Que tal um roteiro de carro pela França? Hoje vamos passar por cidades apaixonantes e falar sobre os principais pontos turísticos de Marselha, Lyon, Bordeaux e muito mais!

O romantismo e o glamour predominam em cidades francesas — poetas e escritores já divagaram muito sobre isso — no entanto, a essência da França se expande para outros destaques, como gastronomia e turismo. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles agora!

Por que viajar para a França?

Viajar para a França oferece uma experiência única e enriquecedora, com uma riqueza incomparável de cultura, história e gastronomia! Desde os monumentos icônicos de Paris até os campos de lavanda da Provence, o país cativa os visitantes com sua variedade de paisagens deslumbrantes.

Foto de fileiras de macarons bem coloridos, doce típico da França. Parecem biscoitos recheados nas cores: vermelho, azul, laranja e amarelinho.

Além disso, a culinária francesa é conhecida mundialmente e a arte e arquitetura impressionantes contribuem para uma experiência inesquecível. Tudo isso, em conjunto, faz da França um destino imperdível para qualquer viajante que busca viver uma experiência imersiva!

Qual a melhor época para viajar para a França?

Em geral, a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a outubro) são considerados os períodos mais agradáveis para visitar a França. Durante essas estações, o clima é mais ameno, com temperaturas agradáveis e menos chuvas, o que é ideal para explorar as cidades, os campos de flores e os vinhedos. 

De carro, fica muito mais fácil se deslocar entre esses pontos e você ganha mais liberdade para definir o seu próprio itinerário. Se quiser ter uma ideia de quanto custa a locação de veículos em locadoras da França, faça a simulação de preços agora mesmo e escolha a melhor tarifa.

Quantos dias é o ideal para ficar na França?

Se formos considerar uma viagem mais imersiva na cultura, gastronomia e turismo do país, o ideal é uma estadia de pelo menos 7 a 10 dias. Se o tempo for mais limitado, é possível ter uma experiência satisfatória em uma estadia mais curta, como 3 a 5 dias, focando em uma única cidade e explorando seus arredores.

No entanto, quanto mais tempo disponível para a viagem, mais oportunidades de entender a verdadeira essência francesa!

Roteiro pela França

Descubra os encantos da França em um roteiro repleto de paisagens deslumbrantes!

1. Paris

Foto noturna da cidade de Paris, na França. Ao fundo tem as casas francesas e o rio Sena passa ao meio. O céu está entardecendo.

Paris, a cidade luz, a cidade romântica, a cidade dos mil e um adjetivos. Paris é uma megalópole e, antes de entrarmos em seu coração, faremos uma parada no bairro Bercy, às margens do Rio Sena. Ele não tem a movimentação da região central, sendo um ótimo local para descansar ou desfrutar de um bom vinho (caso não vá dirigir) e seguir viagem.

Continuando o passeio, siga ao norte fazendo uma paradinha no Museu Nacional de História Natural e na Catedral de Notre Dame. Aproveite que você está na região e visite um dos mais surpreendentes palácios parisienses, o Palais du Luxembourg. Seu jardim tem até cadeiras de descanso para quem quiser contemplar tal beleza e é um dos passeios favoritos de turistas e parisienses.

A Avenida Champs Elysées, que já viveu as agruras e alegrias de Paris, tem um trânsito um pouco congestionado. Como a cidade recebe turistas o ano todo, o fluxo é sempre intenso. O famosíssimo Arco do Triunfo se encontra nesta via, e ele não é apenas um monumento, há um museu militar em seu interior.

Já conhecemos um dos cartões postais de Paris, agora falta conhecer a obra mais emblemática da cidade: a Torre Eiffel. Passando pela Avenida Quai d’Orsay, o visitante já deslumbra uma pontinha da torre. O mais interessante é que o caminho é permeado por árvores floridas, num lindo cenário preparatório para a próxima atração. A subida é realizada por elevadores panorâmicos e cada andar da torre tem algo a oferecer: há telescópios, lojas de lembrança e objetos sobre a sua história. A visita é encerrada no último andar, com a opção de aproveitar uma taça de champagne enquanto celebra a majestosa vista de Paris.

Depois de aproveitar os restaurantes da região e as atrações noturnas como Moulin Rouge, na Boulevard de Clichy, a dica é levantar cedo para conhecer o Palácio de Versalhes, a 20 km do centro de Paris. O castelo é considerado um dos maiores do mundo! E por esta razão, merece um dia voltado somente para ele. Os jardins enfeitados com lagos e os antigos aposentos de reis e rainhas francesas são tão bem decorados que voltar para a vida de plebeu será um pouco complicado.

2. Aix en Provence

Em Aix-en-Provence, os viajantes podem desfrutar de uma vibe mais encantadora e tranquila, enquanto exploram as charmosas ruas de paralelepípedos da cidade velha. Um dos destaques é o famoso Cours Mirabeau, uma avenida arborizada repleta de cafés, lojas elegantes e fontes ornamentadas, perfeita para passear e absorver a atmosfera provençal. 

Além disso, o ideal é se perder pelos mercados coloridos da cidade, como o mercado de rua Place Richelme, onde é possível saborear produtos locais frescos, incluindo queijos, frutas, verduras e azeitonas.

Aix-en-Provence também é conhecida por sua rica herança artística e cultural, sendo lar de importantes museus e galerias. Os amantes da arte podem visitar o Museu Granet para admirar uma vasta coleção de obras de arte que vão desde pinturas renascentistas até peças contemporâneas. E os jardins exuberantes do Pavillon de Vendôme que oferecem um refúgio tranquilo, com belas esculturas e paisagens serenas para serem apreciadas. 

3. Cannes

Foto de uma ruazinha pequena da cidade de Cannes, com folhagem ao lado, preenchendo uma muralha, e os lustres repetidos para iluminar a rua à noite. O céu está claro.

Cannes mistura glamour, cultura e beleza natural! Um dos pontos mais emblemáticos é a famosa Croisette, uma deslumbrante avenida à beira-mar repleta de palmeiras, hotéis luxuosos, boutiques de grife e restaurantes sofisticados.

E se você gosta de praias, Cannes é a pedida! Suas praias de areia fina ao longo da costa proporcionam momentos de relaxamento ao sol e atividades aquáticas, como jet ski e parasailing.

A cidade também é conhecida por sediar o prestigiado Festival de Cinema de Cannes, e os amantes do cinema podem visitar o Palais des Festivals e caminhar pelo famoso Tapete Vermelho. Para uma experiência ainda mais cultural, explore sem medo o charmoso bairro de Le Suquet, com suas ruas estreitas de paralelepípedos, restaurantes renomados e vistas deslumbrantes do topo da colina do Castelo de Cannes.

4. St Tropez

Saint-Tropez, um destino costeiro glamoroso e repleto de charme, tem como uma de suas principais atrações, o Porto de Saint-Tropez, onde iates de luxo se alinham ao longo da costa, proporcionando um cenário incrível para passeios à beira-mar.

As praias deslumbrantes, como Pampelonne Beach, são uma ótima pedida para relaxar ao sol, nadar nas águas azul-turquesa e desfrutar de restaurantes à beira-mar. Os viajantes também podem explorar o centro histórico da cidade, com suas lojas chiques, cafés elegantes e galerias de arte.

À noite, Saint-Tropez ganha vida com sua vibrante cena noturna, com bares sofisticados, clubes exclusivos e festas na praia que atraem visitantes de todo o mundo em busca de diversão e entretenimento.

5. Estrasburgo

Em Estrasburgo, comece pelo encantador bairro de La Petite France, com suas casas típicas, ruas estreitas e canais encantadores, proporcionando o cenário perfeito para passeios românticos e fotos memoráveis.

Siga até a majestosa Catedral de Notre-Dame de Estrasburgo, um marco icônico da cidade, para apreciar sua famosa arquitetura gótica deslumbrante e suba até a torre para vistas panorâmicas da cidade e do rio.

Para quem ama história, duas opções são: o Museu de Arte Moderna e Contemporânea e o Museu Alsaciano, que oferecem uma visão fascinante da história e da arte da região. Além disso, não se pode deixar de experimentar a deliciosa culinária da Alsácia em um dos muitos restaurantes tradicionais da cidade, onde pratos como chucrute, tarte flambée e foie gras são verdadeiras iguarias.

6. Lyon

Foto de um morro na cidade de Lyon, na França. É possível ver um castelo no alto em meio a vegetação verde e uma réplica da Torre Eiffel. É possível ver casas francesas entre as árvores. O céu está azul.

Localizada entre as colinas francesas, Lyon é o reflexo de sua história. Fundada por um tenente de Júlio César, nas antigas construções de Lyon é possível perceber a influência romana e o desenvolvimento renascentista, que tomou força na cidade. 

Chegando lá, no bairro Vieux Lyon (Velha Lyon), é possível ver de forma bem clara as sutilezas e destreza da arquitetura renascentista. As ruas do bairro são pequenas e de paralelepípedos, sendo o mais aconselhável fazer tudo de carro. Nas praças, você encontrará cafés, boutiques e restaurantes da mais alta gastronomia, considerada – inclusive – uma das melhores do mundo! 

Dirigir na Vieux Lyon é um pouco estranho para quem não está acostumado, as ruas não tem nenhuma demarcação e pode parecer que você está entrando em locais que não deveria, mas é assim mesmo, dirija devagar e vá com calma.

Fazendo o contorno pela Avenida Montee du Chemin Neuf, você chega em duas obras romanas que ainda se mantêm em pé: a Basilique de Fourvière e o Teatro Romano de Fourvière.

Por fim, Lyon tem programas noturnos para todos os estilos: quem gosta de obras clássicas pode ir até a Ópera Nacional, situada na Place dês Terreaux. Os mais agitados podem procurar o bairro de Presquile ou partir para o norte, em Croix-Rousse, antro do jazz.

7. Bordeaux

Foto do trânsito da cidade de Bordeaux, é possível ver carros parados com as luzes acesas. O céu está escurecendo e se inicia o entardecer. Tem construções nos arredores da rua bem típicas francesas.

Em Bordeaux, os visitantes têm a oportunidade de explorar uma cidade cheia de charme, história e excelente gastronomia. Uma das atrações imperdíveis é o centro histórico da cidade, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, com suas praças encantadoras e arquitetura impressionante.

Os amantes do vinho podem desfrutar de passeios pelas vinícolas da região de Bordeaux, onde podem degustar alguns dos vinhos mais renomados do mundo e aprender sobre o processo de produção. Mas, lembre-se: se for beber, não dirija!

Além disso, os visitantes podem visitar pontos turísticos como a Place de la Bourse, com sua deslumbrante fonte de água e o espelho d’água, que proporciona um cenário incrível para fotos. 

E, é claro, aproveite a deliciosa culinária de Bordeaux em um dos muitos restaurantes da cidade, que oferecem pratos tradicionais da região, como foie gras, magret de pato e canelés. Você não vai se arrepender!

8. Marselha

Foto noturna da cidade de Marseille, na França. No topo na montanha é possível ver um castelo bem iluminado. As casas bem típicas francesas ficam a frente, descendo o morro. Há vários barcos na marina em baixo. As luzes da cidade estão acesas.

Em Marselha, uma das atrações mais icônicas é o Vieux-Port (Porto Velho), um porto antigo repleto de barcos de pesca, iates e cafés à beira-mar, onde os visitantes podem saborear pratos de frutos do mar frescos. 

Outra ideia é conhecer a Basílica de Notre-Dame de la Garde, uma igreja no topo da colina que oferece vistas panorâmicas impressionantes da cidade e do mar. Não tão longe dali, é possível fazer passeios mais culturais, como visitar o Museu de História de Marselha e o Museu de Arte Contemporânea, que oferecem uma visão abrangente da história e da cultura da região. 

Finalize seu passeio pelo bairro histórico de Le Panier, com suas ruas estreitas, praças charmosas e murais coloridos, que proporcionam um vislumbre autêntico da vida local. 

9. Reims

Comece seu passeio pela majestosa Catedral de Notre-Dame em Reims, um marco icônico da cidade e local de coroação de muitos reis franceses ao longo da história. 

Em Reims, ainda é possível encontrar uma diversidade de caves de champanhe locais, incluindo as renomadas Taittinger e Veuve Clicquot, onde você pode aprender sobre o processo de produção e degustar alguns dos melhores champanhes do mundo. 

Por lá, vale a pena conhecer a antiga porta da cidade, Porte Mars, e os museus de Belas Artes e o da Guerra. Aproveite para degustar pratos tradicionais da região de Champagne, como foie gras, queijos e, é claro, o famoso champanhe!

10. Lille

Em Lille, uma das atrações imperdíveis é o charmoso centro histórico, com suas ruas de paralelepípedos, praças históricas e arquitetura impressionante, incluindo a bela Grand Place, cercada por edifícios históricos e cafés requintados.

Os amantes da arte podem visitar o Palais des Beaux-Arts, um dos maiores museus da França, que abriga uma vasta coleção de obras de arte que vão desde a antiguidade até o século XX, incluindo pinturas, esculturas e artefatos decorativos.

Os encantadores bairros de Vieux Lille e Quartier Saint-Sauveur, com suas lojas elegantes, galerias de arte, restaurantes e bares da moda, são perfeitos para passeios descontraídos e compras.

Por fim, para uma experiência gastronômica única, os viajantes podem saborear especialidades locais, como o prato típico flamengo Carbonnade Flamande (carne cozida em cerveja belga) ou os famosos waffles de Lille, conhecidos como “gaufres”

O que vale a pena conhecer na França?

Gastronomia

Foto de uma saborosa French Toast com torradas, mirtilos e um creme branco. Há bacons em volta.

A França é um paraíso gastronômico, repleto de pratos deliciosos e ingredientes de alta qualidade. Aqui estão algumas experiências culinárias que valem a pena conhecer:

  • Baguete e Queijos: Experimente uma baguete fresca e crocante acompanhada por uma variedade de queijos franceses, como Brie, Camembert, Roquefort e Comté.
  • Coq au Vin: Este prato clássico consiste em frango cozido lentamente em vinho tinto, geralmente acompanhado de cogumelos, cebolas e bacon.
  • Cassoulet: Originário da região de Languedoc, o cassoulet é um guisado rico e reconfortante feito com feijão branco, carne de porco, linguiça e pato confitado.
  • Bouillabaisse: Uma sopa de peixe tradicional de Marselha, preparada com uma variedade de peixes frescos, frutos do mar, tomate, aipo e açafrão.
  • Escargot: Uma iguaria clássica da culinária francesa, os caracóis são preparados com manteiga de alho e ervas e assados no forno.
  • Croissant e Pain au Chocolat: Delicie-se com croissants frescos e pain au chocolat, acompanhados de um café espresso, em uma das muitas cafeterias charmosas da França.
  • Foie Gras: Uma iguaria luxuosa, o foie gras é o fígado gorduroso de pato ou ganso, geralmente servido em forma de terrine ou patê.
  • Macarons: Estes pequenos bolinhos coloridos e delicados são uma sobremesa clássica francesa, feitos com amêndoas, clara de ovo e açúcar, e recheados com uma variedade de cremes e ganaches.

História

Foto do jardim do Palácio de Versalhes. É possível ver as infinitas flores bem verdes e com um paisagismo incrível. Tem um lago ao fundo e o palácio ao lado.

Todo mundo sabe que a França é rica em história! Então, que tal se aprofundar nela conhecendo alguns dos lugares mais icônicos do país?

  • Palácio de Versalhes: Este magnífico palácio, localizado nos arredores de Paris, é um dos marcos mais emblemáticos da história francesa. Construído durante o reinado de Luís XIV, é famoso por seus luxuosos salões, jardins paisagísticos e pela Galeria dos Espelhos.
  • Catedral de Notre-Dame de Paris: Uma obra-prima da arquitetura gótica, a Catedral de Notre-Dame é um símbolo icônico de Paris. Construída ao longo de vários séculos, possui vitrais deslumbrantes, esculturas ornamentadas e uma atmosfera de grandeza religiosa.
  • Museu do Louvre: Um dos maiores e mais famosos museus do mundo, o Louvre abriga uma vasta coleção de arte e artefatos históricos, incluindo a Mona Lisa, a Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia.
  • Mont Saint-Michel: Esta ilha rochosa na Normandia é lar de uma impressionante abadia medieval, que remonta ao século VIII. Um Patrimônio Mundial da UNESCO, o Mont Saint-Michel é um dos locais mais visitados da França, com sua arquitetura deslumbrante e localização única.
  • Campos de Batalha da Primeira Guerra Mundial: Para aqueles interessados na história militar, os campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, como Verdun e Somme, oferecem a oportunidade de aprender sobre os eventos que moldaram o século XX.

Cultura

Na França, a cultura está profundamente entrelaçada na vida cotidiana e em sua rica herança. Por isso, se você quer viver uma experiência imersiva de cultura francesa, aqui vão alguns lugares legais para visitar.

  • Ópera Garnier, Paris: Uma obra-prima da arquitetura do século XIX, o Palais Garnier é um marco importante da cultura francesa. Oferece visitas guiadas para explorar sua impressionante arquitetura e história.
  • Festival de Avignon: Este prestigioso festival de teatro é realizado anualmente na cidade de Avignon, na Provence. Apresenta uma variedade de peças de teatro, dança, música e artes visuais em locais históricos da cidade.
  • Museu d’Orsay, Paris: Localizado em uma antiga estação ferroviária, o Museu d’Orsay abriga uma impressionante coleção de arte impressionista e pós-impressionista, incluindo obras de Monet, Van Gogh, Renoir e Degas.
  • Carnaval de Nice: Este colorido festival de carnaval é uma das maiores celebrações da França, com desfiles, concertos e eventos culturais realizados ao longo de duas semanas durante o inverno.
  • Arte de Rua em Lyon: Lyon é conhecida por sua vibrante cena de arte de rua, com murais e instalações artísticas espalhadas pela cidade. Os visitantes podem fazer passeios guiados para descobrir as obras de artistas locais e internacionais.

Arquitetura

A França oferece uma variedade impressionante de estilos arquitetônicos, desde as majestosas catedrais góticas até os modernos ícones contemporâneos. Destinos imperdíveis incluem os castelos renascentistas do Vale do Loire, as magníficas catedrais de Notre-Dame e as inovações arquitetônicas de Paris, como o Centro Pompidou!

Qual a região mais bonita da França?

Foto incrível dos campos de lavanda da França, na região de Provence. As flores são todas roxas, dando uma coloração incrível à foto. O céu está claro.

A França é bonita por completo! Mas, entre as regiões mais aclamadas estão:

  • Provence, famosa por seus campos de lavanda e aldeias pitorescas;
  • O Vale do Loire, repleto de castelos históricos e vinhedos exuberantes;
  • A Côte d’Azur, com suas praias deslumbrantes e cidades costeiras elegantes;
  • A Alsácia, conhecida por suas aldeias de contos de fadas e vinhas;
  • As Montanhas dos Alpes, com suas paisagens alpinas espetaculares. 

Dicas de viagem pela França

Como você pôde perceber, esse país é repleto de coisas para fazer e conhecer. Por isso, a nossa dica mais importante é alugar um carro para poder desbravar tudo com mais tempo e conforto. 

Além disso, o trânsito entre cidades francesas funciona super bem e as estradas são bem preservadas.

Se a sua ideia é viajar em família, o carro se faz ainda mais necessário, já que um veículo dispõe de mais espaço para malas e lembrancinhas que você venha a adquirir ao longo da sua viagem. Compare os preços de aluguel de carro na França e escolha aquele carro dos seus sonhos!

Como se locomover pela França

  • Carro: Para maior flexibilidade e para explorar áreas rurais e pequenas cidades, alugar um carro é a melhor opção. No entanto, é importante estar ciente das regras de trânsito locais e das diferenças nas estradas, como pedágios e rotatórias.
  • Trem: A França possui uma extensa e eficiente rede ferroviária, operada pela SNCF. Os trens de alta velocidade, como o TGV, são ideais para viagens entre cidades distantes, como Paris, Lyon, Marselha e Bordeaux. 
  • Ônibus: Para destinos não atendidos por trens ou para viagens mais econômicas, os ônibus são uma opção viável. Existem várias empresas de ônibus que operam rotas dentro da França e para países vizinhos.

Chip de internet Europa

Os chips de internet para a Europa geralmente oferecem diferentes pacotes de dados, que podem variar em termos de quantidade de dados disponíveis, velocidade da conexão e duração da validade do pacote. Antes de adquirir um chip, é importante verificar os detalhes do plano oferecido pela operadora, incluindo cobertura, custos adicionais e termos de uso.

É uma opção conveniente para viajantes que desejam ter acesso à internet enquanto exploram diferentes países da Europa, sem depender exclusivamente de Wi-Fi público ou de roaming internacional com seu plano de celular regular, que pode ser mais caro.

Seguro viagem Europa

O seguro viagem para a Europa oferece proteção financeira e assistência em caso de imprevistos durante a viagem, incluindo cobertura médica, repatriação médica, cancelamento ou interrupção da viagem, bagagem perdida ou danificada, assistência jurídica e serviços de assistência 24 horas. É extremamente recomendável contratar um seguro viagem para sua viagem à França antes mesmo de sair do Brasil.

Brasileiro precisa de visto para França?

Não, cidadãos brasileiros não precisam de visto de turismo para visitar a França por períodos de até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Isso se aplica a viagens de turismo, negócios, visitas a familiares ou amigos, ou viagens de curta duração para participar de eventos culturais, esportivos ou científicos. 

No entanto, é necessário possuir um passaporte válido por pelo menos três meses além da data prevista para saída da União Europeia, bem como comprovar recursos financeiros suficientes para a estadia e a passagem de retorno ou continuação da viagem.

Bom, com tantas dicas e informações, agora o seu roteiro de viagem pela França será ainda mais completo! Para deixar tudo organizado da melhor maneira, vá até o site da Rentcars e simule os preços de locação de veículos no país e escolha o seu carro.

No site e app da Rentcars, você não paga IOF em reservas internacionais e nem precisa se preocupar com a moeda do país de destino: você paga em REAIS e ainda pode parcelar em até 12x no cartão de crédito. Aproveite esses e muitos outros benefícios agora mesmo e boa viagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment