Cerrado, fervedouros, natureza e muita beleza! Tudo isso você encontra em uma viagem ao Jalapão, um dos destinos mais famosos do Tocantins e do Brasil.

Não é incomum as pessoas se perguntarem “Onde fica o Jalapão?”, a resposta é:  aqui no Brasil! Mais precisamente a 180 km de distância de Palmas, capital do Tocantins, e costuma ser um dos locais mais procurados por viajantes aventureiros em busca de ecoturismo.

O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção à natureza, onde sua principal vegetação é o cerrado ralo. Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.

Jalapão Tocantins
Os fervedouros são diferenciais exuberantes da região do Jalapão

Ele ocupa uma área de 34 mil km e envolve os municípios de Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Apesar do turismo no Jalapão já acontecer há mais de 30 anos, o que deu o boom de verdade no turismo foi uma novela da Rede Globo chamada ‘O Outro Lado do Paraíso’, transmitida em 2017, que foi gravada na região. Depois que foi ao ar, o movimento de turistas triplicou para conhecer os tão famosos fervedouros jalaponenses.

Onde fica o Jalapão?
Foto por Amanda Leite

Como é dirigir no Jalapão?

O Cerrado, bioma natural do Jalapão, conta com um solo arenoso, sendo indispensável o deslocamento em veículos com tração nas quatro rodas. Além do 4×4, é bom ter conhecimento da região, talvez contratar um guia caso não seja fechado por pacote turístico, para que o tour pela região seja mais seguro.

Para dirigir, o melhor período é o das chuvas, de outubro a fevereiro, quando o solo está mais compactado e a circulação na areia é mais fácil. Já na seca, de maio a setembro, é bem possível que o carro atole. E, como as estradas são bem desertas, pode ser difícil encontrar ajuda.

O carro mais comum é o da categoria SUV, pois ele é espaçoso, causa menos impacto dentro do veículo quando em contato com os relevo do solo e tem a facilidade do ar condicionado, sem precisar abrir as janelas e, consequentemente, a poeira entrar.

Jalapão Tocantins
Carros da categoria SUV são mais indicados para uso no Jalapão

Outro ponto importante aqui é o GPS. O sinal de celular no Jalapão é bem fraco, há operados que nem funcionam lá. Por isso, mesmo que tenha GPS no carro ou no celular, leve um mapa impresso, ele pode ser útil. 

Quanto custa uma viagem para o Jalapão?

O custo de uma viagem ao Jalapão dependerá da quantidade de dias que o turista quiser ficar na região. Os pacotes turísticos podem iniciar de R$2.000 para 4 dias até R$3.000 para 6 dias. Se for fazer tudo por conta, pode sair mais em conta. Porém, como já mencionamos, o Jalapão é um território diferente e requer mais atenção na direção.

Quantos dias ficar no Jalapão?

O ideal é ficar 5 dias no Jalapão. Assim, você consegue desbravar bastante a região e conhecer os principais atrativos turísticos. Como o parque é muito extenso, você perderá um bom tempo na estrada, no deslocamento de um ponto ao outro, por isso é recomendável pelo menos cinco dias.

Quais atrações conhecer?

arara-jalapão

Por lá, você poderá:

  • Se encantar com a Pedra Furada, um verdadeiro cartão postal da região;
  • Conhecer e mergulhar na belíssima Lagoa do Japonês;
  • Ter um contato profundo com a natureza no Cânion Sussuapara;
  • Curtir uma tarde na Praia Coração do Jalapão;
  • Assistir ao pôr do Sol nas Dunas do Jalapão;
  • Ter uma experiência única nos fervedouros, como o Buritizinho e o do Rio Sono;
  • Mergulhar nas águas cristalinas da Cachoeira da Formiga;
  • Conhecer mais a fundo a comunidade Quilombola;
  • Se banhar na Cachoeira das Araras!

São muitos pontos turísticos, para todos os gostos e estilos de viagem! Agora é só planejar a viagem e curtir cada momento dessa super experiência.

Conheça o Tocantins de carro!

Compare os preços das melhores locadoras do Brasil no site da Rentcars e encontre o melhor preço e as melhores condições de pagamento para o seu aluguel de carro.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment