Que tal visitar a Patagônia Argentina de carro? Veja nosso roteiro pela Rota dos 7 Lagos — de Villa la Angostura a San Martín de Los Andes!

A Rota dos 7 Lagos, na verdade, é conhecida pelos mais diversos nomes. Ruta dos Siete Lagos ou Camino dos Siete Lagos são populares no idioma dos nossos vizinhos.

O mais legal é saber que você pode aproveitar o caminho tradicional da Rota dos 7 Lagos e fazer pequenos desvios para alcançar outros pontos incríveis. Por isso, hoje não vamos falar somente sobre este passeio, mas também sobre outras paradas que você pode adicionar ao seu roteiro para completá-lo com estilo.

A Rota dos 7 Lagos passa por cenários incríveis da Patagônia Argentina e pode ser facilmente feito partindo de Bariloche, um dos destinos argentinos mais populares entre os brasileiros. Além de belezas naturais, você com certeza encontrará muito ar fresco e relaxamento.

Vamos lá?

Planejando a Rota dos 7 Lagos

A Rota dos 7 Lagos pode ser feita tanto partindo de Villa la Angostura a San Martín de Los Andes como também saindo de San Martín de Los Andes. O melhor é ver o que se encaixa no seu roteiro, já que muitas pessoas optam por incluir este passeio em sua viagem para a Argentina.

Como um dos destinos mais populares para brasileiros é Bariloche, vamos iniciar o nosso roteiro por Villa la Angostura, que fica mais próxima, a pouco mais de 80 km de distância.

Recomendamos que você tire pelo menos um dia e meio para fazer este passeio, mas isso depende muito do quanto você quer conhecer as charmosas cidades e lagos pelos quais vamos passar. Se você não quiser dormir em outro local para não gastar mais uma diária de hotel, também é possível fazer o passeio em um único dia.

Muitos, depois de visitar tudo, acabam gostando mais de Villa la Angostura do que Bariloche, já que acaba recebendo menos turistas e fica menos movimentada. Se você e sua família ou amigos gostarem de lugares mais calmos, pode ser que Villa la Angostura realmente seja muito mais interessante. Neste caso, vale a pena reservar um tempo maior para visitar a cidade!

Qual a melhor época para fazer a Rota dos 7 Lagos?

Se você quer ver os lagos em todo o seu esplendor, o melhor é ir durante o verão. Parece um pouco estranho ir à Patagônia Argentina durante o verão, mas é nesta época que o sol brilha e os lagos exibem o tom mais incrível de azul. A água ainda é meio geladinha para o banho, mas os mais corajosos e corajosas se arriscam!

É claro que também é possível fazer este passeio no inverno, que muda completamente a vista e deixa ela toda branquinha. No entanto, é preciso ficar atento à estrada, principalmente se você nunca dirigiu na neve.

Também é legal ficar de olho nos períodos de chuva na região, que podem atrapalhar o passeio. O período de março à outubro é o mais chuvoso, mas ele pode também começar um pouquinho antes e terminar um pouquinho depois. Estes períodos de meia estação são normalmente os que oferecem os preços mais baixos, mas é bom sair de casa sabendo que pode haver muita chuva no caminho.

No verão, apesar de ser a estação mais quente, continua fresquinho na região da Rota dos 7 Lagos. Em janeiro e fevereiro é possível que a temperatura ultrapasse os 20°, mas não é garantido.

Como chegar à Villa la Angostura

Partindo de Bariloche, a melhor opção é alugar um carro e sair da cidade pela manhã com tempo de sobra para conhecer um pouco mais de Villa la Angostura e almoçar por lá antes de seguir viagem.

Antes mesmo de chegar na Villa, o caminho já é incrível. Grande parte do trajeto é feito às margens do Lago Nahuel Huapi (veja nosso mapa abaixo), o que já vai te proporcionar vistas maravilhosas e a certeza de que serão horas (ou dias!) muito bem aproveitados.

A Rota dos 7 Lagos

A Rota dos 7 Lagos segue a RN 40 (Ruta Nacional 40), que atravessa a Argentina de norte a sul. O estado da estrada no trecho que vamos passar é muito bom e todo asfaltado, o que traz mais segurança para os viajantes. No inverno, basta manter a velocidade baixa e cuidar com o gelo na pista.

Vamos aos lagos?

1. Lago Correntoso

O Lago Correntoso é o primeiro depois da saída de Villa la Angostura. É preciso ficar atento, já que você acaba passando de carro por cima do rio e sentindo o gostinho antes da saída para chegar à Puente Peatonal, uma ponte de madeira que serve como mirante para os turistas.

vista aérea do lago correntoso na argentina
A Puente Peatonal e o magestoso Lago Correntoso ao fundo.

A ponte, na verdade, está sobre o Rio Correntoso, que tem apenas 200 metros. É um pequeno e charmoso trecho entre o Lago Nahuel Huapi e o Lago Correntoso que te proporciona uma vista e proximidade incríveis.

2. Lago Espejo Grande

Voltando à estrada principal, são mais alguns quilômetros até começar a avistar o Lago Espejo Grande, que tem vários mirantes ao longo da estrada.

vista do lago espejo grande na patagônia argentina

Dica: seguindo pela RN40 você precisa desviar apenas 2 km para chegar até o Lago Espejo Chico, um dos que está fora da Rota dos 7 Lagos. Também é nesta altura que você pode pegar a RP65 à direita para chegar à Villa Traful e ao Lago Traful, a aproximadamente 35 km, que também valem a visita.

3. Lago Escondido

O Lago Escondido é tão escondido e pequeno que nem se pode ver no mapa! A aproximadamente 40 km do Lago Espejo Grande (ou 35 km se você decidir dar uma passadinha no Lago Espejo Chico), ele fica do lado esquerdo da pista e tem um mirante para que você aprecie o tom de azul turquesa incrível.

lago escondido na argentina

4. Lago Villarino

Apenas um quilômetro a frente você já encontra o mirante do Lago Villarino.

lago villarino entre a vegetação nativa da patagônia argentina
O Lago Villarino se esconde em meio à vegetação nativa da região da Patagônia Argentina.

O Lago Villarino fica meio escondidinho entre a vegetação, que também deve ser apreciada e conservada.

5. Lago Falkner

O Lago Falkner é um dos que fica bem próximo à estrada, à esquerda no sentido Villa la Angostura-San Martín de Los Andes. Ali existe um espaço para que você pare o carro e aproveite para molhar os pés na água se a temperatura estiver mais amena!

lago falkner na patagônia argentina no por do sol
Que tal molhar os pezinho nas águas geladas do Lago Falkner?

Dica: menos de 2 km do mirante do Lago Falkner fica outro mirante, desta vez para apreciar a Cascada Vulliglianco. Vale a pena uma passada rápida, já que não é necessário desviar-se do caminho.

5.1 Lago Hermoso

O Lago Hermoso fica a pouco mais de 10 km à frente, mas você precisa sair da RN40 para chegar até ele. Existem placas bem pequenas que indicam a saída, então fique atento!

pequena ponte sobre o lago hermoso na argentina

Apesar de não fazer parte da Rota dos 7 Lagos, o Lago Hermoso é com certeza um dos mais incríveis do passeio, você não pode deixar de visitá-lo! A água é cristalina a perder de vista e o ambiente passa uma tranquilidade incrível.

6. Lago Machónico

Voltando à estrada principal são mais 6 km até o penúltimo lago da rota, o Lago Machónico. Por lá também existe um mirante e um local onde você pode parar de carro e apreciar a paisagem!

lago machonico na patagônia argentina no verão

Dica: antes de chegar ao último lago da nossa viagem, não deixe de fazer uma parada do Mirador Pil Pil a aproximadamente 17 km do Lago Machónico para uma vista de tirar o fôlego.

7. Lago Lácar

O Lago Lácar já fica do ladinho de San Martín de Los Andes. Além de muitos campings na região, saindo da RN40 e entrando na RN108 à esquerda e seguindo por 11 km você chega na Praia Quila Quina, um dos locais mais legais para apreciar o lago.

águas cristalinas do lago lacar em san martin de los andes

Voltando à RN40, são poucos quilômetros até San Martín de Los Andes, onde você pode apenas fazer uma parada técnica ou passar a noite para voltar à Villa la Angostura ou a Bariloche no dia seguinte.

Você pode, é claro, aproveitar para conhecer a cidade e, se tiver tempo na volta, fazer mais uma parada em Villa la Angostura para desfrutar da cultura local.

comércio em villa la angostura na argentina
A charmosa Villa la Angostura é mais tranquila e pode agradar muitos viajantes.

Veja abaixo o mapa do nosso roteiro!

E aí, gostou do nosso roteiro? Inscreva-se abaixo para receber mais roteiros como esse e ofertas exclusivas para alugar o seu carro e fazer a Rota dos 7 Lagos na Argetina!

Se você ainda não decidiu para onde vai, faça o nosso quiz para descobrir a road trip perfeita para você!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 Comments

  1. Realmente incrível
    Este post acabou criando muita curiosidade em mim, principalmente em relação a Villa la Angostura. Cheguei a pesquisar no Google para ter mais noção e cheguei à conclusão de que terei de ir pessoalmente rsrs…
    Foram ótimas dicas
    Abraços!

Write A Comment