Vai para Paris? No post de hoje temos um roteiro especial que passa por cidades medievais perto de Paris e rendem um passeio diferente e cheio de história!

Paris é um dos destinos mais famosos do mundo. A cidade agrada a todos os tipos de viajantes, passando pelos românticos, os que gostam do delicioso turismo gastronômico, aqueles que não perdem a oportunidade de fazer compras e, claro, todos aqueles que gostam de história. O post de hoje é especialmente para você, que busca opções que vão desde os fantásticos museus parisienses até o belo e rico roteiro medieval pelos arredores de Paris, a cidade dos apaixonados. Confira o que lhe aguarda nessa viagem pela história medieval francesa e caia para a estrada!

Provins

Roteiro Medieval pelos Arredores de Paris
Provins ville haute place du Chatel

Se você não deseja uma viagem muito distante de Paris, recomendamos a maravilhosa Provins, uma cidade medieval a menos de 100 km da capital francesa que apresenta um trajeto dourado devido ao cultivo de trigo da região. O legal é que a cidade está sempre muito bem conservada, então fica fácil de imaginar e experimentar como era a vida por lá nos séculos XII e XIII.

Chegando em Provins você encontrará um estacionamento gratuito para o carro, assim você fica tranquilo e pode explorar todas as atrações dessa maravilhosa cidadezinha. Para dar inicio ao passeio é preciso comprar um dos ingressos disponíveis: Pass Provins, Pass Famille ou o Pass Murailles, todos eles válidos para um dia inteiro de passeio.

Em torno da Praça principal da cidade estão concentrados os restaurantes e as creperias, onde diversas pessoas se reúnem para desfrutar do sossego local e aproveitar uma culinária distinta e refinada. É parada obrigatória para o passeio ficar completo!

Se você estiver em Paris entre Abril a Novembro, não deixe de visitar Provins, que é especialmente preparada para receber a todos com atrações diferenciadas. Informe-se sobre os espetáculos das Águias e Falcões e o La Legende des Chevaliers. Caso estiver pela região em Junho, a dica especial é deliciar-se com a Festa Medieval (Médievales) ou ainda, se a visita for em Agosto, a sugestão é aproveitar a Festa da Colheita (Fête de la Moisson). Ambos eventos contam com muita comida e bebidas típicas, além de diversas manifestações culturais que vão de dança a desfiles. É realmente imperdível.

Turenne

Roteiro Medievalpelos Arredores de Paris
Vila de Turenne Por Babsy (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Turenne é na verdade uma Vila Medieval localizada a aproximadamente 428 km de Paris. Uma curiosidade interessante sobre Turenne é que a vila foi o último feudo independente da França (1738). Com uma pequena população, que pouco passa dos mil habitantes, Turenne oferece excelente culinária e safra de vinhos, além de ótimas recepções instaladas nas encostas de um penhasco. A paisagem é incrível.

A cidade, afastada da influência das demais, manteve muito de sua tradição secular e, principalmente, de sua arquitetura. Na vila é possível conhecer as duas torres da antiga fortaleza, a capela Capucins, a igreja de Notre-Dame e as ruínas do Castelo, que oferecem uma vista incrível e privilegiada de todo vilarejo.

Rouen

Roteiro Medieval pelos Arredores de Paris
Catedral de St. Quen Daniel Vorndran / DXR [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Rouen está localizada a aproximadamente 130 km ao noroeste de Paris, no caminho para o Canal da Mancha. Conhecida como capital da Normandia e cidade mais bonita do norte da França, Rouen é um verdadeiro paraíso, apesar de não ter os mesmos ares medievais de Provins.

Rouen parece mesmo com o imaginário de um historiador, a arquitetura de madeiras a mostra é prova da influência normanda na região. Aqui, a dica é passear a pé para apreciar todos os detalhes encontrados nas construções da cidade. Comece pela Vieux Rouenm, trecho da cidade que segue por ruelas cheias de curiosidades. Por ali, você encontrará artesãos, restaurantes e diversos comércios, todos com a arquitetura normanda bem preservada. Outro local digno de selfie e fotos panorâmicas, é a famosa Rue du Gros-Horloge, onde um relógio belíssimo e astronômico, do século XIV, é o plano de fundo ideal para suas recordações.

Roteiro Medieval pelos arredores de Paris
Por Hispalois (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Adiante, com as atrações mais famosas da cidade, chegamos à Catedral de Rouen (St. Quen), cuja construção foi iniciada em 1145, utilizando 740 toneladas de ferro e bronze, pedras e mais de 56 sinos que transportam o visitante a eras passadas. A Catedral em estilo gótico conta com portas inteiras ornamentadas e temáticas bíblicas, além de ser endereço da tumba que guarda o coração do rei inglês Ricardo Coração de Leão (a região foi conquistada pela coroa britânica em meados de 1066).

Outro local famoso para visitar é a Praça do Mercado Velho, local onde foi queimada a donzela de Orleans, ou mais popularmente conhecida, Joana D’ Arc. A cidade tem uma igreja dedicada à donzela, uma torre com bela vista de toda Rouen e um museu com diversas gravuras de Joana D’ Arc. É possível se programar para fazer o Tour Jeanne D’Arc, acompanhando de pertinho toda história dessa saga.

Roteiro Medieval pelos Arredores de Paris
By Pierre-Yves Beaudouin (Own work) [GFDL or CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

E aí, gostou do Roteiro pelos arredores de Paris? Programe suas férias e coloque o pé na estrada, as memórias dessa viagem serão eternas.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment