Se você tem vontade de alugar um van para viajar com a família, saiba que são exigidos alguns requisitos a mais, como a carteira de habilitação na categoria D. Neste post falamos sobre o que você precisa fazer para ter uma habilitação D!

Se você pretende viajar com a família inteira, vale a pena alugar uma van para percorrer a cidade com todos a bordo. É possível pagar a diária do aluguel de uma van economizando no passeio e sem se preocupar em deixar ninguém para trás. Para isso, é preciso que os motoristas possuam Carteira Nacional de Habilitação D.

Porém, muita gente esquece desse detalhe e, quando chega a hora de retirar o carro, acaba ficando numa saia justa. Para que você não tenha nenhum inconveniente, vamos lhe explicar passo a passo todos os documentos necessários para adicionar a categoria e quais os requisitos para alugar os veículos com capacidade para mais de oito passageiros.

Qual carteira preciso para dirigir uma van?

Para dirigir uma van, você precisa estar habilitado na categoria D, que é específica para transporte de passageiros em veículos com lotação maior do que 8 pessoas, excluindo o motorista. É o caso de vans, microônibus e ônibus.

Agora, para ser habilitado na categoria D é obrigatório que você já tenha carteira de habilitação (CNH) há alguns anos. Quem já é habilitado na categoria C, por exemplo, precisa já ter essa habilitação há pelo menos um ano para aplicar para a D. Quem tem apenas a carteira B precisa estar habilitado há no mínimo dois anos para poder tirar a D.

Além disso, quem acabou de completar 18 anos e já pensa em dirigir vans vai ter que esperar alguns anos, pois somente os maiores de 21 podem adicionar esta categoria. Se você está dentro da idade permitida, após a matrícula será exigido um curso prático de 15 horas.

Carteira de Habilitação
Você precisa já ter experiência no volante para alterar a categoria

Após o curso, o motorista precisa realizar os exames de aptidão física e mental. No exame físico será avaliado se todos os seus membros funcionam perfeitamente e se você tem alguma anomalia que lhe impeça de realizar movimentos de braços e pernas.

O seus sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso também serão analisados. Tudo isso para ter certeza de que você não tem nenhum problema que possa comprometer a sua habilidade para dirigir.

Serão feitos outros exames para detectar problemas na visão, audição e exame neurológico. Nesta avaliação, sua capacidade de compreensão e expressão será analisada, assim como sensibilidade sensorial.

Para quem está adicionando a categoria D com fins de remuneração, também é exigido um exame psicológico. Serão investigados seus históricos de vida familiar, escolar, profissional e de saúde. Os traços de personalidade que indiquem sinais de depressão, instabilidade emocional e agressão, entre outros perfis, serão grandes indicativos para a obtenção ou não da carteira.

A prova prática

Carteira de Habilitação
Os veículos da habilitação D têm características próprias, como a altura

Finalizados os exames físicos, vem a prova prática de direção. O teste de direção vai avaliar sua capacidade para manobrar e o cumprimento das regras de trânsito, bem como a disposição para não exceder o limite de uma via, parar em local seguro, cumprir a sinalização das placas, sinalizar conversões, entre outros. Levando em conta que o condutor já precisa ter carteira de habilitação, há de se considerar o fato dele não poder ter nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos doze meses.

Depois de passar por todos estes testes e ser aprovado, você terá em mãos uma CNH com validade para cinco anos. Porém, ainda não é hora de alugar um carro do tipo van: na maioria das locadoras, só é permitida a locação para quem tem a carteira emitida há pelo menos dois anos.

Se você tem alguma dúvida ou quer mais informações sobre o aluguel de vans, use a nossa caixa de comentários para nos enviar uma mensagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

20 Comments

    • Oi Miller, tudo bem? A reserva de uma hora ou de uma diária custam o mesmo valor. Aproveite e fique o dia todo com o carro 🙂

  1. Idson Carlos da silva

    Ola tudo bem…
    Sou de Campinas-SP, gostaria de alugar uma van sem motorista para fazer uma viagem para o estado de Pernambuco. Somos em 13 pessoas, e tenho todos os requisitos como motorista, CNH. D ,com atividade exercida… Gostaria de fazer uma cotação de valores, para fazer toda a programação antecipada…
    Poderia mim ajudar com telefones de locais que ofereçam esse tipo de locação? Pretendo rodar uns 7500 km no máximo… Em 30 dias

    • Olá, Idson, tudo bem?
      No Brasil, nossas locadoras parceiras oferecem o aluguel de categoria Minivan, que são de no máximo 7 passageiros. Infelizmente não temos o contato de parceiros que ofereçam Vans de 13 lugares.

  2. Sandra Regina Pereira dos Santos

    O motorista da família tem todos os requisitos necessários para dirigir uma van
    Atualmente ele dirige ônibus coletivo em Guarulhos.
    Gostaríamos de alugar uma van para viagem em família. Somos 13 pessoas.
    Vcs fazem esse tipo de locação e qual seria o valor.
    Saída 30/12 as 5:00 De Guarulhos Jardim Teresópolis Para Taquaritinga
    E retorno dia 02/01 as 5:00
    Desde já agradeço Sandra.
    A documentação dele está toda ok pois renovou a habilitação este ano passando por todo processo necessário.
    Aguardo retorno.

    • Oi, Sandra Regina, tudo bem?

      Agradecemos o contato.
      Algumas de nossas locadoras parceiras possuem van para locação. Você pode verificar a disponibilidade e fazer a sua reserva em nosso site
      Basta preencher o destino, datas e horários e conferir as melhores opções.
      Caso prefira, também pode entrar em contato com a nossa central através dos telefones: 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades). 

      Abraços! ?

  3. e onde consigo alugar uma van que ja n venha com motorista??? pq ta difícil de achar toda empresa que aluga vans só alugam com motorista… vcs podem me ajudar??

    • Oi, Thais, tudo bem?

      Algumas locadoras parceiras da Rentcars.com disponibilizam vans em alguns destinos.
      Você pode fazer o seu orçamento em nosso site, ou entrar em contato com a nossa central, pelos telefones: 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades). 

      Abraços, equipe Rentcars.com

    • Olá Renato, bom dia!

      Condutor de veículos, utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 passageiros, excluindo o motorista. Todos os veículos abrangidos nas categorias “B” e “C”. Ex: Microônibus, Ônibus. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento válido para o condutor exercer atividade remunerada para o transporte coletivo de passageiros, sendo que o simples porte do certificado do curso não o habilita a exercer a profissão (mais informações aqui). Nesse caso, entendemos que não seja necessário realizar o curso.

      De qualquer forma, o melhor mesmo é buscar informações junto ao Detran de sua região.

      Nesse link você tem informações sobre os requisitos básicos para locação do carro desejado.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Equipe, Rentcars.com

    • Olá Ronilson, boa tarde!

      Você pode transitar com o carro alugado em qualquer lugar do país sem se preocupar. O que não é permitido é atravessar fronteiras entre países.

      Qualquer dúvida sobre a locação, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos, a nossa equipe irá auxiliar sempre que precisar.

      Rentcars.com
      4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades)

    • Olá Sr. Ricardo, boa tarde!

      Sim, permite. De acordo com o site do DETRAN:

      *Habilitação de categoria “B”: Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG.
      Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.

      *Habilitação de categoria “C”: Condutor de veículos, utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas.
      O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação.
      Combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, não exceda a 6.000 kg.
      Todos os veículos abrangidos pela categoria “B”.
      Ex: Caminhão.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Equipe, Rentcars.com
      4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades)

  4. tenho a carteira de habilitação AB e gostaria de passar para a d como faço para saber se tenho alguma infração, a auto escola informa

    • Olá Sr. Gilmar, boa tarde!

      Nesse caso, o ideal é consultar a situação (multas e infrações) diretamente no site do Detran da sua cidade. A consulta pode ser feita via site mesmo.

      Atenciosamente,

      Rentcars.com

  5. eu nao tenho muita pratica e gostaria de saber se vale a pena alterar a carta pra categoria E OU SERIA MELHOR PEGAR MAIS PRATICA NO CARRO PEQUENO

    • Olá Nivaldo!

      Não vemos problema em fazer a alteração de carteira neste momento, mesmo sem ter muita experiência. Isso porque precisará praticar na Auto Escola e fazer os testes e caso sinta-se seguro, não terá problema em concluir a alteração para categoria desejada. Se você entende que seja o momento ou se sabe que vai precisar alugar uma Van em breve, nossa sugestão é ir atrás da alteração o quanto antes.

Write A Comment