Berlim, capital da Alemanha, tem uma população de 3,5 milhões de pessoas e é a maior cidade do país. Com um misto de monumentos antigos e construções com arquitetura moderna, a cidade é marcada por transformações decorrentes de guerras, destruições, renovações e reconstruções.

Com hábitos e culturas variadas, Berlim é um centro multicultural no qual é possível encontrar pessoas de mais de 150 nações, além do mais, museus, eventos e uma vida noturna impressionante, transformam a cidade em um lugar ainda mais interessante para se conhecer. Por isso alugue um carro e venha se maravilhar com essa cidade cheia de histórias! Para facilitar sua viagem, separamos alguns pontos turísticos que são indispensáveis em seu roteiro.

Berliner Dom – Catedral de Berlim

Catedral de Berlim

Sendo uma das construções mais fotografadas por turistas, a Catedral da cidade conta com cúpulas e tem 114 metros de comprimento e 116 de altura. Às margens do rio Spree, na Ilha dos Museus, a construção é a maior igreja protestante de Berlim e disponibiliza tour guiado para os visitantes que podem, inclusive, assistir aos espetáculos de música clássica. A visita é gratuita para menores de 18 anos, e o horário de funcionamento é variado em épocas do ano: de abril a setembro, os visitantes entram de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos das 12h às 20h. De outubro a março as visitas podem ser feitas das 9h às 19h.

Auguststraβe – A rua para os amantes de arte

guia-rapido-de-viagem-em-berlim
Por De-okin 22:44, 25 February 2008 (UTC) (Trabalho próprio pelo carregador) [GFDL undefined CC-BY-SA-3.0], undefined

Localizada no bairro Mitte, a rua passou por grande transformação após a queda do muro de Berlim. A rua, antes abandonada, passou a receber a atenção dos artistas que a transformaram no que é hoje. Com mais de 10 galerias, conta também com a antiga escola para judias, fechada em 1942 pelos nazistas, que atualmente é ocupada por três galerias, um museu e um excelente restaurante. Nessa rua, você poderá admirar muitas obras de arte e se entreter com bons restaurantes e cafés, além de apreciar a arquitetura e o museu The Kennedys.

Brandenburger Tor – Portão de Brandenburgo

guia-rapido-de-viagem-em-berlim

Ponto turístico que ilustra o cartão-postal mais famoso da cidade, o Portão de Brandenburgo está localizado no bairro Mitte, entre o Parque Tiergarten e a conhecida avenida Unter den Linden. O portão era usado, quando a cidade ainda era cercada por muros, como um dos acessos para Berlim. Entre os vários portões que foram construídos na época, é o único que ainda está de pé, por isso a visita vale muito à pena. Além disso, a Pariser Platz, praça onde está localizado o portão, conta com uma escultura que recebe o nome de Vitória, representando a deusa romana da vitória.

East Side Gallery – O Muro de Berlim

guia-rapido-de-viagem-em-berlim

A Alemanha, derrotada na 2ª Guerra Mundial, foi dividida em quatro partes, sendo cada uma controlada por um país aliado. Berlim, sede do Conselho de Controle dos Aliados, foi igualmente dividida. O muro foi construído como resultado da Guerra fria para separar o lado Ocidental (lado capitalista) do Oriental (lado comunista) da cidade, impedindo a passagem de moradores. Dos 155 km de extensão, apenas alguns pedaços permaneceram de pé após a queda pacífica do muro. Hoje, esses pedaços podem ser visitados e contam com memoriais e exposições. East Side Gallery, o trecho mais famoso, com 1316m de extensão, abriga uma galeria a céu aberto com obras de artistas do mundo inteiro que expressam os acontecimentos políticos relacionados ao muro. Além disso, em alguns trechos da cidade, podemos ver placas de ferro com a inscrição “Berliner Mauer 1961-1989”, demarcando o percurso anteriormente feito pelo muro.

Holocaust-Mahnmal – O Memorial do Holocausto

guia-rapido-de-viagem-em-berlim

O Memorial do Holocausto é dedicado aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista na Alemanha. Localizado no centro de Berlim, o memorial conta com uma área de 19.000 m² e consiste em 2.711 blocos de concreto distribuídos em fileiras paralelas sob uma superfície ondulada. Sem textos, nomes ou fotos, os blocos formam caminhos que foram desenhados, segundo o arquiteto americano Peter Eisenman, autor do projeto, para causar sensação de instabilidade. O memorial conta ainda com uma sala subterrânea chamada “Local da Informação”, onde estão documentados a perseguição e o extermínio dos judeus.

Führerbunker – O Bunker de Hitler

guia-rapido-de-viagem-em-berlim
By Hnapel – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39874360

Quem gosta de história e conhece a trajetória da dominação de Hitler sobre o povo alemão não pode deixar de visitar o ponto onde estavam localizados os aposentos do ditador, um abrigo subterrâneo a 5 metros de profundidade que continha aproximadamente 30 salas. O bunker foi construído abaixo dos prédios e jardins que compunham a Chancelaria do Reich, seu escritório e residência. A construção foi destruída após o fim da guerra, mas um painel foi colocado indicando o local com informações a respeito da história do Bunker.

Avenida Kurfürstendamm

guia-rapido-de-viagem-em-berlim

Também conhecida como Kudamm, a avenida Kurfürstendamm é uma das mais famosas da cidade, repleta de lojas, hotéis, cafés e restaurantes. Antigo centro comercial do lado Ocidental de Berlim, a avenida foi construída na metade do século XVI como uma trilha para a passagem do príncipe Joachim II. Desenvolvendo-se como um ponto de comércio, hoje a Kudamm é muito visitada, pois conta com lojas de marcas sofisticadas, sendo sinônimo de compras na cidade.

Gedächtniskirche – A Igreja Quebrada

guia-rapido-de-viagem-em-berlim

Uma das principais atrações da cidade é a Gedächtniskirche, localizada no centro da praça Breitscheidplatz, na avenida Kudamm. A igreja, danificada nos bombardeios da Segunda Guerra, conta com uma torre e uma pequena parte que resistiu à guerra. A restauração não foi feita para que a cidade pudesse ter uma lembrança das consequências da Guerra. No memorial você poderá conferir o antes e o depois da igreja e toda a sua história.

Potsdamer Platz

guia-rapido-de-viagem-em-berlim

A praça, com prédios modernos e arrojados, é um dos locais mais visitados da cidade e oferece opções diversas de lazer. Com centro comercial, restaurantes, um cassino e cinemas, a praça era abrigo de um dos portões de acesso da cidade, chamado Potsdam. Metade de seus prédios foi destruída com um bombardeio na 2ª Guerra, mas reconstruída posteriormente. Fragmentos do Muro de Berlim estão localizados próximos a uma das entradas do metrô da estação Potsdamer Platz.

Checkpoint Charlie

guia-rapido-de-viagem-em-berlim

Durante a Guerra Fria, o Checkpoint Charlie era um posto militar localizado na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental, ligando o setor americano e o soviético. O posto foi construído após a construção do muro de Berlim como uma forma de controlar e registrar a passagem dos membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros entre a Alemanha Ocidental e Oriental. Removido após a queda do muro, o local onde ficava a guarda recebeu no ano de 2000 uma reprodução da cabine usada anteriormente. Na mesma rua, você poderá visitar o Mauermuseum – Museum Haus am Checkpoint Charlie, onde estão fotos e documentos sobre fugas e tentativas de fugas de Berlim Oriental.

E aí? Se animou para conhecer a cidade? Agora é só alugar um veículo e conhecer Berlim! Estes são só alguns dos impressionantes pontos turísticos da cidade que atraem muitas pessoas de outros países e cidades anualmente. E você, quais lugares indicaria para conhecermos em Berlim?



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment