Planejando ir a Belém, no Pará? Veja o que fazer em Belém, os melhores passeios e atrações para conhecer as principais atrações da cidade!
A capital do Pará é uma cidade exuberante e intensa que oferece aos seus visitantes muito além do esperado. Com uma refrescante brisa que se mistura ao cheiro das mangueiras que enfeitam a região, o Carimbó – famoso ritmo amazônico – não deixa ninguém parado!
Além disso, suas lindíssimas praias de água doce, sua culinária forte e rica em peixes e temperos e sua arquitetura, com casarões centenários da época das invasões portuguesas e holandesas, encantam e fazem desse destino turístico um dos mais lindos do Brasil. Até mesmo o escritor Mário de Andrade fez uma belíssima declaração de amor à localidade, quando a visitou em 1927: “Em Belém o calorão dilata os esqueletos e meu corpo ficou exatamente do tamanho da minha alma”.
O que fazer em Belém e principais passeios
A chegada a Belém é feita através do Aeroporto de Belém, Val de Cans (BEL), onde você já pode garantir um carro alugado, previamente reservado via Rentcars.com. Para saber o que fazer nessa linda localidade, que é considerada uma das melhores para se viver no país, acompanhe o nosso roteiro e confira atrações imperdíveis e para todos os gostos!
De início, visite os principais cartões postais, começando pelo Forte do Presépio, que fica a 20 minutos de carro do aeroporto e é um dos marcos da fundação da cidade, onde estão expostos canhões originais da época em que a construção foi edificada para proteger a região. Além de muita história, o lugar conta uma linda vista privilegiada do Rio Guamá e do Mercado Ver-o-Peso, que ficam bem próximos.
Depois, siga para o Museu Casa das Onze Janelas, que fica pertinho do forte, e é uma imponente e esplendorosa construção histórica, erguida para ser a casa do senhor do engenho. Hoje, seu espaço cultural abriga obras de artistas famosos, como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall.
Pegue o carro e em 20 minutos você chegará ao Theatro da Paz, um dos mais lindos do Brasil. Localizado na Praça da República, e construído em 1870, o prédio expõe objetos e materiais trazidos da Europa, como é o caso de seu belíssimo lustre, assim como o piso de pedras portuguesas e as estátuas francesas que deixam qualquer um de queixo caído com tamanha beleza.
Continuando o roteiro, siga para o Museu Histórico do Estado do Pará que fica a pouco mais de 1 km do teatro, para conhecer detalhes da diversificada e colorida cultura desse estado apaixonante.
Além dos locais históricos, a cidade também conta com uma gama de locais para se divertir e relaxar. Os amantes da natureza vão adorar conhecer o Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado a cerca de 20 minutos do centro. A instituição realiza pesquisas sobre a cultura, o meio ambiente e a sociedade da Amazônia, além de ser um centro de referência em biodiversidade. Nele, inclusive, há um incrível Parque Zoobotânico repleto de plantas e animais nativos.
Dirigindo mais um pouco, em 30 minutos você chegará ao Museu de Gemas, onde é possível conhecer a riqueza mineral do estado e comprar lindas biojoias em seu polo joalheiro, criado pelos artesãos paraenses.
Outro lugar incrível, principalmente para quem gosta de aves, é a famosa passagem Carneiro Rocha, que abriga um impressionante santuário com várias espécies, como flamingos, gaviões, garças e muitas outras. O local ainda conta com um mirante, um orquidário e um incrível borboletário que também funciona como viveiro para beija-flores.
Estação das Docas: passeio obrigatório em Belém
A Estação das Docas é um espaço multicultural e um dos mais representativos do estado. Nesse complexo turístico, que é referência nacional, o visitante encontra opções de gastronomia, moda, lazer e eventos.
Dividido em 3 armazéns, o primeiro é o Boulevard das Artes onde é possível comprar e admirar vários produtos locais, roupas e artesanatos. O segundo espaço é voltado para a culinária e oferece restaurantes com diversos pratos típicos. Já o terceiro é Boulevard das Feiras, onde ocorrem exposições, manifestações artísticas, apresentações e muito mais.
Além disso tudo, é da Estação das Docas que diariamente saem barcos, canoas e embarcações para os mais diversos passeios, repletos de incríveis atrações, por esse Caribe da região Norte do Brasil.
Um tour imperdível por lá é Ilhas e Trilhas, que tem duração de 6 horas, e leva os turistas ao maravilhoso mundo das florestas da Região Amazônica, com uma parada estratégica para almoçar na Praia de Rio de Sirituba. Há também a possibilidade de conhecer a Ilha dos Papagaios e assistir de pertinho a revoada desses pássaros ao nascer do sol.
Outra boa opção é ir até a ilha de Marajó, a maior fluviomarinha do mundo, e presenciar a famosa pororoca – fenômeno natural produzido através do encontro entre as correntes fluviais com as águas oceânicas. Por lá ainda há diversas apresentações de Carimbó e a fabricação e venda da linda cerâmica marajoara.
Dica: como na ilha há muito a ser visto,e as opções de o que fazer são quase que infinitas, leve o carro na balsa. Assim você não perde tempo entre uma atração e outra e ainda pode voltar com a mala cheia de compras, porque ninguém resiste ao artesanato da região!
Círio de Nazaré
A fé não costuma “faiá”, já dizia a letra do ídolo, Gilberto Gil. Se você pretende visitar Belém no mês de outubro, saiba que é nessa época que ocorre a maior festa religiosa do país, o Círio de Nazaré, um conjunto de romarias que reúne 2 milhões de pessoas e permite que os visitantes conheçam uma importantíssima parte da cultura da cidade.
A festividade conta com várias procissões, porém é no primeiro domingo de outubro que ocorre a grande comitiva que vai da Catedral até a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Durante todo o trajeto, a imagem da padroeira é acompanhada por muita música, orações e chuva de pétalas de flores, recebendo bonitas homenagens dos comerciantes e dos moradores. Assim sendo, o Círio de Nazaré é um evento marcante para os milhares de fiéis que buscam renovar as energias com as bençãos recebidas.
Dica: mesmo que sua viagem esteja planejada para outra época do ano, não deixe de visitar a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré para contemplar sua arquitetura maravilhosa e usufruir de momentos de muita paz.
Gastronomia em Belém
Com vários mercados espalhados por seu território, Belém também chama a atenção por sua diversidade de cores, cheiros, sabores e curiosidades. O maior e mais importante comércio por lá é o Mercado Ver-o-Peso, que fica a 30 minutos do centro da cidade e ao lado de importantes pontos turísticos, como a Estação das Docas e a Casa das Onze Janelas.
Considerado como uma das maiores feiras a céu aberto do país, o local reúne excelentes variedades de frutas, plantas, ervas, peixes, frutos do mar e diversos outros produtos regionais, como o famoso açaí, vendido na maioria das barraquinhas.
Além de ótimas opções de lembrancinhas, por lá você encontrará vários restaurantes, bares, quiosques, lanchonetes e sorveterias, que permitem que os visitantes experimentem os mais variados sabores que só existem nesse cantinho brasileiro.
Dica: ao caminhar por entre as barracas, não deixe de experimentar a pupunha, delicioso fruto típico da região amazônica, assim como o tucupi, tempero extraído da raiz da mandioca brava e muito usado para temperar frango e outras carnes brancas.
Gostou do nosso roteiro? Aproveite para alugar um carro e facilitar o seu transporte na cidade na Rentcars.com, líder na América Latina!
1 Comment
Ótima publicação, adorei Belém do Pará!