Quando a gente pensa no Tocantins, o primeiro destino que vem à cabeça é o Jalapão e suas paisagens avassaladoras. Porém, o estado mais novo do Brasil reserva belas surpresas para viajantes dispostos a sair do óbvio e embarcar em uma aventura pelo ‘outro lado do paraíso’.

Neste roteiro de carro pela região das Serras Gerais do Tocantins, você conhecerá um destino ainda pouco explorado, mas com um imenso potencial turístico, principalmente para quem ama a natureza.

Serras Gerais do Tocantins

As Serras Gerais do Tocantins fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e se estendem por 8 municípios no sudeste do estado, entre Aurora do Tocantins e Taguatinga.

A região começou a desenvolver seu potencial turístico recentemente e ainda não é tão conhecida quanto o Jalapão, mas é tão bela e plural quanto, com a vantagem de ser praticamente um paraíso particular, sem ninguém por perto.

Além das belezas naturais em forma de cachoeiras, rios cristalinos, lagoas, cânions e cavernas, nas Serras Gerais você irá voltar no tempo e reviver um pedaço da história do Brasil, nas tradições, culinária regional e festas religiosas que acontecem por aqui.

Qual é a melhor época para visitar as Serras Gerais?

A melhor época para visitar as Serras Gerais no Tocantins é entre os meses de abril e novembro (época da seca). Para quem estiver em busca de diversão aquática, o mês de maio é uma excelente opção, por conta do alto volume de água dos rios e cachoeiras.

Principais municípios das Serras Gerais do Tocantins

Os principais destinos das Serras Gerais do Tocantins, são:

  1. Natividade (220km)
  2. Almas (300km)
  3. Dianópolis (336km)
  4. Rio da Conceição (362km)
  5. Arraias (410km)
  6. Aurora do Tocantins (500km)
  7. Taguatinga (547km)

As distâncias acima são partindo da capital, Palmas.

Quantos dias devo programar para visitar a região?

Se você quiser fazer o roteiro que inclui todos os municípios das Serras Gerais, reserve de cinco a sete dias. Caso queira encurtar a viagem para conjugar este roteiro com outro destino no Tocantins, reserve, no mínimo, 3 dias.

Roteiro de carro pelas Serras Gerais

Nosso roteiro começa em Palmas, capital e principal hub aéreo do estado do Tocantins. 

Alugar um carro para fazer esta viagem desde o Aeroporto de Palmas pode ser muito mais vantajoso economicamente, além de emocionante. A dica é alugar um carro alto, como um Jeep Renegade ou similar (SUV), para enfrentar as aventuras das estradas de terra sem nenhum contratempo.

Também é recomendada a contratação de um guia para explorar os principais atrativos das Serras Gerais, já que a maior parte das atrações fica em áreas privadas ou sem sinalização. As agências podem te ajudar nesse roteiro com a parte da logística e contratação de guias, vale a pena!

Natividade

Prepare-se para uma viagem de pouco menos de 4 horas pela TO-050, de Palmas até Natividade, berço histórico do Tocantins. 

A cidade possui atrativos naturais, como a cachoeira do Paraíso e ainda mantém vivas importantes tradições herdadas dos portugueses e dos povos quilombolas, como a dança da Suça e a produção artesanal de jóias em filigrana.

Experimente o amor perfeito, um biscoito assado em forno a lenha, receita de família de tia Naninha e seu Dozim, que é praticamente uma instituição em Natividade. E não deixe de visitar as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja que começou a ser construída pelos negros escravizados no início do século XVIII e nunca foi finalizada.

ruínas da igreja de nossa senhora do rosário dos pretos em natividade tocantins

A belíssima Lagoa do Japonês, no município de Pindorama, pertinho de Natividade, é outra atração imperdível na região. Você vai perder o fôlego com as águas transparentes dessa lagoa paradisíaca. Não diga que não avisei!

lagoa do japonês em pindorama tocantins

Almas

O próximo destino do nosso roteiro é o município de Almas, a 60 km de Natividade pela TO-280. 

Um dos destaques em Almas é o Cânion Encantado, com quedas d’água com mais de 70 metros de altura.

cânion encantado em almas tocantins

As belas cachoeiras do Vale dos Pássaros (Cachoeira Urubu Rei e Cachoeira da Cortina) e o surreal Arco do Sol, local perfeito para assistir um fim de tarde, também valem muito a visita!

arco do sol no tocantins

Dianópolis

Em Dianópolis, aventure-se por riachos, floresta, caatinga e cerrado na trilha do Vale Encantado.

trilha do vale encantado em dianópolis tocantins

E veja o pôr do Sol sobre a Fortaleza dos Guardiões e seu batalhão de imensas rochas que parecem soldados guardando algumas das paisagens mais magníficas do nosso Brasil!

fortaleza dos guardiões em dianópolis tocantins

Rio da Conceição

A pequena Rio da Conceição oferece opções radicais para os viajantes, como a descida de boia cross no rio Manuel Alves e a trilha aquática 17 Travessias, um circuito de quedas d’água que você tem que completar nadando, pulando e escalando. Divertidíssimo!

parte da trilha aquática 17 travessias em rio da conceição

A Lagoa da Serra é outro grande destaque do município e é o lugar perfeito para passar uma tarde mergulhado em águas transparentes e sem preocupação.

lagoa da serra em rio da conceição

Percorrendo outros 200 km até Aurora do Tocantins, você conhecerá o rio Azuis, que com apenas 147 metros de extensão, é o menor rio da América Latina e terceiro menor rio do mundo. No município de Arraias, o destaque é a Chapada dos Negros, um sítio histórico que nos leva de volta ao ciclo do ouro.

Veja como ficou o nosso roteiro no mapa abaixo!


Agora que você já teve um gostinho das belezas das Serras Gerais do Tocantins, que tal se preparar para uma viagem inesquecível por um dos destinos mais lindos e peculiares do Brasil?!

Tô pensando em viajar, e você?

Feito em​ parceria​ com Alessandra Fratus e Sofia Conchester do Tô Pensando em Viajar.

Fotos por Alessandra Fratus.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment