Engana-se quem pensa que a Serra do Mar é só dos paranaenses. Ela começa no Espírito Santo e vai até o Sul de Santa Catarina.

No Paraná ela não é uma serra típica. Se eleva de 500 a 1000 metros acima do nível do mar e corta uma área de 110 quilômetros de extensão de Mata Atlântica preservada, o que proporciona uma beleza exuberante. Parte do trajeto pode ser feito por um trem com mais de 125 anos de história que leva turistas de Curitiba à Paranaguá, passando pela histórica
cidade de Morretes. Essa é uma atração turística mesmo, visto que há paradas nos recantos da belíssima Estrada da Graciosa, como é conhecida a PR-410.

Serra do Mar: Fauna e Flora

Em 1952 a Serra do mar foi colocada sob proteção pública. O ato considerou que a mata é vital para a cidade de Curitiba e região metropolitana, por conta da água vital para as cidades.
Além disso, a conservação é de absoluta necessidade para as baías de Paranaguá e Guaratuba, que de outra forma poderiam ficar obstruídos por sedimentos, areia ou detritos.

A Serra abriga muito animais selvagens, entre eles quatis, iraras, furões, ouriços, cuícas,tatus; macacos, como o bugio e macaco-prego; felinos, como onça-pintada, suçuarana, jaguatirica, gato-do-mato e gato-mourisco. Além desses, pode-se encontrar também várias espécies de aves, como gaviões, jandaias, juritis, saíras, pica-paus, macucos, jacus e tucanos.

Parque Estadual da Graciosa

Ao longo da estrada, toda cheia de flores e flora exuberante, existem dois Parques considerados Patrimônios Culturais: Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange, além dos recantos.
O acesso à estrada é dado pela BR-116. Todo o trecho é asfaltado e com pavimentação poliédrica, e ainda conserva a construção antiga, feita em pedra pelos tropeiros no século 20.
Os motoristas devem ficar alerta às curvas da estrada, que são muitas. Além disso, em dias de muita neblina a visibilidade é baixa e recomenda-se até mesmo que seja evitado esse trajeto.

As belezas desse trecho renderam à estrada da Graciosa um tombamento como patrimônio cultural do estado do Paraná, em 1986 e mais tarde, a Unesco declarou o local como Reserva Biosfera da Mata Atlântica.

Os recantos que existem à beira da estrada são locais de lazer, com quiosques e churrasqueiras que ficam disponíveis ao uso de turistas. Mas, recomenda-se chegar cedo, pois antes das 09h da manhã, estacionamento e quiosques costumam ficar cheios.

Passeio de trem

Uma opção para conhecer a Serra do Mar é fazer o passeio de trem que, diariamente leva turistas de Curitiba à Morretes.
Se você estiver de carro, é só deixá-lo estacionado na rodoferroviária e partir para o passeio. O trajeto é encantador e cheio de pequenas cachoeiras.

Do trem já da para avistar a histórica cidade de Morretes que abriga o Parque Estadual do Pico Marumbi, local onde praticantes de esportes radicais costumam se encontrar para explorar tanto as corredeiras do Rio Nhundiaquara, quanto escaladas e montanhismo.
A bucólica Morretes é conhecida pelas variadas opções de ecoturismo com adrenalina, como cicloturismo, rapel, rafting e outros.

O que mais conhecer?

Alugar um carro e aproveitar para conhecer tudo o que a região do litoral do Paraná tem a oferecer é a melhor alternativa, e neste caso a dica é seguir até a Ilha do Mel.

os-prazeres-da-serra-do-mar-no-parana
Ilha do mel

A balsa para a Praia das Encantadas sai do Pontal Sul, então é para lá que você deve seguir. Ao longo da Ilha do Mel existem diversas trilhas que levam à várias outras praias, como Mar de Fora, Morro do Sabão, Praia e Morro do Miguel, Morro do Meio, Praia Grande e Praia de Fora.

Há também o Farol das Conchas, construído em 1872 e que até hoje orienta os navegantes da Baía de Paranaguá e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1767 para proteger o Brasil dos ataques espanhóis.

Se você não estiver de carro, mas tem muita vontade de conhecer todos esses lugares, não se preocupe, é possível alugar um carro em Curitiba ou em Paranaguá e fazer todo o trajeto com conforto e sem pressa.

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.



Attention! All efforts were made to validade the information published in this blog at the moment they were written, however, Rentcars.com does not take responsibility for inaccuracies or future adjustments that can happen as a result of different offers and conditions. The posts here published, as well as the eventual comments from its readers, are merely informative and it is the client's duty to confirm with Rentcars.com and/or suppliers any content that may affect their vacation plans.

Want the best deals and offers?

Subscribe to our newsletter and be part of our VIP list.
Up to 30% off, upgrades and more!



¡Atención! Se ha hecho todo lo posible para validar la información de los textos publicados en este blog en el momento de la redacción, pero Rentcars.com no se responsabiliza de las inexactitudes o cambios futuros que puedan producirse debido al dinamismo de las ofertas y condiciones del mercado turístico. Los artículos aquí publicados, así como los comentarios de sus lectores, son meramente informativos y corresponde al cliente validar de antemano con Rentcars.com y/o empresas de alquiler cualquier información que pueda afectar a sus planes de viaje.

¿Quieres las mejores ofertas?

Suscríbete a nuestra newsletter y forma parte de nuestra lista VIP.
Hasta un 30% de descuentos, upgrades y más!

Write A Comment