Que tal ir à Venezuela? Conheça neste roteiro Caracas, Puerto La Cruz, Playa Colorada e Isla Margarita!
A Venezuela é um país tropical na costa norte da América do Sul e possui várias ilhas fora da área continental, situadas no Mar do Caribe. O povo venezuelano é um povo multiétnico, tendo misturas ameríndias, europeias e africanas. O país, além de sua diversidade étnica e biológica, também é reconhecido mundialmente pela indústria do petróleo, recurso natural muito abundante da região.
No roteiro de hoje vamos conhecer alguns destinos imperdíveis na Venezuela, vamos lá?
Caracas
Caracas é a capital da Venezuela e está localizada no Distrito Capital, situada a aproximadamente 15 km do Mar do Caribe. A cidade está facilmente conectada com a costa caribenha e com os principais aeroportos e portos do país.
No centro da cidade, próximo ao Jardim Botânico de Caracas, está localizado o Capitólio Nacional – prédio histórico que ocupa um quarteirão, com cúpulas douradas e arquitetura neoclássica – construído em 1870, onde hoje está o Ato de Independência do país, que é exposto ao público todos os anos.
Mais ao leste da cidade situa-se o Parque Del Este, um espaço verde enorme no meio da agitada cidade. Dentro dele você pode encontrar um pequeno zoológico, com vários animais da região e uma réplica da Caravela Santa Maria, usada por Cristóvão Colombo.
Após aproveitar as atrações da capital, pegue a estrada novamente dirija-se para nosso próximo destino, uma cidade que é porta de entrada pras mais belas praias do país. A distância entre Caracas e Puerto La Cruz é de 324 km, aproximadamente 4 horas e meia, grande parte passando próximo ao mar.
Puerto La Cruz
A cidade de Puerto La Cruz é um dos maiores atrativos turísticos do país, pois é o ponto de partida para várias praias repletas de beleza e tranquilidade, como Isla de Plata e Conoma y Arapito.
Além disso, a cidade é a porta de entrada para um dos mais lindos parques do país, o Parque Nacional Mochima. Esse parque é composto por um grupo de ilhas, baías, recifes e também morros e montanhas. Dentro do território do parque estão as mais belas praias, onde existem diferentes atrações, como mergulho, observação de baleias e golfinhos e esportes aquáticos.
Do porto da cidade saem os ferries que vão para outras ilhas, mas principalmente para Isla Margarita. A atividade noturna em Puerto La Cruz é ir ao Paseo Colón, uma praça em homenagem à Cristóvão Colombo com um calçadão que abriga os artesão da cidade e é um marco obrigatório para quem a visita. Dali também saem os barcos que partem em direção ao Parque Nacional Mochima. Seguindo pela mesma rodovia, nossa próxima parada fica a menos de 40 minutos de distância. De Puerto La Cruz à Playa Colorada são apenas 29 km de distância.
Playa Colorada
Localizada na área continental, a Praia Colorada possui esse nome por causa da cor de suas areias com tons dourados e avermelhados. Durante os finais de semana, a praia é muito agitada, mas durante a semana é realmente um paraíso tranquilo e sereno.
Essa praia faz parte do Parque Nacional Mochima e próximas a ela estão outras 32 ilhas caribenhas para serem exploradas. A praia é envolta por muitas palmeiras, e um mar de águas cristalinas que vale a pena conhecer.
Para ir à Isla Margarita, nosso próximo destino, você deve voltar até Puerto la Cruz e ir até o porto de onde sai o Ferry Express.
Isla Margarita
Quando se fala em Caribe, logo vem à mente paisagens maravilhosas, destinos exóticos e praias paradisíacas. São destinos procurados para lua de mel, viagens românticas ou até viagens em família e entre amigos. E uma das localizações mais procuradas para se visitar no Caribe é a Isla Margarita, na Venezuela.
A Isla Margarita fica no estado de Nova Esparta. A balsa que você deve pegar, o Ferry Express, leva aproximadamente 2 horas para chegar. Caso você disponha de tempo e queira desfrutar mais da visão do mar, pegue o Ferry convencional, que leva em torno de 5 horas para chegar à Isla Margarita.
Você pode encontrar a hospitalidade do povo margaritenho em toda a ilha e em suas praias belíssimas. Algumas praias são badaladas, como a Playa El Agua, e outras são quase desertas, como Punta Arenas.
O clima em Margarita é tropical e o sol aparece praticamente o ano todo. Mesmo quando chove, o sol aparece durante o dia e as chuvas caem só de manhã cedo ou ao final do dia. Em setembro, ocorre na ilha as celebrações em homenagem a Virgem Del Valle, padroeira do leste do país, dos pescadores e da marinha nacional.
Como a ilha é porto livre, você pode dirigir até o centro comercial da ilha, Porlamar, e encontrar produtos 20% mais baratos do que em qualquer duty free nos aeroportos. A alimentação também é variada, com uma enorme quantidade de pratos com mariscos, frutos do mar e peixes.
Outro passeio interessante também é ir ao Parque Nacional de La Laguna, onde você pode ir de barco até a Praia da Restinga e comprar colares de pérola a preços bem acessíveis. Saindo de Porlamar, basta pegar a Avenida Juan Bautista Arismendi e seguir por aproximadamente 35 km pelo Trajeto 5 até chegar ao parque.
Para desfrutar de um pôr do sol deslumbrante, a melhor opção é ir até a Baía de Juan Griego e subir no Forte, de onde é possível aproveitar de uma visão fantástica do entardecer. Para ir de Porlamar até Juan Griego, pegue a autopista Porlamar-La Asuncion e siga pelo Trajeto 1 por 26 km até chegar à cidade.
Como Chegar
Caracas até Puerto La Cruz: saindo da cidade de Caracas pela Autopista Norte – Sur, pegue a Autopista Francisco Fajardo e siga na VE- 9. Continue por aproximadamente 32 km. Próximo à cidade de Guatire, continue para a Autopista Gran Mariscal de Ayacucho, e continue na VE – 9. Após passar a cidade de Barcelona, siga na VE – 9 até chegar à Puerto La Cruz. O trajeto todo tem aproximadamente 332 km.
Puerto La Cruz até Playa Colorada: siga na VE-9 sentido leste por mais 28 km até chegar à Playa Colorada.
Playa Colorada até Puerto La Cruz: siga na VE-9 sentido oeste por 28 km até chegar novamente à Puerto la Cruz.
Puerto La Cruz até Isla Margarita: siga na Avenida Bolívar na direção oeste, continue na Calle Bolívar, vire à esquerda na Calle los Cocos e siga pelo Paseo Colón até a entrada do Terminal Conferry, à direita .