Não é incomum as pessoas se perguntarem “Onde fica o Jalapão?”. Quem julga apenas pelo nome diferente, nem imagina que o Jalapão fica no Brasil, mas fica.  

O Jalapão fica a 180 km de distância de Palmas, no Tocantins, e costuma ser um dos locais mais procurados por viajantes aventureiros em busca de ecoturismo.

O Parque Estadual do Jalapão ocupa uma área de 34 mil quilômetros e envolve os municípios de Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.

jalapao-tocantins-brasil
Lagoa do Japonês – Pindorama, Tocantins.

O local fica em mata de transição entre o cerrado e a caatinga e tem vegetação bem parecida com savanas, onde vez ou outra, o visitante é surpreendido por animais exóticos, como lobos e araras, além de belíssimas cachoeiras, rios de águas cristalinas, chapadas, corredeiras e outros caprichos aquáticos da natureza.

Não é a toa que o lugar faz sucesso entre aventureiros do mundo todo, apesar de não ser um destino muito popular entre os brasileiros. Contraditoriamente, o local é conhecido também como deserto Jalapão, por conta das dunas de areia que chegam a cerca de 30 metros de altura e, sozinhas, já são atração aos olhos dos turistas.

Onde fica o Jalapão?
By Marcelo85photo (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Esse local surpreendente tem ainda muito mais a oferecer a todos turistas. Confira as dicas especiais do Rentcars.com, organize sua próxima viagem e curta um dos destinos mais impressionantes do Brasil! É um verdadeiro paraíso, que reflete muito bem o nosso país em toda sua diversidade e riqueza natural.

Cachoeira da Velha

Onde fica o Jalapão?
Cachoeira Velha – By Vitor 1234 (Own work) [CC BY-SA 3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons

A Cachoeira da Velha é a maior cachoeira do Jalapão e uma das principais atrações do Parque. Aqui, as águas são abundantes e a queda d’água tem cerca de 20 metros de altura, com aproximadamente 100 metros de largura, formando dois semicírculos em forma de ferradura. Tem fácil acesso partindo de Mateiros.

Prainha da Cachoeira da Velha

Onde fica o Jalapão
Prainha do Jalapão – By Barbaranuic (Own work) [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

Depois de toda a beleza da cachoeira, é hora de desfrutar a calmaria da Prainha da Cachoeira Velha, que é simplesmente encantadora. Primeiro, uma trilha com cerca de uma hora de caminhada regada a muita mata verde e ar puro. Depois disso, vem a tão esperada e merecida recompensa do passeio: sombra, água doce e calma, além de muito sossego, em contato com a natureza da região. Quem quiser, pode optar por ficar para acampar ali mesmo. Com certeza mais uma oportunidade de curtir essa beleza toda, mas dessa vez, de um outro prisma, sob a luz da lua e das estrelas. É sem dúvida uma experiência única e memorável!

Rio Novo

Onde fica o Jalapão
By Marcel Favery (Own work) [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

Para quem busca aventuras e fortes emoções, as corredeiras do Rio Novo são o cenário ideal. Nem mesmo os marinheiros de primeira viagem precisam se preocupar, embora as águas do Rio alternem entre turbulentas e muito tranquilas, a única coisa indispensável para a prática segura e divertida desse passeio, são os equipamentos de segurança, fornecidos pelas próprias agências turísticas locais. Depois de se preparar, é só partir rio abaixo e admirar as belas surpresas e as paisagens de tirar o fôlego.

Com águas totalmente cristalinas, esse é um dos últimos rios de água potável do mundo. Além do rafting, é comum ver pessoas praticando outros esportes, como a canoagem, rapel, boia-cross (descida de boia pelas corredeiras do rio) e acquaride (descida de bruços em cima da bóia).

Fervedouro

Onde fica o Jalapão?
Fervedouro – By Amanda Leite (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Em meio à vegetação fechada há um lugar tão lindo que chega a ser comparado com um oásis: um grande poço de água azul onde os banhistas não afundam, por conta do fenômeno natural, conhecido como ressurgência. É um dos pontos mais procurados e recomendados por turistas que passaram por lá, e puderam conferir de perto.

Capim Dourado

Onde fica o Jalapão?
Capim Dourado da comunidade Mumbuca – By Juliana Nashimoto Neme Francisco (Own work) [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

Distante há 35 km de Mateiros está o povoado Mumbuca com uma população de aproximadamente 200 moradores, descendentes de escravos que originaram o tão famoso artesanato com capim dourado, o ouro do deserto. Com brilho metálico, o capim dourado é utilizado na confecção de bolsas, brincos, pulseiras, chapéus, mandalas, cestas e objetos de decoração, que são comercializados em todo o Brasil e no exterior.

Quando ir?

A melhor época para ir ao Jalapão é de maio a setembro, quando as estradas de acesso estão em melhores condições e o período é melhor para a prática de esportes aquáticos.

Para os que vão de carro, é importante lembrar: a maior parte das estradas são de terra; opte por um carro SUV, 4×4 ou caminhonete com boa potência, abasteça nas principais cidades e não tenha pressa, é uma viagem com paisagens espetaculares, para serem admiradas e cuidadas. Fique atento, animais cruzam as pistas a todo momento.

Pretende ir de carro ao Jalapão? Acesse o site da Rentcars.com, compare as melhores locadoras de Tocantins e encontre o melhor preço para o seu aluguel de carro.

1 Comment

Write A Comment