Este é um dos períodos de maior movimento nas estradas. Planeje-se e evite dores de cabeça! 

Casal feliz no porta-malas de um carro durante uma viagem

Verão, férias escolares e festas de fim de ano: a alta temporada no Brasil acontece entre os meses de dezembro a fevereiro.

O movimento nas estradas cresce, o comércio se prepara para um grande aumento de vendas, o setor de hotelaria recebe turistas do mundo inteiro e as locadoras de carro, por consequência, ficam com toda a sua frota indisponível. 

Dicas para viagem de fim de ano

1. Reserve seu carro com antecedência para viajar no fim do ano

Casal feliz em uma concessionária de carros com uma chave de carro na mão.
Reservar o carro para sua viagem de fim de ano com bastante antecedência é fundamental para que não ocorram imprevistos.

A principal dica é reservar seu veículo com o máximo de antecedência possível, assim você não correrá o risco de ficar sem carro em uma das épocas mais importantes do ano!

2. Evite reservas para o mesmo dia

Mulher dentro de um carro, no banco do motorista, sorrindo e olhando para trás.
Reservando seu carro com antecedência para as viagens durante a alta temporada, você terá a chance de escolher a categoria adequada e encontrar preços mais atrativos.

O fim do ano acaba gerando um acúmulo de compromissos. Com isso, o planejamento das viagens fica em segundo plano. 

O comportamento mais visto entre os brasileiros, de acordo com os dados das reservas feitas pela Rentcars.com na temporada de verão entre 2018 e 2019, é de deixar a reserva do veículo para última hora. Dentro do período, 19,5% das reservas foram feitas para retirada do carro no mesmo dia e 18% reservaram para retirar no dia seguinte. Quando a viagem é para o exterior, o comportamento é o oposto.

Considerando o mesmo período, 16% dos usuários reservam com 10 a 19 dias de antecedência  e 12% com 20 a 29 dias antes da retirada do veículo. Em viagens internacionais, as pessoas planejam cada detalhe antecipadamente para evitar imprevistos durante as férias.

3. Escolha a categoria de veículo mais adequada

Vista lateral de vários carros enfileirados, de diversas cores
Escolha a categoria de carros mais adequada para a sua viagem de fim de ano.

O importante que você faça uma análise não só dos preços mais competitivos, mas também se o carro atenderá todas as suas necessidades durante a viagem, como o espaço interno de acordo com o número de passageiros, ar-condicionado para uma das épocas mais quentes do ano e espaço suficiente para as malas.

Para viagens nacionais, a categoria mais reservada é a de carros econômicos. Já para viagens internacionais, os brasileiros durante as viagens de fim de ano para os Estados Unidos, preferem reservar carros SUV, já que oferecem ótimo custo-benefício no país e ainda transportam confortavelmente um maior número de passageiros e bagagens. 

Independentemente do destino, planejamento é tudo

Passaporte e outros documentos para viagens internacionais.
Tanto para viagens nacionais quanto internacionais, planeje cada detalhe para ter uma ótima experiência.

Com a correria do fim do ano, você pode acabar deixando passar alguns detalhes importantes da viagem. Aí está a importância do planejamento prévio, pois é um momento para pensar com calma em todos os fatores que envolvem a viagem.

Prepare-se para o grande movimento das festas de fim de ano

Em um dos períodos de maior movimento nas estradas, portanto você deve estar preparado para congestionamentos e atrasos no percurso. Uma dica é levar lanches leves e práticos para comer durante a viagem, assim não há o risco de passar fome caso haja algum imprevisto que aumente o tempo de viagem.

Veja a condição das estradas e os pedágios existentes

Carro com motorista pagando pedágio em uma rodovia.
Se você ainda não conhece o caminho que irá percorrer, verifique a existência de pedágios e as condições das estradas.

Este é um item importante principalmente para quem está fazendo o trajeto pela primeira vez. Se o GPS for te guiar durante a viagem, lembre-se de fazer o download do trajeto, caso o aparelho perca sinal durante a viagem. Assim você elimina o risco de se perder! Também existem aplicativos de GPS offline em que você pode fazer o download e utilizar em outros países sem a necessidade de conexão com a internet.

Além disso, pesquise sobre a condição das estradas, a existência de pedágios e o movimento previsto para o trajeto que irá percorrer. Grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro costumam enfrentar um número grande de veículos na estrada neste período. A Polícia Rodoviária ou até mesmo a mídia local informa os horários de pico de movimento, assim você pode evitar ficar parado por muito tempo nos congestionamentos.


Conheça os principais destinos nacionais em alta temporada

Em 2019, as grandes capitais ainda lideram os locais de devolução dos carros no Brasil durante a temporada de verão. Os dados correspondem às reservas feitas pela plataforma da Rentcars.com.

  1. São Paulo
  2. Porto Alegre
  3. Rio de Janeiro
  4. Recife
  5. Florianópolis

Destinos internacionais mais buscados em alta temporada

  1. Miami
  2. Orlando
  3. Fort Lauderdale
  4. Lisboa
  5. Cancún

Antecipe-se e evite imprevistos na sua viagem de fim de ano

Casa em frente a um computador analisando informações.
Planeje-se com antecedência para curtir as festas de fim de ano com tranquilidade.

Em viagens internacionais é natural ter mais preocupações com imprevistos, já que resolver problemas em outros países pode ser algo bem mais complexo do que lidar com a mesma questão no Brasil. Mas, planejar sua viagem com antecedência, principalmente se for em alta temporada, traz uma série de benefícios, como encontrar uma tarifa mais atrativa para a locação do carro, além de poder escolher a categoria mais  adequada à sua viagem. 

Você também terá mais tempo para pensar nos detalhes, como os melhores locais para retirada e devolução, além de de analisar as condições específicas da locadoras. 



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment