Viajar é bom, mas viajar com aquele descontinho é melhor ainda, né? Ainda mais quando você quer incluir mais aventuras na sua rotina, como aquela escapada de fim de semana ou aquele feriadão que chegou no momento certo. Por isso, as viagens de baixo custo ganham destaque, oferecendo uma fuga revigorante sem esvaziar a carteira.

Neste artigo, vamos mostrar um pouquinho mais dos destinos baratos do Brasil e também do exterior que oferecem conforto e comodidade sem comprometer o orçamento!

Viagens curtas e baratas no Sudeste

Que tal conhecer um pouco mais das cidades vibrantes, praias deslumbrantes e comidas deliciosas da região Sudeste do país? Vamos às dicas!

Paranapiacaba, São Paulo

Foto das casas vermelhas da cidade de Paranapiacaba, São Paulo. A vegetação ao redor é verde e há um morro ao fundo. A linha de trem fica ao lado da vila.

Em Paranapiacaba, interior de São Paulo, comece seu dia pela encantadora vila histórica, onde você poderá visitar o Museu Castelo, um local que foi recentemente restaurado e conta a história da vila, desde a construção da ferrovia até algumas lendas locais. Depois, siga para fazer uma pequena trilha pela cachoeira e desfrutar da vista. Vale muito a pena!

Penedo, Rio de Janeiro

Já em Penedo, visite a Pequena Finlândia, que oferece uma atmosfera encantadora com influências escandinavas, lojas de artesanato e restaurantes locais, onde você pode almoçar em um deles. Depois, para passar a tarde, uma boa dica é fazer uma caminhada pela Cachoeira de Deus.

Carrancas, Minas Gerais

Carrancas fica a um pouco mais de 4h de carro de Penedo. Por lá, descubra as maravilhosas cachoeiras e trilhas da região. Algumas opções populares incluem a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira da Zilda e a Cachoeira da Esmeralda. Se houver mais tempo, vale passar algumas horas visitando o centro da cidade que é super cultural. Para melhor a sua experiência, confira o roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais.

Viagens curtas e baratas no Norte

Viajar pelo Norte de forma econômica é algo mais fácil que em outras regiões do Brasil. Vamos às opções mais populares de quem busca uma viagem baratinha por lá!

Manaus, Amazonas

Foto de um dos monumentos mais importantes de Manaus, Amazonas, o Teatro Amazonas. Ele é rosa e branco. O céu está azul e algumas pessoas circulam em volta do monumento.

Em Manaus, capital do Amazonas, comece o seu dia explorando o icônico Teatro Amazonas, um dos principais pontos turísticos da cidade. Faça um tour pelo interior para conhecer mais da sua história e arquitetura deslumbrante. Depois, para a pausa do almoço, é possível ir até o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, onde você encontrará uma variedade de produtos locais, como frutas, peixes e os sabores mais regionais!

No período da tarde, faça o passeio de barco pelo Encontro das Águas, onde o Rio Negro e o Rio Solimões se encontram, formando um espetáculo de cores. Por fim, visite o Museu do Seringal Vila Paraíso que explora a história da borracha e dos seringueiros.

Pantanal, Mato Grosso

Foto de uma estrada da região do Pantanal, no Mato Grosso, com os animais atravessando a estrada. A vegetação ao redor é bem verde.

O Pantanal é conhecido pela sua vida selvagem, então uma boa pedida é reservar um passeio de barco pelo rio ou afluentes da região para observar as aves, jacarés, capivaras e outras espécies selvagens e exóticas que por lá vivem.

Você sabia que muitas fazendas na região oferecem almoços típicos do Pantanal? Então essa também é uma dica para quem quer degustar pratos de peixes locais, carne bovina e comida regional. Depois, faça um Safári de Jipe com guias locais que podem levá-lo a locais onde é possível avistar animais terrestres, como antas, veados, onças-pintadas e outros. Vale muito a pena!

