É difícil dirigir na mão inglesa? Da onde ela surgiu? É hora de voltar no tempo para entender como esse padrão se originou na Inglaterra

Quem nunca se perguntou sobre a mão inglesa que atire a primeira pedra… Por que, afinal, alguns países possuem carros com volante posicionado do lado direito do veículo? Aliás, o nome “mão inglesa” se refere preferencialmente à Inglaterra, mas junto dela existem mais 55 países que adotam o mesmo esquema de direção. 

Car England Inglaterra Londres Carro

Vamos entender de onde vem a mão inglesa e porque ela está diretamente ligada à história do Reino Unido!

Como surgiu a mão inglesa?

Vamos voltar no tempo, mais precisamente na Era Medieval, onde cavaleiros ingleses se organizavam para combater outros povos. Nesse período, já era comum que eles andassem do lado esquerdo, pois usavam a mão direita para segurar o armamento.

Com a chegada das carruagens, esse hábito se fortaleceu, uma vez que os condutores controlavam as rédeas com a mão esquerda e o chicote com a mão direita. Além disso, por segurança dos pedestres, as carruagens sempre percorriam pelo lado esquerdo da via.

Para finalizar, o mais comum era a nobreza trafegar pelo lado esquerdo da via, e os demais pelo lado direito. Juntando todos esses pontos, popularizou-se a mão inglesa na maioria dos países da época.

Porque a mão inglesa não se tornou padrão global?

Bom, o que fez diminuir a popularização da mão inglesa no mundo foi o francês Napoleão Bonaparte, que era canhoto. Por isso, ele sempre invertia a direção para poder carregar suas armas na mão esquerda.

Depois, com a Revolução Francesa, muitos nobres começaram a mudar de lado por ser uma estratégia de “camuflagem” no meio de aglomerações. Por fim, em 1794 foi aprovada uma lei que exigia permanentemente trafegar à direita em Paris. Com o tempo, a “mão francesa” – usada aqui no Brasil – se tornou predominante.

Quais países dirigem do lado direito?

São mais de 50 países que se utilizam da mão inglesa, sendo os principais: África do Sul, Austrália, Bahamas, Barbados, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Jamaica, Japão, Namíbia, Nepal, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura e Tailândia. Confira a lista completa de países que dirigem na mão inglesa até hoje.

Agora você já sabe: quando for planejar suas férias ou a próxima viagem em alguma ocasião especial, fique atento à mão utilizada. Se mantenha sempre à esquerda da pista e, diferente do Brasil, a faixa de aceleração para ultrapassagem é sempre a da direita. Combinado?

Se quiser se inspirar em um roteiro de carro pela Inglaterra, confira dicas incríveis e com as principais atrações de Londres, Reading e Brighton. Pé na estrada e boa viagem!

Conheça o mundo de carro!

Quando você se sentir seguro para viajar, não esqueça: conheça os melhores destinos da Europa e do mundo de carro! Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo e reserve um carro com o melhor preço e condições.

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Deixe um comentário