Que tal alugar um carro e conhecer um destino diferente? Essa é a proposta de hoje, se divertir muito conhecendo Belém do Pará! Confira nossas dicas rumo ao norte do Brasil!

conhecendo-belem-do-para
Vista aérea de Belém do Pará – Por Fotolia

A capital do estado do Pará é, assim como seu povo, homogênea e hospitaleira. Clima inspirador, diversão, opções de passeio, fé, história, natureza e cultura podem ser encontrados aos montes nessa cidade ímpar.

Ao começar pelo seu adorável e muito peculiar clima. Belém é conhecida nacional e internacionalmente por suas chuvas diárias que ocorrem sempre entre 15 e 16 horas. Há uma brincadeira local que diz que os moradores de Belém, costumam marcar seus compromissos para antes ou depois da chuva, prepare-se então para pancadas de água breves ao redor deste horário quando estiver por aqui.

A vida diária de Belém é também muito agitada e divertida, seus moradores acolhem todos àqueles que a visitam com bastante diversão, música e danças locais. No mês de Junho é possível, por exemplo, encontrar o Arraial da Pavulagem, uma festa típica da cidade que além de comemorar o mês de São João, une toda a cultural local de danças típicas, artesanato local, blocos carnavalescos formados por universitários e muita festa nas enormes praças da cidade paraense.

Para passear em Belém não faltam opções para todos os gostos. Passeios diurnos e noturnos são vastos na cidade. Você não pode deixar de visitar a Estação das Docas para remeter no tempo de ouro da cidade onde a exportação de borracha ditava o funcionamento de grande parte do país. Belém possui enormes e extensas docas que até hoje ainda recebem muitos produtos e pessoas que vem de todo o país através da Baia do Guarajá.

A Estação das Docas foi revitalizada recentemente recebendo todos os turistas e locais numa aconchegante espaço com diversos restaurantes e lojas todos climatizados e também ao ar livre com uma linda visão das águas doces que banham a cidade. Assistir a um pôr do sol sentado nas docas é umas daquelas imagens que ficam em sua cabeça por um longo tempo.

Não esqueça também de visitar as inúmeras igrejas existentes na cidade, que ostentam toda a beleza e arquitetura desta cidade que possui maravilhosas edificações laicas datadas desde 1640 com exuberância ainda mantida. A catedral da Sé, Igreja de Santo Alexandre e Igreja de São João Batista são algumas que merecem uma visita, todas elas localizadas na região conhecida como Cidade Velha de Belém.

Indispensável também a visita aos belíssimos fortes revitalizados e abertos a visitação na cidade. Estes fortes foram em grande parte construídos pelos portugueses para afugentar franceses e holandeses que constantemente ameaçavam invadir o Brasil através da Baia de Marajó. Os militares de então ergueram vistosas edificações demonstrando todo o poderio militar do país que  ostentava armas de ponta para a época, uma das poucas chances de ver canhões e armas inglesas do século 18 ainda em ótimo estado.

Belém também é conhecida pelo seu mercado público informal, o Ver-o-Peso. Um mercado recheado de história, pois fica no mesmo local onde os portugueses instalaram um ponto de pagamento de tributos das capitanias hereditárias do Brasil colônia, tal posto tinha a principal função de verificar o peso dos produtos que entravam ou saiam dos domínios portugueses. Com o tempo o posto foi demolido e o mercado foi erguido, pois o local já era famoso pelo comércio informal, e seu nome provém da existência de várias balanças utilizadas para Haver o Peso dos produtos comercializados, ficando assim seu nome atual.

No ciclo da borracha a capital do estado do Pará era muito rica e como ostentação de poder e dinheiro requisitou uma réplica de um famoso mercado público de Belém, este o qual foi trazido de navio até a cidade e instalado no mercado do Ver-o-Peso aumentando ainda mais a importância da região. Até hoje muito comércio é realizado neste ponto tão carregado de história.

Por fim existem os passeios que podem te levar aos arredores de Belém. Pelos rios que abastecem a cidade é possível conhecer a natureza que cerca o local e inúmeros contos do folclore paraense, exaltados com muita emoção e humor pelos guias acompanhantes. Ao contrário do que muitos pensam, Belém não tem praias, mas fica muito perto de alguma delas, destas a Praia de Salinas se destaca bastante tanto pela sua beleza como facilidade de acesso e acomodações em hotéis. Uma característica única da cidade é que no período de férias escolares o prefeito da cidade de Belém decreta ponto facultativo na cidade, para que todos possam se divertir nas praias locais, este período é conhecido como a Época de Praias pelos cidadãos locais.

Gostou? Então não perca tempo, alugue um carro e planeje suas próximas férias!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.



Attention! All efforts were made to validade the information published in this blog at the moment they were written, however, Rentcars.com does not take responsibility for inaccuracies or future adjustments that can happen as a result of different offers and conditions. The posts here published, as well as the eventual comments from its readers, are merely informative and it is the client's duty to confirm with Rentcars.com and/or suppliers any content that may affect their vacation plans.

Want the best deals and offers?

Subscribe to our newsletter and be part of our VIP list.
Up to 30% off, upgrades and more!



¡Atención! Se ha hecho todo lo posible para validar la información de los textos publicados en este blog en el momento de la redacción, pero Rentcars.com no se responsabiliza de las inexactitudes o cambios futuros que puedan producirse debido al dinamismo de las ofertas y condiciones del mercado turístico. Los artículos aquí publicados, así como los comentarios de sus lectores, son meramente informativos y corresponde al cliente validar de antemano con Rentcars.com y/o empresas de alquiler cualquier información que pueda afectar a sus planes de viaje.

¿Quieres las mejores ofertas?

Suscríbete a nuestra newsletter y forma parte de nuestra lista VIP.
Hasta un 30% de descuentos, upgrades y más!

Write A Comment