É São João! Para que você possa se programar e aproveitar melhor as celebrações de junho, selecionamos as 13 melhores festas juninas do Brasil!

Bem-vindo ao encantador mundo do São João! Se você ama uma boa festa, repleta de arte e cultura, prepare-se para mergulhar em um universo de cores, músicas e tradições populares brasileiras. 

O São João, celebrado em todo o país, é uma das festividades mais queridas e animadas do calendário, que nos transporta para uma atmosfera de alegria, danças, comidas típicas e uma energia contagiante. 

Neste artigo, vamos te mostrar as 13 melhores celebrações espalhadas pelo Brasil. Confira também nosso Web Stories curto sobre algumas das melhores festas juninas pelo Brasil aqui.

Preparados para vivenciar a magia do São João? Vamos lá!

1. São João de Campina Grande, Paraíba

Festa de São João de Campina Grande, Paraíba com apresentações folclóricas e típicas de festas juninas

Considerada a maior festa de São João do Brasil, o  “Maior São João do Mundo” acontece em Campina Grande, na Paraíba, na região Nordeste. Essa grande festa junina atrai milhares de visitantes todos os anos, tornando-se uma das mais importantes e movimentadas do país.

O São João de Campina Grande é caracterizado por uma programação extensa, com duração de aproximadamente um mês, geralmente começando no final de maio e estendendo-se até o final de junho. O evento acontece no Parque do Povo, um espaço especialmente preparado para abrigar as festividades.

Durante o mês de junho, são realizados diversos shows musicais de artistas renomados, tanto regionais quanto nacionais. Alguns dos nomes confirmados para edição deste ano são: Alok, Elba Ramalho, Gusttavo Lima, Fagner, João Gomes, Wesley Safadão, Alceu Valença e muito mais! Além disso, há concursos de quadrilhas juninas, barracas com comidas típicas, como canjica, milho verde, pamonha e tapioca, além de jogos e brincadeiras tradicionais.

O destaque da festa fica por conta da tradicional fogueira gigante, uma das maiores do mundo, que é acesa para marcar o início do período comemorativo. O evento também é conhecido pela hospitalidade do povo campinense, que já é conhecido pela alegria e energia!

E, se você for de carro até Campina Grande, a gente te ajuda com algumas dicas! O trânsito da cidade é geralmente tranquilo, sendo um pouco mais intenso nos horários de pico, como toda grande metrópole. Isso porque Campina Grande possui uma boa infraestrutura viária, com ruas e avenidas bem sinalizadas e conservadas. 

Quanto a estacionamentos, em Campina Grande existem áreas designadas para estacionamento nas ruas e também estacionamentos privados em estabelecimentos comerciais. É importante observar as placas de sinalização para identificar se há restrições de estacionamento em determinadas áreas. Além disso, alguns eventos, como o São João, podem exigir atenção extra em relação à disponibilidade de estacionamento.

Como em qualquer lugar, é sempre recomendável adotar uma condução defensiva, estar atento às condições de trânsito e respeitar os outros motoristas e pedestres. Com essas precauções, dirigir por lá deve ser uma experiência agradável e segura! Faça sua simulação de aluguel de carros em Campina Grande e confira preços e benefícios das principais locadoras da região.

2. São João de Caruaru, Pernambuco

Festa de São João de Caruaru, Pernambuco com apresentações folclóricas e típicas de festas juninas

Outra grande festa de São João é a de Caruaru, em Pernambuco. A cidade de Caruaru é conhecida como a “Capital do Forró” e abriga uma das festas juninas mais tradicionais e animadas da região Nordeste do Brasil.

A festa que geralmente já começa em abril, termina apenas no dia 1º de julho com uma programação diversificada e atrações para todas as idades. Nomes como Ivete Sangalo, Simone Mendes, João Gomes, Gusttavo Lima, Zé Vaqueiro, Léo Santana, Israel & Rodolfo, Luan Santana estão confirmados no evento deste ano.

O forró é o ritmo predominante, embora outros gêneros musicais também estejam presentes. Além dos shows, há apresentações de quadrilhas juninas, concursos, barracas de comidas típicas, parques de diversão, feiras e mais.

Neste mês de junho, a cidade se transforma em um verdadeiro arraial, com ruas decoradas, bandeirolas coloridas e uma atmosfera festiva. A população local se envolve ativamente na organização e participação das festividades, contribuindo para um clima acolhedor e pra lá de animado, sô!

Além de São João, é possível conhecer a típica Feira de Caruaru, sendo essa uma dos principais pontos turísticos da região. Considerada uma das maiores feiras livres do mundo, ela foi fundada em 1851 e continua atraindo uma grande quantidade de visitantes até os dias de hoje. 

A feira oferece uma ampla variedade de produtos, desde artesanato regional até roupas, calçados, alimentos típicos e muito mais. É um lugar vibrante, cheio de cores, sabores e tradições, refletindo a cultura nordestina e a diversidade da região. Vale a pena conhecer!

De carro, fica muito mais fácil passear pelos pontos turísticos de Caruaru, faça sua simulação de aluguel de carros na cidade e confira preços e benefícios das principais locadoras da região.

3. São João de Mossoró, Rio Grande do Norte

Festa de São João de Mossoró, Rio Grande do Norte com apresentações folclóricas e típicas de festas juninas

Ainda na região Nordeste, temos o grande São João do RN, conhecido como “Mossoró Cidade Junina”, que atrai brasileiros de todos os cantos do país.

O Mossoró Cidade Junina é um evento tradicional e repleto de cultura, que ocorre durante o mês de junho no Corredor Cultural de Mossoró. A festividade oferece uma programação diversificada, com atrações para todos os gostos e idades. Artistas como Mução, Leonardo e Parangolé são algumas das atrações confirmadas.

Um dos destaques do São João de Mossoró é a encenação do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, um musical apresentado a céu aberto, encenado no palco real da história da resistência dos mossoroenses ao bando de Lampião: a Igreja São Vicente. É uma superprodução com atores e dançarinos locais, projetando Mossoró como referência cultural em todo o Nordeste.

Além disso, a festa conta com apresentações de quadrilhas juninas, shows musicais de artistas regionais e nacionais, comidas típicas, como a canjica e o milho cozido, e diversas atividades culturais, como feiras de artesanato e exposições.

O Mossoró Cidade Junina também oferece o Pingo da Mei Dia, um grande arrastão musical que acontece no centro da cidade durante o dia, com trios elétricos e muita animação. Para se ter uma ideia, cerca de 200 mil pessoas participaram em 2022!

Vale fazermos uma retrospectiva na história da cidade, pois uma das curiosidades mais marcantes de Mossoró é sua história de resistência à invasão do famoso cangaceiro Lampião e seu bando. 

Em 13 de junho de 1927, Lampião e seu grupo tentaram invadir a cidade, mas foram recebidos com uma resistência formidável por parte dos moradores e autoridades locais. A população se organizou e conseguiu repelir o ataque, tornando-se o único município do Nordeste a resistir e repelir o cangaceiro. Esse episódio ficou conhecido como “O Bando de Lampião contra Mossoró”, representado então no evento cultural “Chuva de Bala no País de Mossoró” que mencionamos anteriormente. 

Outro fator curioso, é que a maior chuva de meteoros do mundo aconteceu em Mossoró! Esse fenômeno astronômico ocorre anualmente entre os dias 12 e 19 de outubro, quando ocorre o pico da atividade da chuva de meteoros Oriônidas. Sendo essa, considerada a maior chuva de meteoros do mundo em termos de taxa de meteoros por hora, chegando a cerca de 60 meteoros por hora durante o pico. A chuva de meteoros de Santa Quitéria atrai entusiastas de astronomia e curiosos para a cidade em busca desse espetáculo celeste.

Para esticar sua viagem pela região e poder ter liberdade para conhecer mais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, alugue um carro com conforto e segurança pelo site da Rentcars

4. São João de Aracaju, Sergipe

Mulher dançando uma festa junina no Brasil

O famoso “Forró Caju” acontece anualmente em Aracaju, no Sergipe. A festa reúne uma programação variada, com shows musicais, apresentações de quadrilhas juninas, concursos, barracas de comidas típicas e muito forró, claro!

O evento deste ano ocorre na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais da capital sergipana. A programação reúne uma diversidade de atrações de renome local e nacional, a exemplo de Mestrinho, Alceu Valença, Jorge de Altinho, Calcinha Preta, João Gomes e Mari Fernandez, além de trios pé de serra e apresentações de quadrilhas.

Além dos shows, o Forró Caju também oferece barracas de comidas típicas como pamonha, canjica, pé de moleque, milho cozido e muito mais! A festa também é marcada pela decoração temática, com bandeirolas, fogueiras e outros elementos tradicionais que criam um clima junino acolhedor.

Além de abrigar uma das maiores festas do país, Aracaju tem muita história! Ela foi a primeira capital planejada do Brasil. Sua fundação ocorreu em 1855, durante o período imperial, e a cidade foi projetada pelo urbanista e engenheiro José Joaquim de Souza Reis. O projeto urbanístico de Aracaju foi baseado em princípios modernos para a época, como a divisão da cidade em quadras e avenidas largas, buscando oferecer uma estrutura organizada e funcional para seus habitantes. Por isso, dirigir por lá é uma experiência boa!

Aproveite a passagem pela cidade e percorra a Orla de Atalaia, um dos principais cartões-postais da cidade. Com aproximadamente 6 km de extensão, a orla é repleta de atrativos e opções de lazer. Confira agora as opções de carros para alugar em Aracaju com as melhores locadoras da região.

5. São João de Patos, Paraíba

Bandeirinhas temáticas de festa junina em São João de Patos, Paraíba

Você conhece o São João de Patos, localizado na Paraíba? Embora não seja amplamente conhecido, essa é uma celebração regionalmente significativa e famosa por sua animação e tradição.

Realizado na cidade de Patos, essa festa ocorre durante todo o mês de junho e atrai tanto moradores locais quanto turistas. Nomes como Luan Santana, Jorge e Mateus, e Nattanzinho marcam presença no evento que acontecerá no Terreiro do Forró.

A festa de São João em Patos é marcada por uma atmosfera acolhedora, com ruas e praças decoradas, bandeirolas coloridas e alegria contagiante. É uma oportunidade para os visitantes vivenciarem a cultura nordestina, apreciarem a música, dançarem forró e degustarem os pratos típicos da região.

Para quem não conhece, Patos é um município paraibano que foi fundado em 1791. Sua origem remonta à época em que a região era habitada por índios da tribo Cariris. Com a chegada dos colonizadores portugueses, a região começou a se desenvolver, impulsionada pela criação de gado e pela agricultura.

Ao longo do tempo, Patos continuou seu desenvolvimento, diversificando sua economia e se tornando um centro regional em diversos setores, como comércio, serviços e educação. Hoje, Patos é uma cidade com uma infraestrutura urbana desenvolvida, oferecendo uma variedade de serviços e atrações para seus habitantes e visitantes. 

6. Festa Bumba Meu Boi em São Luís do Maranhão

Rua decorada para festas de São João que acontecem em São Luís do Maranhão

O Bumba Meu Boi é um espetáculo folclórico que conta a história do boi que morre e ressuscita. A tradição, tombada como patrimônio imaterial brasileiro, combina elementos indígenas, africanos e europeus, resultando em uma grande festa cultural da região Nordeste do Brasil. A festividade ocorre durante todo o mês de junho, acompanhando o ritmo junino.

Os grupos de Bumba Meu Boi são compostos por músicos, cantores, dançarinos e atores que representam personagens específicos da história, como o boi, o vaqueiro, a índia, o pajé, entre outros. Os integrantes se vestem com trajes coloridos e adornados, enquanto cantam e dançam ao som de instrumentos tradicionais, como a matraca, o pandeiro, a zabumba e a caixa.

Durante a festa, os grupos percorrem as ruas, os bairros e os arraiais de São Luís, apresentando suas encenações e contagiando o público com a energia e a alegria do Bumba Meu Boi. As apresentações são repletas de coreografias elaboradas, improvisações, diálogos humorísticos e muita interação com o público. Além das apresentações do Bumba Meu Boi, durante o mês inteiro de junho acontecem festas e celebrações de São João na região. 

Aproveite para esticar a viagem até os Lençóis Maranhenses, localizado dentro do território do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e aproximadamente a 250 km de distância da capital São Luís. Em uma viagem de aproximadamente 4h, o motorista precisa ter bastante atenção na estrada pois há um fluxo grande de animais pela região. Confira o roteiro completo desse passeio.

Para encontrar o carro ideal para uma viagem no Maranhão, compare as melhores locadoras da região e escolha o melhor preço.

7. São João em São Paulo

Casal nordestino dançando em festa junina em São Paulo

Embora o São João não seja uma tradição tão forte em São Paulo como no Nordeste do Brasil, ainda é possível encontrar algumas festas juninas na cidade. No entanto, é importante ressaltar que essas festividades geralmente são menores em comparação com as grandes festas que já mencionamos anteriormente.

Uma das festas de São João mais conhecidas em São Paulo é a Festa Junina da Portuguesa, ou também conhecida como Festa Junina no Canindé, realizada pela Associação Portuguesa de Desportos. Neste ano, a celebração acontecerá no espaço Sonora Garden, no bairro do Canindé.

Com dias separados por temas musicais, a Festa Junina da Portuguesa oferece atrações do funk, pagode, eletrônico, rock, sertanejo e, claro, muito forró. Além disso, conta com atrações infantis, apresentação típica portuguesa, quadrilhas, leilões, comidas típicas e mais.

Caso esteja em São Paulo durante o período junino, alguns bairros como a Vila Madalena, a Mooca e a Penha contemplam locais que fortalecem a cultura nordestina, onde é possível encontrar algumas opções para aproveitar boas festas juninas!

Confira roteiros completos pela capital de São Paulo e reserve já o carro da viagem.

8. São João da Capela, Sergipe

Bandeirinhas temáticas de festa junina no São João da Capela, Sergipe

Você sabia que a cidade de Capela, município localizado em Sergipe, realiza uma das festas de São João mais tradicionais e animadas do estado? Sim, conhecida como “Forró Siri”, essa festa junina atrai um grande número de turistas e moradores locais todos os anos.

O Forró Siri acontece no mês de junho e reúne diversas atrações musicais, apresentações de quadrilhas juninas, comidas típicas e uma atmosfera de muita animação. A festa é realizada na sede de Socorro e os festejos acontecem no Conjunto Jardim e no Parque dos Faróis, respectivamente. A festa costuma durar vários dias, com uma programação diversificada para todos os gostos. Nomes como Joelma, Limão com Mel e Felipe Amorim estão confirmados.

Durante o evento, é possível encontrar barracas com comidas típicas, como milho assado, canjica, pamonha, tapioca, além de bebidas tradicionais, como o quentão e a quentinha. 

Essa festa de São João em Capela é uma oportunidade para vivenciar a cultura nordestina, desfrutar da música animada do forró e apreciar as tradições juninas! O Forró Siri se destaca como um dos principais eventos juninos em Sergipe, reunindo pessoas de todas as idades em uma celebração cheia de energia e alegria.

9. São João da Ceilândia, Distrito Federal

Também tem festa no Distrito Federal! Diversas escolas, associações comunitárias e igrejas organizam festas juninas em Ceilândia, aproveitam lo mês de junho para celebrar São João com barracas com comidas típicas, apresentações de quadrilhas juninas, músicas, danças e atrações locais. Os arraiás acontecem principalmente na Praça do Trabalhador e na Praça do Cidadão.

Mas, também tem festa “agostina” programada! O “Maior São João do Cerrado” acontecerá no centro de Ceilândia em agosto. Fique de olho na programação!

10. São João de Olinda, Pernambuco

Por fim, temos a festa mais famosa de São João em Olinda, Pernambuco. Conhecida como “São João de Olinda” ou “São João de Pernambuco”, essa festividade junina reúne milhares de pessoas todos os anos e é considerada uma das mais tradicionais e animadas do estado.

O São João de Olinda ocorre ao longo do mês de junho e é marcado por uma série de eventos e atrações. Artistas como Cristina Amaral, Petrúcio Amorim e Dudu do Acordeon marcarão presença nesta festa. Além disso, as ruas do Sítio Histórico de Olinda são decoradas com bandeirinhas, balões e outros enfeites coloridos, criando um ambiente festivo e acolhedor.

Durante a festa, é comum encontrar arraiais espalhados pela cidade, com apresentações de quadrilhas, shows de artistas locais e nacionais, forró ao vivo, comidas típicas, barracas de artesanato e brincadeiras tradicionais. Os visitantes têm a oportunidade de dançar forró pé de serra, experimentar delícias juninas como canjica, pamonha, milho cozido e participar de concursos e atividades interativas.

Comidas típicas de festas juninas como o canjica, pamonha, milho cozido e mais.

E por que não explorar o melhor de Olinda? A cidade fica localizada apenas 6 km da capital Recife e é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Ou seja: uma cidade belíssima para conhecer!

Um dos grandes destaques é conhecer a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, que abriga muitos personagens referenciais locais e, também, alguns famosos Brasil afora. Ainda, é possível conhecer o Museu do Mamulengo, com mais de 1.200 bonecos. Depois, passeie pelo Alto da Sé e visite o Mercado de Artesanato da Sé e a Catedral da Sé. Nesta última, não deixe de subir ao mirante e ter uma vista panorâmica do mar. 

11. São João de Teresina, Piauí

No Piauí, na cidade de Teresina acontece anualmente a Vila Junina! Trata-se de uma estrutura montada especialmente para o São João, com palcos para shows de artistas locais e nacionais, barracas de comidas típicas, barracas de artesanato e muito mais.

Além disso, há concursos de quadrilhas juninas, em que grupos de dançarinos se apresentam com coreografias temáticas e figurinos coloridos. As comidas mais populares vão desde canjica, pamonha, milho verde, tapioca, arroz-doce até bolos, sobremesas e doces característicos do período junino.

12. São João de Parintins, Amazonas

Parintins é conhecida principalmente pelo Festival Folclórico de Parintins, também chamado de Festival de Boi-Bumbá. Essa é uma das maiores celebrações culturais da região Norte do Brasil.

O festival envolve uma competição acirrada entre dois grupos folclóricos rivais, o Boi Garantido (representado pela cor vermelha) e o Boi Caprichoso (representado pela cor azul). Eles se apresentam no Bumbódromo, um estádio especialmente construído para o evento, onde os dançarinos, músicos e artistas contam histórias por meio de coreografias e encenações elaboradas.

Neste ano, acontece no Amazon Best Paratins, localizado na Rua Viêira Júnior, 754, bem no centro da cidade. Os ingressos variam entre R$ 980 a R$ 1.495.

Durante o São João em Parintins, as ruas e praças da cidade ganham vida com festas populares, apresentações de quadrilhas juninas, arraiais, comidas típicas e muita música. Os moradores e visitantes se vestem com trajes caipiras coloridos e participam de danças tradicionais, como a quadrilha.

As comidas típicas do São João, como tacacá, tapioca, vatapá, canjica, pamonha e mingau, são bastante apreciadas durante a festa. Além disso, é comum encontrar barraquinhas com artesanato local, jogos e brincadeiras típicas, como pescaria e correio elegante.

13. São João de Goiás

Decoração temática de festa junina com bandeirinhas, balões e muitas cores

O São João em Goiás, também conhecido como Goiás Velho, é uma festa tradicional e bastante animada. A cidade histórica de Goiás, com suas ruas de pedra e casarões coloniais, oferece um cenário encantador para as festividades juninas. Pratos como pamonha, canjica, curau, pé-de-moleque, paçoca, pipoca e outras são oferecidos durante os dias de festa. 

Que tal esticar os dias da viagem em Goiás para pegar o carro e seguir até Goiânia? A capital fica apenas 143 km de distância e oferece vários passeios turísticos como parques perfeitos para relaxar e apreciar.

Como dica fica a visita ao Bosque dos Buritis, um dos mais antigos parques da cidade de Goiânia, além da exuberante natureza, ar limpo e beleza local, o bosque ainda abriga o Museu das Artes, dois lagos e o Monumento à liberdade, obra plástica do artista Siron Franco. Outro lindíssimo parque, este mais recente, é o Parque Flamboyant, que atrai tanto pela natureza quanto pela proximidade com lojas, bares e shoppings.

Depois siga para o Memorial do Cerrado, uma visita espetacular, e acompanhe o roteiro completo que separamos para você em sua próxima viagem à Goiânia.

E, claro, de carro fica bem mais fácil conhecer todos esses pontos turísticos e aproveitar as melhores festas de São João, né? Confira agora as principais locadoras da região e reserve o carro. Boa viagem, sô!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment