Encantadoramente bela, a Riviera Francesa faz parte do roteiro dos turistas que já conhecem Paris ou daqueles que querem fugir do óbvio durante suas viagens. O objetivo do passeio é indiferente, já que a grande certeza é a possibilidade de viver uma experiência única, conhecendo um dos cenários mais bonitos de todo globo.
Os franceses conhecem o lugar como Côte D’azur (Costa Azul) e têm no local o destino perfeito para passar o verão. Não poderiam fazer melhor escolha. Essa parte do litoral francês é formada por praias de azul intenso, cidades charmosas e temperatura agradável, com o sol colorindo as paisagens todos os dias. Basta, portanto, alguns dias na região para se render aos seus encantos e sair de lá com o inevitável: a vontade de voltar. Para não perder nada e voltar para casa com a certeza de cada minuto bem aproveitado, veja as dicas de hoje, saiba como se programar, busque por aluguel de carros na França e tenha uma boa viagem!
Cidades para conhecer
A sugestão é fazer a primeira parada em Nice, onde há um aeroporto e voos pousam todos os dias, saindo de Paris, em uma viagem bem rápida e com passagens acessíveis. Para explorar a cidade, o famoso calçadão, o Promenage des Anglais (uma espécie de passeio público, traduzindo para o português) deve estar no topo da lista de prioridades. De lá, será possível avistar boa parte da costa francesa e admirar o contraste fantástico entre a montanha e o mar.
O castelo de Nice é protagonista entre as construções históricas. Desde o século 11, até hoje, se impõe no cenário, atraindo para si todos os olhares que não conseguem desviar a atenção até tentar descobrir todas as suas belezas, tanto no interior quanto do lado de fora. No restante da cidade, restaurantes, prédios modernos e charmosas casinhas antigas convivem harmoniosamente lado a lado, prendendo a atenção do turista, que pode passar horas e horas entre as lojinhas, bistrôs e demais estabelecimentos que ajudam a deixar o cenário ainda mais bonito e a experiência de viagem ainda mais incrível.
Saindo de Nice, a segunda cidade do nosso roteiro é Mônaco. São 21 km separando as duas cidades. Ao chegar ao lugar mais glamoroso da Costa Azul, impossível não se deslumbrar com as fachadas sofisticadas, cassinos badalados e lojas de grife. Na rota turística, o Castelo do Príncipe de Mônaco está entra as atrações imperdíveis do roteiro. Toda a magia da majestosa realeza é conferida de perto pelos visitantes, que podem acompanhar a troca de guardas em frente ao Palácio. Em seguida, vale a pena passar na Catedral, onde estão enterrados membros da Família Real, inclusive a Princesa Grace Kelly.
As visitações podem seguir entre pontos turísticos culturais da cidade. No Museu Oceanográfico, por exemplo, as exposições permanentes e temporárias são convites irrecusáveis para conhecer melhor as curiosidades a respeito da vida no fundo do mar. A construção imponente é incrivelmente bela, como tudo na cidade. É como se de longe, o prédio em estilo clássico, chamasse os turistas, colocando-se à disposição para ser explorado por todos. Lá dentro, diferentes espécies de animais marinhos podem ser contempladas de perto. Isso faz com que o passeio agradável, se torne também uma verdadeira aula sobre o oceano.
Outra obra arquitetônica igualmente majestosa é a Ópera de Monte Carlo, palco dos maiores concertos de Mônaco. A decoração interior impressiona pela riqueza de detalhes, com cores típicas de um teatro clássico. Os camarotes e a plateia no geral podem receber 524 espectadores, que saem de lá admirados com a beleza do espetáculo e do lugar como um todo.
Saindo de Mônaco e voltando em direção a Nice, a próxima parada é na cidade de Èze, a menos de quinze minutos do destino anterior e a 11 km de Nice. Este antigo vilarejo pode ser considerado um dos mais pitorescos de toda a região. Em um perímetro com pouco mais de 9 quilômetros de extensão, a pequena cidade se estende ao longo de uma montanha, cercada pelo verde da mata e formada por pequenas ladeiras e casas antigas, com séculos de história. Ao longo das ruelas, tomam conta do cenário os charmosos cafés e galerias de arte, que parecem ter saído de grandes centros, sem perder o ar interiorano e medieval, graças às paredes de pedra e flores que colorem tudo.
No alto da cidade, ficam as ruínas de um antigo castelo. Hoje, o local pertence ao Jardim Botânico de Èze e é um convite para contemplar a beleza do mar que pode ser visto lá de cima, de diferentes ângulos, sendo um melhor que outro. As perfumarias são atrações à parte. A capital do perfume fica a apenas 67 km dali e o destino recebe diariamente as melhores fragrâncias francesas, responsáveis por cativar ainda mais os turistas.
Há ainda muitas outras cidades para conhecer na Riviera Francesa. Lugares como Saint-Paul-de-Vence, Roquebrune, Beaulieu-sur-mer e Villefranche sur Mer são unicamente belos, cada um com sua particularidade, mas sempre com um fato em comum: o plano de fundo incrível, criado pelo azul do mar, o verde das montanhas e os vestígios históricos de épocas passadas, responsáveis pelo charme especial de suas construções.