Conheça os encantos dessa cidade que possui atrativos de cidade grande, mas com a tranquilidade do interior de São Paulo.

Conhecida como Princesinha do Oeste, Campinas é uma das cidades mais visitadas do interior de São Paulo. É considerada um dos maiores polos de tecnologia da América Latina e possui atrações turísticas super interessantes.

Campinas também sedia uma das maiores universidades públicas do país: a Unicamp. 

Esta é uma cidade desenvolvida, que precisa de estruturas urbanas modernas para poder manter a qualidade da população que não para de crescer e, por ser uma cidade grande, a distância entre os pontos turísticos é um pouco maior. Portanto, é muito mais confortável alugar um carro para se deslocar pela cidade e conhecer os atrativos com liberdade, sem se preocupar com horários de ônibus ou a disponibilidade de transporte coletivo. 

O que fazer em Campinas

Vista aérea do lago e da paisagem do parque Taquaral em Campinas.
O Parque Taquaral é um dos principais pontos turísticos de Campinas.

Existem diversas opções de lazer em Campinas, como construções históricas, pontos turísticos, além de bares, shoppings, teatros, restaurantes e cafés. 

Listamos as principais atrações para que você possa montar o seu próprio roteiro e curtir a viagem nesta cidade encantadora! 

Parque Taquaral

Caravela vermelha do parque Taquaral que é réplica da caravela da anunciação de Pedro Álvares Cabral
Caravela da Anunciação de Pedro Álvares Cabral presente no Parque Taquaral.

Também conhecido como Parque Portugal, esta atração turística em Campinas fica a 5,7 km do centro da cidade e possui fácil acesso! 

A área onde hoje é o Parque Taquaral pertencia à uma fazenda com o mesmo nome, propriedade de uma tradicional família da região. Em 1972 o terreno foi adquirido pela Prefeitura Municipal e virou um parque público. 

O Parque Taquaral é uma das maiores áreas de lazer de Campinas e atrai milhares de pessoas semanalmente. Isso porque, além de oferecer diversos ambientes para diferentes atividades, é rodeado por uma bela lagoa.

Quem visita o parque também pode observar viveiros de pássaros e aproveitar a estrutura de playgrounds, lanchonetes, pistas para caminhadas, ciclovia e aparelhos para ginástica

A lagoa do Parque Taquaral, além de ser uma paisagem incrível, também possui um charme a mais: uma linda réplica da Caravela da Anunciação de Pedro Álvares Cabral, durante a chegada dos portugueses ao Brasil. Com 11 metros de altura, a embarcação impressiona por sua estrutura.

Muitos moradores consideram o Parque do Taquaral uma espécie de praia urbana, pois é possível aproveitar um dia de sol no gramado e também aproveitar os passeios de pedalinho na lagoa.

Para chegar ao Parque do Taquaral, desembarcando no Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas (VCP), pegue a Rodovia Santos Dumont, via Rua Hércules. O percurso de 35,7 km dura cerca de 30 minutos de carro e oferece uma vista bem bacana.

Dica: ao fazer uma parada no parque, aproveite para visitar o bairro de Cambuí, que além de feiras artesanais, comércio ativo e programas culturais, apresenta também um grande centro gastronômico, com muitos restaurantes e bares que oferecem excelentes refeições em todas as horas do dia! 

Pico das Cabras

Um homem e uma menina sentados na parte mais alta do Pico das Cabras, apreciando a vista de Campinas.
A vista do Pico das Cabras atrai turistas do país inteiro!

Esta é uma das principais atrações turísticas de Campinas! O Pico das Cabras fica a 1.080 metros de altitude e fica no distrito de Joaquim Egídio, a 32,4 km do Centro da cidade. Este é o local ideal para prática de esportes radicais, como o rapel guiado com instrutor, ou fazer caminhadas e trilhas pela mata nativa.

Para quem prefere atividades mais tranquilas, o Pico das Cabras é perfeito para ter uma vista panorâmica da cidade, fazer um piquenique em família e realizar românticos passeios a dois para admirar o pôr do sol!

O clima por lá é muito agradável, mas mesmo que esteja calor durante o dia, o ideal é levar um agasalho, principalmente se o objetivo for permanecer até o início da noite, pois como o lugar é muito alto, acaba tendo um vento bem gelado.

Dica: que tal aproveitar o trajeto até a serra e visitar também o Observatório Municipal Jean Nicolini? Ele é considerado o melhor lugar do município para observar o céu e está localizado a apenas 230 metros de distância do Pico das Cabras, seguindo na direção leste na Estrada do Capricórnio. O Observatório abre aos domingos, das 17h às 21h.

O funcionamento do parque que compõe o Pico das Cabras é aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 19h30min, mas o Museu Aberto de Astronomia (MAAS) promove atividades até as 23h. Basta acessar o site oficial e conferir todas as informações sobre a localidade.

Catedral Metropolitana de Campinas

Fachada da Catedral Metropolitana de Campinas durante o dia, com pessoas andando e observando.
Catedral Metropolitana de Campinas.

No Centro de Campinas, outro ponto turístico que merece uma visita é a bela Catedral Metropolitana. Inaugurada em 1883, o santuário dedicado a Nossa Senhora da Conceição (que também é padroeira da localidade), passou por um interessante processo de construção. Isso porque ele representa um dos maiores edifícios do mundo construídos com taipa de pilão, um processo que faz o barro ser compactado em formas de madeira horizontalmente, unindo a simplicidade dos materiais utilizados, com renomadas técnicas de sustentabilidade. Com isso, sua estrutura externa impressiona tanto quanto o seu interior!

Localizada na Praça José Bonifácio, a Catedral abre todos os dias, das 6h30min às 20h, e além de ser um belo local para visitar, é um dos principais símbolos de Campinas.

Planeje sua viagem para Campinas

Gostou do nosso roteiro com dicas e sugestões sobre o que fazer em Campinas? Então, aproveite para alugar um automóvel pela Rentcars.com! Assim você pode conhecer a região com liberdade e ainda pode descobrir outras belas cidades do interior de São Paulo, como Piracicaba (80 km), Serra Negra (100 km) e São Roque (110 km). 



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment