Quando se ouve falar em São Paulo, logo se pensa em poluição, muitos carros, prédios, e correria. Mas existe uma realidade bem diferente em cidades muitos próximas da capital. Já comentamos aqui no blog Rentcars.com sobre o roteiro Campos do Jordão, Monte Verde e Gonçalves, mas em São Paulo há também outros locais cheios de tranquilidade e natureza que revigoram a alma. No roteiro de hoje, faremos um percurso especial de carro, onde localizam-se os paraísos do interior de São Paulo

Campos do Jordão

os-paraisos-do-interior-de-sao-paulo
Campos do Jordão – Por Rodrigo Soldon – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

Um dos destinos bastante procurados, principalmente por casais que querem fugir da rotina e descansar, é a bela Campos do Jordão. Uma cidade que exala romantismo, com suas construções coloniais, é ideal para uma viagem durante o inverno, com variedades de fondue, vinhos e muito chocolate. Além das várias opções de passeios a dois.

os-paraisos-do-interior-de-sao-paulo
Fondue em Campos do Jordão – Por Deni Williams – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Amantikir – Jardins que falam: No local há belos jardins de diferentes partes do mundo, com 680 espécies de plantas divididas em 22 espaços. Esse tipo de atração é muito comum nos Estados Unidos e Europa e é feito para contemplar a arte da jardinagem.

os-paraisos-do-interior-de-sao-paulo
Amantikir garden – Por Kevin Costain – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Bondinho e Estrada de Ferro: Construída e inalterada desde 1910, a estrada é uma alternativa turística para conhecer a Serra da Mantiqueira. O passeio é feito de bondinho urbano, saindo de Campos do Jordão, passando por três vilas: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia.

Os paraísos do Interior de São Paulo
Bondinho de Campos do Jordão – Por lubasi – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

Outra alternativa de passeio é seguir os trilhos até a cidade de Santo Antônio do Pinhal, passando pelo Vale do Lageado, onde há o ponto mais alto das ferrovias brasileiras, ligando Campos à Pindamongangaba.

Morro do Elefante e Teleférico: Esse é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O morro tem altitude de 1800 metros acima do nível do mar e promove uma vista panorâmica maravilhosa. Para chegar até o morro há dois acessos: a estrada e o teleférico. Qual você escolhe?

pedra-do-bau
Pedra do Baú, de lado a vista da serra de Campos do Jordão, do outro, as montanhas de Minas Gerais. Foto: Ana Paula Hirama/Flickr

Pedra do Baú – Essa é uma opção para casais que gostam de aventura. É composto por três formações rochosas: Pedra do Baú, com 1950 metros de altitude; Bauzinho, com 1760 metros e Ana Chata com 1670 metros de altitude. De carro é possível subir até o Bauzinho e dali, fazer a subida íngreme a pé.

Caso vocês sejam um casal daqueles que não dispensa aventura ao nível máximo nem mesmo em viagens, fazer a subida inteira a pé vale a pena por conta das lindas paisagens, mas leva cerca de 1h30 para chegar às estradas de ferro. A partir dali, o trajeto é feito por escalada – recomenda-se que esse trajeto seja feito na companhia de guias treinados. Afinal de contas, segurança nunca é demais.

O esforço, pra quem tem o preparo físico em dia, é recompensador. Do ponto mais alto da pedra é possível avistar toda a serra de Campos do Jordão de um lado, e do outro as montanhas de Minas Gerais.

São Francisco Xavier

É um distrito de São José dos Campos, cidade que fica a 91 km de São Paulo, 85 de Minas Gerais e 300 do Rio de Janeiro, seguindo pela via dutra. São Francisco fica a 55 km de São José, região montanhosa, cheia de verde, sossego e aventura para quem gosta.

As principais atrações são as trilhas e cachoeiras que podem ser muito bem aproveitadas pelos turistas, com banhos relaxantes após a caminhada.

Assim como em Campos do Jordão, a melhor época para visitar a região é no inverno, quando as temperaturas são mais baixas (e bem baixas!) e as opções de hospedagem são bem confortáveis e aconchegantes: chalés nas montanhas com lareira e outros confortos indispensáveis para viagens como esta.

Até as nuvens parecem estar mais próximas em São Francisco Xavier. Foto: Victor Sounds/Flickr

Quem não gosta do frio não tem com o que se preocupar, não faltam opções refrescantes. Uma delas é o salto de Tirolesa, no Portal Equilibrium – mas antes vamos abrir um parênteses: a chegada ao local já é algo de se admirar: curvas sinuosas e muitas subidas que levam a um pico onde a paisagem pode ser admirada numa visão panorâmica extraordinária.

Voltado ao salto, a tirolesa tem duas etapas e ao todo totaliza mais de 700 metros de extensão e 1.050 metros de altura, indo a uma velocidade aproximada de 70km/h. Ou seja, é diversão garantida. No Portal, além dessa modalidade, tem também: trilhas, rapel, passeio a cavalo e charretes.

Pouso do Rochedo é outra opção de lazer com aventura e muito contato com a natureza. É uma pousada com 30 nascentes e trilhas muito bem cuidadas que levam a pequenas cachoeiras. É lá que fica o Mirante do Cruzeiro. São 2 km de caminhada até chegar às cachoeiras e 4km até a montanha.

Pra quem tem preparo físico ou se encoraja a caminhar por 5 horas para ter uma recompensa revitalizante, o trekking até a Pedra da Onça, Muriqui e Monte Verde serão bem vindos. São 12 km, considerando ida e volta. Da Pedra da Onça, a 2 mil metros de altitude, tem-se uma visão panorâmica incrível. Para chegar a Monte Verde são mais 22 km, ou 8 horas de caminhada passando por riachos e bosques.

Mas, se o que você quer mesmo é se desligar do mundo, relaxar e só curtir a natureza linda do local, será bem recebido na cidade também. Em São Francisco Xavier há várias pousadas e spas especialistas em fazer os visitantes esquecerem os problemas e recarregarem as energias.

Pindamonhangaba

Sabia que em Pindamonhagaba há voos de balão? Pois é, se você não sabe, não é o único. Muita gente não faz ideia, mas tem e o visual é realmente encantador.

A cidade fica ao pé da Serra da Mantiqueira e fica a 160 km de São Paulo, e a apenas 47 km de Campos de Jordão – e mais, esse trajeto pode ser feito num simpático e gostoso passeio de trem pela Estrada de Ferro, com duração de três horas. Esse é um dos principais atrativos de Pinda, como é carinhosamente chamada.

Por estar localizada em região de serra, a cidade pode tirar proveito das belezas naturais da região e do turismo por ali e em cidades vizinhas, como Monteiro Lobato, que tem como atração o balneário Reino das Águas Claras.

Criado em 1970, o local tem esculturas dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo e garante a diversão de todos, principalmente das crianças.

E nem só de calmaria vive Pinda. Quem gosta de aventura também encontra onde se divertir por essa pacata cidade. Dentre as atrações o viajante tem a disposição as belas trilha, o rafting e trekking. Destaque entre as trilha, indicamos o Parque Municipal do Trabijú e do Pico do Itapeva.

Outra alternativa de passeio é o paraquedismo, com opção de salto individual, para quem já é veterano no esporte, e também salto duplo para os ‘aventureiros de primeira viagem’.

Dentre os passeios, um dos que chamam muito a atenção pela visão incrível que proporciona são os voos de balão. Eles acontecem todos os finais de semana pela manhã, cedinho, às 6h45, com saída no Hotel Colonial. O local de pouso não e pré definido, mas tenha a certeza de que a recepção é garantida por especialistas: uma equipe de resgate aguarda no local de pouso com tudo preparado para o batizado, regado a champanhe, certificado de voo e café da manhã. O balão tem capacidade para oito pessoas e o passeio dura 1h15.

Enfim, os paraísos do interior de São Paulo são muitos, basta escolher o melhor roteiro, alugar o carro e partir em direção ao destino preferido. O importante mesmo é aproveitar as viagens e fazer o que gosta.

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.



Attention! All efforts were made to validade the information published in this blog at the moment they were written, however, Rentcars.com does not take responsibility for inaccuracies or future adjustments that can happen as a result of different offers and conditions. The posts here published, as well as the eventual comments from its readers, are merely informative and it is the client's duty to confirm with Rentcars.com and/or suppliers any content that may affect their vacation plans.

Want the best deals and offers?

Subscribe to our newsletter and be part of our VIP list.
Up to 30% off, upgrades and more!



¡Atención! Se ha hecho todo lo posible para validar la información de los textos publicados en este blog en el momento de la redacción, pero Rentcars.com no se responsabiliza de las inexactitudes o cambios futuros que puedan producirse debido al dinamismo de las ofertas y condiciones del mercado turístico. Los artículos aquí publicados, así como los comentarios de sus lectores, son meramente informativos y corresponde al cliente validar de antemano con Rentcars.com y/o empresas de alquiler cualquier información que pueda afectar a sus planes de viaje.

¿Quieres las mejores ofertas?

Suscríbete a nuestra newsletter y forma parte de nuestra lista VIP.
Hasta un 30% de descuentos, upgrades y más!

Write A Comment