As viagens a São Paulo, tanto as feita a negócios quanto as feita a turismo, podem ficar ainda mais agradáveis para quem conta com as facilidades e comodidades de um carro alugado. Ter um automóvel à disposição em qualquer hora do dia faz com que o vai e vem entre atrações turísticas ou centros executivos seja muito mais prático, gerando ainda economia. Os que querem aproveitar todas essas vantagens podem anotar as dicas de hoje e se preparar para uma estadia muito mais confortável na capital paulista.
Alugar um carro em São Paulo é uma tarefa fácil, a variedade de categorias de veículos é bem extensa e está preparada para atender qualquer necessidade.
Dica #1: Escolha um carro que atenda suas necessidades.
Orçamento baixo: Carro básico.
PRÓS: baixo custo.
CONTRAS: sem ar condicionado nem direção hidráulica.
Viagem de rotina: Carro compacto.
PRÓS: preço acessível, com direção hidráulica e ar condicionado.
CONTRAS: porta malas pequeno.
Viagem a negócios: Carro executivo.
PRÓS: muito mais conforto e causa uma ótima impressão.
CONTRAS: preço razoável.
Passeio em grupo: Carro familiar.
PRÓS: maior espaço interno.
O viajante de negócios encontra excelentes opções nas categorias compacto e executivo, que abrange respectivamente modelos como o Agile e o Cruze, ou outros similares destes modelos. Estes carros possuem 4 portas e ar condicionado, além de direção hidráulica para garantir o conforto na hora de enfrentar o trânsito. É importante destacar que o usuário ainda pode escolher carros com câmbio automático e trio elétrico.
A categoria luxo conta com carros mais exclusivos, sendo possível encontrar alternativas como Astra e Azera, perfeitos para os turistas que querem andar por São Paulo com o máximo de conforto.
Os modelos classificados como familiares são os mais indicados para quem viaja em grupo. Aqui a lista se estende indo do Classic Sedã ao Fiat Doblo. Ainda é possível escolher entre esportivos, automáticos e dependendo do número de passageiros, entre as vans e minivans. Vale lembrar que, indicadas especialmente para grupos, as vans com mais de 8 lugares podem ser conduzidas apenas por quem tem carteira D.
Famílias pequenas, com até duas crianças, por exemplo, ou grupos de 4 pessoas no máximo, podem optar pelos carros das categorias compactas ou econômicas. A recomendação, nestes casos, é levar em conta o tamanho necessário para o bagageiro.
Dica #2: Escolha bem seus acessórios
- Navegador GPS
- Assento Especial para Bebe (até 1 ano de idade)
- Assento Especial para Criança (de 1 a 4 anos de idade)
- Condutor Adicional
- Assento de Elevação para Criança
Por falar em acessórios, ao listar o que você quer no seu carro alugado, o GPS é indispensável, especialmente para os motoristas que não conhecem muito bem a cidade e não estão acostumados a andar em uma metrópole.
Dica #3: Seguro
Outro detalhe importante é a proteção, tanto do veículo quanto dos motoristas e passageiros, por isso, além da proteção obrigatória vale a pena estudar as outras coberturas oferecidas.
Mais dicas para quem aluga um carro em São Paulo
Ao alugar um carro, é possível escolher o local de entrega e retirada, outra vantagem oferecida ao consumidor. Para os que chegam a São Paulo pelo aeroporto de Guarulhos, retirar o veículo ainda no terminal aéreo é uma alternativa muito válida, já que de Cumbica ao centro da capital paulista, por exemplo, a distância é grande, e fica ainda maior para quem depende de ônibus ou táxi. Se o desembarque for feito em Congonhas, também não tem porque dispensar a retirada e entrega no aeroporto – dessa forma, o transporte até o hotel e do hotel para o terminal aéreo é uma preocupação a menos.
Como o trânsito em São Paulo pode ser complicado, principalmente durante os horários de pico, a dica é optar por horários flexíveis, como meio da manhã e meio da tarde. Se for possível, marque suas reuniões ou visitas para estes horários. Caso não exista essa possibilidade, a sugestão para quem viaja a negócios é se antecipar, sair horas antes do horário agendado e tentar rotas alternativas.