Quer conhecer São Luís em poucos dias? Veja nosso roteiro rápido com os principais passeios turísticos de São Luís, que termina com a atração principal: os Lençóis Maranhenses!
Conhecida como a Capital Brasileira do Reggae ou Cidade dos Azulejos devido aos casarões com fachadas decoradas com ladrilhos trazidos de Portugal, São Luís é um lugar único que mistura o exotismo da região Norte com a cultura do Nordeste.
Seu centro histórico é conhecido por ter um dos maiores conjuntos arquitetônicos de origem europeia no Brasil, sendo formado por cerca de 3.500 construções, dentre elas igrejas, capelas, praças e casarões que fizeram com que a UNESCO considerasse a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.
Dentre as atrações desse incrível destino estão o Bumba Meu Boi, que acontece no mês de junho e se espalha pelos arraiais de São Luís. Além do evento, os turistas podem curtir a belíssima Praia do Calhau e os imperdíveis Lençóis Maranhenses, assim como a deliciosa culinária à base de frutos do mar e do curioso Guaraná Jesus, uma bebida de cor rosa com um sabor marcante de canela.
Assim, a chamada Jamaica Brasileira é um dos mais belos destinos do país e um verdadeiro tesouro cultural, que promete grandes emoções para as suas próximas férias!
Passeio pelo centro histórico de São Luís
A chegada à cidade ocorre no Aeroporto Internacional de São Luiz/Marechal Hugo da Cunha Machado (SLZ) e nossa primeira parada é no centro histórico, que fica a 20 minutos de carro. Então, na hora de planejar a viagem, compare as principais locadoras de veículos do mercado via Rentcars.com e aproveite os melhores preços e condições para reservar o veículo de sua preferência e já retirá-lo no desembarque.
O centro conta com várias ruelas e largos que revelam a fábula da fundação e conquista de São Luís. Além disso, por ali existem quase 4 mil imóveis tombados, sendo mais de mil reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, graças à sua beleza e riqueza cultural.

O roteiro de visitações pelo centro da cidade é iniciado pela Rua Portugal, uma das principais e onde estão localizados vários casarões revestidos por azulejos coloniais, que serviam para amenizar o calor dentro das casas. Muitas dessas construções são espaços culturais, museus, lojas e restaurantes com tantas coisas interessantes para ver e experimentar que os visitantes ficam sem saber o que fazer em meio a tantas belezas!
Um dos lugares mais famosos por ali é a Casa de Nhozinho que abriga em seus 4 andares um incrível museu em homenagem ao artesão maranhense, que confeccionava brinquedos e figuras do folclore. Lá, algumas de suas obras estão expostas, permanentemente, além de objetos do cotidiano regional, como o artesanato indígena e os carros de boi.
Outra parada obrigatória é na Casa do Maranhão, que oferece visitas guiadas em seu museu multimídia para mostrar a história e as tradições ligadas ao folclore e à cultura musical do estado.
Já no Cafuá das Mercês, um antigo e impactante mercado de escravos no século XIX, é possível ver de perto várias coleções de objetos de tribos africanas. E no Museu de Artes Visuais, os azulejos são as grandes estrelas! De origem portuguesa, inglesa, francesa e alemã, muitos deles foram produzidos entre do século XVIII ao XX e prometem encantar com tamanha delicadeza e riqueza de detalhes.
Dica: aproveite para ir até o terceiro andar do edifício e curta a vista do centro histórico, do Mercado Praia Grande e da Baía de São Marcos.
O centro histórico de São Luís é tão rico que ainda conta com o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o Museu da Arte Sacra, o Palácio Daniel de La Touche, que é a atual sede do governo, o Palácio la Ravardière, que é a sede da prefeitura, o Palácio Cristo Rei, onde está instalada a reitoria da Universidade Federal do Maranhão, e o exuberante Palácio dos Leões.

Berço de diversos escritores importantes para os movimentos literários do Brasil, como Gonçalves Dias, autor da Canção do Exílio, a capital maranhense também tem grande importância para a Língua Portuguesa, sendo chamada, inclusive, de Atenas Brasileira. Além disso, foi lá que a primeira Gramática do Brasil foi escrita.
Dica: como todas as atrações pelo centro ficam bem próximas umas das outras, você pode deixar o seu carro em um dos estacionamentos locais e fazer uma boa caminhada para fotografar cada cantinho desse lugar cheio de história.
As praias de São Luís
A 20 minutos do centro da cidade está localizada a Avenida Litorânea, onde as praias são, em sua maioria, impróprias para banho, mas há tanto o que fazer e ver em seu entorno que isso se torna um mero detalhe.

Um dos lugares mais procurados pelos visitantes é a Praia do Calhau, que com a melhor infraestrutura da ilha, conta com diversos quiosques, restaurantes e bares em todo o seu calçadão. Cercada por dunas e coqueiros, nos fins de semana fica cheia de turistas e praticantes de esportes.
Outro local para um bom passeio em meio à natureza é ir ao Parque Estadual da Lagoa da Jansen – criado em homenagem a Ana Jansen, apelidada de Rainha do Maranhão – e localizado a apenas 30 minutos do centro da cidade. O lugar oferece uma belíssima paisagem e áreas de lazer com trilhas para caminhada, ciclovia, bares e restaurantes, tendo como seu ponto forte a vida noturna com opções para todos os gostos e regada a muito Reggae.
O famoso Bumba Meu Boi!
Nos meses de junho e julho ocorre a festa mais importante da cultura popular na cidade: o Bumba Meu Boi, que mistura música, dança, teatro, muitas cores e alegria para homenagear o protetor local, São João. Atraindo visitantes de todos os lugares, ano após ano, os turistas que desembarcam pela região nessa época buscam conhecer ainda mais as tradições desse incrível lugar.
A música é ritmada por zabumbas e matracas e o teatro conta a história de Pai Francisco, um escravo que matou o gado de estimação da fazenda porque sua esposa grávida estava com desejo de comer língua de boi. Quando o senhor da fazenda vê que o gado está morto, chama os pajés e as curandeiras para ressuscitá-lo. Então, por fim, o boi revive e todos comemoram.

Outra manifestação cultural do Maranhão, reconhecida como Patrimônio Imaterial pela UNESCO, é o Tambor de Crioula. Uma festa de dança, música e religiosidade de raízes africanas, compostas por tocadores e coureiras. Vestidas com saias rodadas, estampas coloridas e colares, as coureiras dançam ao ritmo incendiante dos tambores e cânticos dos mestres e são abençoados por São Benedito, o Santo Preto, que está sempre presente nas rodas.
Dica: programe sua viagem entre os meses de junho e julho e prepare-se para ver a cidade coberta por bandeirinhas, muita cor e animação.
Os Lençóis Maranhenses
Ir ao Maranhão é sinônimo de visitar os famosos Lençóis Maranhenses, certo? E uma amostra dessa maravilha da natureza fica a apenas 30 km da capital, em Raposa, de onde partem vários passeios de barco até as Fronhas Maranhenses, onde é possível contemplar a criação divina de lindas dunas de areia com manguezais vermelhos que são o habitat natural de diversas e multicoloridas aves, caranguejos e muitos outros animais da região.
A 260 km de São Luís, na cidade de Barreirinhas, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 155 mil hectares com diversas lagoas formadas pela água da chuva entre as dunas de areia, criando um ecossistema raro e único.

Por lá é possível mergulhar e tirar diversas fotos. Então, aproveite o passeio e vá à Lagoa Bonita e à Lagoa Azul e apaixone-se ainda mais por esse destino paradisíaco!
Dica: na hora de escolher o seu carro, baixando o nosso aplicativo, considere um veículo 4×4 e tenha muito mais conforto para dirigir!