Uma das coisas que mais despertam nossa atenção quando viajamos é a arquitetura de cada destino, por isso conheça agora algumas obras que são verdadeiros pontos turísticos mundiais!
No dia 15 de dezembro celebra-se o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, uma data que homenageia os profissionais responsáveis por pensar e projetar o plano e design das construções. Além disso, é a data de nascimento de um dos maiores arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer!
Com criatividade, experiência e conhecimento, o arquiteto consegue construir verdadeiras obras de arte, sendo muitas delas consideradas pontos turísticos. Por isso, a seguir listamos 10 obras para você colocar na rota da sua próxima roadtrip!
10 obras de arquitetura para conhecer
1 – Museu Oscar Niemeyer – Curitiba, Brasil
2 – Catedral de Brasília por Oscar Niemeyer- Brasília, Brasil
3 – Museu de Arte de São Paulo, por Lina Bo Bardi – São Paulo, Brasil
4 – Museu do Amanhã por Santiago Calatrava – Rio de Janeiro, Brasil
5 – Museu de Arte Contemporânea por Oscar Niemeyer – Niterói, Brasil
6 – Museu Guggenheim por Frank Lloyd Wright – Nova York, Estados Unidos
7 – Casa Dançante por Vlado Milunić – Praga, República Tcheca
8 – Ópera de Sydney por Jørn Utzon – Sydney, Austrália
9 – Templo de Lótus por Fariborz Sahba – Nova Deli, Índia
10 – Sagrada Família por Antoni Gaudí – Barcelona, Espanha
Museu Oscar Niemeyer
Localizado em Curitiba, sendo um dos cartões postais da cidade, o comumente chamado de “museu do olho” foi inaugurado em 1978. O olho é na verdade um anexo que foi desenhado e inaugurado em 2002, quando todo o complexo foi transformado em museu de arte e design. Diversas exposições de arte acontecem por lá até hoje.
Endereço: R. Mal. Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba, PR
Catedral de Brasília
Mais uma obra surpreendente projetada por Oscar Niemeyer: a Catedral de Brasília, inaugurada em 1970. Na entrada, quatro imponentes esculturas em bronze simbolizam os evangelistas São João, São Mateus, São Marcos e São Lucas. Semelhante a uma nave, repleto de vitrais, o design é de deixar qualquer um de queixo caído.
Endereço: Esplanada dos Ministérios lote 12 – Brasília, DF
MASP: Museu de Arte de São Paulo
O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand, tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou Lina Bo Bardi para desenvolver o projeto arquitetônico. O MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – São Paulo, SP
Museu do Amanhã
Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a ideia de design do Museu do Amanhã era parecer “flutuar sobre o mar”. Segundo site oficial, “o museu de ciências é um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana.”
Endereço: Praça Mauá, 1, Centro – Rio de Janeiro, RJ
Museu de Arte Contemporânea
Localizado em Niterói, Rio de Janeiro, o Museu de Arte Contemporânea também é chamado de “disco-voador de Niterói”. A obra de Oscar Niemeyer foi inaugurada em 1996 com seu design futurístico e que faz com que o visitante aprecie a vista panorâmica da orla de Niterói de diversos ângulos.
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ
Museu Guggenheim
Construído em Manhattan, o Museu Solomon R. Guggenheim foi o último grande projeto desenhado e construído por Frank Lloyd Wright, entre 1943 até ser aberto ao público em 1959. Sua construção levou 15 anos, 700 esboços e 6 conjuntos de desenhos. O edifício cilíndrico foi concebido como um “templo do espírito”.
Endereço: 1071 5th Ave, New York, NY 10128, EUA
Casa Dançante
A Casa Dançante, desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić em parceria com o arquiteto canadense Frank Gehry, é um prédio de escritórios no centro de Praga, na República Tcheca. Foi construído na mesma área de um prédio que foi destruído durante o Bombardeio de Praga, em 1945. As obras iniciaram em 1994 e seguiram até 1996. Hoje, é um dos cartões postais da cidade.
Endereço: 80 Rašínovo nábřeží, 120 00 – Praga, CZ
Ópera de Sydney
Uma das obras mais famosas do mundo, a Ópera de Sydney foi projetada por Jørn Utzon em março de 1959, após a demolição do Fort Macquarie Tram Depot. Apesar de o arquiteto ter abandonado o projeto em 1966, o edifício foi inaugurado em 20 de outubro de 1973 e atrai anualmente cerca de 8,2 milhões de visitantes.
Endereço: Bennelong Point – Sydney, Austrália
Templo de Lótus
Obra do arquiteto Fariborz Sahba, o Templo de Lótus é uma casa de adoração, sendo que existem apenas oito dessas casas no mundo. Situada em Nova Deli, na Índia, a obra é popularmente conhecida pelo seu formato de flor. A construção do edifício iniciou em abril de 1980 e foi concluída em dezembro de 1986.
Endereço: Bahapur, Shambhu Dayal Bagh, Kalkaji – Nova Deli, Índia
Sagrada Família
Talvez uma das obras mais famosas do mundo, a Basílica da Sagrada Família é conhecida pelo design imponente e, também, por nunca chegar ao fim. Sim, a obra está em constante construção desde 1874, quando uma organização local começou a fazer campanha para a construção de uma igreja em honra da Sagrada Família. Projetada por Antoni Gaudí, considerado um dos melhores arquitetos da Catalunha, a visita é obrigatória em uma passagem por Barcelona.
Endereço: C. de Mallorca, 401, 08013 Barcelona, Espanha
Incrível, né? Agora só falta organizar a próxima viagem e colocar o pé na estrada! Compare preços de mais de 170 locadoras pelo mundo e reserve um carro com o melhor preço e condições.