É difícil dirigir na mão inglesa? De onde ela surgiu? É hora de voltar no tempo para entender como esse padrão se originou na Inglaterra.

Quem nunca se perguntou sobre a mão inglesa que atire a primeira pedra… Por que, afinal, alguns países possuem carros com volante posicionado do lado direito do veículo? Aliás, o nome “mão inglesa” se refere preferencialmente à Inglaterra, mas junto dela existem mais 55 países que adotam o mesmo esquema de direção. 

Vamos entender de onde vem a mão inglesa e porque ela está diretamente ligada à história do Reino Unido!

Banner com texto dica extra: na Rentcars você aluga carro de forma fácil, prática e segura, com um link que leva para o site da Rentcars aluguel de carros

O que é mão inglesa?

A mão inglesa ou mão invertida é um sistema de direção no qual os veículos trafegam pelo lado esquerdo da via, enquanto as ultrapassagens ocorrem pelo lado direito. Isso significa que o volante do veículo está posicionado no lado direito, e o motorista opera o câmbio com a mão esquerda.

Como surgiu a mão inglesa?

Vamos voltar no tempo, mais precisamente na Era Medieval, onde cavaleiros ingleses se organizavam para combater outros povos. Nesse período, já era comum que eles andassem do lado esquerdo, pois usavam a mão direita para segurar o armamento.

Com a chegada das carruagens, esse hábito se fortaleceu, uma vez que os condutores controlavam as rédeas com a mão esquerda e o chicote com a mão direita. Além disso, por segurança dos pedestres, as carruagens sempre percorriam pelo lado esquerdo da via.

Para finalizar, o mais comum era a nobreza trafegar pelo lado esquerdo da via, e os demais pelo lado direito. Juntando todos esses pontos, popularizou-se a mão inglesa na maioria dos países da época.

Os ingleses sempre dirigiram do lado esquerdo?

Sim, os ingleses sempre dirigiram pelo lado esquerdo, e essa tradição tem raízes antigas. Durante a Era Medieval, viajar pelas estradas era uma experiência incerta: você nunca sabia quem encontraria pelo caminho. Como a maioria das pessoas é destra, fazia sentido manter a mão direita livre para usar uma espada caso fosse necessário. Portanto, as pessoas viajavam no lado esquerdo da estrada, permitindo que o braço direito estivesse livre para proteção ou ataque.

Qual a diferença entre mão inglesa e mão francesa?

Na mão inglesa, os carros dirigem do lado esquerdo da via, enquanto na mão francesa, eles dirigem do lado direito. Essa distinção influencia a disposição do tráfego e das regras de direção em cada país.

Porque a mão inglesa não se tornou padrão global?

Curiosamente, o que fez diminuir a popularização da mão inglesa no mundo foi o fato de que o francês Napoleão Bonaparte, que era canhoto, sempre invertia a direção para poder carregar suas armas na mão esquerda. 

Depois, com a Revolução Francesa, muitos nobres começaram a mudar de lado por ser uma estratégia de “camuflagem” no meio de aglomerações. Por fim, em 1794 foi aprovada uma lei que exigia permanentemente trafegar à direita em Paris. Com o tempo, a “mão francesa” – usada aqui no Brasil – se tornou predominante.

Por outro lado, em alguns lugares, como resultado da resistência cultural às influências coloniais, a mão inglesa se manteve firme como um símbolo de identidade nacional. Surpreendentemente, existem exceções intrigantes, como nos Estados Unidos, onde a mão inglesa foi adotada em certas regiões durante a colonização, mas depois substituída pela mão francesa. 
Em suma, a história da mão inglesa é uma mistura emocionante de fatores históricos, econômicos e culturais que moldaram as estradas de cada país de maneira única.

Banner com fundo laranja em que se pode ler, em preto, o texto: "Quer uma experiência mais completa? Baixe o app da Rentcars e confira ofertas exclusivas para alugar um carro", seguido de dois botões pretos de download do App (um da App Store, e um do Google Play). Ao lado direito, há dois celulares com o App da Rentcars em destaque.

Quais países dirigem do lado direito?

São mais de 50 países que se utilizam da mão inglesa, sendo os principais: África do Sul, Austrália, Bahamas, Barbados, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Jamaica, Japão, Namíbia, Nepal, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura e Tailândia. 

Lista de países com mão inglesa

Confira a lista completa de países que dirigem na mão inglesa até hoje.

ContinentePaís
ÁfricaÁfrica do Sul, Angola, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Botsuana, Brunei, Burundi, Chade, Comores, Dominica, Eritreia, Essuatíni, Fiji, Gabão, Granada, Guiana, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Jamaica, Quênia, Kiribati, Lesoto, Libéria, Madagascar, Malawi, Malásia, Maldivas, Malta, Maurício, Moçambique, Namíbia, Nauru, Nova Zelândia, Nigéria, Papua Nova Guiné, Quênia, Ruanda, Saint Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Tomé e Príncipe, Seicheles, Serra Leoa, Seychelles, Singapura, Sri Lanka, Sudão do Sul, Tanzânia, Tonga, Trinidad e Tobago, Tuvalu, Uganda, Vanuatu, Zâmbia, Zimbábue
ÁsiaBangladesh, Butão, Brunei, Chipre, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Papua Nova Guiné, Cingapura, Sri Lanka, Tailândia, Timor-Leste
EuropaChipre, Irlanda, Malta, Reino Unido
OceaniaAustrália, Fiji, Kiribati, Nauru, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Samoa, Ilhas Salomão, Tonga, Tuvalu, Vanuatu
Lista de países com mão inglêsa

Agora você já sabe: quando for planejar suas férias ou a próxima viagem em alguma ocasião especial, fique atento à mão utilizada. Se mantenha sempre à esquerda da pista e, diferente do Brasil, a faixa de aceleração para ultrapassagem é sempre a da direita. Combinado?

Pode usar a mão inglesa no Brasil?

No Brasil, dirigir na mão inglesa não é permitido de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece que os veículos devem circular pelo lado direito da via em todo o território nacional. 

No entanto, há exceções, como a permissão para carros antigos com volante do lado direito, desde que cumpram as normas de segurança e passem por vistoria do Detran. Além disso, em algumas cidades, há ruas e rotatórias específicas com mão inglesa, devidamente sinalizadas.

Como é dirigir na mão inglesa?

Dirigir em um país onde se utiliza a mão inglesa pode ser um pouco desafiador no início, mas com algumas dicas e ajustes, você pode se acostumar rapidamente e ter uma viagem tranquila e segura.

Preparativos:

  • Opte por um carro com transmissão automática para facilitar, especialmente no começo.
  • Use um GPS configurado em português para orientação na mão esquerda da via.

No carro:

  • Os pedais seguem a mesma disposição que no Brasil.
  • O câmbio está do lado esquerdo; é bom se acostumar antes de sair dirigindo.
  • Alguns controles estão invertidos; por exemplo, a seta à esquerda aciona o farol alto.
  • Na estrada, mantenha-se sempre na faixa da esquerda.
  • Antes de entrar em uma via, olhe para os dois lados.
  • O motorista deve ficar mais próximo da linha central da faixa.
  • Ao estacionar, preste atenção à sinalização e ao lado da vaga.
  • Siga o fluxo de tráfego para evitar problemas.
  • Nas rotatórias, entre e saia no sentido horário.

Dicas extras:

  • Comece praticando em ruas tranquilas antes de encarar o trânsito pesado.
  • Mantenha a calma e concentre-se na estrada.
  • Tenha paciência; adaptar-se leva um tempinho.
  • Familiarize-se com as regras de trânsito locais antes de sair dirigindo.

Conheça o mundo de carro!

Quando você se sentir seguro para viajar, não esqueça: conheça os melhores destinos da Europa e do mundo de carro! Compare preços de mais de 300 locadoras pelo mundo e reserve um carro com o melhor preço e condições.

Banner com texto dica extra: compare preços e alugue carro em um só lugar, com um link que leva para o site da Rentcars aluguel de carros


Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment