Da arquitetura à gastronomia, conheça os encantos das cidades que nasceram da imigração européia no Sul do país! Confira nossas dicas e planeje sua viagem.

Viajar pelas cidades do Sul do Brasil é, muitas vezes, conhecer um pouco da história da colonização européia no país. Este é o caso de Blumenau e Pomerode, duas cidades catarinenses que possuem fortes raízes alemãs. 

Blumenau é conhecida por manter os costumes germânicos, o que pode ser visto na arquitetura da cidade, em suas festas e, principalmente, na gastronomia. 

Com a chegada do médico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, junto com mais 17 colonos, em 1850, a cidade de Blumenau começou a surgir. Com o tempo, chegaram mais imigrantes de outros países europeus, como Itália e Polônia. 

Hoje, os traços da colonização em cada detalhe da cidade viraram atrações turísticas. 

Pomerode também é fruto da colonização iniciada pelo Dr. Hermann Blumenau. Inicialmente, era um povoado entre as colônias de Blumenau e Dona Francisca, onde atualmente fica a cidade de Joinville. Os imigrantes vieram da região da Pomerânia, na Alemanha, por isso a cidade ganhou o nome de Pomerode.

Os dois locais são bem próximos. Blumenau fica a 29,9 km de Pomerode, cerca de 45 min de carro pela rodovia SC-421. Se você quer conhecer um pouco mais da cultura alemã, visitar essas duas cidades será uma viagem incrível!

Alugue um carro para conhecer Blumenau e Pomerode

Pela proximidade das cidades, fazer o roteiro de carro é muito mais simples e prático. Você pode se hospedar em Blumenau, por exemplo, e visitar Pomerode durante o dia, e vice e versa. 

Com 45 minutos, em média, você consegue ir de um município ao outro e passar o dia visitando os principais pontos turísticos.

O que fazer em Blumenau

Rua de Blumenau com várias lojas com arquitetura germânica
É possível notar traços da cultura germânica em diversos pontos de Blumenau.

Uma cidade tranquila, mas com ótima estrutura para os turistas! Blumenau é a maior e mais urbanizada cidade do Vale Europeu, uma região que contempla várias cidades que surgiram com a imigração européia em Santa Catarina. 

Em Blumenau você encontra ótimas opções de lazer e gastronomia, além de um setor hoteleiro bem estruturado.

Veja as principais atrações da cidade:

Oktoberfest

Anualmente, em outubro, Blumenau recebe aproximadamente 500 mil visitantes para a tradicional Oktoberfest. A festa é uma celebração da cultura germânica, regada à muita cerveja e chopp! Blumenau trouxe a ideia de realizar a Oktoberfest no Brasil em 1884 e, já na primeira edição, teve 100 mil participantes. 

A Oktoberfest de Blumenau também conta com desfiles de clubes de caça e tiro, grupos folclóricos, bandas, alegorias e muitas outras formas de valorização da cultura germânica. 

Se você quer vivenciar esta divertida imersão na história da colonização alemã, é importante se planejar com bastante antecedência. Em outubro, hotéis e pousadas costumam ficar lotados! Para alugar um carro de última hora na cidade também é complicado. Planeje-se com, no mínimo, três meses de antecedência para garantir uma viagem tranquila. 

Museu da Cerveja de Blumenau

Esta é uma atração que conta a história da produção de cerveja não só em Blumenau, mas no país inteiro. O Museu da Cerveja possui peças que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann e à Cervejaria Brahma. A exposição conta, por meio de objetos, vídeos e documentos, a história da cerveja. É uma ótima oportunidade de ver como a tecnologia interferiu no processo de fabricação da bebida. E o melhor: a entrada é grátis!

O museu fica na Praça Hercílio Luz, na Rua XV de Novembro, 160, no Centro de Blumenau, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Em sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 10h às 16h.

Vila Germânica

Este é o palco da Oktoberfest e outros grandes eventos que Blumenau recebe, como o Festival Brasileiro da Cerveja, Magia de Natal, entre outros. 

A Vila Germânica chama atenção pela arquitetura semelhante a de colônias alemãs. É um ótimo lugar para tirar fotos e registrar a viagem. Além disso, também é possível aproveitar as lojas de souvenirs, bares e restaurantes com pratos típicos alemães. 

A Vila Germânica fica na Rua Alberto Stein, nº 199, no bairro Velha.

Parque Ramiro Ruediger

Que tal relaxar e se conectar com a natureza? No Parque Ramiro Ruediger você pode apreciar a beleza natural presente em seus mais de 40 mil metros quadrados de extensão. O local também é ótimo para quem gosta de praticar exercícios físicos ao ar livre, já que possui pistas de corrida e caminhada, ciclovia e quadra poliesportiva. 

É um parque lindo, completo e seguro. Perfeito para passar um tempo em família!

O Parque Ramiro Ruediger fica na Rua Alberto Stein, nº 416, no bairro Velha.

Onde comer em Blumenau

Três pães com salsicha alemã e copos de cerveja ao fundo.
Muitos restaurantes em Blumenau são especializados em comida típica alemã.

Um dos principais atrativos de Blumenau é a gastronomia local! Além de restaurantes de comida alemã, a cidade também conta com outras opções para todos os gostos. Veja alguns restaurantes bem avaliados:

Bier Vila

Um restaurante muito bem localizado! O Bier Vila fica na Vila Germânica, um dos principais pontos turísticos da cidade, conforme contamos no início. O restaurante serve comida tradicional alemã, mas também conta com muitas outras opções, como porção de alcatra com fritas, sanduíches e massas. 

O grande destaque vai para a completa carta de cervejas, com rótulos para todos os gostos. Também é possível experimentar as cervejas “on tap”, servidas na torneira, que trazem opções nacionais, importadas e regionais. 

O restaurante Bier Vila fica na Rua Alberto Stein, nº 199, bairro Vila Velha. O local funciona diariamente das 10h às 23h. 

Moinho do Vale

Para quem busca uma verdadeira experiência gastronômica, o Moinho do Vale é a opção perfeita em Blumenau. A vista para o rio Itajaí-Açú é impressionante e torna o momento ainda mais especial. O restaurante oferece um sofisticado menu internacional, com pratos bem servidos, além de amplas cartas de vinho e cerveja.

O restaurante Moinho do Vale fica na Rua Porto Rico, nº 66, bairro Ponta Aguda. O horário de funcionamento é das 11h30 às 14h30 e das 19h às 23h30 de terça a sábado; e das 11h30 às 14h30 aos domingos e feriados. 

Rosa Mexicano Blumenau

A gastronomia de Blumenau vai muito além da comida alemã! O restaurante Rosa Mexicano é um dos mais movimentados da cidade. O local conta com música ao vivo e é uma ótima opção para uma noite divertida entre amigos e familiares. Às terças, quintas, sextas e sábados é possível ver a apresentação de grupos de mariachis, gênero musical bastante popular no México. 

O restaurante também tem uma sede em Brusque, por isso fique atento ao endereço. Em Blumenau, o Rosa Mexicano fica Rua Carlos Rischbieter, nº 64, bairro Victor Konder, e funciona de terça a domingo, das 18h às 00h.  

O que fazer em Pomerode

Portal de entrada de Pomerode em Santa Catarina
Portal de Pomerode.

Pomerode é uma cidade tranquila, mas com ótimas opções de lazer. Construções históricas, museus e excelentes restaurantes atraem turistas do país inteiro. É um ótimo destino para casais, já que possui um ar bucólico e romântico, mas também oferece atrações para a família inteira. Veja os principais pontos turísticos:

Zoológico de Pomerode

Este foi o primeiro zoológico do Sul do Brasil, fundado em 1932, e hoje é o maior de Santa Catarina! O Zoológico de Pomerode faz parte da história da cidade, já que por muito tempo foi o único da região e, por isso, tornou-se o ponto turístico mais visitado. 

Atualmente o zoológico abriga mais de mil animais de mais de 200 espécies diferentes. Além de visitar a área de cada espécie e conhecer um pouco mais sobre a fauna brasileira e de muitos outros países, você também pode se divertir com outras atrações oferecidas no local, como Cinema 7D, ambiente para fotos personalizadas e área de alimentação. 

Se você planeja viajar com a família, principalmente com crianças, essa é uma atração imperdível em Pomerode. 

O Zoológico de Pomerode fica na Rua Hermann Weege, nº 180, no Centro de Pomerode, e funciona diariamente das 8h às 18h.07.000 – Pomerode – SC

Vila Encantada

Outra atividade ótima para visitar em família é o Parque Educativo Vila Encantada. De forma lúdica, é possível aprender sobre temas relevantes, como no Projeto Paleontólogo Encantado, em que os visitantes podem vivenciar a época dos dinossauros, por exemplo. São diversas atrações para adultos e crianças curtirem o dia inteiro!  

A Vila Encantada fica na Rua Hermann Weege, nº 204, no Centro de Pomerode. No site do parque é possível ver as datas e horários de funcionamento. 

Museu Casa do Imigrante Carl Weege

Você perceberá que em Pomerode existe uma grande preocupação em manter viva a história da imigração alemã! A Casa do Imigrante é um bom exemplo disso, já que o local faz parte da história da cidade.

A antiga casa do imigrante Carl Weege foi revitalizada e, em meio à arquitetura enxaimel, típica da Alemanha, junto com móveis, objetos, roda d’água e uma moenda de cana de açúcar, é possível imaginar como era o estilo de vida na época em que os primeiros moradores começaram a colonizar a região.

A visitação ao local é gratuita! O Museu Casa do Imigrante Carl Weege fica aberto de terça a domingo, inclusive feriados, das 9h às 12h e das 13h às 17h na Rua Leopoldo Blaese, 11, bairro Pomerode Fundos. 

Rota do Enxaimel

Casa de enxaimel em Pomedore, Santa Catarina.
Construção com arquitetura enxaimel em Pomerode.

Pomerode é a cidade com maior concentração de construções em enxaimel fora da Alemanha. Atualmente existem mais de 220 edificações com esta arquitetura típica alemã no município. 

A Rota do Enxaimel fica em Testo Alto, região de Pomerode que possui mais de 50 construções deste tipo ao longo de 16 km de estrada de chão. O caminho faz parte do turismo rural de Pomerode, por isso, além das construções que remontam a cultura de imigração alemã, você também poderá aproveitar as belíssimas paisagens naturais do trajeto. 

Onde comer em Pomerode

O Restaurante Baraccheta é especializado em parrilla poteña. Foto: divulgação.

A gastronomia de Pomerode não se restringe apenas à comida típica alemã. É possível experimentar ótimos restaurantes especializados em comida germânica, mas também existem outras excelentes opções, como comida mexicana, italiana e até mesmo uruguaia. Veja algumas indicações de restaurantes:

Baraccheta – Carnes Nobres, Armazém e Parrilla

Para os apaixonados por uma boa carne, este restaurante é o paraíso! O Baraccheta reúne um açougue especializado em cortes nobres, um armazém e uma parrilla bistrô em um só ambiente. 

Para quem não conhece, parrilla é uma técnica de assar carnes parecida com o churrasco brasileiro, mas a diferença é que a carne fica acima de uma brasa. No caso do Baraccheta, a especialidade é a parrilla porteña, que traz um sabor defumado incrível.

O restaurante fica na Rua Presidente Costa e Silva, nº 415, bairro Testo Rega, e funciona de quarta a sexta-feira das 18h às 22h, sábado das 11h às 15h e das 18h às 22h e domingo das 11h às 15h. 

Restaurante Colonial WunderWald

Se você quer continuar imerso na cultura alemã, o Restaurante WunderWald traz um cardápio tradicional e uma decoração impecável. A presença da cultura germânica é tão intensa que você pode acabar se esquecendo, por alguns minutos, que está no Sul do Brasil. 

O Restaurante WunderWald fica na Av. 15 de Novembro, nº 8444, bairro Testo Central, e funciona de segunda a sexta-feira das 11h30 às 15h30 e das 18h30 às 22h30, sábado das 11h às 16h e das 18h às 23h, e domingo das 11h às 16h. 

La Spezia Ristorante

Um restaurante italiano instalado em uma antiga fábrica de cerâmica. Charmoso, não é mesmo? O La Spezia Ristorante proporciona uma experiência sofisticada, trazendo a tradição da culinária italiana de forma contemporânea. 

O restaurante fica na Rua Luiz Abry, nº 1206, no Centro de Pomerode, e funciona de terça a domingo, das 18h30 às 23h30. 

Descubra o charme do Vale Europeu

Fachada de construções da Vila Germânica em Blumenau.
Vila Germânica de Blumenau.

Pegue a estrada e conheça os encantos de Blumenau e Pomerode! Se estiver com tempo de sobra, existem mais cidades ao redor, em média 50 km de distância de Blumenau, que também fazem parte do Vale Europeu, como Ascurra, Apiúna e muitas outras.

Comece a planejar a sua viagem agora mesmo e aproveite para garantir a reserva do carro alugado pelo menor preço! Na Rentcars.com você compara as ofertas de mais de 100 locadoras em 160 países. Assim, você consegue o carro perfeito para a sua road trip pelo interior de Santa Catarina!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment