Uma das coisas que mais despertam nossa atenção quando viajamos é a arquitetura de cada destino, por isso conheça agora algumas obras que são verdadeiros pontos turísticos mundiais!

No dia 15 de dezembro celebra-se o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, uma data que homenageia os profissionais responsáveis por pensar e projetar o plano e design das construções. Além disso, é a data de nascimento de um dos maiores arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer!

Com criatividade, experiência e conhecimento, o arquiteto consegue construir verdadeiras obras de arte, sendo muitas delas consideradas pontos turísticos. Por isso, a seguir listamos 10 obras para você colocar na rota da sua próxima roadtrip!

10 obras de arquitetura para conhecer

1 – Museu Oscar Niemeyer – Curitiba, Brasil 

2 – Catedral de Brasília por Oscar Niemeyer- Brasília, Brasil

3 – Museu de Arte de São Paulo, por Lina Bo Bardi – São Paulo, Brasil

4 – Museu do Amanhã por Santiago Calatrava – Rio de Janeiro, Brasil

5 – Museu de Arte Contemporânea por Oscar Niemeyer – Niterói, Brasil

6 – Museu Guggenheim por Frank Lloyd Wright – Nova York, Estados Unidos

7 – Casa Dançante por Vlado Milunić – Praga, República Tcheca

8 – Ópera de Sydney por Jørn Utzon – Sydney, Austrália

9 – Templo de Lótus por Fariborz Sahba – Nova Deli, Índia

10 – Sagrada Família por Antoni Gaudí – Barcelona, Espanha

Museu Oscar Niemeyer

ecoturismo-em-curitiba
MON – Por Pixabay – museum-curitiba-eye-contemporary-1261740/

Localizado em Curitiba, sendo um dos cartões postais da cidade, o comumente chamado de “museu do olho” foi inaugurado em 1978. O olho é na verdade um anexo que foi desenhado e inaugurado em 2002, quando todo o complexo foi transformado em museu de arte e design. Diversas exposições de arte acontecem por lá até hoje.

Endereço: R. Mal. Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba, PR

Catedral de Brasília

Mais uma obra surpreendente projetada por Oscar Niemeyer: a Catedral de Brasília, inaugurada em 1970. Na entrada, quatro imponentes esculturas em bronze simbolizam os evangelistas São João, São Mateus, São Marcos e São Lucas. Semelhante a uma nave, repleto de vitrais, o design é de deixar qualquer um de queixo caído.

Endereço: Esplanada dos Ministérios lote 12 – Brasília, DF

MASP: Museu de Arte de São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand, tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou Lina Bo Bardi para desenvolver o projeto arquitetônico. O MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Endereço: Avenida Paulista, 1578 – São Paulo, SP

Museu do Amanhã

interior and exterior of museum of tomorrow rio de janeiro

Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a ideia de design do Museu do Amanhã era parecer “flutuar sobre o mar”.  Segundo site oficial, “o museu de ciências é um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana.”

Endereço: Praça Mauá, 1, Centro – Rio de Janeiro, RJ

Museu de Arte Contemporânea

Localizado em Niterói, Rio de Janeiro, o Museu de Arte Contemporânea também é chamado de “disco-voador de Niterói”. A obra de Oscar Niemeyer foi inaugurada em 1996 com seu design futurístico e que faz com que o visitante aprecie a vista panorâmica da orla de Niterói de diversos ângulos.

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ

Museu Guggenheim

Museu Guggenheim, New York, Nova York

Construído em Manhattan, o Museu Solomon R. Guggenheim foi o último grande projeto desenhado e construído por Frank Lloyd Wright, entre 1943 até ser aberto ao público em 1959. Sua construção levou 15 anos, 700 esboços e 6 conjuntos de desenhos. O edifício cilíndrico foi concebido como um “templo do espírito”.

Endereço: 1071 5th Ave, New York, NY 10128, EUA

Casa Dançante

Casa Dançante, Praga, República Tcheca

A Casa Dançante, desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić em parceria com  o arquiteto canadense Frank Gehry, é um prédio de escritórios no centro de Praga, na República Tcheca. Foi construído na mesma área de um prédio que foi destruído durante o Bombardeio de Praga, em 1945. As obras iniciaram em 1994 e seguiram até 1996. Hoje, é um dos cartões postais da cidade.

Endereço: 80 Rašínovo nábřeží, 120 00 – Praga, CZ

Ópera de Sydney

roteiro-australia-camberra-campbeltown-e-sydney

Uma das obras mais famosas do mundo, a Ópera de Sydney foi projetada por  Jørn Utzon em março de 1959, após a demolição do Fort Macquarie Tram Depot. Apesar de o arquiteto ter abandonado o projeto em 1966, o edifício foi inaugurado em 20 de outubro de 1973 e atrai anualmente cerca de  8,2 milhões de visitantes.

Endereço: Bennelong Point – Sydney, Austrália

Templo de Lótus

Templo de Lótus, Nova Delhí, Índia

Obra do arquiteto Fariborz Sahba, o Templo de Lótus é uma casa de adoração, sendo que existem apenas oito dessas casas no mundo. Situada em Nova Deli, na Índia, a obra é popularmente conhecida pelo seu formato de flor. A construção do edifício iniciou em abril de 1980 e foi concluída em dezembro de 1986.

Endereço: Bahapur, Shambhu Dayal Bagh, Kalkaji – Nova Deli, Índia

Sagrada Família 

Basílica Sagrada Família, Barcelona, Espanha

Talvez uma das obras mais famosas do mundo, a Basílica da Sagrada Família é conhecida pelo design imponente e, também, por nunca chegar ao fim. Sim, a obra está em constante construção desde 1874, quando uma organização local começou a fazer campanha para a construção de uma igreja em honra da Sagrada Família. Projetada por Antoni Gaudí, considerado um dos melhores arquitetos da Catalunha, a visita é obrigatória em uma passagem por Barcelona.

Endereço: C. de Mallorca, 401, 08013 Barcelona, Espanha

Incrível, né? Agora só falta organizar a próxima viagem e colocar o pé na estrada! Compare preços de mais de 170 locadoras pelo mundo e reserve um carro com o melhor preço e condições.

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.



Attention! All efforts were made to validade the information published in this blog at the moment they were written, however, Rentcars.com does not take responsibility for inaccuracies or future adjustments that can happen as a result of different offers and conditions. The posts here published, as well as the eventual comments from its readers, are merely informative and it is the client's duty to confirm with Rentcars.com and/or suppliers any content that may affect their vacation plans.

Want the best deals and offers?

Subscribe to our newsletter and be part of our VIP list.
Up to 30% off, upgrades and more!



¡Atención! Se ha hecho todo lo posible para validar la información de los textos publicados en este blog en el momento de la redacción, pero Rentcars.com no se responsabiliza de las inexactitudes o cambios futuros que puedan producirse debido al dinamismo de las ofertas y condiciones del mercado turístico. Los artículos aquí publicados, así como los comentarios de sus lectores, son meramente informativos y corresponde al cliente validar de antemano con Rentcars.com y/o empresas de alquiler cualquier información que pueda afectar a sus planes de viaje.

¿Quieres las mejores ofertas?

Suscríbete a nuestra newsletter y forma parte de nuestra lista VIP.
Hasta un 30% de descuentos, upgrades y más!

Write A Comment