Que tal alugar um carro e conhecer um destino diferente? Essa é a proposta de hoje, se divertir muito conhecendo Belém do Pará! Confira nossas dicas rumo ao norte do Brasil!
A capital do estado do Pará é, assim como seu povo, homogênea e hospitaleira. Clima inspirador, diversão, opções de passeio, fé, história, natureza e cultura podem ser encontrados aos montes nessa cidade ímpar.
Ao começar pelo seu adorável e muito peculiar clima. Belém é conhecida nacional e internacionalmente por suas chuvas diárias que ocorrem sempre entre 15 e 16 horas. Há uma brincadeira local que diz que os moradores de Belém, costumam marcar seus compromissos para antes ou depois da chuva, prepare-se então para pancadas de água breves ao redor deste horário quando estiver por aqui.
A vida diária de Belém é também muito agitada e divertida, seus moradores acolhem todos àqueles que a visitam com bastante diversão, música e danças locais. No mês de Junho é possível, por exemplo, encontrar o Arraial da Pavulagem, uma festa típica da cidade que além de comemorar o mês de São João, une toda a cultural local de danças típicas, artesanato local, blocos carnavalescos formados por universitários e muita festa nas enormes praças da cidade paraense.
Para passear em Belém não faltam opções para todos os gostos. Passeios diurnos e noturnos são vastos na cidade. Você não pode deixar de visitar a Estação das Docas para remeter no tempo de ouro da cidade onde a exportação de borracha ditava o funcionamento de grande parte do país. Belém possui enormes e extensas docas que até hoje ainda recebem muitos produtos e pessoas que vem de todo o país através da Baia do Guarajá.
A Estação das Docas foi revitalizada recentemente recebendo todos os turistas e locais numa aconchegante espaço com diversos restaurantes e lojas todos climatizados e também ao ar livre com uma linda visão das águas doces que banham a cidade. Assistir a um pôr do sol sentado nas docas é umas daquelas imagens que ficam em sua cabeça por um longo tempo.
Não esqueça também de visitar as inúmeras igrejas existentes na cidade, que ostentam toda a beleza e arquitetura desta cidade que possui maravilhosas edificações laicas datadas desde 1640 com exuberância ainda mantida. A catedral da Sé, Igreja de Santo Alexandre e Igreja de São João Batista são algumas que merecem uma visita, todas elas localizadas na região conhecida como Cidade Velha de Belém.
Indispensável também a visita aos belíssimos fortes revitalizados e abertos a visitação na cidade. Estes fortes foram em grande parte construídos pelos portugueses para afugentar franceses e holandeses que constantemente ameaçavam invadir o Brasil através da Baia de Marajó. Os militares de então ergueram vistosas edificações demonstrando todo o poderio militar do país que ostentava armas de ponta para a época, uma das poucas chances de ver canhões e armas inglesas do século 18 ainda em ótimo estado.
Belém também é conhecida pelo seu mercado público informal, o Ver-o-Peso. Um mercado recheado de história, pois fica no mesmo local onde os portugueses instalaram um ponto de pagamento de tributos das capitanias hereditárias do Brasil colônia, tal posto tinha a principal função de verificar o peso dos produtos que entravam ou saiam dos domínios portugueses. Com o tempo o posto foi demolido e o mercado foi erguido, pois o local já era famoso pelo comércio informal, e seu nome provém da existência de várias balanças utilizadas para Haver o Peso dos produtos comercializados, ficando assim seu nome atual.
No ciclo da borracha a capital do estado do Pará era muito rica e como ostentação de poder e dinheiro requisitou uma réplica de um famoso mercado público de Belém, este o qual foi trazido de navio até a cidade e instalado no mercado do Ver-o-Peso aumentando ainda mais a importância da região. Até hoje muito comércio é realizado neste ponto tão carregado de história.
Por fim existem os passeios que podem te levar aos arredores de Belém. Pelos rios que abastecem a cidade é possível conhecer a natureza que cerca o local e inúmeros contos do folclore paraense, exaltados com muita emoção e humor pelos guias acompanhantes. Ao contrário do que muitos pensam, Belém não tem praias, mas fica muito perto de alguma delas, destas a Praia de Salinas se destaca bastante tanto pela sua beleza como facilidade de acesso e acomodações em hotéis. Uma característica única da cidade é que no período de férias escolares o prefeito da cidade de Belém decreta ponto facultativo na cidade, para que todos possam se divertir nas praias locais, este período é conhecido como a Época de Praias pelos cidadãos locais.
Gostou? Então não perca tempo, alugue um carro e planeje suas próximas férias!