A Autorização ETIAS, prevista para entrar em vigor ainda em 2022, regulamentará a entrada de visitantes na União Europeia

Você já deve ter ouvido falar sobre a Autorização ETIAS, não? Esse é um novo mecanismo de regulamentação de entrada de pessoas na União Europeia que visa reforçar a segurança dos países e a imigração ilegal nos mesmos.

A sigla (em inglês TIAS) significa Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem, em português. Sendo assim, uma das principais funções é acabar com a isenção automática de visto para brasileiros em viagem de turismo no período de até 90 dias.

Passaporte, Brasil

Através da coleta de dados e documentos, a ETIAS irá analisar todos os viajantes que são isentos de visto para visitar a Europa, incluindo brasileiros, a fim de intensificar a segurança do Velho Continente.

A Autorização ETIAS será válida para estadias de curto período e para finalidades de negócios e lazer. Aqueles que desejarem estudar ou trabalhar na Europa deverão se inscrever para outro tipo de visto. Ao ser aprovado, um ETIAS pode ser usado por três anos ou até a expiração do passaporte, o que ocorrer primeiro.

Como fazer a minha solicitação?

Hoje, o brasileiro que decide viajar para Europa precisa apenas estar com passaporte válido, comprovar passagens de ida e volta, hospedagens e um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

Agora, com ETIAS, será necessário solicitar a isenção do visto. Como? Preenchendo um formulário na internet, pagar uma taxa correspondente (em euros) e aguardar a análise da solicitação.

No formulário, todos solicitantes de países qualificados para isenção de visto da UE devem fornecer as seguintes informações:

  • Nome Completo
  • Data e local de nascimento
  • Endereço atual
  • Filiação
  • Nacionalidade e dados do passaporte

Além das informações pessoais básicas, vai ser necessário responder a um breve questionário relacionado a:

  • Uso de drogas
  • Terrorismo
  • Tráfico Humano
  • Viagens para áreas de conflito
  • Antecedentes criminais
  • Emprego
  • Informações sobre viagens anteriores à Europa
  • Informações de segurança

Em caso de retorno negativo, o turista pode refazer a solicitação com envio de novos documentos e comprovações. A ideia é que esse sistema passe a funcionar até o final de 2022, mas somente a partir de novembro de 2023, seja obrigatório.

Depois de aprovado, quanto tempo posso ficar na Europa?

Funciona da mesma forma que antes: após aprovado na ETIAS, que será um requerimento obrigatório, o turista poderá ficar por 90 dias, podendo frequentar todos os países da União Europeia, com exceção de Bulgária, Chipre, Croácia, Irlanda e Romênia.

Os países pertencentes à UE são: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.

Para saber mais informações sobre o ETIAS, acesse o site oficial.

Conheça a Europa de carro!

Zurique Suíça

A Rentcars é o jeito prático de alugar carro: você faz a comparação das melhores locadoras do mundo e escolhe a melhor opção para você, dentro do que cabe no seu bolso e do que fica perfeito no seu cronograma de viagem. Além disso, você aproveita promoções o ano inteiro, com descontos de até 30%OFF na tarifa do aluguel de carro no Brasil e no exterior. Faça sua reserva na maior plataforma de aluguel de carros da América Latina e aproveite a viagem!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.



Attention! All efforts were made to validade the information published in this blog at the moment they were written, however, Rentcars.com does not take responsibility for inaccuracies or future adjustments that can happen as a result of different offers and conditions. The posts here published, as well as the eventual comments from its readers, are merely informative and it is the client's duty to confirm with Rentcars.com and/or suppliers any content that may affect their vacation plans.

Want the best deals and offers?

Subscribe to our newsletter and be part of our VIP list.
Up to 30% off, upgrades and more!



¡Atención! Se ha hecho todo lo posible para validar la información de los textos publicados en este blog en el momento de la redacción, pero Rentcars.com no se responsabiliza de las inexactitudes o cambios futuros que puedan producirse debido al dinamismo de las ofertas y condiciones del mercado turístico. Los artículos aquí publicados, así como los comentarios de sus lectores, son meramente informativos y corresponde al cliente validar de antemano con Rentcars.com y/o empresas de alquiler cualquier información que pueda afectar a sus planes de viaje.

¿Quieres las mejores ofertas?

Suscríbete a nuestra newsletter y forma parte de nuestra lista VIP.
Hasta un 30% de descuentos, upgrades y más!

Write A Comment