Na hora de viajar, ninguém quer deixar seu bichinho de estimação para trás, não é mesmo? Veja quais são as regras para transporte de animais e se você pode viajar com cachorros e outros pets no carro alugado!

Chegou a hora de viajar, mas o pet não pode ficar em casa!

Se você vai viajar com a família e planeja levar seu cachorro ou gato, saiba que existem regras para o seu transporte e para a segurança do bichinho e dos outros ocupantes do carro. Protegido, você pode ficar tranquilo e viajar com mais liberdade!

Regras para transportar cachorros e outros animais

cachorro dentro do carro de cinto de segurança

Além da falta de segurança de seu animalzinho, transportar pets irregularmente também pode dar multa!

Se o cachorro distrair o condutor, por exemplo, isso pode aumentar muito as chances de uma colisão. O Código de Trânsito Brasileiro permite o transporte de animais desde que a segurança dos passageiros e do pet esteja assegurada, por isso, o animal não pode ficar solto dentro do carro ou ser transportado no colo de um dos passageiros.

Além da possível distração, pets soltos no carro e sem cinto de segurança podem ser arremessados para fora do carro da mesma forma que pessoas, sofrendo ferimentos graves.

Então, para assegurar a segurança de seu animal, ele precisa usar cinto de segurança como todos os ocupantes! É claro que o cinto de segurança feito para pessoas não vai cumprir o seu papel para os pets, por isso, é necessário utilizar outros acessórios para que seu cachorro ou gato fique perfeitamente protegido em caso de acidente.

Caixa de transporte

A caixa de transporte é uma opção muito popular para levar os cães e gatos! Os cachorros de pequeno e médio porte podem se acostumar muito bem à caixinha, principalmente se ela conter uma almofadinha com a qual ele já esteja familiarizado. E não se esqueça de prender a caixa com o cinto!

Coleiras peitorais ou peiteiras

cachorro com cinto de segurança dentro do carro

As coleiras peitorais são como coleiras comuns, que são utilizadas para o passeio do dia-a-dia. A diferença é que elas vêm com uma ponta que se prende ao cinto de segurança, seja com um fecho que se encaixa perfeitamente no cinto ou com um mosquetão. Essa opção permite que o cachorro se movimente mais, o que pode deixá-lo mais tranquilo.

Caminhas com cinto de segurança

Esta opção junta uma caminha à coleira peitoral que falamos anteriormente. A diferença é que muitas opções de caminhas limitam levemente a movimentação do pet dentro do carro sem fechá-lo completamente. Mas, é claro, nada impede que você faça a sua própria “caminha” forrando o banco do carro com alguma toalha ou cobertor.

Grades divisórias

cachorro dentro do porta malas com grade divisória

Esta é para aqueles que têm cachorros de grande porte, de raças como Border Collie, Boxer e Labrador. Como essas raças são muito grandes, o melhor é que sejam transportados no porta malas com uma grande que impede que eles pulem para o banco traseiro ou que sejam arremessados em caso de colisão.

Como viajar com cachorro: dicas práticas!

Assim como os humanos, os cachorros também ficam irritados com viagens longas com poucas paradas. Por isso, para evitar o estresse, tanto para o cachorro quanto para você mesmo, o recomendado é que se façam paradas a cada duas horas. Deixe que o cachorro saia do carro e dê uma volta para esticar as pernas e fazer suas necessidades.

Manter o cachorro hidratado também é super importante, mas com moderação. A comida também deve ser maneirada, principalmente se o seu cachorro enjoar com facilidade. O ideal é consultar um veterinário sobre a longa viagem para entender se a raça de seu amigo de quatro patas exige algum tratamento especial.

Além disso, principalmente se o seu bichinho ainda é jovem, o ideal é associar a viagem à algo divertido e tranquilo. Antes de fazê-lo ficar dentro do carro por longos períodos, saídas mais curtas podem deixá-lo mais acostumado com toda a experiência!

Posso transportar animais no carro alugado?

transportar cachorro em carro alugado

Se está planejando levar o pet com você na viagem ou em um passeio de carro alugado, saiba que nem todas as locadoras autorizam o transporte de animais no carro. O que normalmente acontece é que cachorros e gatos podem fazer aquela bagunça dentro do veículo, sujando-o e até danificando-o de alguma forma.

Neste caso, se ocorrer qualquer dano ao carro, ele com certeza será cobrado do locatário!

Antes de alugar um carro para passear com seu amigão, não se esqueça de conferir se a locadora permite o transporte! E, é claro, sempre entregue o carro limpinho para evitar cobranças extras de limpeza interna.

E aí, pronto para viajar com o seu cachorro ou gato? Se tiver qualquer dúvida sobre quais locadoras permitem o transporte de animais de estimação, não deixe de entrar em contato com a Rentcars.com!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 Comentários

Deixe um comentário

6 + 7 =