Dirigir um carro em Fortaleza é ter na janela do seu veículo uma vista de coqueiros e uma orla de areia dourada refletindo o sol escaldante sob a brisa quente do mar cearense… Sem dúvidas, Fortaleza faz valer a pena as quilometragens percorridas para chegar a ela. Suas principais avenidas contornam as praias e levam a caminhos das praias mais encantadoras da região.

Vista aérea duma praia de fortaleza

A maior parte da costa cearense pode ser explorada utilizando a Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), uma via de acesso que conecta diversas ruas em direção às praias. O visual marítimo só se revela a partir da Escola de Aprendizes Marinheiros, transformando o oceano azul em companheiro constante ao longo da jornada.

A condição do asfalto nessa região deixa a desejar, e a estreiteza da via exige cautela, especialmente devido às obras em andamento. A Avenida apresenta várias bifurcações para retorno, proporcionando a flexibilidade de escolher o caminho de volta sem a necessidade de dar a volta completa.

Em Fortaleza, o centro e a orla estão próximos. Para os amantes de praias, os destinos mais frequentados incluem a Avenida Santos Dumont, paralela à Leste-Oeste, e a Avenida Beira Mar. Durante o pôr do sol, encontrar um lugar para estacionar e apreciar a gradual despedida do sol cearense é altamente recomendado. A vida noturna na região é animada, com festas que se estendem até mesmo às segundas-feiras.

Ao adentrar a Avenida Beira Mar em direção à Rua dos Tabajaras, os boêmios podem desfrutar da convivência com pessoas de diversas nacionalidades e apreciar um ambiente literário. Próxima à praia de Iracema, batizada em homenagem à obra de José de Alencar, a rua é enfeitada por esculturas que celebram o Ceará!

Foto num dia ensolarado duma praia de Fortaleza

Roteiro Fortaleza

Já que o assunto é pegar o carro e desbravar cada cantinho da capital cearense, vamos listar os pontos que não podem faltar no seu roteiro!

Praia do Futuro

A Praia do Futuro é uma das mais famosas em Fortaleza, conhecida por suas extensas faixas de areia e mar agitado. Essa praia oferece um cenário cinematográfico com coqueiros e um mar super azul! Além disso, as condições são favoráveis para a prática de windsurfe e kitesurfe devido aos ventos. Recomenda-se, também, aproveitar as mega barracas ao longo da orla para ter uma experiência completa, oferecendo opções para todos os gostos, desde familiares até aquelas voltadas para grupos jovens, com destaque para cardápios e drinques exóticos. Nas barracas, é possível desfrutar de serviços de hotel, como massagens, piscinas naturais e mais atividades. 

Morro Branco

Morro Branco é famoso por suas falésias coloridas e formações rochosas únicas. Os visitantes podem explorar as falésias e apreciar as diversas tonalidades de areia. Além disso, é possível adquirir artesanato local, como as famosas garrafas de areia colorida, uma lembrança única desse destino encantador.

Praia das Fontes

A Praia das Fontes é conhecida por suas fontes de água doce que brotam das falésias, proporcionando uma experiência única aos visitantes. As águas cristalinas e as piscinas naturais formadas pela maré baixa tornam esse local um refúgio relaxante e cenário perfeito para fotos memoráveis.

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é uma praia encantadora com dunas, falésias e uma atmosfera boêmia. Conhecida por seu famoso símbolo, a “Barraca Chega Mais”, a praia atrai visitantes do mundo inteiro. Por lá, é possível realizar passeios de buggy, de jangada, salto de parapente, assistir ao maravilhoso pôr do sol, pôr do sol e praticar esportes radicais, como o kitesurf.

Praia de Cumbuco

Como a anterior, a Praia de Cumbuco é um paraíso para os amantes de esportes aquáticos, especialmente o kitesurfe. Suas dunas imponentes proporcionam uma paisagem única, e os passeios de buggy pelas dunas são uma atração emocionante. A praia também é ideal para quem gosta de curtir a vida noturna e aproveitar as diversas opções de restaurantes à beira-mar.

Jericoacoara

Você já deve conhecer, mas Jericoacoara, ou simplesmente “Jeri”, é uma vila de pescadores que se tornou um destino turístico de renome internacional. A famosa Duna do Pôr do Sol oferece vistas espetaculares, enquanto as lagoas de água doce, como a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, proporcionam momentos de tranquilidade e lazer.

Beach Park

O Beach Park é um dos maiores parques aquáticos da América Latina, situado à beira-mar em Fortaleza. Com uma variedade de toboáguas, piscinas de ondas e atrações emocionantes, o parque é uma excelente opção para famílias em busca de diversão aquática. Além disso, o complexo inclui resorts e opções de entretenimento para uma experiência completa!

O que fazer em Fortaleza além das praias?

Foto duma praia isolada em Fortaleza com umas palmeiras de fundo

Além das deslumbrantes praias que caracterizam Fortaleza, a cidade oferece uma rica variedade de atrações culturais e pontos turísticos. Vamos a eles!

Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar é um espetáculo arquitetônico e cultural situado no coração de Fortaleza. Inaugurado em 1910, o teatro é conhecido por sua imponente fachada e design inspirado na Belle Époque. Além de sediar espetáculos teatrais, musicais e de dança, o teatro abriga exposições e eventos culturais, destacando-se como um marco histórico e artístico na cidade.

Emcetur (Centro de Turismo)

O Emcetur, ou Centro de Turismo, é uma referência para quem deseja explorar a riqueza artesanal e cultural do Ceará. Localizado em um prédio histórico, o centro abriga uma variedade de lojas que oferecem artesanato local, como rendas, bordados e esculturas, proporcionando aos visitantes a oportunidade de levar para casa lembranças autênticas da região.

Passeio Público

O Passeio Público, também chamado de Praça dos Mártires, é um encantador parque urbano que oferece uma pausa tranquila no coração de Fortaleza. Com uma vegetação exuberante, lagos e trilhas, é um local popular para passeios relaxantes. A praça, que remonta à mais antiga da cidade, oferece uma bela vista para o mar e destaca-se por seus atrativos naturais, incluindo diversas árvores centenárias. Entre elas, destaca-se o renomado baobá, plantado por Senador Pompeu em 1910. 

Mercado Central

O Mercado Central é um paraíso para os amantes de compras, apresentando uma variedade impressionante de produtos regionais. Desde artesanato e roupas até especiarias e alimentos locais, os corredores movimentados do mercado oferecem uma autêntica experiência de compras e uma oportunidade de mergulhar na cultura cearense.

Centro Cultural Dragão do Mar

O Centro Cultural Dragão do Mar é um complexo cultural dinâmico que abrange teatros, museus, espaços de exposição e áreas ao ar livre. Nomeado em homenagem ao lendário herói popular cearense, o Dragão do Mar, o centro é um ponto focal para a vida cultural em Fortaleza, com eventos, exposições e apresentações que celebram a diversidade artística e histórica da região.

Feirinha da Beira-Mar

Às margens da bela Praia de Iracema, a Feirinha da Beira-Mar é um mercado ao ar livre que oferece uma ampla gama de produtos, desde artesanato até roupas e souvenires. Por lá, turistas e visitantes locais encontram uma variedade de produtos artesanais e a habilidade dos artesãos. A experiência incluiu também a oportunidade de saborear pratos típicos da culinária cearense, tornando a visita inesquecível!

Mercado dos Peixes

Localizado próximo à orla, o Mercado dos Peixes é um paraíso para os amantes de frutos do mar frescos. Situado em Mucuripe, esse mercado oferece uma ampla variedade de frutos do mar, abastecido diariamente pelos pescadores que dedicam suas noites à pesca para garantir produtos frescos. O espaço abriga, ainda, vários boxes com diferentes vendedores, permitindo que os clientes escolham camarão, lagosta, peixe, entre outros, podendo também solicitar a limpeza na hora, se desejado. Essa é uma experiência obrigatória na região!

Museu da Fotografia

O Museu da Fotografia é um espaço dedicado à preservação e exposição da arte fotográfica. Com uma coleção impressionante que abrange diferentes épocas e estilos, o museu oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a história visual do Ceará e apreciar a evolução da fotografia como forma de expressão artística.

Ceart

O Centro de Artesanato do Ceará (Ceart) é um local que destaca a riqueza e a diversidade do artesanato cearense. Abrigando uma variedade de peças feitas à mão, como cerâmica, rendas e objetos de couro, o Ceart é um lugar essencial para quem busca autenticidade e deseja apoiar os talentosos artesãos locais.

Quantos dias são necessários para conhecer Fortaleza?

Muitos visitantes consideram que um período de 4 a 5 dias é uma boa média para aproveitar o que Fortaleza tem a oferecer. Esse tempo permite explorar as principais atrações turísticas da cidade, como as praias, o Centro Histórico, o Mercado Central, o Centro Cultural Dragão do Mar, entre outros. Além disso, oferece a oportunidade de realizar passeios para destinos próximos, como as praias de Cumbuco e Canoa Quebrada, proporcionando uma experiência mais completa na região.

Qual é o principal destino turístico de Fortaleza?

O principal destino turístico de Fortaleza é a Praia de Iracema, que é uma das áreas mais famosas e movimentadas da cidade. A Praia de Iracema é conhecida não apenas por suas belas areias, mas também pela vida noturna agitada, com inúmeros bares, restaurantes, boates e casas noturnas.

A região também abriga importantes pontos culturais e tem acesso fácil à Ponte dos Ingleses, uma das atrações mais populares da área. Apesar de imprópria para banho, a Praia de Iracema é um local ideal para usufruir de algumas das principais atividades que Fortaleza tem a oferecer.

O que fazer em Fortaleza com crianças?

Imagem dum grande terreno de areia em Fortaleza

Fortaleza é uma cidade incrível para visitar em família, principalmente com os filhos. Sendo assim, uma super recomendação de passeio é passar o dia inteiro no Beach Park, onde todos poderão se divertir no parque aquático repleto de brinquedos e piscinas para todas as idades.

Além disso, a Praia do Futuro é altamente recomendada para famílias, com suas amplas faixas de areia e barracas à beira-mar que oferecem um ambiente seguro e confortável. 

Por fim, temos também o Passeio Público, um encantador parque urbano, que oferece áreas verdes, lagos e opções de entretenimento para as crianças brincarem. Uma coisa é fato: há uma variedade de opções para que toda a família possa aproveitar a cidade de Fortaleza!

Onde ficar em Fortaleza?

O melhor local para se hospedar em Fortaleza dependerá das suas preferências individuais. Por exemplo, a região da Praia de Iracema é indicada para quem busca vida noturna agitada e proximidade com o Centro Cultural Dragão do Mar.

Meireles é uma área turística com muitos hotéis à beira-mar, enquanto Mucuripe oferece uma atmosfera mais tranquila perto do Mucuripe Fish Market.

Ainda temos a região da Praia do Futuro, que é ideal para amantes da praia, com barracas à beira-mar, e a área de Aldeota, mais residencial, que proporciona uma proximidade com centros comerciais. 

Como circular por Fortaleza?

Como vimos, Fortaleza é uma cidade repleta de atrações culturais, praias exuberantes e destinos turísticos incríveis! Diante disso, alugar um carro pode ser a melhor opção para desbravar a região. Com um veículo à disposição, você tem a liberdade de visitar praias mais afastadas, descobrir locais menos conhecidos e ajustar seu itinerário de acordo com seus próprios horários e preferências.

Além disso, o aluguel de carro em Fortaleza se mostra vantajoso para aqueles que desejam realizar passeios para destinos próximos, como Jericoacoara e Canoa Quebrada, que oferecem experiências únicas e paisagens deslumbrantes. Por isso, simule agora mesmo os preços praticados pelas melhores locadoras da região e escolha a melhor opção para você e sua família. Boa viagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment