegal nos mesmos.
A sigla (em inglês TIAS) significa Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem, em português. Sendo assim, uma das principais funções é acabar com a isenção automática de visto para brasileiros em viagem de turismo no período de até 90 dias.
Através da coleta de dados e documentos, a ETIAS irá analisar todos os viajantes que são isentos de visto para visitar a Europa, incluindo brasileiros, a fim de intensificar a segurança do Velho Continente.
A Autorização ETIAS será válida para estadias de curto período e para finalidades de negócios e lazer. Aqueles que desejarem estudar ou trabalhar na Europa deverão se inscrever para outro tipo de visto. Ao ser aprovado, um ETIAS pode ser usado por três anos ou até a expiração do passaporte, o que ocorrer primeiro.
Como fazer a minha solicitação?
Hoje, o brasileiro que decide viajar para Europa precisa apenas estar com passaporte válido, comprovar passagens de ida e volta, hospedagens e um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.
Agora, com ETIAS, será necessário solicitar a isenção do visto. Como? Preenchendo um formulário na internet, pagar uma taxa correspondente (em euros) e aguardar a análise da solicitação.
No formulário, todos solicitantes de países qualificados para isenção de visto da UE devem fornecer as seguintes informações:
- Nome Completo
- Data e local de nascimento
- Endereço atual
- Filiação
- Nacionalidade e dados do passaporte
Além das informações pessoais básicas, vai ser necessário responder a um breve questionário relacionado a:
- Uso de drogas
- Terrorismo
- Tráfico Humano
- Viagens para áreas de conflito
- Antecedentes criminais
- Emprego
- Informações sobre viagens anteriores à Europa
- Informações de segurança
Em caso de retorno negativo, o turista pode refazer a solicitação com envio de novos documentos e comprovações. A ideia é que esse sistema passe a funcionar até o final de 2022, mas somente a partir de novembro de 2023, seja obrigatório.
Depois de aprovado, quanto tempo posso ficar na Europa?
Funciona da mesma forma que antes: após aprovado na ETIAS, que será um requerimento obrigatório, o turista poderá ficar por 90 dias, podendo frequentar todos os países da União Europeia, com exceção de Bulgária, Chipre, Croácia, Irlanda e Romênia.
Os países pertencentes à UE são: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.
Para saber mais informações sobre o ETIAS, acesse o site oficial.
Conheça a Europa de carro!
A Rentcars é o jeito prático de alugar carro: você faz a comparação das melhores locadoras do mundo e escolhe a melhor opção para você, dentro do que cabe no seu bolso e do que fica perfeito no seu cronograma de viagem. Além disso, você aproveita promoções o ano inteiro, com descontos de até 30%OFF na tarifa do aluguel de carro no Brasil e no exterior. Faça sua reserva na maior plataforma de aluguel de carros da América Latina e aproveite a viagem!