Viajar bem é possível? Estas dicas são fáceis de adotar e, ao segui-las, você vai notar como pequenas soluções podem facilitar viagens de carro. Além disso, fará com que você tenha a chance de colocar o pé na estrada mais vezes!

Vamos às dicas!

1. Salve gasolina

Imagem de uma bomba de combustível com a mangueira abastecendo o carro

Os valores são fixos nos postos, entretanto, há maneiras de fazer o seu carro consumir menos e diminuir o número de reabastecimentos. É vital saber o que levar na mala, pois ao encher o bagageiro você estará aumentando o peso do veículo e isso vai refletir no consumo de combustível. A lógica é a seguinte: quanto mais pesado o carro, mais aceleração você usará e, logo, maior queima de combustível. Para obter a velocidade necessária, você acaba acelerando mais do que se estivesse num carro mais leve. A porcentagem de rendimento não melhora absurdamente, mas este detalhe vai refletir depois no seu bolso.

2. Alugue um carro

Aplicativo de aluguel de carros para Android

Você já parou para pensar no total de gastos que tem para fazer a revisão e manutenção antes de uma viagem? Caso não haja nenhum problema, você paga apenas pela revisão e compra de novos fluídos, porém, como sempre surge alguma coisinha, os gastos podem chegar a um valor totalmente fora do que você previa. Com o aluguel de um carro você já tem o preço fixo de gastos! Além disso, você tem uma grande variedade de automóveis para escolher.

3. Ligue o ar condicionado

viajar-bem-e-barato

O mito do carro consumir mais por estar com o ar condicionado ligado e janelas fechadas foi desvendado. Estudos foram realizados para saber em qual situação o carro sofre menor resistência aerodinâmica, se com a janela aberta ou fechada. Foi constatado que, em velocidades superiores a 60km/h, o ar condicionado não influencia tanto na potência do motor, pois o arraste aerodinâmico de um carro em constante velocidade com as janelas fechadas é menor. Resumindo: com as janelas fechadas seu carro diminuiu o atrito com o ar e, assim, não precisa aumentar a potência do motor, gerando uma economia de combustível.

4. Lave o carro!

viajar-bem-e-barato

Isso pode até soar um pouco bizarro, mas a sujeira na lataria acaba influenciando no arraste aerodinâmico. Dessa forma, o motor precisa aumentar a potência e, consequentemente, há gasto com combustível. Imagine da seguinte forma: o vento bate na lataria do carro e cria resistência, havendo a necessidade de potência maior; quanto menos zonas de contato existir, melhor o desempenho. Por isso, lave bem o carro e depois o encere para que a superfície possa deixar o vento passar sem nenhuma interferência.

5. Mantenha velocidade constante

viajar-bem-e-barato

Ficar diminuindo e aumentando a velocidade só piora os seus gastos. Procure conservar sempre uma velocidade constante e, se possível, fique na marcha mais alta. Manter rotações muito baixas pode prejudicar a vida útil do motor. E também não estique as marchas sem precisar. A velocidade ideal para economia é 80 km/h; acima disso, o carro tem um consumo muito maior.

6. Câmbio manual ou automático?

viajar-bem-e-barato

O câmbio automático gasta mais que o manual, já que as trocas de marcha são feitas baseadas no giro do motor, que sempre ficam altas para manter o acessório funcionando e elevando o consumo de combustível.

7. Horário ideal

viajar-bem-e-barato

Os congestionamentos, além de estressarem, também encarecem a sua viagem. Ficar muito tempo parado e com o motor ligado só aumenta o consumo e o seu dinheiro vai voando pela janela a cada minuto. Os horários a serem evitados são no começo da manhã, entre às 6h e 8h, e final da tarde, das 17h às 19h. O pior dia para viajar é sexta-feira.

8. Rotas Alternativas

viajar-bem-e-barat

Esta é uma dica para os aventureiros: se você não se importa em passar por estradas mal conservadas e sem nenhum suporte, os caminhos alternativos são boas opções para quem pretende sair da rota dos pedágios. Porém, nestas estradas, é comum encontrar alguém fazendo a cobrança de um pedágio ilegal. É possível que você saia de um para cair em outro, por isso, procure alguém que já percorreu os caminhos; se você não conhece nada da região, é mais aconselhável pagar um pouco mais caro e ter segurança.

9. Lanches

viajar-bem-e-barato

Ficar muito tempo dentro de um carro é entediante e a fome aparece rapidamente. Para não gastar nos postos de combustíveis com lanchinhos, leve o seu de casa e faça pequenas refeições durante a viagem. Para quem viaja com crianças, este método funciona muito bem, pois com a barriga cheia elas não vão ficar com vontade de comer tudo o que estiver pela frente, mas é preciso moderação para eles não perderem a fome no almoço.

E você, tem mais alguma dica para os nossos viajantes? Já colocou alguma dessas em prática? Compartilhe a sua experiência na nossa caixa de comentários!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment