Voltada para o mar, privilegiada por natureza e colonizada por açorianos, Navegantes ostenta um dos mais belos balneários de Santa Catarina e é um roteiro imperdível com uma infinidade de pontos turísticos que deixam os visitantes de boca aberta!

Com 11 km de faixa de areia e dunas cobertas de vegetação nativa em toda a sua extensão, Navegantes oferece muitas opções do que fazer, sobretudo, na famosa Praia Navegantes e na bela Praia do Gravatá. Além disso, há também um deck que permite uma vista incrível, assim como uma ciclovia e um calçadão bem iluminados para quem gosta de pedalar ou caminhar.

Agora, o destaque mesmo é o belo Farol da Barra, de onde chegam e saem navios diariamente. Preparado para essa experiência inesquecível? Então garanta logo o carro perfeito para essa viagem e siga esse incrível roteiro com a gente!

Passeios de praia em Navegantes

A chegada à cidade ocorre através do Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder (NVT), de onde você já pode sair de carro alugado.

Com o carro é hora de colocar o pé na estrada e conhecer algumas das praias mais afastadas, explorando bem a região, como o lindo Vale do Itajaí, em um roteiro maravilhoso e inesquecível.

Praia Navegantes

Nossa primeira parada será na bela Praia Navegantes, também chamada de Praia Central ou Praia do Centro, e situada a menos de 5 km do terminal aéreo.

praia navegantes em santa catarina

A área é bem urbanizada e tem vários restaurantes e bares por perto. Além disso, é perfeita para a prática de surfe, pesca, vôlei e futebol de areia. Considerada a mais visitada da cidade, ela é movimentada durante todo o dia e parte da noite, pois seu calçadão é iluminado para que todos caminhem em segurança.

Dica: na Praia Navegantes, aproveite para se deliciar com os petiscos oferecidos em vários bares e restaurantes da orla e apaixone-se pelo sabor tropical da gastronomia local.

Praia do Gravatá

A próxima parada é na Praia do Gravatá, que está localizada a 5 minutinhos de carro da Praia Navegantes. Supermovimentada, ela é indicada para os amantes de pesca e esportes náuticos, sem falar que é um lugar perfeito para um fim de semana de sol em suas areias fofinhas, ou para quem busca um dia agitado em suas ondas gigantes!

Praia do Pontal (ou dos Molhes)

Agora, se você gosta de orlas mais reservadas e com ondas mais baixas, pegue o carro, dirija por 30 minutos e vá até a Praia do Pontal, também conhecida como Praia dos Molhes.

A origem de seu nome remete às estruturas de pedra e concreto destinadas a contenção e direcionamento das águas, construídas em 1930 e 1938, e que fizeram com que o Canal do Rio Itajaí-Açu tivesse a profundidade ideal para as embarcações entrarem.

Farol da Barra

De lá, siga para o Farol da Barra e conheça um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Ao entardecer, o local oferece um pôr do sol deslumbrante e permite que você tenha uma vista panorâmica da Praia do Pontal e de parte da região central de Itajaí, que está localizada ali pertinho.

Centro de Navegantes

O centro da cidade fica a 15 minutos de carro do Farol da Barra e também conta com diversas opções do que fazer, como visitar o Centro Integrado de Cultura de Navegantes, onde acontecem cursos, diversas exposições e espetáculos. O local também abriga o setor administrativo da Fundação Cultural local e conta com galerias e ateliês de artes visuais.

Além disso, nos fundos do centro de cultura está o Painel Grande Angu-Lar, confeccionado pelo artista plástico local Ricardo Batista para retratar os diversos pontos de Navegantes, com enfoque na sua geografia e nas atividades de lazer e economia.

Próximo dali, a cerca de 2 km de distância, a Galeria de Arte Joaquim Rodrigues, criada com o objetivo de ser um espaço de fruição das artes plásticas, homenageia um grande artista, marceneiro e fabricante de navios, famoso por ter esculpido uma perfeita foto na proa de uma embarcação.

Além de todos esses locais incríveis, a Praça Nossa Senhora dos Navegantes é um espaço público de convivência da população e dos visitantes e está localizada no coração da cidade, a 2 km do Centro Integrado de Cultura. Por ali, são realizadas diversas festividades durante o ano inteiro, como o bloco carnavalesco A Turma do Mamão.

Dica: na Praça Nossa Senhora dos Navegantes, estacione o carro e sente-se em um de seus diversos bancos para descansar e observar o ir e vir dos navios, assim como o movimento do Ferry Boat.

Turismo religioso em Navegantes

O turismo religioso também faz parte da realidade da cidade, pois a região celebra a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da cidade.

Realizada no santuário construído em homenagem à santa, a festividade dura dez dias e é realizada da última semana de janeiro até a primeira semana de fevereiro.

O evento começa com uma carreata que carrega a imagem da religiosa para percorrer todas as igrejas locais. Além disso, a festa conta com shows de música sacra, artísticos e culturais, assim como uma feira comercial onde é possível encontrar vários artigos e lembranças desse lindo destino.

No último domingo do evento ocorre ainda a Procissão Marítima, que leva a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes pelo Rio Itajaí-Açú, na companhia de diversas embarcações com milhares de turistas e fiéis. Nesse dia, há também uma regata à vela pelo rio e a presença de artistas locais e regionais, atraindo um grande público até a Praça Nossa Senhora dos Navegantes, que é o local onde está instalada a Matriz.

De Navegantes para o Vale do Itajaí!

A região do Vale do Itajaí possui inúmeras belezas naturais, praias e aventuras e é composta por cidades charmosas, que oferecem uma infinidade de atrações para seus visitantes. Assim sendo, que tal aproveitar a sua passagem por lá e fazer um tour pelas localidades vizinhas? Pé na estrada e vamos nessa!

Blumenau

oktoberfest em blumenau

Comece a expandir sua viagem visitando Blumenau, que fica a 1 hora de carro e oferece pontos turísticos de beleza única graças ao seu charme europeu. Além disso, a região conta com belos parques, muito artesanato e vários museus, sem falar que anualmente é sede da famosa Oktoberfest, que reúne milhares de visitantes, amantes de cervejas artesanais.

Penha

Seguindo seu tour, dirigindo por mais 1 hora partindo de Blumenau, você chegará ao Balneário da Penha, que conta com praias paradisíacas e o famosíssimo parque Beto Carrero World, famoso por fazer visitantes de qualquer idade virarem crianças e reviverem suas alegrias!

Balneário Camboriú

bondinho em balneário camboriú sc

Por fim, com mais 44 minutos ao volante, não deixe de visitar Balneário Camboriú, que possui dezenas de praias encantadoras e que deixam todos os seus visitantes sem palavras em meio à tamanha beleza!

Dica: aproveite bastante o conforto do carro alugado para curtir um roteiro alemão pelo Vale do Itajaí, visitando Blumenau (54 km) e Pomerode (76 km). Você não vai se arrepender!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment