Quer conhecer algumas das principais cidades turísticas de Santa Catarina? Neste roteiro vamos passar por Joinville, Piçarras, Bombinhas, Florianópolis e pela linda Ilha de Santa Catarina!

Coloque o pé na estrada para explorarmos a deslumbrante Santa Catarina! Com muitas histórias para contar para seus visitantes, o estado é responsável por cativar eternamente seus turistas e arquiteturas clássicas que combinam perfeitamente com a beleza natural do litoral. Neste roteiro Santa Catarina iremos conhecer em detalhes as cidades de Joinville, Piçarras, Bombinhas e Florianópolis, apresentando locais mágicos, selvagens e outros bucólicos. Estas cidades se encontram até próximas umas das outras e, viajando de carro, você poderá vê-las num roteiro econômico e completo.

roteiro-santa-catarina-viagem-de-carro
Balneário Camboriú – By Emarquetti from Itajai, Brazil – Flickr, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1201900

E não se preocupe: se você for de um estado distante, é possível alugar um carro online e retirá-lo diretamente no aeroporto de Joinville, nosso ponto de partida, o que facilita muito a vida dos viajantes que desejam nada menos do que desfrutar do melhor de Santa Catarina.

Joinville

Iniciaremos nosso Roteiro Santa Catarina por Joinville. Com clima agradável, proporcionado pelos seus vizinhos, o mar e as serras, Joinville é considerada uma das melhores cidades para se viver no pais. Não é por menos que o significado do nome Joinville é: vila feliz. Em Joinville, é forte a presença da cultura europeia, principalmente a germânica, e você pode partir para o Museu Nacional de Imigração e Colonização para compreender e até se aprofundar nesta interessante e curiosa dinâmica. O espaço é um complexo onde também está a Casa Enxaimel. Para quem não conhece, são um grupo de carpinteiros dedicados na arte da construção enxaimel (exclusivamente com casas enxaimel autênticas). Temos a verdadeira impressão de estar numa região tradicional da Alemanha. A poucos metros dali, não há como não reparar na Alameda Brustlein, uma rua toda enfeitada por palmeiras naturais, que dão um charme muito especial para região e agradam tanto moradores locais, quanto turistas de todo Brasil.

A Alameda Brustlein e ao fundo o Museu Nacional. Foto: Leo Laps/Flickr

O Museu Casa Fritz Alt, a 2 km da Alameda, é dedicado ao escultor alemão Fritz Alt e seu adorável interior é decorado com peças e mobílias do artista. A visita é interessante e conta muito sobre o antigo modo de vida de Joinville. Outros museus curiosos e fascinantes são o Museu da Bicicleta, completíssimo e divertido – pertinho do maravilhoso Parque Zoobotânico, e o Museu Arqueológico de Sambaqui, no coração da cidade.

Joinville tem os melhores festivais culturais fora do eixo Rio-São Paulo. A cidade, sede da única filial da Escola do Teatro Bolshoi, realiza no mês de julho o incrível e diversificado Festival Internacional de Dança. Se a sua viagem estiver programada para outro mês e você queira curtir outras opções culturais, opte pela região central, na Rua Dona Francisca, onde está a Casa de Cultura, grande incentivadora das artes locais.

Mesmo estando próxima ao mar, Joinville não tem praias, mas tem a Baía de Babitonga, que oferece passeios de barco por uma boa extensão do litoral. Este tour marítimo é finalizado em São Francisco do Sul, uma cidadezinha praiana com cara de vila portuguesa. Mas se é praia que você quer, perto de Joinville não faltam opções: São Francisco do Sul fica a menos de uma hora de viagem, Balneário Barra do Sul e Itapoá também ficam próximas. Piçarras, nossa próxima parada, também é uma boa escolha: a distância entre Joinville e Piçarras é de 70 km, que podem ser percorridos em menos de um hora.

Piçarras

roteiro-santa-catarina-viagem-de-carro
Da Praia do Grant a Piçarras – Por Otávio Nogueira – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Dando sequência no espetacular Roteiro Santa Catarina, chegaremos a Piçarras, uma cidade litorânea com oito quilômetros de areia limpa e dourada. Seu mar, que varia num azul escuro ao transparente, é sempre calminho, tornando Piçarras a escolha preferida das famílias que buscam belas paisagens, sossego e muita diversão. Se a calmaria não é o seu estado preferido, siga ao norte, para visitar a Praia de Palmeiras. Lá você encontra praticantes de windsurf, por conta do mar mais agitado e uma gigantesca beleza natural.

Ao lado desta praia, a semidesértica Ponta do Jacques é indicada aos aventureiros, pois é cercada pela mata e tem acesso somente por trilhas margeadas por um paredão de pedras. Na Praia de Piçarras, você terá opções de gastronomia, entretenimento e acesso a duas atrações selvagens, extremamente belas e memoráveis. Embarque em um dos barcos atracados perto da orla para ver de perto as Ilhas Itacolomi. De imediato, o pensamento ao vê-la é: como estas duas ilhas rochosas foram parar ali? A pergunta não tem resposta, mas para isso temos a lenda local que diz que os paredões representam um casal de namorados que fugiram a nado e sumiram no mar revolto. No dia seguinte, as ilhas se ergueram representando este amor inabalável.

Mais adiante, no passeio de barco, a Ilha Feia, que ao contrário do nome é estonteante, tem mar de águas claras, vegetação densa e trilhas que conduzem a grutas pouco exploradas.Se você não tem familiaridade com trekking, deixe as trilhas de lado e curta apenas a belíssima praia. Piçarras é reconhecida principalmente pela tranquilidade e pela pesca esportiva.

Bombinhas

roteiro-santa-catarina-viagem-de-carro
Bombinhas, vista do Morro do Macaco – Por Ana Tozi (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Ao seguirmos para Bombinhas, uma das principais atrações do Roteiro Santa Catarina, a nossa viagem será intercalada por lugares conhecidos nacionalmente pela sua beleza e badalação. Itajaí e Balneário Camboriú estão na nossa rota e a parada se faz mais do que necessária.

O município de Bombinhas se destaca por ser quase um aquário a céu aberto. O mar tem uma graduação de cores tão vívida que turistas de todo o mundo vão até a cidade para praticar mergulho. Na praia principal, Bombinhas, você encontra diversão noturna e muitos turistas. Mesmo sendo muito frequentada, Bombinhas tem uma orla super limpa.

Se você quer ficar num lugar mais isolado, somente curtindo a esplêndida vista azul do mar, siga para a Praia do Ribeiro, com acesso por meio de uma trilha. Ela não é deserta, mas com certeza você desfrutará deste local como se fosse o único turista ali. A agitação retorna à orla na Praia de Bombas, que tem infraestrutura para receber todo o tipo de viajante. Emoldurada pela Mata Atlântica, a praia é uma daquelas para passar uma tarde inteira com a família. Percorrer as praias de Bombinhas é um programa nem um pouco enjoativo, já que cada uma tem sua beleza particular; o mar, apesar de ser o mesmo, parece ganhar novos coloridos a medida que contornamos a cidade. Seguindo ao sul da Praia de Bombinhas, desça até a espetacular Praia do Mariscal (ótima para o surf), e a tranquila Tainha.

Se Bombinhas é conhecida pelo snorkel, então iremos até as ilhas que proporcionam o melhor mergulho que você terá em sua vida. A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é uma área preservada composta pelas Ilhas do Arvoredo, Deserta, Galés e Calhau de São Pedro, tendo muitos peixes exóticos e lugares inexplorados. Como há um controle de visitação às ilhas, o mais indicado é fazer este passeio logo cedo. Bombinhas é pequena e, caso você tenha tempo, percorra sem rumo a cidade; há muitas atrações escondidas, descobertas somente por aqueles que gostam de explorar cada canto de um lugar. Um exemplo é o Parque Municipal do Morro do Macaco, pertinho da Praia de Canto Grande, ao sul de Bombinhas. Deixe o seu carro estacionado nas imediações e suba por uma trilha que o levará ao topo do morro, onde é possível ver os barcos no mar e as praias catarinenses. Uma visão particular deste céu na terra.

Florianópolis e Ilha de Santa Catarina

A Ponte Hercílio Luz, um cartão postal logo na chegada à Floripa. Foto: Mathieu Struck/Flickr

Por fim, mas não menos bela e importante, nosso roteiro por Santa Catarina chega na chamada de Ilha da Magia. Florianópolis é a capital do estado e rainha no quesito encantos naturais. Percorrendo a parte continental, já temos uma visão da ilha e aí entendemos o porquê de ela ser tão magnetizante: a magia da natureza não é ofuscada, na verdade, ela é usada numa combinação perfeita com as construções históricas da cidade. Pelo centro histórico encontramos ótimos restaurantes, a Catedral Metropolitana, um museu, o mercado público e o Palácio Cruz e Sousa.

Descanse um pouco antes de visitarmos as outras atrações. A ilha é grande e será preciso pegar algumas rodovias para chegar às praias do litoral sul, leste e norte. Ao sul, conhecemos o povoado de Santo Antônio de Lisboa, que mantém sua ancestralidade açoriana. Nesta mesma ponta sul de Floripa você também descobre a Lagoa de Peri. Seu nome é uma homenagem a um piloto dos Correios franceses que perdeu o controle do seu avião e caiu no lago. Como os moradores não conseguiam pronunciar direito seu sobrenome, apelidaram Saint-Exupery de Peri. Antes que você leia duas vezes, é ele mesmo: Antoine Saint-Exupery, o autor do clássico Pequeno Príncipe.

E como estamos falando do piloto e autor, seguimos para o bairro Campeche, a leste de Santo Antônio de Lisboa. Campeche é local onde St. Exupéry deveria ter pousado, ali foi construído o primeiro aeroporto internacional. A praia de Campeche tem águas geladas, mas isso não tira em nada o valor do local, sendo ótima para o surf. Armação, pertinho dali, também atrai muitos turistas, principalmente por causa do seu magnífico passeio de barco pelas praias da região leste.

A Praia de Joaquina, por ter mar agitado, recebe vários festivais de surf. Foto: Lorraine Santana/Flickr

Começando a jornada rumo ao norte, em Lagoa de Conceição você encontrará muitos jovens e o motivo é explicado pelos inúmeros bares, festas noturnas e opções de esportes radicais, principalmente nas praias de Joaquina e Mole. Há também feirinhas de artesanato, lojas com produtos regionais e como já dissemos: festas. Muitas festas!

Voltando mais uma vez à estrada, o roteiro é tomado pela Praia dos Ingleses. As ruas deste bairro são bem estreitas e repletas de turistas argentinos. As dunas são propícias para esportes radicais e as areias para momentos de bronze e relaxamento. Na orla, há bares e restaurantes para todos se divertirem, se hidratarem e fazerem deliciosas refeições, regadas a muito fruto do mar.

Em Canasvieras, já ao norte da ilha, além da bela praia você também pode curtir um divertido passeio de escuna, conduzido com muita música e agitação. É um passeio legal para fazer sozinho, com os amigos ou com a família.

Na Praia de Joaquina o maior destaque são os diversos festivais de surf realizados durante o ano. Não poderia ser diferente, além de ondas incríveis, o lugar reserva paisagens de tirar o fôlego, daquelas especiais para sair em fotos e muitas selfies.

Para terminar o roteiro por Santa Catarina em grande estilo, visite a praia mais badalada de Floripa, Jurerê Internacional, e desfrute de uma refeição típica da região e das inúmeras opções glamorosas de sua vida noturna. É a noite mais badalada de Santa Catarina, onde a possibilidade de trombar com celebridades da moda, da TV ou rádio é iminente, principalmente em épocas de alta temporada.

Como chegar

Joinville até Piçarras: siga na direção sul pela Av. Getúlio Vargas e continue a rota pelas ruas Santa Catarina e Porto Rico para então chegar à rodovia BR-101. Continue pela via e depois siga pela Pista Lateral, faça o retorno e pegue a Av. Getúlio Vargas, já em Piçarras.

Piçarras até Bombinhas: indo sentido sul, entre na rotatória próxima a R. João de Deus Carvalho e pegue a 2ª saída para a R. Geraldo Cardoso. Entre na SC-414 e depois vire à esquerda para a BR-101. Para entrar na cidade, saia da BR-101 seguindo a direção da rodovia SC-412. Ao cruzar a rotatória, continue pela SC-412 até o centro de Bombinhas.

Bombinhas até Florianópolis: entre na SC-412 para descer ao sul pela BR-101. Depois, entre na BR-282 e saia na R. Antônio Pereira Oliveira Neto. Pegue a rampa de acesso rumo à Av. Paulo Fontes, centro de Floripa.

Veja no mapa abaixo como ficou o nosso roteiro por Santa Catarina!

Gostou do Roteiro Santa Catarina? E você, já visitou alguma destas cidades? Compartilhe sua experiência!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.



Attention! All efforts were made to validade the information published in this blog at the moment they were written, however, Rentcars.com does not take responsibility for inaccuracies or future adjustments that can happen as a result of different offers and conditions. The posts here published, as well as the eventual comments from its readers, are merely informative and it is the client's duty to confirm with Rentcars.com and/or suppliers any content that may affect their vacation plans.

Want the best deals and offers?

Subscribe to our newsletter and be part of our VIP list.
Up to 30% off, upgrades and more!



¡Atención! Se ha hecho todo lo posible para validar la información de los textos publicados en este blog en el momento de la redacción, pero Rentcars.com no se responsabiliza de las inexactitudes o cambios futuros que puedan producirse debido al dinamismo de las ofertas y condiciones del mercado turístico. Los artículos aquí publicados, así como los comentarios de sus lectores, son meramente informativos y corresponde al cliente validar de antemano con Rentcars.com y/o empresas de alquiler cualquier información que pueda afectar a sus planes de viaje.

¿Quieres las mejores ofertas?

Suscríbete a nuestra newsletter y forma parte de nuestra lista VIP.
Hasta un 30% de descuentos, upgrades y más!

2 Comments

  1. bombinhas realmente é linda
    não curti tanto floripa… mas gostei da praia da joaquina e da lagoa da conceição…

    • Rentcars.com Reply

      Oi Michelle,
      Realmente esses lugares são lindos e temos muitos outros para explorar, não é mesmo?

Write A Comment