Dirigir é uma habilidade que confere liberdade e independência, sendo um marco significativo na vida de um jovem adulto. Para os recém habilitados, a estrada se estende como um convite para explorar novos destinos e experiências emocionantes!

Banner com texto dica extra: compare preços e alugue carro em um só lugar, com um link que leva para o site da Rentcars aluguel de carros

No entanto, para tudo correr bem, você precisa saber escolher o carro certo. Com uma variedade de modelos compactos e econômicos até veículos mais potentes e espaçosos, opções são o que não faltam.

Este artigo é um guia para ajudar os recém habilitados e proporcionar alguns insights valiosos que vão ajudar nesses primeiros passos no mundo automotivo!

Quais os melhores carros para quem está começando a dirigir?

Foto do interior de um carro, com um homem com as mãos no volante. No exterior é possível observar a cidade e o trânsito de carros.

Após conquistar a sua carteira de habilitação, é natural sentir um misto de empolgação e ansiedade para sair dirigindo imediatamente. No entanto, lembre-se de que a prática constante é a chave para se tornar um motorista seguro e confiante. 

Comece em áreas menos movimentadas, como estacionamentos vazios ou ruas tranquilas, e saiba escolher o modelo do seu primeiro carro. Abaixo, separamos algumas opções de carros para quem está começando a dirigir. Confira!

1. Hyundai HB20

O Hyundai HB20 é um modelo popular de carro compacto da Hyundai. Ele é conhecido por seu design moderno, características tecnológicas e bom custo-benefício. Geralmente, o HB20 é projetado para oferecer uma condução suave e confortável, ideal para o ambiente urbano e ótimo para quem está começando a dirigir. Ele tende a ter uma suspensão ajustada para lidar com as irregularidades das ruas da cidade.

Em termos de consumo de combustível, o HB20 é projetado para ser bastante eficiente, o que pode ajudar a reduzir os custos de operação a longo prazo. E, como um carro compacto, o espaço interno pode ser um pouco limitado em comparação com veículos maiores. No entanto, o design geral do HB20 busca otimizar o espaço disponível para acomodar os ocupantes confortavelmente.

Por fim, a manutenção e os custos operacionais tendem a ser razoáveis para carros desse tipo, mas podem variar com base em fatores como o modelo, a quilometragem e a disponibilidade de peças de reposição.

2. Chevrolet Onix

O Chevrolet Onix é um dos carros mais populares e vendidos no Brasil. Conhecido por ser um carro compacto que oferece boa economia de combustível, tecnologia moderna e um design atraente, o Onix oferece uma direção suave e responsiva, tornando-o adequado para o ambiente urbano e viagens rodoviárias. Sua suspensão é projetada para oferecer um equilíbrio entre conforto e controle.

O Onix é conhecido por sua economia de combustível, o que pode ser uma vantagem significativa para os motoristas que buscam reduzir os custos de operação. Além disso, é ótimo para quem acabou de tirar a Carteira de Habilitação, porque ele também é um modelo com recursos avançados de segurança, como sistemas de alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e até mesmo assistência de permanência na faixa. 

3. Citroën C3

O Citroën C3 é um carro compacto produzido pela montadora francesa Citroën. Ele é conhecido por seu design distintivo, conforto e características únicas. Esse é um dos modelos mais confortáveis do mercado. A suspensão tende a ser ajustada para oferecer uma viagem suave, absorvendo as imperfeições da estrada. Isso pode ser particularmente benéfico para viagens urbanas e em estradas com superfícies irregulares. Ótimo para quem está começando a dirigir!

Muitas versões do Citroën C3 oferecem recursos tecnológicos, como sistemas de infotainment com tela sensível ao toque, conectividade Bluetooth, integração de smartphone e outras opções de conectividade. Esses recursos podem contribuir para uma experiência de condução mais conveniente e agradável.

Por fim, o C3 também oferece uma direção leve e ágil. No entanto, as características de manuseio específicas podem variar com base no modelo e na configuração.

4. Volkswagen Gol

Um dos queridinhos do Brasil, o Gol é um dos carros mais icônicos e populares no país! Ele é conhecido por sua durabilidade, versatilidade e familiaridade. Esse carro oferece um manuseio preciso e uma condução estável, sendo projetado para atender tanto à condução urbana quanto a viagens rodoviárias. Sua direção tende a ser direta e responsiva.

O Gol é frequentemente associado à simplicidade e à confiabilidade. Por isso, é conhecido por ser um carro que cumpre suas funções de maneira eficaz, o que pode atrair novos motoristas que buscam um veículo prático para os primeiros anos após tirar a carteira de motorista.

Muitos modelos do Volkswagen Gol são projetados para serem eficientes em termos de consumo de combustível, o que pode ajudar a reduzir os custos de operação. Além disso, tem um custo mais acessível no mercado, sendo frequentemente elogiado por oferecer uma boa relação custo-benefício. 

5. Honda Fit

O Honda Fit é um carro subcompacto que é conhecido por seu design versátil, eficiência de espaço e confiabilidade. Esse é um ótimo carro para novos motoristas, já que tende a oferecer uma experiência de condução suave, confortável e responsiva, sendo, então, um modelo ágil para manobras em espaços apertados.

O grande destaque do Fit é sua eficiência de espaço. Ele é projetado para maximizar a utilização do interior, oferecendo uma quantidade surpreendente de espaço para os passageiros e carga, apesar de ser um carro subcompacto. Os assentos traseiros Magic Seat podem ser configurados de várias maneiras para acomodar diferentes tipos de carga. Além disso, tem uma boa eficiência de combustível, o que é uma vantagem para economizar nos custos de operação e fazer viagens mais longas sem parar frequentemente para abastecer.

6. Renault Kwid

O Renault Kwid é um carro compacto conhecido por seu tamanho, economia de combustível e preço acessível. Geralmente, oferece uma direção leve e fácil, sendo ótimo para motoristas que fazem trajetos urbanos de curta e média distância. Outros pontos positivos é que o Kwid tem um custo mais acessível no mercado e tem uma ótima eficiência de combustível.

7. Fiat Mobi

O Fiat Mobi é um carro que além de super adequado para dirigir na cidade, é pequeno, então é muito mais fácil de manobrar e estacionar em vagas pequenas. Além disso, é conhecido por ser mais econômico em relação a combustível.

Dado o seu tamanho compacto, o Mobi pode ter um espaço interno mais limitado em comparação com carros maiores. No entanto, algumas versões podem oferecer recursos de ajuste de banco e espaço traseiro otimizado para acomodar os ocupantes de maneira razoável.

Por fim, o Mobi é frequentemente considerado um carro acessível em termos de preço, tornando-o uma opção popular para quem procura um veículo econômico e simples.

Quais os carros mais difíceis de dirigir?

A foto foi registrada de dentro de um veículo, onde pela janela é possível observar um homem com câmera profissional tirando fotos dos picos nevados no horizonte.

Dirigir é algo que só melhora com o tempo e a prática! Entretanto, certos tipos de carros podem apresentar desafios únicos para os motoristas, sendo mais difíceis de conduzir. Vamos explorar como carros com câmbio manual, carros grandes e pesados, carros com tração nas quatro rodas, carros esportivos e carros antigos podem apresentar mais dificuldades na hora de dirigir e exigir habilidades específicas.

Carros com Câmbio Manual

Os carros com câmbio manual, também conhecidos como carros de transmissão manual ou “câmbio stick”, requerem uma coordenação mais complexa entre embreagem, marchas e acelerador. Isso pode ser um desafio para motoristas inexperientes, pois exige prática para dominar a troca suave de marchas e a coordenação dos pedais. No entanto, uma vez que a técnica é dominada, muitos motoristas apreciam o controle adicional que a transmissão manual oferece.

Carros Grandes e Pesados

Carros grandes e pesados, como SUVs e veículos utilitários, podem ser mais desafiadores de manobrar em espaços apertados, estacionar e até mesmo fazer curvas. A visibilidade reduzida e a necessidade de ajustar as manobras podem requerer mais atenção e habilidades de estacionamento precisas. Além disso, a distância de frenagem pode ser maior, exigindo uma maior antecipação das situações de trânsito.

Carros com Tração nas Quatro Rodas

Carros com tração nas quatro rodas, ou veículos 4×4, são frequentemente escolhidos por sua capacidade de lidar com condições off-road e estradas escorregadias. No entanto, essa vantagem também traz um desafio extra: o motorista precisa entender como e quando engatar as diferentes configurações de tração, o que requer familiaridade com o sistema e considerações específicas de condução.

Carros Esportivos

Os carros esportivos são projetados para desempenho e velocidade, o que pode torná-los mais sensíveis ao toque e mais reativos aos comandos do motorista. Isso exige uma maior sensibilidade ao acelerador, uma capacidade de antecipar rapidamente as reações do veículo e um entendimento da dinâmica de direção em altas velocidades.

Carros Antigos

Carros antigos podem oferecer charme e nostalgia, mas muitas vezes possuem características de direção diferentes dos modelos modernos. A falta de tecnologias avançadas, como assistência de direção e freios ABS, pode exigir mais habilidades de condução puras, bem como uma compreensão das peculiaridades mecânicas do veículo.

Quais são os maiores erros cometidos por motoristas iniciantes?

Foto de uma pessoa dirigindo um carro, com as mãos no volante e o dia claro no exterior.

Aqui vai uma lista de erros bem comuns quando você acaba de tirar a carteira de motorista. Fique atento!

  1. Não sinalizar mudanças de faixa, curvas ou conversões pode levar a situações perigosas e confusão para outros motoristas.
  2. Motoristas iniciantes podem se sentir tentados a exceder os limites de velocidade, o que pode levar a acidentes, multas e perda de controle do veículo.
  3. Ignorar semáforos vermelhos, placas de pare e outras regras de trânsito pode resultar em colisões graves.
  4. Usar o celular ao volante, seja para mensagens de texto, chamadas ou mídias sociais, aumenta significativamente o risco de acidentes.
  5. Não prestar atenção ao trânsito, pedestres, ciclistas e sinais de trânsito pode resultar em decisões inadequadas e acidentes.
  6. Seguir muito de perto o veículo à frente (conhecido como “colar na traseira”) aumenta o risco de colisões traseiras em caso de frenagem repentina.
  7. Falhar em verificar os espelhos retrovisores e pontos cegos pode levar a manobras inseguras e mudanças de faixa perigosas.
  8. Misturar os pedais, como confundir o acelerador com o freio, pode levar a acidentes, especialmente em situações de emergência.
  9. Não dar a preferência a pedestres nas faixas de pedestres pode causar riscos para os pedestres e multas para os motoristas.
  10. A ansiedade ao volante pode levar a decisões apressadas e erros. É importante manter a calma e a concentração.
  11. Ignorar o uso do cinto de segurança é um erro grave que aumenta o risco de ferimentos em caso de colisão.
  12. Não ajustar a condução em condições adversas, como chuva, neve ou neblina, pode levar a acidentes devido à perda de aderência.
  13. Tentar realizar manobras avançadas ou arriscadas, como ultrapassagens perigosas, pode resultar em acidentes graves.
  14. Ignorar sinalizações de trânsito, como placas de sentido proibido, rotatórias e outras regras de tráfego, pode levar a colisões e multas.
  15. Não ajustar a velocidade e a condução ao tráfego ao redor pode causar congestionamentos, irritação em outros motoristas e acidentes.

Como funciona o aluguel de carro para recém habilitado?

Foto de um motorista dentro do carro, com uma das mãos no volante e olhando para foto, atrás do seu assento. O carro está parado.

Para alugar um carro, é necessário que alguns requisitos sejam atendidos:

É importante saber que algumas locadoras estão dispostas a aceitar condutores com menos de 21 ou 25 anos com a opção de uma taxa adicional. Por isso, consulte a locadora com antecedência. Para mais informações, consulte a nossa FAQ.

Banner com texto dica extra: na Rentcars você aluga carro de forma fácil, prática e segura, com um link que leva para o site da Rentcars aluguel de carros

Bom, com todas essas dicas, a sua experiência como recém motorista estará muito mais segura! Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment