Dúvidas sobre a possibilidade de cruzar a fronteira entre o Brasil e seus países vizinhos com um carro alugado? Saiba mais sobre como fazer a travessia e sobre a Carta Verde, seguro obrigatório nos países do Mercosul.

Viajar para uma cidade fronteiriça desperta uma vontade: cruzar a fronteira para conhecer outro país e conhecer uma cultura nova. Mas a pergunta é: será que eu posso sair do Brasil com um carro alugado?

A resposta é: depende do destino e da locadora. Muitas delas não permitem a travessia com um carro alugado para países que fazem fronteira com o Brasil, por isso é preciso ficar atento e confirmar com a locadora ou antes de fazer a reserva se a travessia é possível ou não.

posso-sair-do-brasil-com-um-carro-alugado
Por Fotolia – Fotolia_83824457_Subscription_Monthly_M

Como sei se posso cruzar a fronteira?

A maioria das locadoras segue a política de não deixar um carro alugado transitar fora do território nacional. A exceção ocorre nas lojas de atendimento localizadas perto da divisa brasileira com outro país. Lembre-se que a restrição depende não só da locadora, mas também do país!

Quanto a carteira de habilitação, você não precisa se preocupar. A CNH brasileira é válida em todos os países do Mercosul, por isso, você não precisa emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Nós aconselhamos fazer, pois assim você pode aproveitar em suas outras viagens, mas caso você não queira, não tem problema 🙂

Na hora de fechar o contrato, pergunte a locadora sobre a restrição de quilometragem. Algumas empresas são mais rígidas com relação a esta regra e podem estabelecer a travessia até 25 quilômetros após a fronteira ou até o duty free da cidade.

Exigências para atravessar a fronteira

Para fazer a travessia para os países do Mercosul é indispensável ter a Carta Verde. Este documento é um seguro obrigatório para todos que pretendem entrar no território de um país do Mercosul. Como alguns seguros firmados no Brasil não têm validade no exterior, a carta verde garante a cobertura de acidentes, danos materiais e pessoais e despesas hospitalares a terceiros.

O seguro carta verde tem cobertura de US$ 40 mil (quarenta mil dólares) por danos físicos e suas consequências e US$ 20 mil (vinte mil dólares) por danos materiais. O único benefício ao motorista é o pagamento dos honorários do advogado de defesa e custos processuais.

Como conseguir a Carta Verde

A carta verde pode ser obtida em lotéricas, seguradoras ou através da própria agência de locação de automóveis da cidade fronteiriça. Se você mora em outro estado, não será possível adquirir a carta verde em sua cidade. Para facilitar o processo, deixe para fazer a carta verde somente no destino final, antes de embarcar para o exterior.

Algumas agências de locação oferecem a possibilidade de você solicitar a carta verde diretamente na loja e o preço varia de acordo com a locadora e da quantidade de dias se seguro necessários. Além disso, você também pode adquirir o seguro em lotéricas, postos de atendimento e seguradoras próximos à fronteira.

Os documentos necessários para a emissão da carta são: número da sua carteira de habilitação e um certificado de Propriedade do Veículo. Como você estará com um carro alugado, a locadora entregará um documento que tem a mesma funcionalidade do certificado de propriedade. Por isso, é importante ir primeiro à loja de atendimento para então buscar o seguro carta verde.

Também é preciso informar a cidade de fronteira de saída e retorno, o período de viagem e quais os países serão visitados. A validade da carta verde pode ser de alguns dias ou até um ano e o seu valor varia conforme a duração do seguro.

*Os valores indicados aqui no Blog podem mudar sem aviso prévio. Os valores corretos serão passados pela locadora escolhida.  

Informando a operadora

Depois que você encontrou o carro ideal no nosso site, faça o cadastro e informe no campo “Informações Adicionais” que você pretende seguir viagem até outro país. Não deixe para avisar depois, pois as locadoras também irão lhe ajudar a conseguir a carta verde e darão boas dicas para você cruzar a fronteira.

Ficou com alguma dúvida? Deixe a sua mensagem!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas.
Até 30% de desconto e muitas outras vantagens!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

12 Comentários

  1. Luciano e Andrea Responder

    Olá. A Movida não autoriza dirigir o carro no Uruguai! Acabamos de confirmar com eles.
    Abraço

    • Oi, tudo bem? Infelizmente não possuímos a confirmação de nenhuma locadora que faça essa autorização de travessia.
      Para dirigir no Uruguai, recomendamos que faça a sua reserva com retirada e devolução do carro diretamente lá.
      Abraços e permanecemos à disposição!

  2. Umberto Marrone junior Responder

    Gostei muito do último carro que aluguei foi um Renault duster,pretendo alugar outro se poder ir até o Uruguai.porto alegre x Uruguai.

    • Oi, Umberto, tudo bem? Que bom que curtiu o seu último carro locado. Infelizmente não possuímos a confirmação de nenhuma locadora que faça essa autorização de travessia. Recomendamos alugar diretamente no Uruguai. Ficamos à disposição!

  3. Boa noite , pretendo fazer Locacao no aeroporto de Porto Alegre e fazer um passeio pela Argentina Buenos Aires e no Uruguai , retirada 16/07 e entrega do veículo dia 24/07 , gostaria de saber qual o custo para travessia para outro país , e quanto ficaria a Locacao do altomovel , pode ser hb20 , étios , ka , ka+ , ônix , o que for mais em conta .

    • Olá Enrick, tudo bem? Para esta solicitação, pedimos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelos telefones 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades) ou e-mail: atendimento@rentcars.com
      Dessa forma, poderemos esclarecer melhor.
      Atenciosamente,
      Equipe Rentcars.com

  4. Boa tarde, estou com extrema dificuldade de obter informações sobre empresas que liberam a travessia da fronteira com o Uruguai. Liguei para a central e me informaram que nenhum empresa emite mais a Carta Verde. Uruguai é um pais vizinho, não imaginava que seria tão difícil. Meu voo é para porto alegre e gostaria de ir para o Uruguai passar 14 dias conhecendo o pais de carro…se existir alguma locadora em Porto Alegre que faz esse serviço, por favor peço que me retornem para que faça a reserva. Desde já grato

    • Oi, Leo Vitor, tudo bem? Infelizmente não possuímos a confirmação de nenhuma locadora que faça essa autorização de travessia. Recomendamos que faça uma reserva diretamente no Uruguai para utilização do carro durante os 14 dias.
      Abraços!

  5. Enrique Mariano Responder

    Prezados, á absolutamente falso que a carteira de motorista brasileira tenha validade de 72 horas na Argentina. De onde tiraram isso? A carteira de motorista brasileira tem validade na Argentina até a data do seu vencimento, tal e como no Brasil. Por favor corrigir para não desinformar. Obrigado.

    • Oi Enrique, tudo bem?

      Já arrumamos a informação aqui no site. Pedimos desculpa pelo erro e agradecemos pela sua contribuição. 🙂

    • Olá Caio, bom dia! A travessia entre fronteiras com o uso do carro alugado é bastante específica.

      Para que possamos informar corretamente, precisamos que confirme a categoria do carro que deseja e também de qual país são as fronteiras que deseja trafegar.

      Se possível, entre em contato conosco por meio da nossa página no Facebook https://www.facebook.com/rentcars repassando as informações solicitadas acima, ou por meio da nossa Central de Atendimento Aos Clientes 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades). Dessa forma, poderemos esclarecer melhor.

      Equipe, Rentcars.com

Deixe um comentário

4 × um =