Você já deve ter ouvido falar de Arraial do Cabo, esse verdadeiro paraíso localizado no litoral do Rio de Janeiro! Conhecido como a Capital do Mergulho do Brasil, Arraial é famoso principalmente pela cor das suas águas, por vezes muito azul, por vezes muito verde, e sempre muito cristalinas. 

Além disso, sua localização estratégica, onde o Oceano Atlântico encontra a Lagoa de Araruama, proporciona um cenário único de paisagens costeiras, penhascos e enseadas encantadoras, tornando Arraial do Cabo um destino perfeito para quem busca relaxamento em meio às belezas naturais.

Foto aérea de Arraial do Cabo no Rio de Janeiro. O mar é bem azul com a vegetação verde em volta.

Eu me chamo Ana Zeni, trabalho na Rentcars, e vou contar um pouco mais da minha experiência pessoal em Arraial do Cabo, saindo da capital do Rio de Janeiro. Vamos lá?

Como chegar em Arraial do Cabo?

Você pode ir de carro da cidade do Rio de Janeiro, como eu fiz, ou ir de ônibus. Eu cheguei pelo Aeroporto Santos Dumont e retirei meu carro alugado ali mesmo. Saindo de lá, é só seguir as placas que indicam a Via Expressa (Linha Vermelha), que é uma das principais vias de acesso ao Rio de Janeiro. A partir daí, você precisa pegar a saída para a Ponte Rio-Niterói.

Após entrar na Ponte Rio-Niterói, siga as placas que o levarão à rodovia BR-101, que é a estrada que conecta o Rio a Arraial do Cabo. Depois seguindo em direção a Niterói, a estrada segue até Arraial. A viagem durou em torno de 3h em um percurso de 165 km. O percurso da volta foi mais rápido, levando 2h30 até chegar ao Rio. Como eu fui em dia de semana, a estrada estava bem tranquila, mas acredito que nos fins de semana e feriados o fluxo deve ser mais intenso.

Compensa alugar um carro em Arraial do Cabo?

A melhor forma de sair da capital do Rio e chegar em Arraial do Cabo, sem dúvidas, é alugando um carro. Então, sim, compensa muito alugar um carro em Arraial. 

De carro, você consegue ter mais liberdade para conhecer as praias da região e pode levar mais pessoas com você, de forma segura e confortável. Além disso, o custo para 4 ou 5 diárias no Rio de Janeiro costuma ser bem acessível, já que esse é o período mais recomendável para aproveitar o melhor de Arraial do Cabo.

duas garotas em um carro ouvindo musicas para viajar

Pelo site da Rentcars, você consegue comparar as melhores opções de locadoras da região, desde as mais renomadas como Unidas e Movida, até as locadoras locais. Se você estiver programando a sua viagem de fim de ano, por exemplo, eu indicaria aproveitar as promoções de Black Friday que foram antecipadas no site e no app. Assim, você economiza bastante e usa esse dinheiro para passeios e restaurantes de Arraial!

Como escolher onde se hospedar: pousada ou hotel?

Eu fiquei em uma pousada próxima a Praia Grande, bem no centrinho de Arraial, onde eu conseguia ir a pé para as praias. A caminhada até a Praia do Forno, ou até a Prainha, levava entre 10 a 15 minutos. A vista da minha janela não era muito bonita, mas a localização compensou!

Além disso, o preço foi super em conta, já que o custo da diária saiu em média de R$ 250 por dia. Em geral, pousadas são mais baratas em Arraial do Cabo do que hotéis. Então, se o seu orçamento está mais baixo, recomendo procurar por pousadas mesmo. 

Os preços de hospedagem podem variar ao longo do ano e dependendo da época que você está indo visitar, da localização e do tipo de acomodação escolhida. Portanto, é bom pesquisar e comparar opções de hospedagem com antecedência para encontrar a que melhor se encaixa para você.

O que fazer em Arraial do Cabo?

Arraial do Cabo abrange praias surpreendentes, como a Praia Grande, a Prainha, a Praia do Pontal de Atalaia e a Praia do Forno.

Nesta última, por exemplo, você pode fazer um passeio de barco para regiões mais afastadas, como a icônica Praia do Farol, que já foi considerada a segunda praia mais bonita do Brasil, as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Gruta Azul e a famosa Praia do Forno. O passeio costuma durar algumas horas e custa em torno de R$ 70.

Agora vamos às dicas de praia por praia!

Praia do Forno

No primeiro dia que passei em Arraial do Cabo, eu tentei fazer o passeio de barco que saía da Praia dos Anjos (10 minutinhos andando da minha pousada), mas recebi a notícia que a Marinha tinha bloqueado os passeios por conta dos fortes ventos, que realmente estavam beeem intensos! Sendo assim, remanejei meu passeio para o dia seguinte.

Mas, nenhuma viagem é perdida em Arraial, e do lado deste ponto de embarque dos passeios, você pode pegar uma trilha, bem fácil e leve, que dura em torno de 15 minutos, para chegar até a Praia do Forno, que realmente é espetacular!

Foto do alto do morro onde é possível observar a Praia do Forno em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. A vista mostra o mar bem verde e a vegetação em volta. O dia está nublado. Ao centro está uma mulher com uma camisa amarela posando para foto.

A cor da água é a coisa mais linda que já vi. Durante a trilha, você tem pontos privilegiados para tirar aquele fotão do alto e apreciar uma paisagem de tirar o fôlego. Fiquei a parte da manhã toda por lá, até o horário do almoço. Estava uma delícia! 

Além disso, a Praia do Forno é um dos melhores lugares para fazer mergulho com snorkel e mergulho subaquático. Isso porque a rica vida marinha e os recifes próximos oferecem uma experiência incrível e muito bonita. Ainda, há muitos barcos que oferecem passeios ao redor da Praia do Forno e das praias vizinhas, que também é legal de conferir.

Praia do Farol

Bom, depois de ter remanejado meu passeio de barco, chegou o grande dia! A Marinha autorizou a navegação no dia seguinte, e lá fui eu conhecer todas as belezas que rodeiam Arraial do Cabo.

A primeira parada é na Praia do Farol, que eu já contei que foi considerada a segunda praia mais bonita do Brasil. Por lá, temos 15 minutinhos para fotos e um banho de mar. Neste momento, tive um choque de realidade: eu tirei minha foto na pedra e fui para a areia observar o mar, curtir o momento, e aí eu olhei pra frente e só tinha gente tirando foto, de todos os ângulos, em todas as poses, mas ninguém aproveitando, de fato, o mar ou à vista. Isso me incomodou um pouco, mas nada que diminuísse minha experiência.

A Praia do Farol tem uma beleza sensacional e isso se deve muito ao controle rígido de tráfego na região, com acesso controlado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e por ser uma Área de Proteção Ambiental (APA). Como temos pouco tempo para ficar por lá, o ideal é tomar um banho de mar e relaxar na areia!

Prainhas do Pontal do Atalaia

Depois de conhecermos a Praia do Farol, descemos na prainha do Pontal de Atalaia, mas ainda não era perto da famosa escadaria, que você já deve ter visto muitas fotos dela por aí. Por lá, podíamos ficar 40 minutos, ou seja, deu mais tempo para curtir o mar e sua cor incrível e que eu jamais imaginei que era tão linda ao vivo. 

Aqui, o ideal é fazer a trilha que leva até o Mirante do Pontal do Atalaia, onde a vista panorâmica da praia e de toda a região é perfeita. A trilha é íngreme em alguns trechos, mas a vista recompensa o esforço. Entretanto, recomendo fazer em outro dia, porque durante o passeio de barco não dá tempo.

Prainha

A Prainha de Arraial do Cabo é um paraíso para quem gosta de atividades aquáticas e ao ar livre. Ela é famosa por suas ondas, sendo um ótimo local para surfistas. Além disso, suas águas cristalinas a tornam perfeita para o mergulho com snorkel e mergulho autônomo, com recifes de corais e a vida marinha que é muito diversa por lá.

Para apreciar as vistas deslumbrantes, tem até uma trilha que vai até o mirante,  mas se preferir uma perspectiva diferente, tem passeio de barco pela costa disponível também. 

Praia Grande

A Praia Grande faz jus ao seu nome, é grande mesmo! A faixa de areia é gigantesca, ideal para quem gosta de curtir a praia com espaço e conforto. Porém, a água beeem gelada, sendo que eu nem consegui entrar. Fiquei só na areia e aguardei o pôr do sol, que é um dos pontos altos dessa região. Infelizmente, não dei sorte e ele não apareceu, mas fica a recomendação para você tentar, é só chegar por volta das 17h, colocar a canga na areia e aguardar.

Além disso, essa praia é super bem servida de opções gastronômicas, com aqueles quiosques à beira-mar até os restaurantes mais sofisticados. Vale a pena jantar por ali! O fluxo de pessoas é bem intenso e conforme vai anoitecendo, vai aumentando ainda mais.

Praia dos Anjos

É na Praia dos Anjos que saem a maioria dos barcos que realizam passeios na região de Arraial do Cabo e, por conta disso, não achei a região tão bonita como as demais praias. O fluxo de barcos, navios e demais veículos aquáticos, deixam o cenário um pouco mais poluído e também bastante barulhento. Por isso, dentre todas as opções de praias que você tem a sua disposição em Arraial, eu não investiria o tempo na Praia dos Anjos.

Um ponto legal de ressaltar é que nessa área, tem muitos comércios de itens que por vezes esquecemos de levar para viagem, como proteção para o celular (para levar em passeios que podem molhá-lo), protetor solar, canga, saída de praia, óculos de sol, etc. Todo o universo de viagens, você encontrará para vender lá e por preços bem acessíveis. Então, se precisar, você já sabe onde encontrar!

O que não se pode deixar de fazer em Arraial do Cabo?

Há diversas atividades em Arraial do Cabo que são imperdíveis e não podem deixar de ser realizadas. Vou destacar algumas delas!

Passeio de barco por Arraial do Cabo

Como já comentei anteriormente, o passeio de barco em Arraial do Cabo é algo imprescindível caso você queira conhecer os pontos mais icônicos da região, sendo que muitos deles só se chega de barco mesmo. Então, esse passeio é super recomendado! Para comprar os tickets do passeio, é válido dar uma volta pelo centrinho de Arraial, onde se concentram as principais agências de turismo e que realizam a venda desses passeios.

Excursão a Búzios

Você sabia que é possível dar uma esticada na viagem de Arraial do Cabo até Búzios? Sim, você só precisa pegar a Rodovia RJ-140 por aproximadamente 15 a 20 km. Bem fácil de chegar! Búzios é uma cidade maior e tem várias praias, pousadas, restaurantes e lojas para explorar. Vale a pena curtir esse passeio!

Trilha pela praia do Forno e mirantes de Arraial do Cabo

A região de Arraial do Cabo, por ser bem natural, tem muitos acessos apenas por trilhas. A trilha que dá acesso a Praia do Forno é uma das mais bonitas porque todo caminho tem mirantes para você fazer fotos incríveis e apreciar a vista, algo que com certeza ficará na sua memória para sempre. Além disso, toda a região de Arraial tem mirantes incríveis que possibilitam aquela vista mais aérea!

Trilha pela Praia do Pontal de Atalaia

Foto da praia de Portal do Atalaia em Arraial do Cabo. A foto foi tirada a partir da vista do alto da escadaria. É possível ver o mar bem azul, quase verde, o céu bem claro e pessoas subindo e descendo a escada. Uma mulher está bem ao centro da foto posando para a mesma.

Se você ficar hospedado no centrinho de Arraial, como eu fiz, você vai precisar ir de carro até um ponto da região do Pontal de Atalaia, deixar o carro estacionado por lá, e pegar um táxi até a escadaria, pois só motoristas autorizados podem fazer esse percurso. 

Chegando neste ponto, peguei um táxi, que deve ser fechado com mais pessoas. Caso você esteja sozinho, não se preocupe: é super rápido de conseguir ir com outras pessoas, porque sempre tem muita gente esperando. A corrida custa 15 reais, pago em dinheiro, e leva menos de 10 minutos até a escadaria. Lembre-se que na volta será o mesmo preço: mais 15 reais pra voltar.

Chegando na escadaria, tem vários pontos incríveis para você fazer uma foto ou um vídeo. Eu confesso que até me emocionei um pouco com a paisagem porque não imaginava que era tão bonita do alto. Foi muito muito muito especial!

Aproveite para tirar fotos na escada também, e já dou uma dica importante: chegue cedo! Porque lá embaixo, na praia mesmo, tem limite de guarda-sol. Sim! Eu que cheguei perto da hora do almoço, já não podia mais alugar guarda-sol, ou seja, tem que procurar as sombras das pedras, porque o Sol é bem forte!

Mas, deu tudo certo, tomei banho de mar, naquela cor perfeita… Água limpa, areia clarinha e fininha, paisagem incrível… Tudo de bom! Fiquei lá até umas quatro da tarde e depois retornei ao centro para jantar em um dos restaurantes do centrinho.

O que fazer em Arraial do Cabo além das praias?

Além das belas praias, Arraial do Cabo oferece uma variedade de atividades e atrações para os turistas! Dá para explorar a rica vida selvagem com a observação de aves em trilhas e mirantes ou descobrir a região em passeios de jipe. 

Além disso, é gostoso andar pelo charmoso centro histórico, onde você pode até conhecer o Museu Oceanográfico e a antiga Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Já para quem ama esportes aquáticos, dá para desfrutar do surfe, stand-up paddle, caiaque e pesca. E por último, mas não menos importante, a culinária local oferece pratos de frutos do mar bem frescos e algumas delícias locais.

Dicas para conhecer Arraial do Cabo

Foto aérea da praia de Portal de Atalaia em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro. O mar é bem azul com a vegetação verde em volta. É possível ver todos os guarda-sóis na areia, com muitas pessoas tomando sol e banho de mar.

Bom, eu dei todas as dicas da minha viagem em Arraial do Cabo para facilitar a sua! Agora, vamos a algumas das perguntas que você pode ter feito ao longo deste artigo!

Qual a melhor época para ir a Arraial do Cabo?

Eu recomendaria ir na primavera, já que o clima está começando a esquentar novamente, com temperaturas entre 20°C e 30°C, então não é tão quente e as praias ficam um pouco mais vazias do que no verão. Mas, claro, que é no verão que Arraial do Cabo bomba! As temperaturas podem passar dos 35ºC e as águas ficam ainda mais cristalinas em contraste com o sol. No entanto, a cidade fica mais lotada e os preços podem ser mais altos.

Quantos dias ficar em Arraial do Cabo?

O ideal é ficar entre 4 a 5 dias em Arraial do Cabo, já que pelo menos 4 praias da região são paradas obrigatórias. Então, curtir um dia em cada uma, sem dúvidas, é a melhor opção!

O que fazer em Arraial do Cabo de graça?

Foto de Arraial do Cabo no Rio de Janeiro. O mar é bem azul com a vegetação verde em volta. Ainda é possível ver uma sequência de cactos em meio a natureza.

O acesso a todas as praias mencionadas neste artigo são livres, ou seja, não paga nada. Então, a recomendação é curtir o mar, tomar banho de sol, apreciar o nascer ou o pôr do sol, caminhar pelo centrinho e realizar as trilhas cinematográficas da região. Tudo isso é de graça!
Bom, agora você já sabe: Arraial do Cabo é um destino imperdível do nosso Brasil!

Ao explorar esse paraíso costeiro, alugar um carro pode ser a chave para uma experiência ainda mais maravilhosa. Com a liberdade de percorrer as estradas cênicas da região, você tem a oportunidade de visitar praias remotas, trilhas espetaculares e mirantes panorâmicos, tudo do seu jeito e no seu tempo! Portanto, faça a sua comparação de preços e alugue o carro da sua viagem em Arraial do Cabo para maximizar a sua aventura e explorar tudo o que este lugar tem a oferecer.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment