Atualmente, o Brasil está entre os 10 principais públicos que viajam para países do exterior, sendo de extrema importância para o turismo global. Com a rápida retomada pós pandemia, o mercado brasileiro nunca esteve tão aquecido como agora.
Apesar de ainda não ter recuperado os mesmos índices positivos de 2019, o crescimento de brasileiros viajando para fora vem atraindo mercados que se beneficiam muito do turismo, como a Europa, Estados Unidos e América Latina.
Para a Rentcars, a maior plataforma de aluguel de veículos da América Latina, 2022 tem sido um ano de grandes conquistas provindas dessa expansão. Desde janeiro foram fechadas mais de 40 parcerias com locadoras internacionais, sendo que 70% delas pertencem a região da Europa e América como um todo.
“A expectativa segue muito positiva e nossa intenção é dobrar esse número nos próximos meses”, afirma a diretora de Global Partnerships da Rentcars, Vivian Almeida. “Os bons resultados dessa expansão nos posicionam cada vez mais como uma empresa global, uma vez que melhoramos o produto não somente para o público brasileiro, mas para clientes de diferentes partes do mundo”, conclui.
Entre junho e julho, período turístico do verão europeu, as reservas realizadas por clientes do exterior aumentaram consideravelmente. Europeus alugando veículos para regiões do seu próprio continente tiveram um acréscimo de 58% em relação ao mesmo período de 2019, ano onde não existia pandemia. Viajantes latinos com destino à Europa tiveram o mesmo crescimento, de 58%. Já o público da América do Norte viajando para o continente europeu aumentou exponencialmente em 185%. A tendência é que o fluxo de reservas dentro da Europa tenha uma evolução ainda maior no segundo semestre deste ano.
Outro mercado que vem crescendo é o México, com um avanço de 15% nos últimos cinco meses, se comparado ao mesmo período de 2019. Além de uma receita 60% maior, consagrando um potencial de crescimento ainda mais acentuado até dezembro.
Voltando para o mercado brasileiro, no gráfico abaixo é possível visualizar alguns países que passam a aparecer com maior evidência quando o assunto é turismo vindo do Brasil:
“O foco em expansão vai de encontro aos objetivos da Rentcars de dobrar os resultados em alguns mercados, chegando ou ultrapassando os números alcançados no período pré-pandêmico”, explica Vivian.
Dentre os desafios para completa retomada do setor, certamente um aspecto favorável são as empresas expandindo sua atuação para novos locais e destinos, visando atingir uma fatia maior de público. Nesse sentido, plataformas totalmente digitais como a Rentcars, acessíveis ao mercado global, são fortes aliadas às locadoras de veículos para atingirem cada vez mais clientes distribuídos em diferentes regiões.