Que tal aproveitar o fim de semana para viajar e descansar a mente? Confira nossas dicas de roteiros curtos e prepare sua roadtrip para desbravar essa região incrível do Brasil.

Ah, o Rio de Janeiro! Que a cidade é maravilhosa, todo mundo sabe, mas você já parou para conhecer um pouco mais sobre seus arredores? Com a correria do dia a dia, esquecemos do prazer de viajar e conhecer novos lugares, não é mesmo? Além da capital, cidades incríveis das redondezas podem ser exploradas facilmente de carro.

Mas você não precisa esperar suas próximas férias para fazer isso. Em um fim de semana dá para escapar da rotina e ter o prazer de viajar. Então, que tal planejar a sua próxima roadtrip? Listamos 7 destinos partindo do Rio de Janeiro, com opções de praias paradisíacas, aventura, história e dezenas de atrações incríveis que você não pode deixar de conhecer!

7 destinos para viagens curtas de fim de semana partindo do Rio de Janeiro

1. São Paulo

Vista aérea de São Paulo, mostrando a marginal pinheiros e prédios.
São Paulo oferece uma grande quantidade de atrações para os turistas.

Assim como os paulistas gostam de curtir o clima relaxado do Rio de Janeiro, os cariocas também adoram a agitação de São Paulo. Na cidade que não para, os turistas podem aproveitar restaurantes, shows, teatros, museus e muito mais. 

Como chegar

São Paulo fica a 432km da capital do Rio, cerca de cinco horas e meia partindo de carro. Saindo do Rio, pegue a via BR-101 e siga 15km em direção a Irajá – Via Brasil Shopping para pegar a via BR-116 e continue na BR até a saída 231. 

Parque Ibirapuera

Esta é uma parada obrigatória para quem está visitando São Paulo. Em meio à uma cidade extremamente urbanizada, o Parque Ibirapuera é lugar de relaxar, curtir a família e passear com seu pet. É um ótimo espaço para confraternizar e até mesmo fazer um piquenique. 

Pinacoteca

Para quem busca um passeio mais cultural, a Pinacoteca é uma excelente escolha. Este é o museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905, e recebe em média 450.000 visitantes por ano. Atualmente, a Pinacoteca de São Paulo está presente em dois endereços: na Praça da Luz (Pina_Luz) e no Largo General Osório (Pina_Estação). No site do museu é possível conferir os dias e horários de funcionamento. 

Museu do Futebol

Quase um santuário para os apaixonados pelo esporte, o Museu do Futebol apresenta, de forma lúdica, toda a história do futebol no Brasil e no mundo. Este é um passeio que encanta pessoas de diferentes gerações! 

O Museu do Futebol funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e a entrada é paga. Mas fique atento: em dias de jogo no Estádio Pacaembu, o museu funciona em horário especial. É possível verificar os horários exatos na agenda do Museu do Futebol.

2. Cabo Frio

Vista aérea de uma praia em Cabo Frio, com o mar bem azul e algumas pessoas na praia.
O mar de Cabo Frio encanta os turistas por seu lindo tom de azul.

Presente na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio fica a 156 km do Rio de Janeiro. A cidade conta com praias deslumbrantes, que encantam principalmente pelo contraste da areia branca com o azul do mar. 

Como chegar

Partindo do Rio de Janeiro, você vai passar pela ponte Rio-Niterói, então será possível seguir por dois caminhos, você pode ir pela BR-101 ou pela RJ-106 – sentido Maricá. Ambos os caminhos levarão em média duas horas e meia para chegar até Cabo Frio. 

Praia do Forte

Sem dúvidas, a Praia do Forte é a mais badalada e movimentada praia de Cabo Frio. Em alta temporada é até difícil encontrar um lugar para abrir seu guarda-sol na extensão de areia da praia! É um lugar lindo e com uma ótima estrutura de alimentação e hospedagem ao redor. 

Praia das Conchas

Para quem gosta de ficar mais tranquilo, a Praia das Conchas é menos movimentada e perfeita para curtir e relaxar no mar com poucas ondas. 

3. Búzios

Vista da Rua das pedras, em Buzios, ao entardecer.
A Rua das Pedras é um dos locais mais charmosos de Búzios.

Também na Região dos Lagos, Búzios fica a 176 km do Rio de Janeiro, quase ao lado de Cabo Frio (a distância é de apenas 25 km). Em um dia, é possível aproveitar as duas cidades tranquilamente! 

A famosa Búzios já é conhecida da maioria dos turistas por suas praias paradisíacas, restaurantes, baladas e bares, que fazem da região uma ótima opção para todos os gostos com mais de 20 praias diversas, entre as mais badaladas e as mais tranquilas.

Além disso, muitos casais buscam Búzios como destino de lua de mel, já que a região possui diversos hotéis de luxo, com acomodações de frente para o mar e com um conforto único, que transborda romantismo.

Como chegar

Armação dos Búzios fica a cerca de duas horas e meia de carro do Rio de Janeiro. Para chegar ao destino, você vai passar pela ponte Rio-Niterói, seguir pela rodovia RJ-104 e acessar a RJ-124. Chegando lá, você pode desfrutar de uma orla extensa, muito ar puro e simplesmente apreciar daquela sensação agradável de litoral. 

Rua das Pedras

Este é um local muito visitado, pois conta com um comércio bem diversificado, além de opções gastronômicas incríveis. A Rua das Pedras não é asfaltada, dando destaque para o chão repleto de pedras assimétricas, o que deixa o local ainda mais charmoso.

Praia de Geribá

Esta é a praia mais movimentada da cidade. As águas de Geribá são super-requisitadas por surfistas, já que costumam ser um mais agitadas. A paisagem natural incrível se complementa com as diversas mansões à beira mar. A Praia de Geribá possui várias opções de restaurantes e pousadas ao redor. 

Mais à frente, você pode conhecer também Ferradura, uma praia para quem quer curtir um sol, tomar refrescantes banhos no mar azul turquesa e brincar com as crianças, já que lá você encontra opções de atividades divertidas como pedalinho e caiaque. 

4. Arraial do Cabo

Mar cristalino de Arraial de Cabo com alguns barcos ao fundo.
As praias de Arraial do Cabo impressionam por suas águas cristalinas.

Se você é apaixonado por praias, com certeza já ouviu falar em Arraial do Cabo. Conhecida como o “Caribe brasileiro”, Arraial do Cabo fica a 165 km do Rio de Janeiro, uma viagem de aproximadamente três horas pela BR-101 e pela Via Lagos. 

As praias da cidade são deslumbrantes, com águas cristalinas, areia branca e o mar azul esmeralda. Sem dúvidas, Arraial do Cabo é o destino perfeito para quem quer relaxar ao som das ondas do mar e aproveitar tranquilamente uma viagem de fim de semana. 

Arraial do Cabo é muito procurada pelos cariocas e fluminenses, por isso, se programe com antecedência e procure ir em baixa temporada. Se deseja ficar longe de congestionamentos, evite os feriados!

Como chegar

Para chegar até Arraial do Cabo, você pode desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim – mais conhecido como RIOGaleão (GIG) – ou também no Aeroporto Santos Dumont. Neste, você encontra diversas opções de locadoras para aluguel de  carro, como a Localiza, Movida, Unidas e Foco, todas disponíveis na plataforma da Rentcars.com. 

Ao retirar o carro em um dos aeroportos, a roadtrip até Arraial do Cabo se inicia na travessia da Ponte RioNiterói, onde você terá acesso à BR-101 e depois à Via Lagos (RJ-124). Nessa segunda parte do trajeto há cobrança de pedágio, então, é legal ficar atento. A estrada, principalmente no trecho da Via Lagos, é muito bem sinalizada e possui uma paisagem linda, ótima para quem adora viajar com os vidros abertos sentindo o ar puro da natureza.

Praia do Forno

Com acesso por barco ou trilha, a Praia do Forno tem uma das mais belas paisagens de Arraial do Cabo. O mar é calmo, sem ondas grandes, e a praia não é tão movimentada. Ótima escolha para ir com crianças!

Mirante do Pontal do Atalaia

Simplesmente o pôr do sol mais bonito de Arraial do Cabo! A vista do Mirante do Pontal do Atalaia é incrível e este é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Para ter acesso de carro, é necessário pagar uma taxa. O acesso a pé é livre, mas o caminho é cansativo. Cabe a você descobrir qual a melhor alternativa para o seu passeio! Mas, ao chegar no Mirante, com certeza você verá que o esforço é recompensado. 

Praia do Farol

Esta praia é um lugar paradisíaco. Totalmente preservada, a Praia do Farol só pode ser acessada por barco e os visitantes têm um tempo limitado para permanecer no local. Fique atento, pois como é um ambiente de preservação natural, não existe estrutura para banheiro e restaurante. Mas a belíssima paisagem vale a pena! 

5. Angra dos Reis

Vista aérea de Angra dos Reis, com algumas ilhas e barcos no mar.
Você pode aproveitar os diversos passeios de barco que passam pelas ilhas de Angra dos Reis.

Uma cidade cercada por 365 ilhas! Esse é um destino para quem gosta de praias calmas, paradisíacas e reservadas. Angra dos Reis fica a 157 km do Rio de Janeiro, cerca de 2h30 de viagem, seguindo pela BR-101. 

Na cidade é possível contratar diversos passeios de barco para conhecer as principais ilhas da região. Atrações não faltam em Angra dos Reis!

A região de Angra dos Reis é cercada por uma natureza deslumbrante, e por ali  você encontra diversas opções de lazer e diversão! Trilhas, mergulhos e desfrutar um pouco mais da natureza e da tranquilidade que Angra tem a oferecer é algo que os turistas mais amam na região.

Como chegar

Partindo da capital Rio de Janeiro, sua roadtrip engloba diversas rodovias, desde a BR-040 saindo do Rio até a BR-101, que vai te levar até Angra. Se quiser aproveitar ainda mais, prepare alguns dias de roteiro por Angra. Você poderá desfrutar da ótima infraestrutura de hotéis, restaurantes e opções de passeio.

O passeio por lá pode ser longo, já que são centenas de praias de águas cristalinas e com paisagens de tirar o fôlego, mas deixamos aqui nossas sugestões do que você não pode deixar de conhecer nessa roadtrip.

Praia de Lopes Mendes

Uma praia de águas cristalinas e ondas bravas: Lopes Mendes é a paixão de muitos mergulhadores e surfistas. Por ser um local bem preservado, o acesso é um pouco difícil, feito por meio de trilhas. Mesmo assim a praia sempre tem movimento de turistas que se aventuram para apreciar a paisagem incrível. 

Ilha Cataguás

Visitar Angras dos Reis sem conhecer suas belas ilhas é quase um pecado! Cataguás é uma das ilhas mais visitadas justamente por ser um cenário paradisíaco para os turistas. O acesso é feito por barco, mas existem vários passeios oferecidos em Angra dos Reis que incluem a Ilha de Cataguás e outras praias deslumbrantes ao redor. 

Ilha Botinas

Já imaginou nadar junto com os peixes? Na Ilha de Botinas isso é possível! A água é cristalina e os peixes costumam chegar bem perto dos banhistas, proporcionando lindas imagens. Com o uso de um snorkel é possível apreciar de perto a vida marinha! 

Este é um local em que os turistas aproveitam para tirar muitas fotos e registrar a viagem às praias incríveis de Angra dos Reis. 

6. Petrópolis

petropolis
Catedral São Pedro de Alcântara, Petrópolis – Rio de Janeiro.

Petrópolis se destaca por ter sido uma das cidades que Dom Pedro II escolhia quando desejava fugir do calor do Rio de Janeiro. Graças a isso, visitar o local é ter acesso a  um misto de história e cultura.

Como chegar

Petrópolis fica na região serrana do estado do Rio de Janeiro, a 60 km do Aeroporto RIOGaleão. Para chegar até lá, basta seguir de carro pela BR-040 (conhecida por Rodovia Washington Luiz) cerca de uma hora e meia.

O caminho até Petrópolis por si só é uma experiência fantástica! Parte do trajeto pode ser feito pela Estrada Real, a maior rota turística do país, que surgiu em meados do século 17 para trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. Curiosidade: a Estrada ganhou esse nome pelas trilhas que foram delegadas à realeza.

Centro Histórico de Petrópolis

Regado de palácios e construções do século XIX, o encanto do Centro Histórico se dá por essa mescla da arquitetura belíssima com paisagens montanhosas deslumbrantes. A região é perfeita para quem busca um ambiente charmoso e sossegado.

Você não pode deixar de conhecer o Museu Imperial, sediado no antigo Palácio de Verão do imperador brasileiro Dom Pedro II. 

Quem visita Petrópolis também não pode deixar de aproveitar a gastronomia dos restaurantes que são super aconchegantes que a região tem a oferecer.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma excelente opção para quem busca um maior contato com a natureza. Lá você pode optar por fazer o Circuito das Bromélias, uma trilha incrível de apenas 30 minutos que te leva a encontrar as belíssimas cachoeiras ao longo da caminhada.

7. Paraty

paraty
Centro Histórico de Paraty, Rio de Janeiro.

A menos de 100 km de Angra dos Reis e aproximadamente 270 km do Rio de Janeiro está localizada uma das cidades mais charmosas do estado. Paraty é um destino completo, com paisagens naturais lindas e uma arquitetura colorida que torna sua visita imprescindível.

Paraty já é muito conhecida pelos turistas que amam cidades históricas e lugares únicos! Além de praias maravilhosas, a cidade conta com muitas trilhas, feiras de artesanatos e restaurantes deliciosos. Confira aqui o roteiro completo pela cidade de Paraty. 

Como chegar?

O aeroporto mais próximo de Paraty é o RIOGaleão, no Rio de Janeiro, que fica a 240 km via BR-101 (ou seja, cerca de 4 horas e meia de carro). A única via para entrada de veículos no Centro Histórico é a Avenida Roberto Silveira, que faz a ligação com a BR-101, onde se concentra o comércio, mercados, bancos e reúne grande parte das pousadas mais charmosas da cidade.

Praia do Sono

Pertinho dali, você ainda pode visitar a Praia do Sono, que ainda é pouco conhecida por grande parte dos turistas. Por ser escondida, a praia é perfeita para descansar longe do tumulto e dos agitos das grandes regiões litorâneas. Para chegar, saia de Paraty pela BR-101 e rode cerca de 16 km, seguindo as placas que levam a Trindade. Você chegará a uma rotatória. Em seguida, vire à esquerda para entrar na Estrada de Trindade e continue até a próxima bifurcação, onde você deve entrar à esquerda. Outra opção é pegar um barco, trajeto que vai proporcionar uma paisagem única e deslumbrante!

Planeje sua viagem de fim de semana

Viajar é bem mais simples do que você imagina! Comece a planejar a sua próxima viagem e aproveite para quebrar a rotina conhecendo os lugares incríveis que existem ao redor do Rio de Janeiro.

Comece reservando um carro com antecedência para que sua road trip seja perfeita! Na Rentcars.com você compara ofertas de mais de 100 locadores em 160 países, assim você escolhe a melhor opção para o seu perfil de viagem. Pesquise abaixo e prepare-se para sua próxima aventura!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment