O clima bucólico e tranquilizante das montanhas entra em compasso com a agitação das ondas do Oceano Atlântico no nosso roteiro pelo Espírito Santo! Na Rota do Mar e das Montanhas, as paisagens campestres, montanhosas e praianas do estado, estarão em vigência durante a nossa viagem!

Nas cidades de Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra, mergulharemos em águas cristalinas, descobriremos cachoeiras e deixaremos para trás, estradas rodeadas pela Mata Atlântica.

Se o seu carro não está com a manutenção em dia, ou você mora em outro estado, faça o aluguel de um automóvel para viajar com segurança e comodidade!

Vitória

Vitória, a capital do Espírito Santo, é uma das cidades mais antigas do país, seu ar de império colonial se funde com a grandeza de sua paisagem natural. O mar acompanha os motoristas durante o trajeto pela cidade, e no centro histórico, onde começamos o nosso passeio, veremos a herança jesuíta na Catedral Metropolitana, no Teatro Carlos Gomes e no Palácio Anchieta.

Os viajantes precisam ficar atentos com o trânsito nesta metrópole, tendo um porto logo ao lado da avenida principal, não é muito difícil acabar prestando mais atenção nos navios que chegam à cidade, do que aos carros à sua volta. Vitória é cheia de paisagens sedutoras, pela Avenida Dante Michelini você tem acesso à praia de Camburi, a mais extensa e bela da cidade. As praias da Ilha do Boi e da Ilha do Frade são bem menores, contudo a sua beleza não é reduzida, as águas têm tons peculiares.

A orla de Vitória é uma das mais belas do Brasil. Foto: Sxcalibur/Flickr

O Museu de Arte do Espírito Santo e o Museu Solar Monjardim são duas atrações que agradam até aqueles que não gostam muito de história. Você ficará imerso no cotidiano burguês do século XIX e nas artes regionais.

O Santuário de Nossa Senhora da Pena, fica no centro da cidade, no alto de um morro, formando um quadro surreal. Ela é a única construção daquela montanha e subindo até lá, você verá aos seus pés a esplêndida cidade de Vitória.

Claro que não poderíamos deixar de fora a vida noturna desta metrópole, siga até a Praia do Canto para encontrar o Triângulo das Bermudas, três ruas que formam a efervescência cultural do município. Barzinhos e casas noturnas dividem as atenções neste local feito para se perder.

Aracruz

rota-do-mar-e-das-montanhas2
Aracruz – Por GGustavo Lazarini Forreque – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic [CC BY-SA 2.0]

Chegando a Aracruz, você correrá o risco de não querer sair mais da cidade. Com uma adorável igreja principal – similar às construções dos jesuítas, Aracruz tem um mar de azul intenso, contornado pela areia dourada e a Mata Atlântica.

Em Aracruz, o céu e o mar se confundem em suas cores. Foto: pachenha/Flickr

A praia da cidade se chama Coqueiral de Aracruz, suas águas são mornas e pouco agitadas, como não há uma imensa invasão de turistas, você pode ter bons momentos caminhando pela areia, se banhando nas piscinas naturais ou subindo nos pés de castanheiras. De dia, a Barra do Sahy é bem familiar, e também pudera, a enseada de areias brancas é calminha como o mar. Barra do Sahy tem uma infraestrutura muito boa para turistas, contudo, quem faz às vezes de guia turístico são os pescadores, que contam histórias do local e o levam próximo as ilhas formadas em frente à praia. Durante a noite, as baladas ocorrem nas casas noturnas da orla.

Linhares

Em Linhares, descobriremos como ainda há muitos destinos a serem desbravados pelos turistas. O município tem o pacote completo de atrações para os aventureiros, e ainda carrega o título de cidade com a terceira maior floresta urbana do Brasil! Por esta razão, saímos do centro e partimos para a Floresta Nacional de Goytacazes e a Reserva Natural Vale.

Quem cresceu longe da natureza, ou sente-se perdido em meio a tantos prédios e obras humanas, se sentirá totalmente impactado pela criação da natureza na Floresta Nacional de Goytacazes. As caminhadas são feitas com a ajuda de um guia e é preciso agendar previamente a visita.

