Setor de turismo está otimista com o retorno das viagens domésticas.

Com o início da pandemia no Brasil, o fechamento das fronteiras fez com que as atividades turísticas fossem as primeiras a serem impactadas. Viagens canceladas e turistas inseguros resultaram no maior período de dificuldade econômica para o setor dos últimos 10 anos e, ainda, com grande incerteza de quando seria o seu retorno.

Apesar das dúvidas e da insegurança dos viajantes em relação às viagens internacionais, o mercado vem apresentando uma recuperação nas reservas em relação ao mercado doméstico, como passagens aéreas, aluguel de carros e hospedagens.

Pesquisas confirmam o setor doméstico como preferência dos viajantes e base para a retomada do turismo

Um levantamento realizado pela MaxMilhas observou que as viagens domésticas lideram o ranking de intenção de busca de voos no Brasil, o que demonstra um possível reaquecimento do mercado turístico. Segundo o relatório, 50% das pesquisas são para julho e agosto de 2020, com destaque para São Paulo, Porto Alegre e cidades do Nordeste do país.

As reservas de aluguel de carro pela Rentcars.com para viagens domésticas no Brasil cresceram 41% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo Francisco Millarch, CEO da plataforma comparadora para aluguel de veículos, espera-se que o consumidor opte por trechos mais curtos, visitando locais próximos à sua residência. “Neste período, fomos obrigados a passar muito tempo dentro de casa e longe de nossos familiares. O fim da quarentena marcará o reencontro das pessoas, sendo que a necessidade de afeto e de empatia será o ponto de partida da retomada das viagens — sempre efetuadas de maneira muito segura”.

É notável a ansiedade dos consumidores pelo fim da quarentena e a retomada da segurança para voltar a viajar. No setor de aluguel de carros, os consumidores passam a reservar cada vez com mais antecedência, já planejando suas viagens para o fim do ano e aproveitando os preços mais baixos neste momento. Clientes que antes reservavam com 4 a 7 dias de antecedência estão agora reservando agora com 5 ou 6 meses. De acordo com os dados da Rentcars.com, maior plataforma de aluguel de carros da América Latina, foi notado um crescimento de 73% de reservas feitas em junho para retirada em dezembro de 2020, comparado ao mesmo período do ano passado.

Locadoras de veículos adotam medidas rigorosas de limpeza e segurança para o aluguel de carros

limpeza de carros alugados
Todos os veículos são individualmente higienizados entre as locações e entregues com a Garantia de Limpeza Completa.

O impacto da pandemia na mobilidade das pessoas cria a preocupação em encontrar meios de transporte que tragam mais segurança e conforto no dia a dia. Alugar um carro para uso pessoal se apresenta como uma das opções mais seguras disponíveis, já que minimiza o contato com outras pessoas e reduz a possibilidade de contágio pelo coronavírus. Os veículos alugados pelas locadoras são limpos e desinfetados minuciosamente após cada utilização e, durante esse período, os cuidados estão sendo redobrados com a higienização profunda dos carros e dos pontos de atendimento feita com álcool etílico hidratado 70º INPM e cloro.

De olho nesse mercado, as locadoras estão constantemente anunciando condições extraordinárias para o aluguel de carros, como a redução no valor das diárias, valores menores para o bloqueio caução, promoções inéditas, proteção adicional gratuita, dentre outras condições que beneficiam o cliente.

Aluguel de carros se torna alternativa para o transporte diário

Segundo Paulo Miguel Júnior, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA),  antes da pandemia, muitas pessoas deixavam de ter carro próprio para usar transporte coletivo ou aplicativos de mobilidade. Agora, com o “novo normal”, elas tendem a evitar aglomerações e isso faz com que as locadoras possam ofertar serviços a um novo tipo de público. Ele ainda comenta que, com a situação econômica atual do país e o agravamento das incertezas quanto a emprego e renda,, a compra de um veículo pode não ser mais tão viável e facilitada como antes e, por isso, a locação de carros se torna uma opção mais acessível para esse momento.

Para atender a esta nova demanda, a Rentcars.com lançou recentemente o Aluguel Mensal, que oferece tarifas exclusivas e muito mais econômicas para clientes que precisam do carro pelo período de um mês ou mais. Ao fazer essa escolha, o consumidor pode ter uma economia de até 50% em relação ao preço das diárias de uma locação comum.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment