Fazer um passeio turístico em Gramado com certeza está nos planos de muitos brasileiros. Longe ou perto, não há quem não queira experimentar um pouquinho do clima, do charme e dos vinhos da Serra Gaúcha.

Quem já começou a fazer a sua pesquisa de viagem sabe que a única forma de chegar a Gramado é por terra. A maioria dos turistas chega em Porto Alegre de avião e segue viagem utilizando algum outro meio de transporte, como carro ou ônibus. Para te ajudar a tomar a melhor decisão, o blog Vida de Turista está colaborando com a Rentcars.com e falando um pouco da sua experiência utilizando os nossos serviços. Veja abaixo!

Como é a experiência de alugar um carro em Gramado

Olá, pessoal! Aqui é o Thiago Busarello, do blog Vida de Turista, e hoje estou aqui para contar um pouco da nossa experiência de ter alugado um carro quando fizemos nossa viagem para Gramado.

Já estivemos em Gramado em diversas oportunidades, sendo que em uma delas optamos por utilizar as milhas que estavam acumuladas no cartão, prestes a expirarem, e partir de Florianópolis para Porto Alegre para conhecer o Natal Luz de Gramado.

portal decorativo do natal luz de gramado

Para chegar até a cidade, decidimos alugar um carro diretamente no aeroporto de Porto Alegre. Isso nos deu a flexibilidade de nos deslocarmos pelos passeios em Gramado sem depender de transfers, táxis ou agências.

O planejamento da viagem para Gramado

Nós moramos no Vale Europeu, em Santa Catarina, na cidade de Timbó. A cidade fica próxima à Blumenau, famosa por realizar todos os anos a grandiosa festa da Oktoberfest.

Sempre escutamos sobre o Natal Luz de Gramado. Ele é um dos eventos de Natal mais bonitos do Brasil, com a cidade toda decorada, repleta de eventos e atrações para qualquer turista se divertir e se encantar — seja ele adulto ou criança.

Foi então que em um dia recebi um e-mail do programa de fidelidade informando que os pontos estavam expirando. Não queria perder essa oportunidade, já que as milhas são tão difíceis de serem acumuladas, não é verdade? 

Decidimos, então, planejar a viagem para Gramado para o feriadão de 15 de novembro, quando começa o Natal Luz de Gramado, que daria pelo menos 4 dias para aproveitar os passeios e atrações.

Encontramos voos saindo de Florianópolis que cobriam exatamente a quantidade de milhas que estavam expirando e fizemos a compra da passagem aérea até Porto Alegre. Viagem marcada!

O aluguel de carros em Porto Alegre

Com a passagem aérea comprada, fomos para a reserva de hotel em Gramado e o aluguel do carro em Porto Alegre.

A primeira dica é não deixar para reservar o hotel em cima da hora. Mesmo com 2 meses de antecedência, vários hotéis e pousadas estavam reservados. Tivemos de procurar bastante e fazer várias ligações para encontrar um hotel disponível no período do feriado.

Acabamos ficando hospedados em Canela, que fica do ladinho de Gramado e merece a visita tanto quanto sua vizinha mais famosa — por sinal, muitas das atrações anunciadas como sendo de Gramado ficam em Canela!

catedral de pedra em canela rs
A Catedral de Pedra é apenas um dos pontos turísticos da cidade de Canela!

O aluguel de carros em Porto Alegre foi bem mais tranquilo. O que mais gostamos da Rentcars.com é que ela faz a busca em várias locadoras e apresenta as melhores opções considerando o trajeto escolhido, os carros oferecidos e o preço do aluguel.

A locadora que apresentou a melhor opção foi a AVIS Rent a Car. Escolhemos um carro econômico de 4 portas, com ar-condicionado, câmbio manual e motor 1.0 por R$ 60 a diária. Era o que precisávamos!

A retirada do carro em Porto Alegre

Quando chegou o dia da viagem, estávamos super ansiosos, contando as horas para desembarcar em Porto Alegre e retirar o carro para começar a aventura! Fomos até a AVIS, que ficava ao lado do aeroporto (5 minutinhos a pé), e partimos em viagem.

Para quem fica em dúvida sobre alugar um carro com seguro (proteção) ou não: acabamos alugando sem, mas durante a viagem ficamos um pouco preocupados com isso, o que poderia ter sido resolvido se tivéssemos reservado o carro com as proteções. Nada melhor do que viajar em segurança!

Fica a dica: sempre alugue o carro com seguro. Não é por poucos reais a mais na reserva do carro que vale a pena correr o risco de um eventual acidente ou até mesmo roubo ou furto.

A viagem de Porto Alegre até Gramado de carro

A viagem de Porto Alegre até Gramado leva em torno de 2 horas. Você tem duas opções de trajeto: um que passa principalmente pela BR-116 (95 km de extensão) e outro que passa pelas rodovias RS-020 e RS-115 (115 km de extensão e com pedágios).

Abaixo você vê o mapa e encontra maiores informações sobre os trajetos:

Nós optamos pelo trajeto mais curto até Gramado e que também é o mais popular. Em ambos você vai subir a Serra Gaúcha, então prepare-se para ver pelo caminho belas paisagens de morros e desfiladeiros que tornam a viagem especial antes mesmo da chegada.

portal na entrada da cidade de gramado

Depois da estrada, você sabe que está no seu destino quando encontra o famoso pórtico de Gramado, que é uma construção estilo colonial. Esse é geralmente o primeiro ponto de parada para fotos dos turistas, vale a pena!

Nossos passeios por Gramado

Logo depois de chegarmos em Gramado e fazermos o check-in na pousada em Canela, partimos para desbravar os passeios da região. Nessas horas, o carro alugado com a Rentcars.com ajudou muito porque pudemos sair a hora que queríamos sem depender de ninguém.

Fomos então desbravar o Lago Negro de Gramado, que tem uma paisagem linda com pinheiros importados da Floresta Negra, da Alemanha, que ajudam a dar nome ao lugar. É lá você encontra os famosos pedalinhos em formato de cisnes.

pedalinhos no lago negro em gramado

Depois partimos para o centro de Gramado, onde ficam todas as principais construções coloniais e toda a decoração festiva da cidade. Já ficamos ali para o primeiro espetáculo do Natal Luz — o Desfile de Natal.

O bom é que existem vários pontos de estacionamento em Gramado, então era fácil encontrar um lugar para deixar o carro. O ponto negativo é que muitas das vagas são área azul e era necessário pagar para deixar o carro lá, então fique atento!

No dia seguinte, partimos para conhecer vários outros pontos turísticos de Gramado, como o Mini Mundo, o Hollywood Dream Cars, o Museu de Cera, o Super Carros e também o Mundo a Vapor. O dia foi muito bem aproveitado e saímos de cada um dos lugares com fotos incríveis. À noite, tínhamos mais um evento do Natal Luz de Gramado: o espetáculo teatral da Fantástica Fábrica de Brinquedos. Imperdível!

No terceiro dia, aproveitamos para conhecer os pontos turísticos de Canela, como o Parque Terra Mágica Florybal, o Alpen Park e a Cascata do Caracol, lugares muito voltados para a natureza e um mais lindo que o outro.

cascata do caracol próxima a canela no rio grande do sul
A Cascata do Caracol fica a aproximadamente 7 km de Canela.

Neste mesmo dia, à noite, tínhamos o último espetáculo do Natal Luz: o Nativitaten, um espetáculo musical realizado no Lago Joaquina Rita Bier, com orquestra e malabaristas.

O último dia da viagem foi reservado para fazer compras em Gramado, principalmente de chocolate e de lembranças da viagem. Lembre-se de reservar um tempinho para isso!

Depois disso, já era hora de partir de volta para a loja da AVIS no aeroporto de Porto Alegre, pegar o voo de retorno até Florianópolis e o caminho até Timbó.

A importância do aluguel de carros na viagem de Gramado

Procurei ao longo do texto trazer vários exemplos de como o aluguel de carros ajudou na viagem, principalmente pelo fato de você ter a liberdade de fazer seus próprios horários, sem ter que se preocupar com horários marcados de volta ou depender dos outros.

É comum em Gramado a compra de passeios por agências que vão de ônibus para os lugares, sendo que os turistas têm de esperar o ônibus passar por vários hotéis e pousadas, fazendo-os perder muito tempo da viagem.

O aluguel de carro também acaba sendo muito mais econômico do que utilizar serviços de táxi ou de Uber, por exemplo. A distância entre uma atração e outra em Gramado é considerável, principalmente se você tiver optado por hospedagem em Canela, como foi o nosso caso.

Mesmo tendo de pagar a diária do carro, a gasolina e os estacionamentos, a conta acaba compensando pela sua liberdade de ir e vir. Você também pode adicionar um GPS como opcional na reserva, o que ajuda muito na viagem!

Agora, se você está planejando uma viagem para Gramado e decidindo se deve ou não alugar um carro, acredito que você já tenha a resposta!

Abraço e nos vemos por aí!

Feito em​ parceria​ com Vida de Turista.

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Deixe um comentário