Brasileiro volta a viajar e locadoras apresentam indisponibilidade de veículos para feriados.

Há diversas vantagens em se planejar antecipadamente uma viagem. Agora, para quem pretende alugar um carro, isso se tornou não só vantajoso como essencial: com o reaquecimento do turismo doméstico e terrestre e com a redução dos veículos disponíveis ocasionada pelas vendas que as locadoras realizaram durante a pandemia, quem deixa para a última hora corre o risco de ficar sem carro para alugar. Foi isso que aconteceu em quase todo o Brasil em 12 de outubro, último feriado prolongado, e que deve acontecer novamente no feriado de Finados e para a alta temporada de fim de ano.

Segundo dados da Rentcars.com, maior plataforma online para a locação de veículos do Brasil e da América Latina, quem deixou para alugar um carro em cima da hora para  o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida certamente se frustrou. Dos quase 600 pontos de atendimento disponíveis para aluguel de carro no Brasil, 26% apresentaram indisponibilidade para 12 de outubro, principalmente os destinos mais procurados. “A maior parte das lojas disponíveis em São Paulo estava sem frota e mais de 90% das buscas realizadas para o Aeroporto de Guarulhos não trouxe opções para os usuários”, relata a diretora de Global Partnerships da Rentcars.com, Vivian Almeida. 

Cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife são alguns dos destinos mais impactados e que apresentaram alta indisponibilidade de carros no período: respectivamente, 92%, 88% e 79% das buscas realizadas pelos clientes não apresentaram nenhum veículo disponível. “Estamos vendo a situação se repetir para o feriado de Finados. Faltam menos de 10 dias para a sexta-feira, dia com mais buscas para a retirada do veículo, e 16% das lojas já não apresenta resultados em mais da metade das pesquisas efetuadas”, ratifica Vivian.

Alta demanda do viajante reduz opções de escolha

A categoria de carros alugados mais escolhida pelos brasileiros para viagens domésticas é a econômica, que possui veículos mais simples e com tarifas mais baixas. Entretanto, para 12 de outubro, os usuários que fizeram a reserva em cima da hora tiveram que optar por outras categorias – e pagar a mais para isso. “Em Belo Horizonte, quatro dias antes do feriadão, já não havia mais carros econômicos disponíveis”, comenta a diretora da Rentcars.com. Vivian ainda alerta que deixar para a última hora pode encarecer os planos de viagem, sendo que para Rio de Janeiro, Goiânia e Campinas, o valor da diária da categoria de carros chegou a aumentar em torno de 75% quando comparada à taxa da reserva efetuada com uma semana de antecedência.

A situação enfrentada pelas locadoras ainda não tem prazo para ser regularizada já que, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o valor para aquisição de veículos zero quilômetro está mais alto – e o prazo de entrega está variando de 90 a 120 dias. “Desde o início da pandemia, só a Rentcars.com já constatou um aumento no volume de locações em mais de 330% – e todo o mercado está acompanhando essa retomada do setor de aluguel de veículos. O carro segue como a alternativa mais segura para deslocamento durante a pandemia e prevemos que as buscas que serão efetuadas na Black Friday apresentem números para o Brasil superiores aos de 2018”, adiciona a diretora da Rentcars.com.

Cidades que podem apresentar indisponibilidade para 2 de novembro

viaduto otávio rocha em porto alegre
Porto Alegre tem sido uma das cidades prediletas para se alugar um carro e corre o risco de ter indisponibilidade de veículos para o próximo feriado .

Porto Alegre é uma das cidades mais procuradas pelos usuários para a retirada em 30 de outubro, e se seguir a tendência do feriado da padroeira do Brasil, é possível que a falta de carros impacte nos planos de viagem do consumidor. “As intenções de locação estão muito similares e Porto Alegre chegou a apresentar mais de 63% de buscas sem carros disponíveis para para o início do último feriado”, compartilha Vivian. De um período de 30 dias distribuído entre 10 de setembro e 9 de outubro, 11% dos consumidores deixaram para pesquisar pelo aluguel do carro apenas um dia antes da retirada na capital gaúcha.

Outras cidades em que o consumidor apresentou comportamento semelhante foram Curitiba (21%), Brasília (19%) Belo Horizonte (15%) e Vitória (13%). “Hoje, o usuário tem que cuidar mais do planejamento de sua viagem. Se ele se antecipar, terá mais opções de escolha e melhores preços. Mas se deixar para a última hora, corre o risco de realmente não conseguir realizar sua viagem”, finaliza a diretora da Rentcars.com.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment