Imortalizada nas obras de Jorge Amado, Ilhéus, conhecida como a Capital do Cacau, tem uma beleza peculiar, com suas praias paradisíacas, fazendas de cacau e uma riquíssima história preservada no Centro Histórico através de seus museus e galerias.

Rodeada pela Mata Atlântica, a Princesinha do Sul, como também é chamada, tornou-se um destino de praia com um charme inigualável, já que sua floresta corre por todo o litoral, emoldurando suas trilhas e mostrando toda a sua biodiversidade em inesquecíveis passeios guiados que fazem qualquer um se apaixonar pelo visual deslumbrante dessa cidade, que ainda tem uma enorme gama de atrações para oferecer e um povo acolhedor que faz todos se sentirem em casa.

Já está certo de que a região será o seu próximo destino de férias? Agora só falta reservar o seu carro aqui pelo site e conferir o roteiro imperdível que preparamos especialmente para você!

Chegando em Ilhéus

A chegada à região ocorre através do Aeroporto de Ilhéus/Bahia – Jorge Amado (IOS), que recebe voos das principais localidades do Brasil. Por lá, você já pode retirar o seu carro alugado.

O que fazer em Ihéus

Centro histórico de Ilhéus

Com o automóvel, a primeira parada do nosso roteiro será no centro histórico, que fica a 15 minutos de carro do terminal aéreo e é emoldurado por belos palacetes, casarões e igrejas em estilo neoclássico, remetendo ao início do século XX, época de ouro da produção do cacau.

Dentre as igrejas históricas a serem visitadas estão a Catedral de São Sebastião, com 47 metros de altura e considerada como um dos principais cartões-postais locais, e a Igreja de São Jorge, inaugurada em 1556, e que hoje abriga o Museu da Arte Sacra, guardando em seu interior uma imagem secular de seu padroeiro.

interior da catedral de são sebastião em ilhéus bahia

Seguindo o trajeto é no quarteirão Jorge Amado que está situado um dos locais mais procurados em Ilhéus, a famosa Casa de Cultura Jorge Amado, onde o autor escreveu seu primeiro romance “O país do Carnaval”. O local preserva um acervo riquíssimo do escritor baiano, com fotografias, roupas, capas de livros, imagens religiosas e alguns acessórios.

Outro lugar interessantíssimo por ali é o Bataclan, retratado no livro “Gabriela”, de Jorge Amado, como um cabaré. Hoje, o local é um centro cultural com um pequeno museu e funciona também como um restaurante na hora do almoço. Além disso, à noite o lugar funciona como um importante espaço para eventos na cidade.

O Teatro Municipal de Ilhéus também entra nesse roteiro. Localizado no mesmo quarteirão e inaugurado em 1932, o espaço foi palco de grandes espetáculos retratando os ecos dos dias gloriosos do cacau na região e no Brasil.

fachada do teatro municipal de ilhéus

E por falar em cacau…

Dica especial: passeio em fazendas de cacau

Não deixe de curtir um tour guiado pelas fazendas da localidade e conhecer lugares lindos e com várias opções do que fazer, como acompanhar o ciclo da plantação desse fruto até a colheita e os processos realizados após essa etapa para que ele se torne esse doce tão delicioso e que todos amam, o chocolate!

fazenda de cacau em ilhéus

A principal fazenda da cidade é a do Yrerê, que fica a 30 minutos de carro do centro e foi cenário da novela “Renascer”. Por lá, além de conhecer o ciclo do cacau, os visitantes tem a possibilidade de caminhar por suas trilhas, em um passeio ecológico, e andar de charrete ou a cavalo.

Dica: na Fazenda Yrerê, conheça o pequeno museu com os objetos utilizados pelos artistas da novela e algumas relíquias centenárias do local. E em Ilhéus, aproveite para comprar chocolates fabricados localmente, são deliciosos e muito baratos!

Praias de Ilhéus

Agora, o roteiro de Ilhéus só ficará completo se você visitar as belíssimas praias da cidade. Algumas são mais agitadas e outras mais calmas, mas todas com imensa beleza e ótima infraestrutura.

Seus calçadões e faixas de areia permitem que todos, moradores e visitantes, pratiquem uma boa diversidade de atividades e ainda possam admirar a beleza do mar, refrescando-se com a maresia!

As principais são a Praia do Norte e a Praia do Sul. A primeira tem 50 km de extensão e fica a 20 minutos de carro partindo do centro da cidade e é superindicada para a prática de diversas atividades como caminhada, surfe, ciclismo, banho de mar e principalmente a pesca, já que suas águas verdes são repletas de carapebas, tainhas, robalos e pescados.

areis e guarda sol na praia do norte em ilhéus

Já a Praia do Sul está situada a 15 minutos de carro da anterior e é mais movimentada, graças às suas areias lisas e várias cabanas em toda a sua extensão.

Além disso, sua água é transparente e bem agitada, o que chama atenção de surfistas e mergulhadores que vão para lá para pegar muitas ondas e mergulhar para conhecer as belezas subaquáticas. Então, ao visitá-la, não deixe de levar seu snorkel ou sua prancha!

Ilhéus também conta com várias outras orlas em seus quase 100 km de extensão de costa. Vale a pena pegar o carro e passar pela avenida à beira mar e conhecer cada uma, pois todas têm suas particularidades e belezas especiais.

Dica: tanto a Praia do Norte quando a Praia do Sul têm quiosques e restaurantes por toda a extensão, então aproveite para se deliciar com a culinária local!

Além de muita beleza, Ilhéus tem uma vida noturna bem ativa, com vários restaurantes, pizzarias e bares com música ao vivo, sem falar em suas famosas cabanas que agitam a noite na Praia do Sul. Na Concha Acústica, no Teatro Municipal e no Centro de Convenções também são realizados vários shows que agradam a todos os públicos. Confira a programação assim que chegar!

E tem mais! Durante todo o verão, vários blocos promovem shows em muitos pontos da cidade, mas o principal é a Concha Acústica. Ao desembarcar na região, visite o espaço e confira as principais festividades programadas!

Praias de Ilhéus para aventureiros!

Para os aventureiros de plantão, Ilhéus oferece algumas atividades imperdíveis! Quem gosta de caiaque, por exemplo, pode ir à Praia de Cururupe, situada a 20 minutos de carro a partir do centro da cidade. Como suas ondas são bem fortes, o local atrai milhares de praticantes do esporte.

Já para aqueles que prefere relaxar em meio à natureza, com mais 17 minutos ao volante, você estará na Praia dos Milionários, que oferece uma gostosa sombra graças aos seus muitos coqueirais enfileirados em sua extensa faixa de areia.

Por outro lado, os amantes de passeios de barco não podem perder a oportunidade de conhecer a Lagoa Encantada. Dirigindo cerca de uma hora a partir do centro, o lugar faz jus ao nome e agrada a todos!

Por lá, os visitantes têm o prazer de fazer um tour pela lagoa a bordo de uma embarcação local e percorrer um trecho maravilhoso cercado pela Mata Atlântica. Além disso, é possível ver várias cachoeiras, parar em ilhas belíssimas e visitar as Caldeiras da Almada. Para os mais radicais, em uma das paradas é possível se aventurar em um rapel no cânion da Cachoeira do Apepique!

De Ilhéus para Salvador

Com um carro em mãos, seu roteiro pode ser ampliado para contemplar as muitas opções do que fazer na região. Assim, com cerca de 6 horas você pode embarcar numa viagem inesquecível de Ilhéus até Salvador ou fazer uma viagem mais longa, mas que tem paradas para curtir todas as atrações do caminho com autonomia e muito conforto!

Chegando a Itacaré, a pouco mais de 70 km de Ilhéus, você logo perceberá que as pequenas faixas de areia, separadas pelos costões de Mata Atlântica, convidam a todos a surfarem num mar maravilhoso de ondas perfeitas. Além disso, para os aventureiros, o lugar também é perfeito para praticar rafting e arvorismo!

praia em Itacaré bahia

Seguindo viagem, dirigindo por mais 2 horas é possível fazer uma parada em Barra Grande, um lugar sossegado e lindo com praias de difícil acesso, mas que valem a viagem!

Mais à frente, a 3h20 dali, pare em Cairu e veja o Morro de São Paulo, uma ilha que atrai os visitantes com a sua beleza sem igual, e oferece passeios de barco e mergulho. Conheça também a Ilha de Boipeba e a Ilha de Itaparica, destinos de fim de semana dos moradores próximos e duas grandes ilhas da bela Baía de Todos os Santos.

Com mais 3h45 de viagem, você chegará a um dos principais destinos turísticos do país, a capital Salvador, onde suas heranças africanas são muito evidentes na deliciosa culinária, na bela capoeira, nos sons dos tambores que fazem qualquer um tirar o pé do chão e na alegria do seu povo, principalmente, no Carnaval.

vista aérea da praia de itapuã em salvador

Ao chegar à região, visite o Pelourinho, as várias igrejas, o centro histórico e conheça de perto um pouco mais sobre a cultura, não só da Bahia como de todo o Brasil.

Quer saber mais sobre Salvador? Não deixe de ler nosso roteiro completo e o top 5 praias de Salvador para planejar muito bem a sua visita!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

1 Comment

  1. Concordo que ilhéus é um lugar inesquecível, todo ano nas férias vou pra ilhéus, mas se vc quer curtir as maravilhas de Ilhéus, degustar da gastronomia e saborear as bebidas, e não quer dirigir, o setor de turismo tem q melhorar o sistema de transportes, q na minha opinião, nem deveria existir, terminal de ônibus, não tem identificação de destinos, ônibus sucateados,e passagem cara,

Write A Comment