O melhor da cultura nordestina está aqui! Veja o que fazer em Aracaju e quais os principais pontos turísticos da região para um roteiro rápido.

Aracaju é sinônimo de diversidade! Terra de um povo hospitaleiro, belas praias, variadas atrações culturais e excelentes comidas típicas — essa encantadora região sergipana reúne tudo isso e muito mais!

Com ares de cidade do interior, mas contanto com a modernidade de uma metrópole, Aracaju tem monumentos históricos e feiras que contrastam com seus imponentes edifícios, grandes shoppings, bonitos calçadões, parques esportivos, restaurantes contemporâneos e regionais, além de mar e rios que dão um toque único à paisagem desse lindo destino.

Pronto para ter vontade de arrumar as malas? Nos acompanhe pelo roteiro!

Orla de Atalaia

Para dar inicio às aventuras neste pedaço do paraíso, dirija até a Orla de Atalaia, a principal da cidade, onde ficam os famosos Arcos da Orla, parada obrigatória para uma foto!

Arcos da Orla de Atalaia em dia de sol com coqueiros ao fundo
Parada para a foto! Nos Arcos da Orla de Atalaia a parada é obrigatória.

A bela Orla de Atalaia tem 6 km de extensão, com quadras, lagos, parques, diversos restaurantes e lanchonetes, feiras de artesanato, pista de skate, kartódromos e parques infantis.  Diversão para os mais diversos gostos!

Monumento dos Formadores da Nacionalidade, outro ponto turístico da Orla de Atalaia

Além disso, em uma das extremidades da orla você encontra as instalações do Projeto TAMAR, no Oceanário de Aracaju. Por lá, os visitantes podem ver de perto e até tocar em alguns animais marinhos em seus grandes tanques, além de ter a oportunidade de alimentar alguns deles e, se tiver sorte de chegar no dia certo, até mesmo participar da soltura de incríveis tartarugas-marinhas.

Praia de Aruana, Praia do Mosqueiro e mais!

Situada a 5km da Orla de Atalaia, a Praia de Aruana pode não ser tão badalada quanto a primeira, mas é perfeita para quem quer relaxar em um lugar mais tranquilo e aproveitar os diversos quiosques, barracas, bares e restaurantes em sua orla.

Praia de Aruana em Aracaju
Que tal uma caminhada tranquila pela Praia de Aruana?

Há 10 minutos dali, a Praia do Mosqueiro é outra parada obrigatória nesse roteiro. Com a água limpa, morna e um litoral extenso, ela é perfeita para a prática de esportes aquáticos, mas são tantas opções que a gente fica até sem saber o que fazer!

Por lá é possível praticar stand up paddle, andar de jet ski e praticar esportes na areia. Além disso, é um ótimo local para simplesmente relaxar tomando uma água de coco, apreciar a natureza ao redor e decidir com calma se vai se aventurar ou não.

Seguindo o seu trajeto praiano, estacione no píer e vá de Catamarã até a Praia Crôa do Goré, local famoso por ser um lindo banco de areia branca que só aparece quando a maré do Rio Vaza-Barris está baixa. Além disso, o passeio também passa pela Ilha dos Namorados, outra área com um clima bem romântico e uma vista incrível do mar.

Dica: ao retornar, se já não tiver planejado o que fazer, sente na Orla do Pôr do Sol, o principal local da cidade para observar o sol beijando o mar, enquanto anuncia a chegada da noite.

Dunas de Aracaju

Para os aventureiros de plantão, a uma hora da Orla do Atalaia está a bela Praia do Saco, conhecida por sua linda enseada, seu mar azul-esverdeado supercalmo, mas principalmente por suas maravilhosas dunas de areia.

Vila na Praia do Saco em Aracaju, Sergipe
Na Praia do Saco de Aracaju você encontra aventura e relaxamento.

Por lá é possível passear de buggy de uma ponta a outra, até onde ocorre o encontro do mar com o rio na divisa de Sergipe com a Bahia. Nesse passeio, a emoção toma conta, pois é possível sentir o vento no rosto, a adrenalina da velocidade e curtir um visual de tirar o fôlego!

Passeios culturais em Aracaju

Quer conhecer a história desse incrível cidade e sua maravilhosa cultura? O centro é o lugar que você procura! Localizado a menos de meia hora do terminal aéreo, a região é repleta de edifícios históricos, como a belíssima Catedral Metropolitana. Além disso, a arquitetura local impressiona a todos os visitantes, pois preserva seus traços coloniais.

Para aproveitar um bom tour histórico-cultural, saiba que a localidade conta com diversos museus que valem a pena. Um dos mais conhecidos é o Museu da Gente Sergipana, que possui maravilhosas exposições interativas e foi premiado por várias vezes, inclusive, como Melhor Arquitetura (2012), segundo a Revista Arquitetura & Construção, Atração do Ano pelo Guia Quatro Rodas (2013).

Fachada do Museu da Gente Sergipana em Aracaju à noite

E para fechar com chave de ouro, a diversidade cultural, culinária e o lindo artesanato local podem ser contempladas em seus mercados centrais. Neles é possível encontrar toalhas de renda, bordados, chapéus de palha, objetos feitos em cerâmica, queijos, castanhas, rapaduras, bebidas variadas e muitos outros itens que caracterizam esse encantador cantinho brasileiro.

Dica: um dos charmes dessas feiras é o fato de que seu acesso é feito através de uma exuberante passarela de flores. Então, ao vista-las, não deixe de registrar tudo!

Também há vida noturna!

Como o ritmo musical mais famoso de Sergipe e de todo o Nordeste é o forró, as casas noturnas da cidade oferecem noites quentes e divertidas, regadas a muito dança ao som do gênero!

A mais famosa boate aracajuana, a Casa de Forró Cariri, está situada na Passarela do Caranguejo, paralela à Orla do Atalaia. Por lá é possível dançar à noite toda e se encantar por esse balanço que faz todos arrastarem o pé no chão, graças às várias apresentações de grupos do autêntico de forró pé de serra!

Dica: se você pretende viajar para esse destino em junho, a região estará toda enfeitada e tocando forró para todos os lados, pois é época de Festa Junina e a cidade promove uma das mais famosas do país! Isso sem falar do Forró Caju, que reúne os principais nomes da música brasileira e acontece nos mercados centrais.

Gastronomia em Aracaju

A Passarela do Caranguejo é o principal local para apreciar a gastronomia local, pois é onde há a maior concentração de restaurantes da cidade. Assim sendo, essa área tem que fazer parte do roteiro de qualquer visitante! Por lá, a diversidade da culinária é enorme, então aproveite para experimentar o máximo de comidas diferentes, pois você vai se apaixonar e querer voltar sempre!

Placa que marca a Passarela do Caranguejo em Aracaju
A Passarela do Caranguejo precisa estar no seu roteiro gastronômico por Aracaju!

Para começar, experimente a famosa combinação de carne de sol com macaxeira, depois apreciar uma boa porção de pastéis de frutos do mar. Outra deliciosa opção é o amendoim cozido que só existe no Sergipe, além dos fabulosos pratos com caranguejo, que deixam todos de queixo caído e com água na boca. Afinal, ir a Aracaju e não comer esse maravilhoso crustáceo não tem graça!

Dica: um dos restaurantes mais famosos é o Cariri, que também conta com uma casa de shows com forró todas as noites. Em seu cardápio há vários pratos típicos à base de carne de sol, caranguejo e carneiro, então não deixe de passar por lá tanto para dançar quanto para se deliciar!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 Comments

Write A Comment