Você já ouviu falar de Puerto Escondido? Esse é um local verdadeiramente mágico do México que tem conquistado o coração de viajantes de todo o mundo! Famoso principalmente por suas praias deslumbrantes, Puerto Escondido também alimenta uma vida noturna vibrante e uma variedade de atividades que certamente deixarão qualquer um querendo ficar por mais tempo.

Sou Edio Uemura, trabalho na Rentcars, e sou completamente apaixonado por Puerto Escondido. Neste artigo, convido você a embarcar em uma jornada para descobrir o que torna Puerto Escondido tão especial e como você pode aproveitar ao máximo a sua visita! Desde surfar nas ondas espetaculares de Punta Zicatela até explorar a bioluminescência na Lagoa Chacahua.

Prepare-se para um guia completo sobre o que fazer em Puerto Escondido, criado por alguém que nunca deixa passar a oportunidade de retornar a esse paraíso.

Quando ir para Puerto Escondido?

Para quem busca surfar nas ondas espetaculares de Punta Zicatela, os meses de junho a setembro são ideais, durante a temporada de surf. Por outro lado, os meses de outubro a maio representam a temporada de baixa, oferecendo preços mais acessíveis e praias menos lotadas. 

Águas claras e praia de areia branca, com céu azul e alguns surfistas, ilustrando as melhores coisas para fazer em Puerto Escondido.

Para os amantes da natureza, a temporada de observação de tartarugas, de novembro a fevereiro, é uma excelente oportunidade para testemunhar a desova desses animais. Além disso, ao longo do ano, diversos festivais culturais acontecem em Puerto Escondido, oferecendo uma experiência rica em eventos de música, gastronomia e arte.

Quantos dias são necessários para conhecer Puerto Escondido?

A quantidade de tempo que você precisa para explorar Puerto Escondido depende de sua programação e interesses. Se estiver procurando o que fazer em Puerto Escondido em 3 dias, por exemplo, não deixe de incluir pelo menos quatro praias em seu itinerário: Zicatela, Punta Zicatela, Carrizalillo e Bacocho. Se você tiver mais tempo para explorar, considere visitar lugares como Chacahua Lagoon, Casa Wabi Foundation, Punta Cometa, Zipolite e os clubes de praia.

Como chegar em Puerto Escondido no México?

Você pode chegar pelo Aeroporto Internacional de Puerto Escondido (PXM) a partir de várias cidades mexicanas ou fazer conexão na Cidade do México. Alternativamente, é possível chegar de carro a Puerto Escondido de carro a partir de várias cidades no México, como: Oaxaca, a cerca de 290 km a noroeste, a Cidade do México, que está a aproximadamente 500 km de distância, e Acapulco, localizada a cerca de 400 km a nordeste.

O que há de bom em Puerto Escondido?

Puerto Escondido é conhecido por ser o melhor lugar do México para a prática do surfe, atraindo entusiastas de todo o mundo. Suas praias são de tirar o fôlego e seu pôr do sol é simplesmente incrível!

A comunidade local se reúne no final do dia para apreciar o espetáculo natural e, se você tiver sorte, poderá até avistar baleias no horizonte. 

O vôlei de praia também se tornou bastante popular, com três quadras onde os fãs podem se reunir para um jogo emocionante. 

A jovialidade do lugar promoveu uma cena gastronômica e de entretenimento excelente, que explora a riqueza da comida mexicana e a culinária local de Oaxaca.

Mas a beleza de Puerto Escondido não se limita às suas praias. Se estiver procurando o que fazer em Puerto Escondido, você encontrará a experiência mágica da bioluminescência na Chacahua Lagoon, belas obras de arte na Casa Wabi Foundation, oportunidades de caminhadas em Punta Cometa e clubes de praia exclusivos, como Villa Sol e El Origen.

Coisas para fazer em Puerto Escondido

Não importa se você está procurando a emoção do surfe, a bioluminescência mágica na Chacahua Lagoon ou uma noite cheia de diversão no Zicatela, esse lugar tem tudo o que você precisa para uma escapada inesquecível. 

Aproveite essas dicas de coisas para fazer em Puerto Escondido!

1. Aulas de surfe em Punta Zicatela

Se você sempre sonhou em dominar as ondas, Puerto Escondido é o lugar certo. As praias de Zicatela são famosas por suas ondas desafiadoras e emocionantes. E, se você já gosta de surfar, esse é o lugar perfeito para praticar. Em Puerto Escondido, há escolas de surfe que oferecem aulas para surfistas de todos os níveis, de iniciantes a experientes. 

Foto com a silhueta de um homem contrastando com o pôr do sol na praia de Zicatela, onde as pessoas surfam.
Foto da minha coleção pessoal de pôr do sol em Punta Zicatela, onde se encontra uma das melhores coisas para se fazer em Puerto Escondido: surfar.

Você está pronto para as ondas do Pacífico? Fazer uma aula de surfe em Punta Zicatela não pode faltar nessa lista de coisas para fazer em Puerto Escondido!

2. Bioluminescência na lagoa Chacahua

A Lagoa Chacahua é um verdadeiro tesouro natural. À noite, esse lugar ganha vida com a bioluminescência, um fenômeno no qual a água se ilumina com flashes de luz quase mágicos. A melhor época para ver esse fenômeno é de julho a setembro.

Um passeio de barco pela lagoa no escuro da noite o levará a um mundo de maravilhas incríveis, pois as águas brilham com uma luz própria. Será uma experiência única e verdadeiramente inesquecível.

Além disso, a Lagoa Chacahua tem uma beleza inexplicável e é um vilarejo muito pequeno, conhecido por sua bioluminescência e por algumas cabanas lindas e magníficas onde você pode passar dois ou mais dias. 

Para isso, você precisa levar em consideração como chegar lá e a alimentação. Você precisará alugar um carro em Puerto Escondido e um barco para levá-lo até a ilha. Assim, poderá desfrutar de toda a beleza do lugar. No barco, você verá uma infinidade de paraísos naturais, com manguezais, pássaros exóticos e outros animais.

3. Passeio de observação de baleias

Se você é fascinado por baleias, então essa dica vai estar no topo da lista de coisas para fazer em Puerto Escondido para você! 

A observação de baleias em Puerto Escondido geralmente ocorre durante a temporada de inverno, que vai de dezembro a março. Durante esses meses, as águas quentes do Pacífico mexicano se tornam o lar temporário de várias espécies de baleias, incluindo as baleias jubarte e, ocasionalmente, as baleias azuis.

As excursões de observação de baleias são cuidadosamente regulamentadas para garantir a proteção desses animais majestosos e de seu habitat. 

Os guias locais especializados geralmente usam seu conhecimento e experiência para localizar esses gigantes do oceano. Quando eles encontram uma baleia, a emoção é palpável no ar enquanto o barco se aproxima silenciosamente para lhe proporcionar uma vista espetacular.

Além das baleias, você pode ter a oportunidade de ver outros habitantes marinhos durante o passeio, como golfinhos, tartarugas marinhas e uma variedade de vida marinha.

4. Caminhada e pôr do sol em Punta Cometa

Se você gosta de fazer caminhadas, entre as coisas para fazer em Puerto Escondido, você não pode se esquecer de caminhar até Punta Cometa. A partir dessa península proeminente, você pode desfrutar de vistas panorâmicas de tirar o fôlego do oceano e testemunhar um pôr do sol que o deixará sem palavras. 

Foto da trilha de caminhada de Punta Cometa, uma das melhores coisas para se fazer em Puerto Escondido, com o sol escondido entre as nuvens e o mar à direita.
Foto da minha caminhada em Punta Cometa.

Punta Cometa fica no topo de uma montanha costeira e, para chegar lá, é preciso caminhar por 15 a 20 minutos. Se quiser, você pode aumentar a caminhada indo até a outra montanha irmã, mas o mais incrível é que no meio das duas há uma linda praia. Lá, você pode desfrutar de uma tarde de sol e depois subir para assistir ao pôr do sol do topo da montanha. 

Punta Cometa fica no caminho de Zicatela para Zipolite, portanto, você pode fazer as duas coisas. 

Depois, você pode ir a Zipolite, que é conhecida por ter a única praia de nudismo do México (dica número 9 desse conteúdo). Há uma praia chamada Playa del Amor, onde há muito respeito e privacidade. Além disso, você pode encontrar um clube de praia chamado El alquimista, que tem uma comida incrível e suas instalações permitirão que você passe o dia inteiro lá.

5. Festas noturnas em Zicatela

Quando a noite cai, Zicatela se transforma em um animado centro de entretenimento para quem procura o que fazer em Puerto Escondido.

Com uma variedade de bares e restaurantes, a diversão é garantida. Você pode começar a noite em lugares populares como Mombasa, Somma e Chicama. A música, a dança e a atmosfera de festa o manterão entretido até as primeiras horas da manhã.

6. Solte as tartarugas em Bacocho no final do dia

Além da diversão, Puerto Escondido também é um local de preservação. 

Em Bacocho, você tem a oportunidade de contribuir para a preservação das tartarugas marinhas. Ao final do dia, você pode ajudar uma organização sem fins lucrativos que apoia a preservação das tartarugas marinhas. 

Foto do pôr do sol em Bacocho, uma praia onde as tartarugas são soltas, uma das melhores coisas para se fazer em Puerto Escondido.

Para isso, você precisará de $250,00 pesos mexicanos – em torno de R$76,00 – e aprenderá sobre os riscos e a importância da preservação. Por fim, você ganhará uma tartaruga para dar um nome e colocá-la no mar.

7. Restaurantes de qualidade em Punta Zicatela

A oferta gastronômica em Punta Zicatela é diversificada e deliciosa. 

Aqui, você encontrará uma grande variedade de restaurantes que servem desde pratos mexicanos autênticos até opções internacionais variadas.

Foto de um prato de comida em um dos restaurantes de Puerto Escondido.
Foto do meu prato no restaurante Pez Gallo.

Alguns restaurantes para visitar são Lychee, Chicama, Mundaka, Fish Shack, Café Olé, Mantarraya e Mombasa. Além de saborear uma comida excepcional, muitos desses lugares também se transformam em bares animados à noite. Mas tome cuidado, tudo fecha às 23h e, se quiser continuar a noite, terá de ir ao Zicatela. A propósito, lembre-se: se beber, não dirija.

8. Vôlei em Punta Zicatela

Se quando você se pergunta o que fazer em Puerto Escondido, a primeira coisa que lhe vem à mente é esporte, não perca a oportunidade de jogar vôlei de praia em Punta Zicatela. As quadras são ideais para desafiar seus amigos ou conhecer novos companheiros de jogo. Desfrute de um jogo emocionante sob o sol quente do México e a brisa do mar.

As quadras de vôlei de praia de Punta Zicatela são locais onde a diversão e a camaradagem se misturam em um ambiente descontraído e amigável. Quer você chegue com um grupo de amigos ou esteja pronto para conhecer novas pessoas, você encontrará uma comunidade de entusiastas do vôlei pronta para recebê-lo.

Pessoas jogando vôlei de praia
Foto da minha coleção pessoal de pessoas jogando vôlei de praia em Punta Zicatella.

9. Praia de nudismo de Zipolite

Zipolite, localizada perto de Puerto Escondido, é famosa por ter a única praia de nudismo do México. Na “Playa del Amor“, a privacidade e o respeito são fundamentais. 

Se você está procurando uma experiência de praia única e libertadora, Zipolite é o lugar perfeito para relaxar e desfrutar de uma atmosfera pacífica.

10. Passe o dia em clubes de praia como Villa Sol e El Origen

Além de ser uma bela praia, em Bacocho você encontrará o clube de praia Villa Sol, com uma enorme piscina, quadras de vôlei de praia, pingue-pongue e um restaurante de primeira linha chamado Pez Gallo. É necessário um gasto mínimo de $500,00 pesos mexicanos – em torno de R$150,00 – para passar o dia.

Os clubes de praia oferecem conforto e entretenimento para quem está procurando o que fazer em Puerto Escondido. Tanto o Villa Sol quanto o El Origen são lugares onde você pode passar o dia inteiro. Com piscinas enormes, quadras de vôlei de praia, pingue-pongue e opções gastronômicas excepcionais, esses lugares são ideais para relaxar e aproveitar a beleza de Puerto Escondido.

11. Visite as lojas e os restaurantes de Zicatela

Além de ser a principal praia de Puerto Escondido, Zicatela é o centro de Puerto Escondido. Aqui você encontrará as maiores ondas da região (elas podem chegar a 10 metros, o que é incrível). 

Há também lojas locais, restaurantes e festas à noite, em Xcaanda e Caña Brava (dois quiosques em frente à praia, que abrem depois das 23h e vão até às 04h).

12. Carrizalillo 

Carrizalillo é uma praia de beleza única e uma das mais tranquilas da região. Há uma escada para subir e descer (o que deve ser levado em conta se você for com pessoas idosas, pois pode levar de 10 a 15 minutos para subir ou descer). 

Imagem de um mar cristalino com ondas batendo nas montanhas.
Foto de Lorraine Mojica na Unsplash

Por lá, você também pode ter aulas de surfe com menos pessoas e mais privacidade, nadar tranquilamente no mar e ver alguns peixes escondidos nas rochas. Uma experiência maravilhosa!

Uma característica marcante de Carrizalillo é a presença de formações rochosas na água. Se você for curioso o suficiente para explorar, poderá descobrir uma diversidade de peixes e vida marinha escondidos entre as rochas. Com um par de óculos de snorkel, você pode mergulhar no mundo subaquático e observar os peixes tropicais nadando entre os corais e as rochas.

Além da praia em si, Carrizalillo tem um ambiente descontraído e acolhedor. Ao longo da orla, você encontrará pequenos restaurantes e bares que servem comida fresca e bebidas refrescantes. É o lugar perfeito para desfrutar de uma boa refeição ou de um drinque enquanto se observa o mar sereno.

13. Visite a Fundação Casa Wabi

A Casa Wabi Foundation é uma organização sem fins lucrativos dedicada à arte, cultura e educação. A fundação foi criada pelo artista japonês Bosco Sodi e se concentra em promover a arte contemporânea e o intercâmbio cultural, além de apoiar artistas e comunidades locais.

A Wabi House, projetada pelo renomado arquiteto japonês Tadao Ando, é uma obra de arquitetura impressionante por si só. Esse espaço combina a estética minimalista com a beleza natural da costa de Oaxaca. A Casa Wabi é tanto a residência de um artista quanto um espaço para criação e exposição artística.

Um dos objetivos fundamentais da Casa Wabi Foundation é promover a interação entre artistas locais e internacionais. A fundação oferece programas de residência que permitem que artistas de várias disciplinas vivam e trabalhem nesse belo ambiente. Os artistas residentes têm a oportunidade de colaborar, experimentar novas formas de expressão artística e participar de projetos comunitários.

Além de apoiar artistas emergentes e estabelecidos. A Casa Wabi também está comprometida com a comunidade local. A fundação realiza projetos educacionais e culturais que envolvem a população da região, incentivando o diálogo entre a arte e a sociedade.

Visitar a Casa Wabi é uma das melhores coisas para se fazer em Puerto Escondido. Seu foco na arte contemporânea faz dela um importante centro cultural da região e um destino muito interessante para quem quer explorar a arte e a cultura em um ambiente excepcional.

Como se locomover em Puerto Escondido?

Para se locomover em Puerto Escondido, uma opção perfeita é alugar um carro. Com isso, você terá maior liberdade para explorar a cidade e seus arredores. Há várias locadoras disponíveis na cidade ou aeroporto e todas elas você encontra na Rentcars. Alugar um carro permite flexibilidade de horários e itinerários, facilitando a visita às praias e atrações próximas. 

O que fazer em Puerto Escondido com pouco dinheiro?

A praia tem muito a oferecer, como esportes, conhecer pessoas (em geral, todos são muito abertos e amigáveis), observar os peixes ou curtir o centro de Zicatela e Punta Zicatela.

Em resumo, você não precisa gastar muito dinheiro para aproveitar Puerto Escondido. Aqui estão algumas opções econômicas:

  • Caminhe pela praia em Punta Zicatela e observe os peixes em Coral Beach;
  • Conheça o centro de Zicatela, onde você encontrará restaurantes de várias faixas de preço.
Foto da minha coleção pessoal do pôr do sol em Zicatela.
Foto da minha coleção pessoal do pôr do sol em Zicatela.

O que fazer em Puerto Escondido à noite?

Sim, também há vida noturna em Puerto Escondido: você pode começar na quinta-feira e terminar a festa no domingo. 

No entanto, é importante que a noite comece nos restaurantes e bares de Punta Zicatela, que fecham às 23h. Depois disso, todos vão para Zicatela, onde a vida noturna continua. 

Há alguns bares famosos onde você pode ir com seus amigos: Mombasa, Somma e Chicama, esses são os mais animados e divertidos, mas tome cuidado, chegue cedo, caso contrário você pode ficar de fora por causa da longa lista de espera. 

Depois, você pode ir a Zicatela para Xcaanda ou Caña Brava, que são duas festas que vão até às 3 da manhã. Há outras festas de música eletrônica em outros lugares, mas você deve sempre perguntar com antecedência para saber o que está acontecendo.

E, para aproveitar ao máximo sua noite com segurança e alegria, não se esqueça: se beber, não dirija.

Em Puerto Escondido, cada dia tem possibilidades diferentes e empolgantes, quer você esteja procurando aventuras aquáticas, experiências culturais ou diversão noturna. Esse destino na costa do Pacífico do México tem algo para todos e você o achará inesquecível!

Para que você tenha a melhor experiência, não se esqueça de alugar um carro em Puerto Escondido e conhecer todos os lugares da região com conforto e segurança. Confira os melhores carros para viajar no México e aproveite a experiência!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment