Está pensando em alugar um carro em Orlando, mas se pergunta como é dirigir por lá? Veja nosso manual básico de como dirigir em Orlando e tire suas dúvidas!
Como é dirigir em Orlando?
Muita gente tem receio de dirigir em Orlando, mas quem dirige em qualquer cidade média ou grande do Brasil, vai perceber que dirigir em Orlando é muito mais fácil do que parece. As avenidas são largas e bem sinalizadas, e o trânsito flui bem, então é bem tranquilo. Siga as dicas do Manual básico para dirigir em Orlando e aproveite o melhor da viagem!
Um item fundamental é o GPS, pois com ele é possível encontrar qualquer caminho, o que já facilita demais. Então é importante providenciar um GPS, que pode ser alugado junto com o próprio carro.
Algumas leis de trânsito que merecem muita atenção
Uma coisa importante é respeitar as leis de trânsito. A principal delas é não beber e dirigir; a lei nos Estados Unidos é rígida e se algo acontecer depois de ter bebido, você pode ter uma punição pesada, que pode ser até de prisão, por exemplo.
Respeitar o limite de velocidade indicado também é importante para evitar problemas com a polícia. Além disso, a placa “pare” é algo muito sério; ao se deparar com uma dessas placas, realmente pare por 4 segundos antes de continuar. O desrespeito à essa lei gera multas.
O pedestre sempre tem preferência, então, ao passar numa faixa, se tiver um pedestre pronto para atravessar, pare e deixe-o passar.
Porém, diferentemente do que ocorre no Brasil, ao parar no farol vermelho, é permitido fazer a conversão à direita se não estiver vindo nenhum carro; olhe com cuidado e faça a conversão! A exceção é no caso de encontrar a placa “no right turn on red”; nesse caso, deve-se esperar o farol ficar verde.
Usar cinto de segurança, tanto nos bancos da frente, quanto nos de trás, é obrigatório e crianças abaixo de 6 anos devem usar cadeirinha ou booster.
Quais documentos são necessários para alugar um carro em orlando?
Para dirigir em Orlando é necessário somente a CNH emitida no Brasil; não é necessário PID (Permissão Internacional para Dirigir). Para retirar o carro deve-se apresentar, além da CNH do condutor principal e dos adicionais, um cartão de crédito internacional, que servirá como garantia em caso de multas ou avarias no veículo. Normalmente, é bloqueado um valor em torno de US$ 500 nesse cartão.
Como funciona o pedágio em Orlando?
Outra coisa que preocupa muito os brasileiros é a questão do pedágio, mas isso é muito tranquilo também. Para quem pretende pagar os pedágios em dinheiro, o importante é manter notas menores ou iguais a US$ 20 e também moedas. Alguns postos de pedágio não possuem cabine com funcionários; tendo somente um método eletrônico de recebimento de moedas. Essas cabines possuem placas de identificação como “Exact Coins”. Para esses casos é necessário jogar o valor exato de moedas num cesto para liberar passagem.
Quando há cabine com funcionário, identificadas como “Change and Receipts”, pode-se utilizar pagamento com notas, porém o recomendado é utilizar notas de valor baixo.
Para quem prefere não parar nas cabines, existe a opção do pedágio “pré pago”, onde o motorista passa pela faixa da esquerda identificada como “pre-paid tolls” se tiver no carro o equipamento ou chip instalado. Nesse caso não paga o pedágio no momento; o pedágio será cobrado dias depois no cartão de crédito que foi deixado como garantia. Para saber mais sobre os pedágios na Flórida e o SunPass, veja nosso post completo!
Esse método costuma ter um custo de utilização, porém só é cobrado se for utilizado; se durante a viagem você não utilizar o serviço, não precisa pagar nada. Se utilizar, será cobrado por dia de utilização. É um método muito prático, mas com o custo extra pode não compensar. O ideal é perguntar para a locadora no momento de retirar o carro qual o custo e decidir se compensa usar ou não. Sempre é válido tê-lo no caso de não ter notas baixas ou moedas em mãos.
E como funciona o abastecimento?
E por último, mas não menos importante, o item abastecimento, que parece um bicho de 7 cabeças à primeira vista, mas é bem mais tranquilo do que parece. Nos postos de combustível nos Estados Unidos não há frentista, é o próprio motorista quem abastece o veículo. Então, ao parar no posto, o motorista deve se dirigir à loja de conveniência anexa, indicar o número da bomba e efetuar o pagamento do valor desejado. O atendente vai fazer a liberação da bomba.
Ao retornar ao veículo, basta retirar a mangueira, selecionar o tipo de combustível, inserir o bico no tanque do carro e acionar a alavanca. Ao atingir o valor pago na loja de conveniência, a bomba para automaticamente. Se não houver troco, não precisa retornar à loja e você já pode ir embora normalmente.
Importante mencionar que, dependendo do tipo de reserva de carro adquirida, pode-se devolver o veículo com tanque vazio. Em outros casos, é necessário devolver o carro com o tanque cheio. Certifique-se antes para não devolver o carro com o tanque cheio sem precisar ou devolvê-lo vazio e ter que pagar pela gasolina faltante, que normalmente é bem mais cara na locadora do que nos postos.
De resto é só engatar a marcha, seguir para os parques mais incríveis do mundo e curtir as férias em Orlando!
Autora: Andreza Dica & Indica.