Pensando em visitar Fortaleza? Veja nosso roteiro pela linda cidade, incluindo suas praias, experiências gastronômicas e centro histórico.

A capital cearense é o destino mais procurado pelas pessoas um tanto quanto friorentas e que gostam de clima de verão o ano inteiro. Isso porque, por lá, é possível aproveitar sol na pele de janeiro a janeiro.

Além disso, você pode se refrescar com uma água de coco geladinha e colocar o pé na areia enquanto relaxa na Praia do Futuro, assim como curtir altas aventuras no Beach Park. Depois, que tal fazer algumas comprinhas no famoso Mercado Central?

Variedade de atrações para todos os gostos é o que não faltam em Fortaleza… Preparado para essa aventura? Então escolha já o melhor carro e curta tudo o que esse lindo roteiro tem a oferecer!

O que fazer em Fortaleza

Praias de Fortaleza

vista aérea da praia de iracema em fortaleza

O roteiro se inicia na linda orla da localidade, chegando às Praias de Iracema e Meireles, que não são próprias para banho. Como o mar não é a principal atração por lá, seu calçadão é ponto de encontro entre turistas e moradores que fazem caminhadas, andam de bicicleta e admiram o pôr do sol na Ponte Metálica. À noite, a pedida é curtir um de seus badalados bares e restaurantes.

Para quem quer pegar uma corzinha, o local mais indicado é a Praia do Futuro, que fica a apenas 20 minutinhos de carro das praias citadas acima. Com 8 km de extensão, sua faixa de areia está sempre cheia, com vendedores ambulantes e barracas para todo o lado. Além disso, por ali há um pequeno parque aquático com internet Wi-Fi e espaço para massagens.

Além da Praia do Futuro, a Praia de Mucuripe também é ótima para quem quer relaxar e tomar banho em águas calmas, além de tirar várias fotos espetaculares com um visual incrível. Sem falar que ela oferece uma ótima estrutura para as diversas atrações oferecidas, como kitesurfe, esquibunda, windsurfe, passeios de buggy e jangada.

Dica: não se esqueça de renovar o protetor solar sempre, principalmente, se estiver com crianças, já que o sol é forte o tempo todo. Ninguém quer ficar queimado no meio de uma viagem, não é mesmo?

Passeio cultural em Fortaleza

Agraciada com um riquíssimo acervo histórico-cultural, alguns pontos turísticos de Fortaleza mostram um pouco do passado desse belíssimo destino.

O primeiro local a ser visitado é a Ponte dos Ingleses, situada a 15 minutos de carro do centro. Ela foi utilizada como o primeiro porto da cidade antes da construção do oficial.

pontos dos ingleses e mar com pedras em fortaleza
Via Wikipedia Commons

Depois de reformada, foram criados diversos quiosques, barracas e banquinhos nas redondezas para que os visitantes pudessem relaxar e se encantar pelo mais belo pôr do sol de Fortaleza. Um belo passeio para o fim de tarde!

Bem próximo dali está o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um local onde a cultura e a arte se misturam em seus 30 mil metros quadrados. Considerado um dos principais pontos de encontro de jovens, adultos e pessoas de meia idade e referência em eventos e entretenimento, em seu interior estão o Museu da Cultura Cearense, o Planetário Rubens de Azevedo e o Museu de Arte Contemporânea.

centro do dragão do mar em fortaleza

Além desses atrativos, Fortaleza também é lar do Teatro José de Alencar, procurado por artistas do mundo inteiro e um dos principais Patrimônios Históricos, Artísticos e Culturais da cidade.

Construído em 1910, pela necessidade de haver um espaço para apresentações artísticas, hoje seu espaço conta com o Centro de Artes Cênicas e o Teatro Morro do Ouro, alocados em seu interior.

Outro lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro é o Mercado Central de Fortaleza, que como o nome já diz, fica localizado no centro da cidade. Considerado o principal local de venda de artesanatos na capital, o espaço conta com 553 boxes em 5 pavimentos e, no subsolo, um amplo estacionamento para clientes.

vários andares e lojas no mercado central de fortaleza

Com uma diversidade cultural muito rica, a região oferece diversas atrações folclóricas, como o Bumba-Meu-Boi, a Dança do Coco, o Torém e o Maracatu. Assim, há apresentações desses grupos, em épocas especificas do ano, sobretudo, nos meses de junho e julho.

Além disso, a festa mais popular por lá é sem dúvida o São João, quando grupos de quadrilha se apresentam em um arraial organizado na Praia de Iracema, onde também há shows de muitos artistas consagrados. Se você pretende visitar a cidade durante as festividades juninas, não deixe de curtir esse evento envolvente que contagia a todos!

Gastronomia em Fortaleza

A culinária de Fortaleza tem base na pecuária, algumas culturas agrícolas e principalmente na pesca de onde vem uma boa variedade de peixes, camarões, lagostas e caranguejos.

Assim, alguns dos pratos mais famosos por lá são a Peixada, o Caranguejo Cozido, a Casquinha de Caranguejo e o Camarão Ensopado, que utilizam sempre temperos tropicais e exóticos capazes de agradar até os mais refinados paladares.

Os polos gastronômicos da cidade estão situados na Praia de Iracema e na Avenida Beira-Mar, que reúnem restaurantes dos mais variados tipos e nacionalidades, incluindo estabelecimentos especializados na culinária nordestina.

Dica: adicione um tour gastronômico ao seu roteiro e esteja aberto à descoberta de novos sabores, experimentando os mais variados pratos de Fortaleza. Temos certeza de que você não vai se arrepender!

Passeios próximos de Fortaleza

Jericoacoara

pessoas sentadas em dunas na praia de Jericoacoara

O que fazer quando se tem um ótimo carro nas mãos? Colocar o pé na estrada e aproveitar o seu conforto! Assim, dirigir 300 km até Jericoacoara não será problema, afinal, a região possui uma das praias mais lindas do país, graças às suas dunas, belíssimas lagoas e incríveis formações rochosas que lhe dão um visual estonteante.

Praia de Morro Branco

A cerca de 90 km de distância de Fortaleza está uma das mais maravilhosas faixas de areia da região, a Praia de Morro Branco, cujo contraste entre o azul do mar e as falésias avermelhadas é de tirar o fôlego!

E para levar uma lembrança desse paraíso, além das fotos e das paisagens estonteantes gravadas na memória, você pode visitar o Labirinto das Falésias, onde é possível comprar pequenas garrafinhas nas quais os artesãos fazem desenhos utilizando as areias multicoloridas da localidade.

Beach Park e Porto das Dunas

tobogã em beach park parque aquático

Mais próximo da capital, a apenas 30 km, está outra cidade encantadora, Aquiraz. O lugar é lar do maior parque aquático do Brasil, o Beach Park, um dos destinos mais procurado pelos turistas que vão a Fortaleza.

Situado na beira da praia de Porto das Dunas, por lá há muito o que fazer, pois o parque é repleto de atrações, como tobogãs, chafarizes, piscinas de ondas, corredeiras e saunas ao longo dos seus 35 mil metros quadrados de extensão.

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Deixe um comentário

catorze − 9 =