Seis anos atrás, no ano de 2004, passou a resolução que exigia que o curso de Direção Defensiva fosse ministrado a todo motorista aprendiz brasileiro.
Muitos condutores veteranos ficaram incomodados com a medida, por precisarem também se submeter a essas aulas para realizarem a renovação de sua carteira. O que mais se ouvia naquele ano era a afirmação de que esta era apenas uma estratégia para se tirar o dinheiro do bolso do cidadão.
Como sou um condutor com CNH válida, também tive de assistir a estas aulas, e posso dizer que dentre todas as matérias teóricas que cursei na auto-escola, esta foi a que mais me agregou conteúdo.
Muitas pessoas que conheci me relatavam o oposto, dizendo que as aulas a que assistiram passavam conceitos que beiravam o ridículo, em exemplos que chegavam a ser hilários, como o relato de um amigo meu, que dizia que em suas aulas era questionado:
“Um cachorro atravessa a rua, você:
A) Acelera para impor sua presença, assustando o cachorro para fora da pista;
B) Atropela o cachorro para não atrapalhar o trânsito;
C) Reduz a velocidade e para o veículo se necessário, até o animal completar a travessia.”
Casos como esse aconteceram porque, assim como nós fomos pegos de surpresa naquele ano por esta medida, as auto escolas também foram, e muitas não estavam preparadas para implantar esta ementa em sua grade.
Logicamente, também é necessário que se ensine os conceitos básicos, pois, o que para nós parece óbvio, pode não ser para muitos aprendizes. Porém, também é necessário um pouco mais de aprofundamento, a fim de se produzir um conteúdo de real qualidade.
Hoje em dia, as auto escolas já possuem um material mais elaborado, mas ainda existem muitas que negligenciam a matéria, portanto é importante ficar alerta com este fator, pois ele reflete a postura da empresa.
Um centro de formação de condutores que não se preocupa com a qualidade de seus serviços pode ser considerado irresponsável, e cabe ao futuro condutor exigir uma excelência em ensino da escola que contratou. Afinal, um motorista despreparado coloca em risco não só a sua própria segurança, como a de outros condutores.
Mas afinal, o que é Direção Defensiva?
O conceito de Direção Defensiva pode ser resumido como uma série de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito.
Os princípios da direção defensiva são separados em 5 fatores, os quais o condutor deve possuir:
1- O Conhecimento necessário sobre as leis de trânsito, o veículo e as condições adversas que podem influenciar a direção.
2- A Atenção que deve ser prestada com a finalidade de se realizar uma direção prudente. Este fator indica que o condutor deve estar alerta a diversos elementos que possam interferir na condução do veículo.
3- A Previsão de situações que devem ser antevistas, com a finalidade de um acidente ser evitado.
4- A Habilidade e a destreza necessárias para realizar ações e manobras de uma condução correta.
5- A Ação que deve ser tomada. A disposição ao tomar uma atitude e fazer qualquer manobra (perigosa ou não), a fim de evitar acidentes, mortes e ferimentos.
Cada um destes fatores é mais abrangente do que aparenta, e por isso nós da Rentcars.com estamos preparando uma série de matérias detalhadas a respeito do tema, com mais informações e algumas dicas de como dirigir com muito mais segurança!
Fique Ligado!