A Lagoa de Juparanã, que parece o mar, é uma ótima opção para o final da tarde. Foto: luhisah/Flickr

A Reserva Natural Vale fica mais adiante, próximo à cidade de Sooretama. O passeio já é maravilhoso quando cruzamos o portão de entrada – a estrada é margeada por montanhas e árvores centenárias, o túnel natural é bem cuidado e o motorista inicia um caminho campestre até o complexo turístico. Na sede, você pode escolher entre os vários tipos de trilhas a serem percorridas; todas contam com o apoio de um guia, que mostrará ao grupo as espécies raras da Mata Atlântica. Se você ainda não se saciou com as nossas opções de ecoturismo, siga pela estrada que leva ao município de Bananal, para conhecer a estonteante Cachoeira de Angeli.

As praias de Linhares seguem à risca a característica aventureira da cidade, o acesso é feito por estradas que podem ser de terra. O Pontal do Ipiranga recebe todos os turistas sem discriminação; é a praia com as melhores festas da região. A vila de pescadores Povoado da Regência e a Lagoa de Juparanã são duas excelentes escolhas para famílias que querem contemplar o visual e ter apoio gastronômico com todas as delícias do mar.

São Mateus e Conceição da Barra

Conceição-da-Barra-Rota-do-Mar-e-das-Montanhas
By Torcedor Mateense (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

São Mateus é a cidade mais destoante do nosso roteiro; ela também tem praias, mas sua arquitetura lembra muito pouco, uma cidade praiana. As ruínas da Igreja Velha, a Igreja Matriz e a Igreja de São Benedito, todas próximas uma das outras, vão situando os turistas nos momentos históricos da cidade. Na região do Sítio Histórico do Porto de São Mateus, os casarios estão situados numa área aberta, lembrando uma praça medieval, onde os viajantes passeiam pelas ruas de paralelepípedo. Para contar o seu passado aos mais jovens, São Mateus tem aberto para visitações o Museu Eclesiástico Arte Sacra e a Casa da Estrada de Ferro.

A Igreja Velha é uma das principais atrações turísticas de São Mateus. Foto: Prefeitura São Mateus

Guriri é a praia favorita dos moradores e turistas, a faixa de areia se estende com seu dourado por longos quilômetros, a água é transparente e limpa.

Adiante, a 30 minutos de São Mateus, Conceição da Barra é o desfecho da nossa rota do mar e das montanhas. Em Conceição da Barra, os barcos pesqueiros enfeitam o mar com suas cores, os edifícios mantêm a herança portuguesa de outrora e os visitantes disputam um pedaço deste céu na terra. O viajante pode escolher entre três praias: a Praia do Farol da Barra, não muito longe do centro, Praia da Barra, no centro, e a Praia da Guaxindiba, afastada da cidade, e com um cenário quase desértico.

E quem disse que as dunas só estão no nordeste? Ao norte de Conceição da Barra você adentra num território chamado Dunas de Itaúnas. As montanhas feitas de areia e a vila de pescadores são o quadro perfeito para lindas fotos.

Como chegar

Vitória até Aracruz: Pegue a Avenida Nossa Sra. da Penha sentido ES-060 para sair da cidade. Entre na Rodovia Gov. Mário Covas e na saída, vire à direita para a BR-101 – Pista Lateral. Passe pelas ruas São José e Lourival Nunes para cair na Rodovia do Sol.  Siga pela Rua Abreu Amorim Machado e depois pela Estrada para Linhares, continue por ela até chegar à Estrada para Nova Almeida. Vire à esquerda na Estrada para Aracruz/R. Visc. de Pirajá e continue pela ES-124 e depois pela ES-257.

Aracruz até Linhares: A saída se encontra na Rua César Sarcineli, continuando pela Rua M e depois pela Rua Gloxínia. Entre na BR-101 até chegar à R. Padre Aníbal da Cunha que o levará ao centro de Linhares.

Linhares até São Mateus: Pegue a R. Padre Aníbal da Cunha para cair na BR-101 e siga em frente. Quando avistar a Av. Rotary Club você já estará em São Mateus.

São Mateus até Conceição da Barra: Entre na Avenida Cricaré, na região norte, para seguir pela BR-101. Na rotatória entre na 1ª saída para a R. Trinta e Um. Siga pela ES-422 até chegar à Rua Principal, em Conceição da Barra.

Conceição da Barra até Vitória: Para retornar à Vitória, pegue a Rod. São Mateus, seguindo pela ES-422 e depois pela BR-101. Entre na ES-060 e siga até o centro da cidade.

E você, já visitou o Espírito Santo? Deixe o seu relato sobre a sua viagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment