Setor de aluguel de carros cresceu 334% desde o início da pandemia.

Em tempos de Covid-19, o carro se firmou como um meio de transporte confiável e seguro para o deslocamento diário e para trajetos mais longos. Com o novo comportamento do turista, que está sendo alavancado pela estabilização da média móvel de casos diagnosticados de coronavírus, o Brasil se mostra a preferência para viagens domésticas, reafirmando a retomada gradual do turismo.

Segundo a Rentcars.com, a maior plataforma online de aluguel de carros da América Latina, as reservas de carros têm crescido mês a mês, com destaque para setembro: em comparação com os agendamentos de diárias efetuados na plataforma em abril, o último mês apresentou um crescimento de 334%. Os dados reforçam o otimismo do setor de turismo para a maior data de vendas do ano, que é a Black Friday. “Já estamos preparando nossa plataforma e buscando ótimas negociações com as locadoras para oferecermos descontos de até 50%”, comenta a head de Product & Customer da Rentcars.com, Karine Nascimento.

Carro econômico é a preferência do brasileiro para viagens domésticas

Buscando viagens mais curtas e com a média de cinco dias, 44,6% das reservas em setembro foram efetuadas para a categoria econômica, com a possibilidade da escolha de um carro com ar condicionado e direção hidráulica. A categoria de SUV é a segunda predileta do viajante e foi a opção selecionada em 14,46% dos casos.

O planejamento da viagem está sendo realizado com antecedência e, na média, as reservas são efetuadas com 26 dias de antecedência. “Para garantir o melhor preço e a disponibilidade, é recomendado que o viajante se programe e alugue o quanto antes. Como algumas locadoras reduziram sua frota durante essa época, é importante ficar atento para assegurar a reserva”, reforça Karine.

Mudanças nas preferências dos destinos mais desejados em 2020

Pela primeira vez no ano, Brasília ficou em 5º lugar como cidade para retirada de carros, sendo responsável por 4,1% das reservas de setembro. São Paulo segue sendo a capital com mais reservas, com 15,3%; em seguida, vem Rio de Janeiro, com 9,7%; e Recife, com 8,4% das locações efetuadas no último mês.

ponte juscelino kubitschek em brasília
Brasília tem se destacado como um destino predileto.

O otimismo com as viagens internacionais também foi refletido nas reservas, o que ocasionou um aumento de 60% em relação ao período anterior. Como as fronteiras dos Estados Unidos ainda estão fechadas para os brasileiros, novos destinos despontam como preferências, a exemplo de Cancún, responsável por 22,4% das reservas internacionais realizadas por brasileiros, seguido por Lisboa (13,1%) e Orlando (12,8%).“Cancún está com o fluxo aéreo liberado e possui alguns cuidados para entrada no local. Entretanto, por causa das notícias do furacão Delta, a tendência deve mudar agora em outubro”, relata a head de Product & Customer da Rentcars.com.

O mercado de turismo foi um dos mais impactados pela pandemia e o crescimento apresentado nos últimos meses traz esperança ao setor que perdeu quase 50 mil empresas em seis meses. “Várias empresas tiveram que se adequar e se reinventar para sobreviverem. Ainda é cedo para entendermos quando será o momento de retornarmos ao patamar anterior, mas temos convicção de que o carro continuará sendo fundamental como meio de transporte para viagens curtas e longas e, sobretudo, seguras”, finaliza Karine.

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Deixe um comentário