Vai passar as férias na capital de Alagoas? Aproveite as praias, o centro e a rica história da região. Siga nosso roteiro e boa viagem!

Se você planeja viajar para Maceió, este roteiro vai te deixar ainda mais ansioso com a data de partida! Afinal, a capital de Alagoas não é apenas linda, mas possui opções de lazer para todas as idades e gostos.

Com jeitinho de cidade do interior, mas com um ritmo acelerado, a região ainda possui muito charme e tranquilidade, além de rica cultura espalhada por cada uma de suas esquinas.

Não podemos também deixar de falar sobre as lindas praias de Maceió! Graças aos seus mais de 40 quilômetros de praias que prometem não desapontar, como é o caso da Praia de São Miguel e da Praia de Ipioca, verdadeiros paraísos na Terra, Maceió é o destino certo para amantes do sol de águas cristalinas.

Melhores praias da orla de Maceió

É impossível não dizer que a orla de Maceió chama a atenção de qualquer um, não só por sua beleza estonteante, mas também pelas diversas atividades organizadas nas praias!

Assim, grande parte dos calçadões reúne diversas opções do que fazer, como excelentes restaurantes, bares e lanchonetes. Além disso, é fácil encontrar pessoas caminhando e apreciando o belo visual da localidade. Já garantimos de antemão que a maior parte do tempo você ficará na praia ou em seu entorno!

1. Praia de Pajuçara

coqueiros e areia da praia de pajuçara em maceió

A Pajuçara, por exemplo, é a uma das praias mais populares da cidade e conta com uma tradicional feirinha nordestina, onde é possível encontrar algumas lembrancinhas. Aproveite e confira alguns passeios turísticos que são oferecidos em frente à exposição, afinal, é dali que partem as rústicas jangadas que levam às piscinas naturais, situadas a 2 km da costa!

Ainda por lá, aproveite para relaxar frente às suas águas protegidas ou aventure-se no forró local, promovido pelos sanfoneiros e cantadores que circulam nas areias. A infraestrutura também é ótima, com chuveiros, ciclovia, barracas e pista de corrida. Opções para a família toda!

Se tem pouco tempo, escolha uma praia e aproveite!

2. São Miguel dos Milagres

vista aérea da praia de são miguel dos milagres

E já que o assunto é sombra e água fresca, você não pode deixar de incluir no seu roteiro a famosa Praia de São Miguel dos Milagres, que fica a 30 km de Maceió, ao norte pela AL-101.

Conhecida, principalmente, por ser protegida por uma linda barreira de corais, que promove uma calma muito agradável à piscina natural, Milagres é o lugar perfeito para quem quer curtir um dia tranquilo e aproveitar uma boa gastronomia nordestina.

3. Praia de Ipioca

areia deserta da praia de ipioca em maceió

Outro lugar que você não deve abrir mão de conhecer é a Praia de Ipioca, localizada a 24 km do centro de Maceió e, também, com águas transparentes e calmas.

Quase deserta e, praticamente, sem ambulantes e com apenas um restaurante, ela possui um cenário bem característico cheio de coqueiros. Então, procure pelo famoso “balanço” e registre o seu passeio por ali.

4. Praia de Jatiúca

calçadão e entrada para a praia de jatiúca em maceió

Já a Praia de Jatiúca é simplesmente linda! Considerada uma das mais belas da região, ela é urbanizada e conta com ciclovia, pista de corrida e diversos prédios em sua orla.

Além disso, em sua extensão existe uma faixa grossa de areia vermelha e um mar azul calminho. Os restaurantes da região também são ótimos e com culinária diversificada, que vai da comida japonesa até a peruana. Nossa sugestão é aproveitar também os pratos locais, como o Maçunim, o Sururu e Carapebas.

Centro de Maceió

Não que você vá enjoar de água salgada, longe disso! No entanto, existem alguns passeios que não podem ser deixados de lado, pois a cidade de Maceió também reserva muita cultura e história, principalmente longe da orla.

No centro da cidade, por exemplo, a dica é caminhar pelas ruas para conhecer as belas igrejas com estilos arquitetônicos variados e que representam muito bem o povo nordestino.

Ainda na região central, aproveite para visitar o belo Mirante de São Gonçalo, que possui vista para o mar, para o porto e para o bairro histórico. O Museu Théo Brandão também é um passeio ótimo! Considerado um dos mais lindos do Brasil, o prédio fica entre Jaraguá e o centro de Maceió, no Palacete dos Machados, e conta um pouquinho da história do estado de Alagoas.

fachada do museu théo brandão em maceió

Jaraguá, inclusive, é um bairro lindo, tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Alagoas, com antigos casarões e armazéns, onde há muitos anos existia uma zona boêmia.  Aproveite para caminhar por lá e conhecer ainda melhor a cidade.

Lagoas perto de Maceió

Alagoas não tem seu nome por pouca coisa. Na região você encontra três lindas lagoas que podem ser visitadas.

Lagoa Mundaú

lagoa de mundau e ilha com palmeiras

Formadas há centenas de anos por acúmulo de sedimentos que eram trazidos pelo rio Mundaú e pelo rio Paraíba do Meio, é no Pontal da Barra, a apenas 4 km do centro, que você poderá conhecer a Lagoa Mundaú.

Muita famosa no país, ela é constituída por nove pequenas ilhas, que podem ser conhecidas num incrível passeio de barco.

Lagoa de Manguaba

Agora, a Lagoa de Manguaba é a maior de todo o estado e fica a aproximadamente 2h30 de carro do centro de Maceió.

Mesmo sendo um pouquinho mais longe, ela possui um lindo visual, onde a água doce se encontra com a salgada, o que certamente vai deixá-lo de queixo caído. Além disso, o lugar também possui ilhas e ilhotas como seus principais atrativos.

Lagoa da Anta

E por último, mas não menos importante, a Lagoa da Anta, também conhecida como Cruz das Almas, fica na bela praia da Jatiúca. Apesar de pequena, ela é incrivelmente limpa e onde famílias e jovens se reúnem antes, durante e depois de um mergulho para um piquenique ou para uma boa caminhada.

Como chegar a Maceió

De avião: você pode desembarcar no Aeroporto Zumbi dos Palmares (MCZ) que, apesar de pequeno, atende bem aos passageiros e está localizado a menos de 15 minutos de carro do centro.

Chegando de outra cidade de carro: você pode chegar à região por meio da BR-101 e da AL-101, pelo litoral. São os dois principais acessos para chegar à capital alagoana.

Além disso, ainda é possível ampliar sua viagem e curtir outros deliciosos roteiros praianos, passando por Japaratinga (116 km) e Maragogi (130 km), ou aproveitar o charme e a bagagem cultural da linda cidade de Penedo (170 km).



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

8 Comments

  1. Maceió é lindo demais, todo ano tenho que dar uma voltinha por lá. Muito triste 2020 não fui, mas 2021 com certeza estarei lá.
    Cidade Maravilhosa, Praia incríveis.
    Se você não foi, vá. Ai, que saudades do céu, do sol do mar de Maceió. Valeu….

  2. Faltou relacionar as praias da Sereia, Guaxuma e Paripueira, ao norte. E as praias do Francês e do Gunga, ao sul. Todas a menos de 30 km do centro de Maceió. Estonteantes!!

  3. Jorge feliciano da encarnação

    Atrativos em Pajuçara sao diversos…na gastronomia destaque para o restaurante parmegiano … na orla !!!! Barra de sao miguel , também é top e com agências de turismo com serviços eficientes!!!

  4. Paulo Sérgio Saggioro

    Maceió Alagoas… Aracaju Sergipe…foram as melhores férias…15 dias de pura alegria…praia lindas…limpas…povo nordestino fantástico… estamos programando um novo retorno

Write A Comment