Fernando de Noronha, Pernambuco

Foto da visão de dentro do carro para a praia de Fernando de Noronha. O céu e o mar são bem azuis. A estrada mostra a rua até chegar na areia.

Comece seu dia pela famosíssima Praia do Sancho, considerada uma das praias mais bonitas de Fernando de Noronha e do mundo! Após a praia, siga para o Mirante dos Golfinhos, de onde é possível observar os golfinhos-rotadores nadando e brincando nas águas próximas. É um espetáculo incrível!

No período da tarde, uma boa ideia é fazer a trilha até o Morro Dois Irmãos, que oferece uma vista panorâmica deslumbrante da ilha. Não esqueça de levar água e calçados confortáveis. Por fim, se refresque na Praia da Cacimba do Padre, famosa pelas ondas ideais para o surfe e pela vista do Morro Dois Irmãos.

Viagens curtas e baratas no Nordeste

Que tal explorar praias deslumbrantes, culturas vibrantes e uma rica herança histórica, sem pesar no bolso? Vamos às dicas de viagens baratas pelo Nordeste!

Trancoso, Bahia

Foto de uma das praias encantadoras de Trancoso, na Bahia. O mar é bem azul e a vegetação bem verde.

Em Trancoso, comece pela Praça do Quadrado, o coração da cidade. Admire as casas coloridas e a igreja histórica. Depois, caminhe até a Praia dos Coqueiros para relaxar na areia dourada e dar um mergulho no mar. Almoce em um dos restaurantes de praia que servem pratos de frutos do mar frescos.

No período da tarde, não deixe de visitar a Praia do Espelho, a cerca de 25 km de Trancoso, conhecida por suas piscinas naturais e falésias impressionantes. Retorne a Trancoso e aproveite para fazer compras em lojas de artesanato locais. 

Itacaré, Bahia

Foto da praia de Itacaré, na Bahia. As árvores são bem altas e verde, a faixa de areia é extensa e o mar está calmo.

Já em Itacaré, na saudosa Bahia, inicie com uma bela caminhada até a Praia da Concha, onde você pode desfrutar de um mar tranquilo e agradável. Por lá, é possível praticar surf ou aulas de surf. Aproveite para almoçar em um dos restaurantes de frutos do mar da região.

À tarde, visite a Praia do Resende, conhecida por sua beleza natural. Volte até o centrinho da cidade de Itacaré e visite lojas de artesanato e galerias de arte. Termine o dia com um jantar em um restaurante aconchegante.

Outra dica, é aproveitar a viagem em terras baianas, e esticar até Porto Seguro, onde você pode conhecer a Cidade Histórica de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Arraial d’Ajuda.

Jericoacoara, Ceará

Foto de um carro SUV 4x4 com pessoas passeando por Jericoacoara, região Nordeste do Brasil. A estrada é de areia e há vegetação verde em volta.

Em Jeri, o que não faltam são atrativos para visitar. Então, que tal começar bem cedinho para assistir ao nascer do sol na famosa Duna do Pôr do Sol? Tanto para o nascer como para o pôr do sol, vale a pena conferir. Depois, faça uma caminhada até a Pedra Furada, um dos cartões-postais de Jericoacoara.

Aproveite para almoçar em um dos restaurantes locais e depois faça um passeio de buggy pelas lagoas da região, como a Lagoa do Paraíso. Por lá, é possível praticar kitesurfe ou windsurfe, atividades populares em Jeri. Para fechar com chave de ouro, jante em um restaurante à beira da praia e desfrute da vista para o mar.

Pipa, Rio Grande do Norte

Foto da praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, com o morro ao lado e a praia ao fundo. O mar está agitado e já está entardecendo.

Não tem como não começar pela própria Praia de Pipa, onde você pode pegar ondas, fazer stand-up paddle ou apenas relaxar na areia. Visite o Mirante do Chapadão para vistas panorâmicas espetaculares da costa. Depois, almoce em um dos restaurantes de praia com opções de frutos do mar.

No período da tarde, explore as lojas e boutiques locais em Pipa. Faça um passeio de barco para ver os golfinhos nas proximidades e finalize seu dia em um dos restaurantes com música ao vivo e mais famosos da região. Se quiser saber mais sobre a região Potiguar, confira nosso roteiro completo no Rio Grande do Norte.

Natal, Rio Grande do Norte

Foto de uma construção da região de Natal, no Rio Grande do Norte. A construção parece uma muralha em formato de estrela. O mar é bem azul e chega a encontrar a construção.

Em Natal, visite a Praia de Ponta Negra e o famoso Morro do Careca, um dos símbolos de Natal. Explore o Forte dos Reis Magos e aprenda sobre a história colonial da região. 

À tarde, faça um passeio de buggy pelas dunas de Genipabu e desça as dunas em uma prancha de esquibunda. Aproveite para fechar seu dia com um mergulho refrescante na encantadora praia de Genipabu.

Viagens curtas e baratas no Sul

Hora de explorar as serras, praias e vinhedos por um precinho que cabe no bolso. Vamos às dicas da região Sul!

Santa Maria, Rio Grande do Sul

Foto de uma área rural da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Existe um lago no centro e vegetação verde em volta. O céu está azul.

Em Santa Maria, comece o dia com uma visita à Catedral de Santa Maria, um belo edifício histórico no centro da cidade. Depois, vá até o Mercado Público, onde você pode encontrar produtos locais, artesanato e deliciosos lanches regionais.

No período da tarde, visite o Parque da Medianeira, um local tranquilo para relaxar e desfrutar da natureza. E para fechar seu dia, desfrute do Centro Cultural de Santa Maria para conhecer a história e a cultura locais. 

Urubici, Santa Catarina

Foto de uma formação rochosa incrível da região de Urubici, em Santa Catarina. A construção é cortada pela estrada de asfalto. O visual é de cinema.

Urubici é um destino muito procurado pelos apaixonados pela natureza. Então, inicie o dia com uma viagem à Serra do Corvo Branco, onde você poderá apreciar as impressionantes formações rochosas e as vistas panorâmicas. Dica: faça uma parada no Mirante Morro da Igreja para contemplar a paisagem. 

Depois, visite a Cascata Véu de Noiva, uma bela queda d’água nos arredores de Urubici. Por fim, faça uma caminhada na área do Parque Nacional de São Joaquim, conhecido por sua natureza exuberante.

Morretes, Paraná

Foto do portal da Estrada da Graciosa que leva até Morretes, no Paraná. O portal é feito de pedras marrons e existe um sino ao centro e no topo.

Do ladinho de Curitiba, Morretes é ótimo para almoçar no fim de semana, por conta dos seus excelentes restaurantes e atmosfera super agradável. Muita gente chega lá de trem, sendo uma opção bem famosa pela Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, que oferece vistas deslumbrantes da Mata Atlântica. 

No período da tarde, explore o centro histórico de Morretes, com suas ruas de paralelepípedos e edifícios coloniais. Ainda, é possível visitar o Parque Estadual Marumbi, se desejar fazer uma caminhada ou trilha na natureza.

Ilha do Mel, Paraná

Foto de um lindo pôr do sol na Ilha do Mel, no Paraná, onde é possível ver o mar, os barcos e um píer.

Para chegar na Ilha do Mel, é necessário ir de barco. Então, compre seus bilhetes em Pontal do Sul. Depois, já na Ilha, explore as praias, como a Praia de Encantadas ou a Praia de Nova Brasília, e desfrute de um mergulho no mar. 

Caminhe até o Farol das Conchas, um dos pontos mais icônicos da ilha, para uma vista panorâmica e almoce em um dos restaurantes deliciosos que tem por lá. Se for bem aventureiro, é possível realizar trilhas ecológicas na Mata Atlântica.

Qual o estado mais barato para viajar no Brasil?

Em geral, estados da região Nordeste são mais baratos para viajar, como Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Esses são estados que oferecem uma variedade de opções econômicas para hospedagem, alimentação e atividades turísticas.

Quais os lugares baratos para viajar fora do Brasil?

Muitos lugares oferecem preços mais acessíveis, mesmo sendo fora do nosso país. Por isso, aqui vão algumas boas opções: 

Buenos Aires, Argentina

Foto do Café Rivas na cidade de Buenos Aires, na Argentina. A construção é super vintage, dando um ar mais sofisticado para a foto. A rua é de pedras, há um carro e duas bicicletas estacionados em frente.

A capital argentina oferece muitas atrações a um baixo custo. Por isso, comece o dia com um café da manhã em uma das charmosas cafeterias da cidade, como o Café Tortoni. Em seguida, visite a famosa Casa Rosada e a Catedral Metropolitana. Passe a tarde explorando o bairro de San Telmo, conhecido por suas lojas de antiguidades e artistas de rua. À noite, desfrute de um jantar em um restaurante de parrilla para provar cortes de carne argentinos de alta qualidade e, em seguida, assista a um espetáculo de tango.

Budapeste, Hungria

Que tal Budapeste? Temos um roteiro rápido bem legal para você: inicie o dia admirando a vista panorâmica da cidade a partir do Bastião dos Pescadores e da Igreja de Matias, em Buda. Caminhe pela Ponte das Correntes até Peste e visite o Mercado Central para saborear iguarias locais. À tarde, relaxe nas famosas águas termais da cidade, como o Széchenyi ou o Gellért. À noite, faça um cruzeiro no Rio Danúbio para admirar Budapeste iluminada.

Krakow, Polônia

Na Europa, Krakow é uma opção de destino barato na região. Comece o dia explorando o centro histórico, com destaque para a Praça do Mercado e a Basílica de Santa Maria. Depois, visite o Castelo de Wawel e a Catedral. À tarde, faça uma emocionante visita ao Museu da Fábrica de Schindler para aprender sobre a história da Segunda Guerra Mundial. À noite, saboreie pratos poloneses em um dos restaurantes locais.

Lisboa, Portugal

Foto do Terreiro do Paço (Praça do Comércio) em Lisboa, em Portugal.

Uma das cidades mais queridinhas dos brasileiros, Lisboa, é uma excelente opção para quem quer economizar na Europa! Então, já comece indo até a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos, que são os pontos turísticos mais famosos da região. Aproveite para experimentar os famosos pastéis de Belém e explore o Bairro Alto e o Chiado, conhecidos por suas lojas, galerias e vida noturna. À noite, jante em um restaurante de fado para apreciar a música e os sabores mais tradicionais de Portugal!

Bangkok, Tailândia

Por fim, que tal viajar para o outro lado do mundo e ainda sim economizar? Bangkok é uma cidade barata. Comece o dia visitando o Grand Palace e o Templo do Buda Esmeralda. Faça uma refeição no famoso Mercado das Flores e à tarde, faça um passeio de barco pelos canais de Bangkok, os chamados “khlongs”, para conhecer a vida à beira d’água. À noite, experimente a rica culinária de rua tailandesa em um dos mercados noturnos da cidade.

E você sabe que é muito mais fácil fazer esses roteiros, estando de carro, né? Só assim você consegue explorar com liberdade e privacidade todos os lugares que você deseja conhecer.

Alugue carro e conheça mais cidades baratas

Alugar um carro pode ser essencial para tornar viagens curtas mais baratas e agradáveis, oferecendo flexibilidade, conveniência e a oportunidade de explorar destinos de forma econômica! Um carro alugado permite que os viajantes acessem locais afastados, evitando custos elevados de transporte público ou passeios privados.

Além disso, possibilita a liberdade de descobrir lugares menos conhecidos, apreciar paisagens pitorescas e aproveitar experiências autênticas, tornando cada viagem curta uma aventura memorável e acessível! Que tal?

Faça uma simulação de preços das principais locadoras do mundo no site da Rentcars e já reserve o carro que vai te levar para realizar seus maiores sonhos. Boa viagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment