O mercado de turismo foi fortemente afetado nos últimos dois anos por conta da pandemia, mas tem retomado o movimento em 2022, principalmente quando falamos sobre destinos internacionais.
Entretanto, os consumidores ainda sentem o impacto financeiro sofrido nesse contexto econômico e, por isso, a prioridade é conciliar o desejo de voltar a viajar com controle financeiro dos gastos provenientes.
A boa notícia é que setembro e outubro são considerados meses de baixa temporada em muitas regiões e, sendo assim, já é possível encontrar preços muito mais acessíveis para realizar viagens turísticas.

Separamos uma lista dos 10 melhores destinos para viajar de carro que tiveram redução no preço da locação nos últimos dois meses. Confira:
Top 10 destinos para viajar em outubro
Se você pensa em economizar na sua próxima viagem internacional, saiba que países como:
1. Portugal
2. Croácia
3. Itália
4. Costa Rica
5. México
6. Reino Unido
7. Espanha
8. Alemanha
9. Canadá
10. Colômbia
São destinos que tiveram redução de preço nas tarifas de aluguel de carro entre 11 a 48% em agosto e setembro se comparado a julho deste ano. A expectativa é que essa baixa se mantenha até meados de outubro, sendo que historicamente no início de novembro e durante todo o mês de dezembro, os preços já voltam a subir, por se tratar de um período típico de férias e feriados em muitos países e demanda voltar a subir.
“Nos últimos anos a curva de variação de preços mudou muito, devido a influências externas, como a pandemia e o cenário econômico ainda instável. Neste ano, a partir da segunda quinzena de Julho, tivemos uma redução brusca de preço na diária de locação, apresentando um cenário bem diferente do que ocorreu em 2019, onde a queda foi pequena e os valores se mantiveram mais constantes.”, comenta Vivian Almeida, diretora de Global Partnerships da Rentcars.
Principais motivos para a redução de preço em viagens de carro

A redução nos preços de locação de veículos ocorreu principalmente por dois motivos: primeiro, houve uma redução de demanda já prevista com o término da alta temporada que colaborou para os preços caírem.
Segundo, se deve ao processo em que as locadoras estão passando na adequação de suas frotas. Essas empresas estão investindo em ampliar o número e a variedade dos seus automóveis disponíveis para locação, o que vem acontecendo há um tempo de forma lenta e contínua ao longo do ano.
Meses como junho e julho, por exemplo, foram períodos de grande impacto às locadoras, pois suas frotas ainda estavam bastante limitadas e recebendo uma procura altíssima. Em alguns casos, infelizmente não foi possível atender toda a demanda gerada, o que levou a um aumento de preços de forma pontual, mas que logo houve redução.
Como encontrar as melhores tarifas em aluguel de carros?
Antecipamos algumas dicas para ajudar na tomada de decisão no momento de reservar um carro para viajar:
1. Pesquise antes de viajar
A pesquisa com antecedência é realmente um fator determinante para quem gosta de economizar dinheiro. Esse é o momento de pesquisar os seus sites favoritos e analisar custo/benefício. No site da Rentcars, é possível comparar preços das principais e melhores locadoras da região desejada. São mais de 200 locadoras de veículos do mundo reunidas em um só lugar. Nesse caso, além de pagar menos, você economiza seu próprio tempo.
2. Foco nas informações
Depois de escolher o carro ideal para sua viagem, confira mais de uma vez os detalhes da reserva, principalmente a data e horário de retirada e entrega do veículo. É super importante anotar em algum lugar essas informações para que você não esqueça e consiga se planejar para chegar em tempo. Assim, você evita taxas extras e possíveis multas por atraso.
3. Períodos longos de aluguel podem render economia

Você sabia? Quanto mais tempo durar o período da reserva, menores serão os preços e taxas das diárias. Além disso, carros de um mesmo grupo podem ser encontrados com variação de preço em torno de 10 reais ou mais no preço da diária. Falando assim não parece ser uma economia tão grande, mas pense nos 10 reais para uma reserva de 30 dias. A economia será razoável e ajudará no orçamento para o combustível da viagem, por exemplo.
4. Reserve com antecedência
Isso serve para passagens aéreas, reservas de hotéis e também para aluguel de carro: quanto antes você reservar, mais dinheiro você vai economizar. Isso se deve a relação de produto x demanda, quanto mais próximo da sua viagem, a tendência é menos opções de veículos disponíveis para locação, logo o preço sobe. Agora, se você reservar antes, além de economizar na tarifa, você garante a disponibilidade do veículo desejado.
5. Escolha o tipo de carro ideal
Em estradas de terra ou em más condições, o melhor é procurar carros com motores mais potentes e com tração nas quatro rodas (4×4).
Em viagens por estradas de asfalto, os carros 1.0 têm a fama de serem mais econômicos, mas nem sempre isso ocorre, principalmente quando é necessário percorrer longas distâncias. Às vezes o 1.0 consome o mesmo que carro 1.4, por exemplo. Em razão do motor ter menos torque, a queima de combustível é mais alta quando é necessário fazer ultrapassagens.
Em estradas de via única, onde são necessárias mais ultrapassagens, pedem por carros com boa aceleração. Dessa forma, a segurança aumenta e os custos com combustível tendem a diminuir. O melhor mesmo é optar por automóveis flex e com potência mínima de 1.4.
Sabendo dessas dicas, certamente você vai economizar muito no seu próximo aluguel de carro!